Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Mas que raio ? Sist. de refrigeração Xsara 1.5D

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Mas que raio ? Sist. de refrigeração Xsara 1.5D

    Boas...

    A meio do caminho, parámos o carro (Xsara 1.5D ) para observar a paisagem, mas acontece que 5 min após o motor estar desligado, as ventoinhas de refrigeração do motor , começaram a trabalhar, com este desligado !!!

    É normal isto acontecer ? uma coisa é desligar-se o motor, e a ventoinha continuar a trabalhar, outra é ele estar desligado há 5 ou 10 min, com a ventoinha parada, e de repente , começa a ventoinha a bufar...

    Também já vos aconteceu ? é normal acontecer ?

    PS : Foi em pleno verão de 2003 , muito calor, na subida da Serra do Alvão, trás-os-Montes , tempo quente, seco e abafado.. terá sido por causa disso ?

    #2
    Já tive um 1.5D da Peugeot e nunca aconteceu isso, alías nunca ouvi a ventoinha a trabalhar e nunca aqueceu...mas antes as ventoinhas a trabalhar do que paradas! sempre arrefece e isso é bom para o motor.

    Comentário


      #3
      O Punto 55 que tive fazia isso depois de levar grandes esfregas... O Bravo da minha namorada faz o mesmo. Penso que não seja nada de grave...

      Comentário


        #4
        citação:Originalmente colocada por dreamer

        Já tive um 1.5D da Peugeot e nunca aconteceu isso, alías nunca ouvi a ventoinha a trabalhar e nunca aqueceu...mas antes as ventoinhas a trabalhar do que paradas! sempre arrefece e isso é bom para o motor.
        No PSA 1.5D , as ventoinhas trabalham aos 90ºC , e é facil ver o ponteiro da temperatura a descer [8D]

        Quanto ao facto de trabalharem com o motor desligado , só aconteceu uma vez..

        Comentário


          #5
          citação:Originalmente colocada por Suíço

          O Punto 55 que tive fazia isso depois de levar grandes esfregas... O Bravo da minha namorada faz o mesmo. Penso que não seja nada de grave...
          O Sistema de refrigeração FIAT é mesmo assim : Está sempre a bombar... já o meu Uno tinha sempre a ventoinha a trabalhar...

          não é que o motor aqueça, mas quando o termómetro detecta alguma coisinha, chama logo as ventoinhas

          Comentário


            #6
            citação:Originalmente colocada por paulinhuu

            Boas...

            A meio do caminho, parámos o carro (Xsara 1.5D ) para observar a paisagem, mas acontece que 5 min após o motor estar desligado, as ventoinhas de refrigeração do motor , começaram a trabalhar, com este desligado !!!

            É normal isto acontecer ? uma coisa é desligar-se o motor, e a ventoinha continuar a trabalhar, outra é ele estar desligado há 5 ou 10 min, com a ventoinha parada, e de repente , começa a ventoinha a bufar...

            Também já vos aconteceu ? é normal acontecer ?

            PS : Foi em pleno verão de 2003 , muito calor, na subida da Serra do Alvão, trás-os-Montes , tempo quente, seco e abafado.. terá sido por causa disso ?
            Paulinhuu ao fim de quanto tempo desligaram o carro, após esse esforço? Foi imediatamente, ou esperaram algum tempo?

            Comentário


              #7
              citação:Originalmente colocada por monicamelo

              citação:Originalmente colocada por paulinhuu

              Boas...

              A meio do caminho, parámos o carro (Xsara 1.5D ) para observar a paisagem, mas acontece que 5 min após o motor estar desligado, as ventoinhas de refrigeração do motor , começaram a trabalhar, com este desligado !!!

              É normal isto acontecer ? uma coisa é desligar-se o motor, e a ventoinha continuar a trabalhar, outra é ele estar desligado há 5 ou 10 min, com a ventoinha parada, e de repente , começa a ventoinha a bufar...

              Também já vos aconteceu ? é normal acontecer ?

              PS : Foi em pleno verão de 2003 , muito calor, na subida da Serra do Alvão, trás-os-Montes , tempo quente, seco e abafado.. terá sido por causa disso ?
              Paulinhuu ao fim de quanto tempo desligaram o carro, após esse esforço? Foi imediatamente, ou esperaram algum tempo?
              Desligámos o carro assim que parámos... mas não vinha propriamente em esforço... era raro passar das 3000 RPM...

              Comentário


                #8
                Quando referes com o motor desligado é apenas o motor, mas estando a chave na posição de acessórios?

                É normal! Apesar do motor estar desligado, como se encontra num compartimento fechado vai libertando calor que se acumula e faz com que as ventoinhas trabalhem.

                Não é nada de preocupante. ;)

                Comentário


                  #9

                  Num Zx que tive também era assim!

                  Não é defeito, é feitio!

                  Muitas vezes depois de uns passeios mais longos, ia colocar o carro na garagem, e já com o carro fechado, ao fechar o portão, de vez em quando as ventoinhas accionavam-se automaticamente....

                  Comentário


                    #10
                    A chave estava na posição 0 .. nada de acessórios

                    Quanto á pergunta, não tou preocupado, até porque aquilo só aconteceu uma vez, e além disso, neste momento , o Xsara deve estar espalhado aos bocados pelo país fora.... já nem motor deve ter...

                    Comentário


                      #11
                      É normal nos PSA. A ventoinha e o termostato trabalham com corrente directa, funcionam enquanto fôr necessario mesmo com o carro desligado e sem a chave na ignição.

                      Comentário


                        #12
                        esse motor se for o mesmo q equipa o saxo anda 80% das ocasioes em esforço é nrmal q isso aconteça.

                        Comentário


                          #13
                          nada de anormal.... o meu antigo megane vazia o mesmo, uma vez fui a um casório a bragança, sou de torres novas, algo como 400 km, feitos em pleno verão etinha que lá estar ao meio dia, quando cheiguei a ventoinha ainda teve uma boa meia hora a arrefecer o motor.

                          Comentário


                            #14
                            citação:Originalmente colocada por paulinhuu

                            citação:Originalmente colocada por monicamelo

                            citação:Originalmente colocada por paulinhuu

                            Boas...

                            A meio do caminho, parámos o carro (Xsara 1.5D ) para observar a paisagem, mas acontece que 5 min após o motor estar desligado, as ventoinhas de refrigeração do motor , começaram a trabalhar, com este desligado !!!

                            É normal isto acontecer ? uma coisa é desligar-se o motor, e a ventoinha continuar a trabalhar, outra é ele estar desligado há 5 ou 10 min, com a ventoinha parada, e de repente , começa a ventoinha a bufar...

                            Também já vos aconteceu ? é normal acontecer ?

                            PS : Foi em pleno verão de 2003 , muito calor, na subida da Serra do Alvão, trás-os-Montes , tempo quente, seco e abafado.. terá sido por causa disso ?
                            Paulinhuu ao fim de quanto tempo desligaram o carro, após esse esforço? Foi imediatamente, ou esperaram algum tempo?
                            Desligámos o carro assim que parámos... mas não vinha propriamente em esforço... era raro passar das 3000 RPM...
                            um 1.5D num Xsara vai sempre em esforço

                            até quando está desligado

                            [}][}][}]

                            Comentário


                              #15
                              Não é feitio, é perfeitamente normal!
                              Ou era preferível um sobreaquecimento?

                              Comentário


                                #16
                                citação:Originalmente colocada por paulinhuu

                                citação:Originalmente colocada por monicamelo

                                citação:Originalmente colocada por paulinhuu

                                Boas...

                                A meio do caminho, parámos o carro (Xsara 1.5D ) para observar a paisagem, mas acontece que 5 min após o motor estar desligado, as ventoinhas de refrigeração do motor , começaram a trabalhar, com este desligado !!!

                                É normal isto acontecer ? uma coisa é desligar-se o motor, e a ventoinha continuar a trabalhar, outra é ele estar desligado há 5 ou 10 min, com a ventoinha parada, e de repente , começa a ventoinha a bufar...

                                Também já vos aconteceu ? é normal acontecer ?

                                PS : Foi em pleno verão de 2003 , muito calor, na subida da Serra do Alvão, trás-os-Montes , tempo quente, seco e abafado.. terá sido por causa disso ?
                                Paulinhuu ao fim de quanto tempo desligaram o carro, após esse esforço? Foi imediatamente, ou esperaram algum tempo?
                                Desligámos o carro assim que parámos... mas não vinha propriamente em esforço... era raro passar das 3000 RPM...
                                Quer-me parecer que o que aconteceu foi que o carro foi solicitado a algum esforço. O facto de não ter passado das 3000 rpm, não quer dizer que o motor não tenha andado na carga máxima, o binário máximo deste motor é às 2250 rpm. Depois desligaram-no abruptamente. Nesse momento existe uma movimentação de cargas térmicas muito significativas no interior do motor. O circuito de refrigeração é interrompido e a água permanece estagnada. O motor liberta calor e aqyece em demasia a água. O sensor de temperatura que faz actuar as ventoinhas detecta uma temperatura alta e faz ligar as ventoinhas. A diferença neste caso é que o que é normal é elas já estarem a trabalhar. Desliga-se o carro e elas continuam. Até aqui normal. A anormalidade desta situação (mas que é normal ) é que se desligou o carro e só após algum tempo é que as ventoinhas ligaram. Provavelmente o radiador vinha a ser ventilado anteriormente.

                                Isto prova que o motor guarda uma enorme massa térmica. Mesmo desligado. Era com este processo que os antigos motores 1.4D PSA queimavam as juntas da cabeça. Nada como após uma solicitação destas, deixar o carro em funcionamento uns minutos (para a água permanecer em circulação), e só depois desligar o carro. Estes cortes abruptos são muito prejudiciais à vida útil do motor.

                                Comentário


                                  #17
                                  3 depois é k perguntas ??? [}]

                                  Comentário


                                    #18

                                    dahhhhh!!!

                                    Comentário


                                      #19
                                      citação:Originalmente colocada por dysplay21

                                      esse motor se for o mesmo q equipa o saxo anda 80% das ocasioes em esforço é nrmal q isso aconteça.
                                      ?? [8)]

                                      Comentário


                                        #20
                                        1.5D está sempre em esforço ?? [}]

                                        reparem que, antes das 2000 , ele já tem força...

                                        não é como certos 1.2 CDTI que têm que estar acima das 2000 , se não, não andam...

                                        Comentário


                                          #21
                                          2003? Onde é que isso já vai. [:P]

                                          A situação não parece anormal, páras o carro, não há deslocação de ar para arrefecer a água, o calor acumulado debaixo do capot não ajuda, o sol está a incidir fortemente no capot, muitas variáveis...

                                          Comentário


                                            #22
                                            citação:Originalmente colocada por paulinhuu

                                            citação:Originalmente colocada por dysplay21

                                            esse motor se for o mesmo q equipa o saxo anda 80% das ocasioes em esforço é nrmal q isso aconteça.
                                            ?? [8)]
                                            qual é a duvida?é um 1.5 atmosferico com 60e poucos cv, o q tem d bom sao apenas e so os consumos. sE num saxo é mau no xsara q sera mais pesado n deve melhorar.

                                            Comentário


                                              #23
                                              citação:Originalmente colocada por dysplay21

                                              citação:Originalmente colocada por paulinhuu

                                              citação:Originalmente colocada por dysplay21

                                              esse motor se for o mesmo q equipa o saxo anda 80% das ocasioes em esforço é nrmal q isso aconteça.
                                              ?? [8)]
                                              qual é a duvida?é um 1.5 atmosferico com 60e poucos cv, o q tem d bom sao apenas e so os consumos. sE num saxo é mau no xsara q sera mais pesado n deve melhorar.
                                              60 e poucos é até ser optimista. Para aí uns 58 CV [}]

                                              Comentário


                                                #24
                                                citação:Originalmente colocada por paulinhuu

                                                1.5D está sempre em esforço ?? [}]

                                                reparem que, antes das 2000 , ele já tem força...

                                                não é como certos 1.2 CDTI que têm que estar acima das 2000 , se não, não andam...
                                                paulinhuu:

                                                1.5D - Binário máx. 95 Nm às 2250 rpm
                                                1.2CDTI - Binário max. 200 Nm entre as 1750 e as 2500 rpm

                                                Elucidativo, não?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  citação:Originalmente colocada por dysplay21

                                                  citação:Originalmente colocada por paulinhuu

                                                  citação:Originalmente colocada por dysplay21

                                                  esse motor se for o mesmo q equipa o saxo anda 80% das ocasioes em esforço é nrmal q isso aconteça.
                                                  ?? [8)]
                                                  qual é a duvida?é um 1.5 atmosferico com 60e poucos cv, o q tem d bom sao apenas e so os consumos. sE num saxo é mau no xsara q sera mais pesado n deve melhorar.
                                                  este motor de facto não é rápido.... mas para o motor que é, tem força... e aguenta-se bem...

                                                  só é esforçado quando se quer ter uma condução rápida...

                                                  e se dizem isso deste, imagino um VAG cordoba 1.0 50cv [}][}]

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    citação:Originalmente colocada por monicamelo

                                                    citação:Originalmente colocada por paulinhuu

                                                    1.5D está sempre em esforço ?? [}]

                                                    reparem que, antes das 2000 , ele já tem força...

                                                    não é como certos 1.2 CDTI que têm que estar acima das 2000 , se não, não andam...
                                                    paulinhuu:

                                                    1.5D - Binário máx. 95 Nm às 2250 rpm
                                                    1.2CDTI - Binário max. 200 Nm entre as 1750 e as 2500 rpm

                                                    Elucidativo, não?
                                                    sim .... e ?

                                                    Conduz os 2 , e depois verás....

                                                    não podemos ficar só pelos números....

                                                    O mal do CDTI é o turbo-LAG...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      citação:Originalmente colocada por paulinhuu

                                                      citação:Originalmente colocada por dysplay21

                                                      citação:Originalmente colocada por paulinhuu

                                                      citação:Originalmente colocada por dysplay21

                                                      esse motor se for o mesmo q equipa o saxo anda 80% das ocasioes em esforço é nrmal q isso aconteça.
                                                      ?? [8)]
                                                      qual é a duvida?é um 1.5 atmosferico com 60e poucos cv, o q tem d bom sao apenas e so os consumos. sE num saxo é mau no xsara q sera mais pesado n deve melhorar.
                                                      este motor de facto não é rápido.... mas para o motor que é, tem força... e aguenta-se bem...

                                                      só é esforçado quando se quer ter uma condução rápida...
                                                      ou quando keres subir alguma coisa, basicamente é bom a descer e mais ou menos em plano. com este motor no saxo tenho mta experiencia n falo de cor, ja disse gosto dos consumos acaba por ser honesto n anda mas tb n bebe.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        citação:Originalmente colocada por paulinhuu

                                                        citação:Originalmente colocada por monicamelo

                                                        citação:Originalmente colocada por paulinhuu

                                                        1.5D está sempre em esforço ?? [}]

                                                        reparem que, antes das 2000 , ele já tem força...

                                                        não é como certos 1.2 CDTI que têm que estar acima das 2000 , se não, não andam...
                                                        paulinhuu:

                                                        1.5D - Binário máx. 95 Nm às 2250 rpm
                                                        1.2CDTI - Binário max. 200 Nm entre as 1750 e as 2500 rpm

                                                        Elucidativo, não?
                                                        sim .... e ?

                                                        Conduz os 2 , e depois verás....

                                                        não podemos ficar só pelos números....

                                                        O mal do CDTI é o turbo-LAG...
                                                        Já por cá andou um Saxo 1.5 D
                                                        E agora anda um GTC 1.2 CDTI

                                                        Sei do que falo.
                                                        O mal do CDTI é que muitas pessoas não falam por experiência própria;)

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          citação:Originalmente colocada por dysplay21

                                                          citação:Originalmente colocada por paulinhuu

                                                          citação:Originalmente colocada por dysplay21

                                                          citação:Originalmente colocada por paulinhuu

                                                          citação:Originalmente colocada por dysplay21

                                                          esse motor se for o mesmo q equipa o saxo anda 80% das ocasioes em esforço é nrmal q isso aconteça.
                                                          ?? [8)]
                                                          qual é a duvida?é um 1.5 atmosferico com 60e poucos cv, o q tem d bom sao apenas e so os consumos. sE num saxo é mau no xsara q sera mais pesado n deve melhorar.
                                                          este motor de facto não é rápido.... mas para o motor que é, tem força... e aguenta-se bem...

                                                          só é esforçado quando se quer ter uma condução rápida...
                                                          ou quando keres subir alguma coisa, basicamente é bom a descer e mais ou menos em plano. com este motor no saxo tenho mta experiencia n falo de cor, ja disse gosto dos consumos acaba por ser honesto n anda mas tb n bebe.
                                                          Pois.. a vantagem é que , por ex, ele sobe com esforço, mas sobe...agora um Corsa 1.0 , nem com esforço :D

                                                          mas de qq forma, o motor também não é pra isso...é como dizes, nao anda mas tb nao bebe..

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            citação:Originalmente colocada por monicamelo

                                                            citação:Originalmente colocada por paulinhuu

                                                            citação:Originalmente colocada por monicamelo

                                                            citação:Originalmente colocada por paulinhuu

                                                            1.5D está sempre em esforço ?? [}]

                                                            reparem que, antes das 2000 , ele já tem força...

                                                            não é como certos 1.2 CDTI que têm que estar acima das 2000 , se não, não andam...
                                                            paulinhuu:

                                                            1.5D - Binário máx. 95 Nm às 2250 rpm
                                                            1.2CDTI - Binário max. 200 Nm entre as 1750 e as 2500 rpm

                                                            Elucidativo, não?
                                                            sim .... e ?

                                                            Conduz os 2 , e depois verás....

                                                            não podemos ficar só pelos números....

                                                            O mal do CDTI é o turbo-LAG...
                                                            Já por cá andou um Saxo 1.5 D
                                                            E agora anda um GTC 1.2 CDTI

                                                            Sei do que falo.
                                                            O mal do CDTI é que muitas pessoas não falam por experiência própria;)
                                                            Um colega do meu pai, tem uma carrinha Pug 307 , e quando esta esteve na oficina por causa de uns riscos na porta, emprestaram-lhe uma Astra 1.2 CDTI ... e ele diz que aquilo em cidade, ou se anda acima das 2000 RPM , ou então, não se anda....
                                                            E em 6ª então...[xx(]

                                                            Já o Xsara, se mostra sempre disponível desde baixas RPM.....e pelo menos vai até as 5000 RPM sem se queixar...
                                                            esse mesmo colega diz que prefere o xsara 1.5D que o meu pai tinha na altura, ao Astra 1.3 CDTI....

                                                            O DêCêIi que o diga...

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X