Motor MWM Diesel, com 132 cavalos de potência bruta (115 cv de potência líquida) Turbo Intercooler, injeção direta OHC 2,8 litros, mecanismos de tração 4X2, 4x4 e 4X4 reduzida, com acionamento elétrico, direção hidráulica, embreagem hidráulica, eixo dianteiro flutuante, eixo traseiro flutuante e autoblocante, freio a disco nas quatro rodas, pneus 235-75R-15, odômetro parcial, cinto de segurança de três pontos, pára-brisa verde, console central, bancos traseiros bipartidos, duplamente escamoteáveis.
Algumas curiosidades: Desde 1999 a Troller todos os anos ganha o Rally dos Sertôes na categoria Production Diesel, foi 4a colocada no Rally Paris-Dakar na categoria novatos em 2000. Também em 2000 foi campeã do Rally Cross Country, Copa Dunas e Copa Baja Brasil. Em 2001 foi vice-campeã do Rally-Dakar na categoria T3.2 Diesel e também foi campeã mundial de rally com vitórias nos Rally da Tunísia, Rally do Marrocos, Rally Máster (França/Itália/Grécia/Turquia/Síria/Jordânia, antigo Paris-Moscou-Pequim). Em 2002 foi campeã da Copa Dunas e campeã brasileira de Rally Cross Country na categoria geral ambas. Etc..
O site da marca é o segunite: http://www.troller.com.br
Motor MWM Diesel, com 132 cavalos de potência bruta (115 cv de potência líquida) Turbo Intercooler, injeção direta OHC 2,8 litros, mecanismos de tração 4X2, 4x4 e 4X4 reduzida, com acionamento elétrico, direção hidráulica, embreagem hidráulica, eixo dianteiro flutuante, eixo traseiro flutuante e autoblocante, freio a disco nas quatro rodas, pneus 235-75R-15, odômetro parcial, cinto de segurança de três pontos, pára-brisa verde, console central, bancos traseiros bipartidos, duplamente escamoteáveis.
Corrigindo, o motor mecânico 2.8L foi substituído pelo International 3.0 NGE 16V common-rail de 163 cv de potência líquida e 38 kgfm de torque máximo.
Àqueles que falam mal da Troller, saibam que é um excelente produto, ao nível dos Land Rover (os jipes cearenses são muito bravos, sobem até em paredes).
Ao criar o jipe brasileiro feito em Horizonte seu inventor, o engenheiro Rogério Farias, deu-lhe o nome de Troler, com um L (ele) só. Em 1997, ao associar-se a Farias, o engenheiro Mário Araripe, hoje presidente da Troller Veículos Especiais S/A, acrescentou um L (ele) e criou-se o nome Troller, uma espécie de derivação aportuguesada da palavra inglesa troll.
Entre outros significados, troll designa um personagem das lendas escandinavas, um gnomo que habita florestas e cavernas da Noruega. Ser da noite que sob o sol transforma-se em pedra. Protege os visitantes das florestas e das montanhas, é leal, traz sorte e fica muito irado se desrespeitado.
A alusão evoca a similaridade entre o gnomo e o jipe Troller T4, dada a alta e reconhecida confiabilidade do veículo em terrenos difíceis. E não deixa de remeter a um certo encanto que costuma contagiar amantes dos veículos off-road ao conhecer o Troller, um companheiro forte para enfrentar qualquer desafio.
Até agora não houve comunicado oficial por parte de nenhuma das empresas, porém a reportágem acima é de uma revista bem conceituada no Brasil. Quem também comentou o assunto há algum tempo foi o Roberto Nasser ( www.motorcar.com.br ) um respeitável jornalista do setor automobilístico.
Se a compra for confirmada ficam algums dúvidas:
1- A Ford estaria interessada em aproveitar benefícios fiscais concedidos à fábrica da Troller? Logo o T4 e a Pantanal dariam lugar ao Defender,por exemplo, e num mesmo lance a Ford eliminaria um concorrente forte e teria um polo com baixo custo de produção, e com benefícios para a importação de componentes.
2- A Empresa norte americana teria visto nos Troller um produto com baixo custo de produção (pois recorre a componentes já existentes no mercado, tendo um baixo percentual de peças próprias) e que poderia ser posicionado abaixo da Land Rover no Brasil, pois a marca inglesa passa por um processo de agregação de valor e seria interessante ela deixar de estar associada a produtos mais rústicos destinados ao trabalho, com o Defender tornano-se algo do gênero do M. Benz G: um puro e duro luxuoso (e caro!)
3- No caso de a Ford manter os T4 e Pantanal em linha, ela manteria a marca Troller? Ou ambos produtos passariam a ostentar o logótipo oval? Num processo semelhante ao que aconteceu no final da década de 1960, quando a Ford após comprar a Willys Overland do Brasil produziu TTs de orígem Jeep sob sua marca até o início da década de 1980.
Algumas curiosidades: Desde 1999 a Troller todos os anos ganha o Rally dos Sertôes na categoria Production Diesel, foi 4a colocada no Rally Paris-Dakar na categoria novatos em 2000. Também em 2000 foi campeã do Rally Cross Country, Copa Dunas e Copa Baja Brasil. Em 2001 foi vice-campeã do Rally-Dakar na categoria T3.2 Diesel e também foi campeã mundial de rally com vitórias nos Rally da Tunísia, Rally do Marrocos, Rally Máster (França/Itália/Grécia/Turquia/Síria/Jordânia, antigo Paris-Moscou-Pequim). Em 2002 foi campeã da Copa Dunas e campeã brasileira de Rally Cross Country na categoria geral ambas. Etc..
O site da marca é o segunite: http://www.troller.com.br
Comentário