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Radiadores de gasóleo - ponto de congelamento?

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    Radiadores de gasóleo - ponto de congelamento?

    Ora bem, uma perguntita um pouco mais técnica aqui para o pessoal...dos actuais motores diesel, quais deles é que usam um radiador para arrefecer o diesel, quer seja antes da admissão do mesmo para o sistema de injecção, quer seja no retorno ao filtro e ao depósito?

    Atenção que quando falo em radiador falo sentido de um radiador do género tradicional, colocado na grelha frontal ou onde apanhe ar fresco, não um dissipador de calor, do género que por exemplo é utilizado por debaixo do chassi.....

    Agradecem-se os comentários proveitosos...e no final explico o meu interesse

    #2
    Eu não sei responder a essa pergunta mas só quero referir que acho estranho querer arrefecer-se o gasóleo (foi o que depreendi do teu post, que há carros que têm dispositivos para arrefecer o gasóleo).

    Para aquecer o gasóleo, acho natural que tenham. Para arrefecer, não...

    cumps

    Comentário


      #3
      Mas a intenção é mesmo arrefecer o gasóleo ;)

      Comentário


        #4
        arrefecer o gasóleo! Tipo para que a combustão se de mais tarde, e teres mais power?

        Comentário


          #5
          Não quero mais power, quero mantê-lo em situações de muito calor com fiabilidade ;)

          Comentário


            #6
            Há carros de origem que trazem, muitas vezes situa-se de baixo do carro e arrefece o tubo de "retorno" do gasóleo.

            Comentário


              #7
              citação:Originalmente colocada por Levi

              Há carros de origem que trazem, muitas vezes situa-se de baixo do carro e arrefece o tubo de "retorno" do gasóleo.
              Exacto, quando muito um radiador para arrefecer gasóleo no retorno. Arrefecer o gasóleo antes de injectá-lo nunca ouvi falar (pelo contrário, tem muitas vezes é um pré-aquecedor).

              Comentário


                #8
                citação:Originalmente colocada por ClioII

                citação:Originalmente colocada por Levi

                Há carros de origem que trazem, muitas vezes situa-se de baixo do carro e arrefece o tubo de "retorno" do gasóleo.
                Exacto, quando muito um radiador para arrefecer gasóleo no retorno. Arrefecer o gasóleo antes de injectá-lo nunca ouvi falar (pelo contrário, tem muitas vezes é um pré-aquecedor).
                Exacto.

                Comentário


                  #9
                  citação:Originalmente colocada por Levi

                  Há carros de origem que trazem, muitas vezes situa-se de baixo do carro e arrefece o tubo de "retorno" do gasóleo.
                  Sim, é esse o caso, só que é manifestamente insuficiente no caso em questão...mas não se trata de um radiador, antes de de um difusor de calor...

                  O que eu quero saber é de carros que tragam mesmo radiadores, do género dos radiadores de água...

                  Comentário


                    #10
                    Arrefecer o gasóleo?
                    Mas o q ganho com isso?
                    O gasóleo com o aumento de temperatura vai diminuir a sua viscosidade, logo fica mais fluído.
                    Q vantagens é q ía ter em arrefece-lo?

                    Comentário


                      #11
                      Elucida-nos lá LB. Para quê o arrefecimento do gasóleo?

                      Comentário


                        #12
                        Aguardo ansiosamente!

                        Comentário


                          #13
                          O arrefecimento do gasoleo é para o gasoleo q foi para a bomba de injecção e n foi para o bloco. Esse gasoleo esta aquecido a mtos graus ºC. Como é reencaminhado para o deposito necessita de ser arrefecido, daí a necessidade de o arrefecer com o referido radiador.

                          Comentário


                            #14
                            Mas queres usar o motor a gasóleo dentro do forno de uma siderurgia? ;)

                            Sinceramente, estou curioso!

                            Comentário


                              #15
                              carros que usem um radiador na frente para o gasoleo nao conheço nenhum.
                              carros onde a zona por baixo do carro não é uma zona onde passa ar fresco, tb nao....

                              Comentário


                                #16
                                Anda o pessoal a aquecer o gasoleo e a fazer pre injecção de aquecimento e, agora, descobriu-se que arrefecer melhora a combustão :D
                                Malditos CR's de multiplas injecções ou combustiveis de alto teor em cetano :D

                                Comentário


                                  #17
                                  A minha A4 levou esta semana um IC de gasoleo dum 530d.

                                  Os CRs tem quase todos IC de gasoleo pois mto provavelmente ele ao voltar para o deposito cm o efeito de estufa la dentro ate poderia arder.
                                  Basicamente usa se para isso , mas mesmo em termos de saude para o motor reduz as EGTs , aumenta o gasoleo injectado(mais frio mais denso mais gasoleo) e ainda aumenta a saude da bomba (no meu caso) e do deposito (LOL).

                                  O meu esta montado no retorno para o deposito e a apanhar ar mesmo na frente.



                                  Cumps

                                  Comentário


                                    #18
                                    !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!?????????????????????? ????????????

                                    Comentário


                                      #19
                                      Um gajo está sempre a aprender!!!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Então esses permutadores são apenas aplicados no retorno?
                                        O autor do tópico refere:

                                        citação:quais deles é que usam um radiador para arrefecer o diesel, quer seja antes da admissão do mesmo para o sistema de injecção, quer seja no retorno ao filtro e ao depósito?
                                        Também tem aplicação antes do sistema de injecção?

                                        Já agora para acrescer ao conhecimento ;)

                                        Comentário


                                          #21
                                          Artur Costa, nos novos CR's o arrefecimento dá-se no filtro, durante o retorno.
                                          Pelo menos nos casos especificos dos novos CR's de alta pressão Delphi.

                                          Arrefecer o gasoleo antes da combustão, não tem qualquer lógica, até porque em algumas situações ele é aquecido para facilitar a combustão(em países com temperaturas negativas), pois, o gasoleo tradicional tem enorme dificuldade em entrar em combustão, no caso de motores com "baixa" taxa de compressão.
                                          Actualmente para minimizar este problema, os motores vêm equipados com velas cerâmicas e os CR's fazem uma pre injecção de aquecimento.
                                          Por outro lado, o diesel com alto teor em cetano também facilita a combustão e, é recomendado para os CR's modernos.

                                          Comentário


                                            #22
                                            3com: Todos eles vao ao filtro so que depois passam por um IC.

                                            Eu n percebo pq é preciso velas hj em dia e se pensares bem tb vais perceber q n.
                                            O gasoleo xega ao rail a 20graus , é comprimido para 1700bars e qd sai po motor ja ta suficientemente quente para a combustao. O mesmo acontece cm os Pumpe Duse.
                                            Agora , cmo sabes , o gasoleo n é todo injectado e dps de comprimido atinge temperaturas mta altas e tem de voltar ao filtro e deposito.
                                            Se n existir no meio nd para arrefercer e por exemplo tiveres o deposito na reserva e fores nas 4500rpm cm 40graus la fora derrepente tens o gasoleo no deposito a mais de 100graus(facilmente) e estas a puxar um liquido dilatado e quente que ainda vai ser comprimido e aumentar a temperatura e qd entrar no motor quente ainda vai piorar a mistura e aumentar as EGTs.

                                            Cumps

                                            Comentário


                                              #23
                                              citação:Originalmente colocada por Artur Costa

                                              3com: Todos eles vao ao filtro so que depois passam por um IC.

                                              Eu n percebo pq é preciso velas hj em dia e se pensares bem tb vais perceber q n.
                                              O gasoleo xega ao rail a 20graus , é comprimido para 1700bars e qd sai po motor ja ta suficientemente quente para a combustao. O mesmo acontece cm os Pumpe Duse.
                                              Agora , cmo sabes , o gasoleo n é todo injectado e dps de comprimido atinge temperaturas mta altas e tem de voltar ao filtro e deposito.
                                              Se n existir no meio nd para arrefercer e por exemplo tiveres o deposito na reserva e fores nas 4500rpm cm 40graus la fora derrepente tens o gasoleo no deposito a mais de 100graus(facilmente) e estas a puxar um liquido dilatado e quente que ainda vai ser comprimido e aumentar a temperatura e qd entrar no motor quente ainda vai piorar a mistura e aumentar as EGTs.

                                              Cumps
                                              O gasoleo chega quente à camara mas o ar não.... e, mesmo enquanto mistura, não fica quente o suficiente para permitir combustões "on the edge", maximizando a potência máxima.
                                              Ainda para mais quando a taxa de compressão efectiva é cada vez mais baixa... < 16:1.

                                              Mas o retorno dá-se no common rail ou na bomba injectora ? [:0]
                                              Sinceramente, desconheço sistemas que façam o retorno depois do combustivel estar a alta pressão, isto é, depois de atingir o rail.

                                              O gasoleo de retorno é arrefecido pelo gasoleo frio, vindo do tanque.
                                              Por isso é que os novos filtros são os trambolhos.

                                              Comentário


                                                #24
                                                O rail n faz retorno dps de comprimir?
                                                Entao o gasoleo akece por milagre so pode ...

                                                Cumps

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  citação:Originalmente colocada por Artur Costa

                                                  O rail n faz retorno dps de comprimir?
                                                  Entao o gasoleo akece por milagre so pode ...

                                                  Cumps
                                                  Uma coisa é o rail comum a todos os injectores, outra é a bomba....
                                                  O CR faz retorno onde, na bomba ou na régua/esfera ?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Ora bem, o Artur Costa já explicou tudo

                                                    A intenção é mesmo arrefecer o gasóleo que sai no retorno, isto é, o execesso de gasóleo que é comprimido e depois não utilizado no ciclo de injecção.
                                                    Quem tiver o vag-com com facilidade faz um log à temperatura do combustível e detecta facilmente temperaturas de mais de 100º, bem mais...ora como o gasóleo do retorno é levado ao filtro, o gasóleo que está no filtro é aquecido e o ciclo repete-se...novo ciclo de injecção, mais aquecimento...e quanto mais temperatura, mais altas ficam as EGT's (exaust gas temperature), logo mais quentefica o turbo que pode levar a um desgaste prematuro do mesmo...ou até mesmo a que as pás do mesmo agarrem...

                                                    Isto passa-se quer com os motores CR, quer com os PD... e todos eles já trazem de fábrica um radiador (ou melhor, um difusor de calor), situado por debaixo do carro, que em dias bem quentinhos e que se solicite um pouco mais o motor não chega para arrefecer o suficiente... quem quiser pode verificar isto com facilidade...em carros a gasóleo mais antigos, se forem abrir o depósito de combustível no verão, ele não tem muita pressão acumulada ao retirar o tampão...agora num destes mais modernos tem e não é pouca, pressão essa que é gerada pelo calor a que o diesel circula nas tubagens....

                                                    A instalação no retorno do motor, imediatamente antes do filtro, ou na admissão, logo após o filtro, já terá a ver com o nível de preparação que se tem e a necessidade de arrefecimento que se verifica.
                                                    O radiador que o Artur Costa mostra dos BMW, se não estou em erro está montado no retorno, e istalado no parachoques frontal.

                                                    E já agora Artur Costa, tens a referência desse radiador, bem como o preço dele?
                                                    Agradecia, pois é uma hipótese válida para o que eu pretendia ;)

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Penso que este radiador custa cerca de 80€, novo, na BMW.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        É destes topicos que gosto de ler....

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          3Com: É obvio k tava a falar do Rail comum... n tens outro rail nos CRs... e bomba so tens no deposito. No meu caso (TDI110) é k tem uma bomba injectora.

                                                          LB: A referencia n tenho aqui... posso te dar mas é facil de arranjar , vais a BMW e pedes o IC de gasoleo de um 320d ou 530d e fica te por 67€ + IVA , depois so o tens de instalar e adaptar.

                                                          Eu so tenho o IC a 2as semanas e ainda n tive tempo de fazer um log... esta montado no retorno e a apanhar ar junto ao IC de ar por isso deve ter um funcionamento mto eficiente.
                                                          A unica desvantagem que vi é que o gasoleo cmo tb n aquece tao depressa o motor parece me akecer uma pouco mais devagar ,principalmente qd entro em AE onde a temp do oleo n sobe tao depressa (provavelmente pela temperatura de combustao mais baixa).
                                                          De qq forma tenho soluçao para isso pois a grelha de origem é tapada e basta mudar de grelha (a da foto foi modificada pa passar ar).

                                                          Ja vi casos de estar montado na admissao mas so se deve usar isso qd ja se tem um no retorno (pelo menos a meu ver é o correcto).

                                                          Cumps

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Quem fala assim...

                                                            ;)

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

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