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Motores "Rotativos"

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    Motores "Rotativos"

    Tenho ouvido/lido muitas vezes este conceito ...

    E não sei exactamente como se aplica correctamente.

    Quais os critérios a utilizar para caracterizar um motor como sendo mais rotativo que outro?!

    Pelas rotações que faz ( Ex. 7.500 RPM Vs 6.250 RPM )?

    Ou pelo tempo que demora a subir rotações ?!


    [|)]

    #2
    rotacoes que faz

    Comentário


      #3
      Também era essa a ideia que tinha... Mas já presenciei comparações ambíguas.

      Comentário


        #4
        o nome vem dos pistoes rotativos que integram esse motor, nao tem nada a ver com as rpm que faz

        Comentário


          #5
          Vou dar um exemplo ...

          Tenho um amigo que diz que os Fiat são mais rotativos que os Citroen's ...

          Tem algum fundamento ?!

          Comentário


            #6
            Talvez com uma melhor subida de giros? ;)

            Comentário


              #7
              citação:Originalmente colocada por 16v

              Vou dar um exemplo ...

              Tenho um amigo que diz que os Fiat são mais rotativos que os Citroen's ...

              Tem algum fundamento ?!
              depende de modelo para modelo, por exemplo um cup faz mais RPM que um uno 1.0, mas na generalidade penso que a citro tem motores mais calmos e confortaveis de usar que a fiat que fazem menos rpm

              Comentário


                #8
                Nem por isso tanto a citroen como a fiat devem ser motores com uma rotatividade semelhante nos modelos mais "comuns".

                Bons exemplos de motores muito rotativos tens a honda ,alfa entre outros e motores pouco rotativos os diesel (de uma forma geral)por exemplo

                Comentário


                  #9
                  citação:Originalmente colocada por 16v

                  Vou dar um exemplo ...

                  Tenho um amigo que diz que os Fiat são mais rotativos que os Citroen's ...

                  Tem algum fundamento ?!
                  Nesse carro, significa que os fiats conseguem atingir mais rotações por minuto que os citroens, por exemplo.. Mas nada tem a ver com o conceito de motor rotativo, vulgo ROTORES. Quem usa esse tipo de "motores" são os Mazdas.. RX7, RX8... Mas isso já foi mais que falado no forum.. Basta procurares...

                  Comentário


                    #10
                    All Right.

                    Não fiquei muito esclarecido, mas já deu para ficar com uma ideia.

                    Tks

                    Comentário


                      #11
                      No meu entender, um motor "normal" rotativo são aqueles motores de relativa baixa cilindrada para a potência, que atingem rotações altas para atingir grandes potências em vez de altas cilindradas e de muito binário.

                      Um carro com um "motor rotativo" não quer dizer que ande mais que um motor "normal" dada a mesma potência, mas é usual serem mais sensíveis ao pedal direito, logo, pode-se controlar a entrega de potência mais precisamente que um turbo-diesel, mas, por exemplo, em contra-partida, se fores em baixas, pata a fundo e os resultados imediatos não são tão soberbos como um Dodge Viper, por exemplo...

                      Comentário


                        #12
                        Os fiats sempre tiveram fama de serem motoeres "nervosos" e "rotativos"...citroen mais rotativo...bem são rotações por ciclo ou rotações máximas...acho os Fiats mais rotativos sem dúvida;)

                        Mas se falamos de motores rotativos então vamos aos Hondas,Nissans e Toyotas;)

                        Comentário


                          #13
                          Vamos lá a ver, motores "rotativos" são eles todos, todos fazem rotações :D

                          Comentário


                            #14
                            citação:Originalmente colocada por eduardomaio

                            Vamos lá a ver, motores "rotativos" são eles todos, todos fazem rotações :D
                            Isso é a realidade:D
                            Acho que o tópico vai tomar rumo agora:D

                            Comentário


                              #15
                              normalmente quando se diz que um motor e' mais rotativo e' porque tem mais rotacoes de regime maximo, e atinge os valores de binario e potencia maximaa em regimes mais elevados.

                              depois ainda ha os "rotary engines" , mas estes ja nao tem muito a ver... apesar de tambem serem rotativos:D

                              Comentário


                                #16
                                isso de motores "rotativos" (qdo nao se fala de motores de êmbolos rotativos Wankel) são conceitos um pouco ambíguos. Para mim significa k sao motores concebidos para trabalhar em regimes 1 pouco mais elevados k os "menos rotativos", ou seja, 1 pouco à semelhança dos japoneses, têm as suas curvas de potencia e binarios em regimes de rpm mais elevados, precisando de mais rotação para o seu melhor rendimento. Um Uno ao lado dum AX e podemos afirmar que o primeiro é mais rotativo nao por cortas as 10 mil rpm mas por ser concebido para desenvolver torque e cavalos a mais elevadas rotações k os citroen comparado. Mas daí advêm conceitos como redondo, quadrado, pontudo, etc. É algo que se sente a conduzir o carro e a sentir como melhor responde ao motor mas tb dum ponto de vista mais cientifico analisar curvas de potencia e binario

                                Comentário


                                  #17
                                  citação:Originalmente colocada por NLS___87

                                  No meu entender, um motor "normal" rotativo são aqueles motores de relativa baixa cilindrada para a potência, que atingem rotações altas para atingir grandes potências em vez de altas cilindradas e de muito binário.

                                  Um carro com um "motor rotativo" não quer dizer que ande mais que um motor "normal" dada a mesma potência, mas é usual serem mais sensíveis ao pedal direito, logo, pode-se controlar a entrega de potência mais precisamente que um turbo-diesel, mas, por exemplo, em contra-partida, se fores em baixas, pata a fundo e os resultados imediatos não são tão soberbos como um Dodge Viper, por exemplo...
                                  Concordo plenamente com esta descrição e recordo-me so 1.4 de 103 cv da Rover, aquilo acordava tarde mas prolongava-se por ali fora, ao contrário dos diesel que sofrem de ejaculação precoce.

                                  Comentário


                                    #18
                                    citação:Originalmente colocada por Raistaparta

                                    citação:Originalmente colocada por NLS___87

                                    No meu entender, um motor "normal" rotativo são aqueles motores de relativa baixa cilindrada para a potência, que atingem rotações altas para atingir grandes potências em vez de altas cilindradas e de muito binário.

                                    Um carro com um "motor rotativo" não quer dizer que ande mais que um motor "normal" dada a mesma potência, mas é usual serem mais sensíveis ao pedal direito, logo, pode-se controlar a entrega de potência mais precisamente que um turbo-diesel, mas, por exemplo, em contra-partida, se fores em baixas, pata a fundo e os resultados imediatos não são tão soberbos como um Dodge Viper, por exemplo...
                                    Concordo plenamente com esta descrição e recordo-me so 1.4 de 103 cv da Rover, aquilo acordava tarde mas prolongava-se por ali fora, ao contrário dos diesel que sofrem de ejaculação precoce.


                                    É o efeito do viagra ou turbo ou lá como se chama...[}]

                                    Comentário


                                      #19
                                      Concordo claramamente com o já se disse. Existem dois tipos de "rotativos", aqueles que fazem muitas rotações ou aqueles que gostam de as fazer.
                                      Vou vos dar 1 exemplo de dois carros da FIAT com temperamentos totalmente diferentes. Apesar de o punto II de 60cv que pude experimentar marcar 7000 rpm a partir das 5000 e poucas em quarta abafa completamente e leva-nos a engrenar a quinta. Por outro lado o Uno q conduzo regularmente é totalmente o oposto. Este é um caso dos casos que apesar de não saber quantas rotações o uno faz( n tem conta rotações..), digo que um carro é mais rotativo que outro por uma questão de "feeling"

                                      Comentário


                                        #20
                                        rotativo = aprilia tuareg 350! aquela porcaria engole rotações como um porco engole "buragem"

                                        Comentário


                                          #21
                                          Os motores diesel FIAT são mt rotativos, e sim, os motores a gasolina tb fazem alguma rotação para alem de serem mt nervosos. Os honda é que fazem muiiiita rotação!

                                          Abraço

                                          Comentário


                                            #22
                                            citação:Originalmente colocada por MGil

                                            Os motores diesel FIAT são mt rotativos, e sim, os motores a gasolina tb fazem alguma rotação para alem de serem mt nervosos. Os honda é que fazem muiiiita rotação!

                                            Abraço

                                            e os toyota tb... corolla t-sport... celica t-sport.. ae86 entre outros


                                            isto com rpm max a rondar as 8000
                                            e n são rotores...

                                            por norma os motores japoneses são + rotativos que os motores europeus... os japoneses fazem umas 6000 6500 enquanto os europeus fazem 5500 ou 6000 na melhor das hipoteses

                                            Comentário


                                              #23
                                              citação:Originalmente colocada por MGil

                                              Os motores diesel FIAT são mt rotativos, e sim, os motores a gasolina tb fazem alguma rotação para alem de serem mt nervosos. Os honda é que fazem muiiiita rotação!

                                              Abraço
                                              O motor do meu Fiat faz 7200 rpms

                                              Comentário


                                                #24
                                                Qualquer carro a gasolina europeu faz no minimo 6500rpm e corta...tirando os desportivos que andam a volta das 7000/7200rmp algumas execpçoes baldam-se para as 8000,mas é muito raro,e só em motores atmosféricos.
                                                Os japunas é que sim,realmente são mais rotativos.O meu por exemplo corta as 8500rpm...o mesmo bloco no ITR corta as 9000rpm...
                                                Os toyota andam um pouco mais abaixo nas rpm,mas é nas 8000 tb...isto permite com que se tenham cilindrada mais baixas e potencias elevadas.

                                                O mesmo se passa na F1...cada vez menos cil e menos cilindrada...e eles toma,aumentam na rotação e nos regimes do motor...as potencias manteem equivalentes ou superiores.Há coisa de 3 anos quase nenhum motor na F1 fazia 20.000rpm...agora...fazem todos...

                                                Comentário

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