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Dimensões dos pneus nos diferentes eixos

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    Dimensões dos pneus nos diferentes eixos

    Bom dia a todos.
    Isto pode não ter muito interesse, mas tenho uma dúvida.
    Sempre ouvi dizer que não se podem ter pneus diferentes no mesmo eixo (supostamente têm que ser iguais...provavelmente até nos índices de velocidade, não sei). Desconheço completamente esta lei, mas é o que se diz, mas a minha dúvida é outra.
    Muitos dos nossos carros têm várias dimensões averbadas. Por exemplo, a minha carrinha tem 205/50 R17, 205/55 R16 e 195/65 R15.
    Há muitos carros que têm dimensões diferentes nos 2 eixos, como ferraris, porsches, BMWs com os kits sport, SLKs, ou até mesmo Smarts. Não querendo desfazer nos Smarts não sou o feliz contemplado de nenhum dos outros, daí que desconheça a documentação dos mesmos.
    Nestes casos estão definidas as medidas para cada um dos eixos, separadamente?
    Será que alguma coisa me impede de usar uns 205/50 R17 a trás e 195/65 R15 à frente (se me passar da cabeça e me der para isso)? Ou será que existe algum vazio legal quanto a isto?
    Ou será que me passei da cabeça e só estou a dizer disparates?[8]

    #2
    Eu também desconheço a lei, mas acho que meteres jante 17 a trás e jante 15 à frente não deve dar grande resultado.... ;)

    Comentário


      #3
      Por acaso um user teve a mesma dúvida que tu há uns tempos atrás.

      Todos os carros que indicas têm medias averbadas especificamente para trás e para a frente.

      Tu tens de meter todos iguais.

      Comentário


        #4
        E, por estranho que pareça, se for um carro de tracção à frente que
        permita medidas diferentes dum eixo para o outro, deves meter os pneus
        mais largos à frente, e não atrás.

        Comentário


          #5
          Eheh.
          Obrigado pelo esclarecimento

          Comentário


            #6
            citação:Originalmente colocada por SilverArrow

            Por acaso um user teve a mesma dúvida que tu há uns tempos atrás.

            Todos os carros que indicas têm medias averbadas especificamente para trás e para a frente.

            Tu tens de meter todos iguais.
            Exactamente.

            Comentário


              #7
              citação:Originalmente colocada por Boxer

              E, por estranho que pareça, se for um carro de tracção à frente que
              permita medidas diferentes dum eixo para o outro, deves meter os pneus
              mais largos à frente, e não atrás.
              Não obrigatoriamente, e compreendo a tua ideia.
              Mas mesmo com tracção dianteira é muito importante o apoio dado pelo eixo traseiro.

              Há varios exemplos de FWD com pneus mais largos no eixo traseiro.

              1 exemplo:
              Renault Clio Sport V6, 230cv, FWD
              205/50 à frente e 235/45 atrás

              Comentário


                #8
                O clio V6 é RWD.

                Comentário


                  #9
                  citação:Originalmente colocada por Luis Capelo

                  O clio V6 é RWD.
                  Características técnicas:
                  Motor - V6 4 válvulas por cilindro
                  Cilindrada (cc) - 2946 br> Binário Máx. (Nm/rpm) - 300/3750
                  Transmissão - Às rodas dianteiras com caixa manual de 6 vel.
                  Suspensão - Ind. tipo McPherson c/ sub-chassis reforçado e barra estabilizadora à frente; independente c/ subschassis e braços triangulados c/ barra estabilizadora atrás
                  Travões - Discos ventilados e ABS Velocidade Máx. (km/h) - 235
                  Aceleração 0 aos 100 Km/h (s) - 6,4

                  Comentário


                    #10
                    citação:Originalmente colocada por xicos perto

                    citação:Originalmente colocada por Luis Capelo

                    O clio V6 é RWD.
                    Características técnicas:
                    Motor - V6 4 válvulas por cilindro
                    Cilindrada (cc) - 2946 br> Binário Máx. (Nm/rpm) - 300/3750
                    Transmissão - Às rodas dianteiras com caixa manual de 6 vel.
                    Suspensão - Ind. tipo McPherson c/ sub-chassis reforçado e barra estabilizadora à frente; independente c/ subschassis e braços triangulados c/ barra estabilizadora atrás
                    Travões - Discos ventilados e ABS Velocidade Máx. (km/h) - 235
                    Aceleração 0 aos 100 Km/h (s) - 6,4
                    isso esta mal xicosperto.

                    Todos os clios V6 sao de traccao traseira.

                    Comentário


                      #11
                      isso está errado.
                      o proprio texto de onde ele tirou isso diz:

                      Adoptando uma arquitectura promissora - motor central colocado transversalmente e tracção traseira, o Clio V6 beneficia de uma maior distância entre eixos e vias mais largas.

                      motores.sapo.pt

                      Comentário


                        #12
                        citação:Originalmente colocada por Luis Capelo

                        isso está errado.
                        o proprio texto de onde ele tirou isso diz:

                        Adoptando uma arquitectura promissora - motor central colocado transversalmente e tracção traseira, o Clio V6 beneficia de uma maior distância entre eixos e vias mais largas.

                        motores.sapo.pt
                        Exacto, leio lá muitos ensaios.

                        Mas estes gajos não sabem o que dizem?

                        EDIT: Já confirmei, é mesmo RWD.

                        Comentário


                          #13
                          Mas há outros exemplos de FWD com pneus mais largos no eixo traseiro.

                          Assim de repente, só me recordo de mais um. O forfour.

                          Por exemplo, o Brabus tem 205 a frente e 225 atrás.

                          Comentário


                            #14
                            citação:Originalmente colocada por xicos perto

                            Mas há outros exemplos de FWD com pneus mais largos no eixo traseiro.

                            Assim de repente, só me recordo de mais um. O forfour.

                            Por exemplo, o Brabus tem 205 a frente e 225 atrás.
                            Mas isso é mais por questões e marketing e de "look", porque realmente
                            fica feio um carro com pneus mais largos à frente do que atrás.
                            Em termos de comportamento, desde que os pneus de trás tenham uma
                            largura adequada, os da frente podem ser mais largos sem comprometer
                            a dinâmica, melhorando-a até. E isto porque num FWD as rodas dianteiras
                            desempenham a dupla tarefa de fornecer a tracção e a direcção, e é
                            importante que os pneus tenham "arcaboiço" para lidar com isso.

                            Comentário


                              #15
                              citação:Originalmente colocada por Boxer

                              citação:Originalmente colocada por xicos perto

                              Mas há outros exemplos de FWD com pneus mais largos no eixo traseiro.

                              Assim de repente, só me recordo de mais um. O forfour.

                              Por exemplo, o Brabus tem 205 a frente e 225 atrás.
                              Mas isso é mais por questões e marketing e de "look", porque realmente
                              fica feio um carro com pneus mais largos à frente do que atrás.
                              Em termos de comportamento, desde que os pneus de trás tenham uma
                              largura adequada, os da frente podem ser mais largos sem comprometer
                              a dinâmica, melhorando-a até. E isto porque num FWD as rodas dianteiras
                              desempenham a dupla tarefa de fornecer a tracção e a direcção, e é
                              importante que os pneus tenham "arcaboiço" para lidar com isso.

                              Sim nesse caso acho que é mesmo isso.

                              Mas a utilização de pneus igualmente largos no eixo traseiro tambem é importante, não podemos simplesmente ignorar esse aspecto e colocar por exemplo pneus 225 ou 235 frente e 195 ou 205 atrás, tendo em conta apenas o eixo de tracção da viatura.
                              Um bom conjunto de pneus atrás assegura o melhor comportamento em situação difícil, travagem de emergência numa curva particularmente apertada e especialmente em piso escorregadio, independentemente do tipo de tracção da viatura, quer seja fwd, rwd ou awd.

                              Por exemplo:
                              Muitas pessoas tem o hábito de mudar os pneus mais gastos para trás e colocar novos na frente. Isso é um erro, pois o comportamento do carro vai-se alterar, o equilíbrio vai inverter-se e o condutor vai ser surpreendido.

                              Comentário


                                #16
                                se num carro de tracção dianteira se se põe por exemplo penus 225 é frente e 205 atrás (ou menos) o automovel fica com pouca estabilidade na traseira, ou seja, a traseira foge com facilidade em curvas de maior apoio.

                                nos carros de tracção ás 4, se os pneus da frente forem mais pequenos que os de trás, a frente tem mais tendencia para fugir, se forem os pneus traseiros que são mais pequenos, é a traseira que tende a fugir mais...

                                nos autos de tracção traseira os pneus de trás é k "sofrem"com toda a potencia, logo precisam de uma boa base (pneus largos) para não terem perdas de motricidade... nesta configuração, os pneus da frente podem (e devem) ser mais estreitos que os da frente, para conferir uma maior agilidade ao carro... não é necessario ter pneus do mxmo tamanho á frente e atrás, pk só os de trás é k "sofrem"...

                                falei bem ou disse asneiras? lol


                                ora tendo em conta isto... penso que o código português (ou a DGV ou la o k é), obriga a que os veiculos de tracção dianteira e integral, tenham pneus de igual largura á frente e atrás (excepto o pneu de emergencia lol). No caso de veiculos de tração traseira, cada eixo tem medidas estipuladas pelo frabricante (min e max) devidamente regulamentadas...


                                se disse alguma asneira, corrijam-m sff



                                cumps ;)

                                Comentário

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