a direcçao semi assistida dos 106 impede que ela fique demasiado leve a alta velocidade, problema mt comum em carros que nao teem qqr tipo de assistencia.
o 106 com suspensao e pneus em bom estado, bem como o alinhamento, tem direcçao bastante leve, mesmo ao estacionar.
a direcçao semi assistida dos 106 impede que ela fique demasiado leve a alta velocidade, problema mt comum em carros que nao teem qqr tipo de assistencia.
o 106 com suspensao e pneus em bom estado, bem como o alinhamento, tem direcçao bastante leve, mesmo ao estacionar.
Então essa direcção semi assistida só se verifica a altas velocidades?
Como funciona esse mecanismo alguem pode explicar?
a direcçao semi assistida dos 106 impede que ela fique demasiado leve a alta velocidade, problema mt comum em carros que nao teem qqr tipo de assistencia.
o 106 com suspensao e pneus em bom estado, bem como o alinhamento, tem direcçao bastante leve, mesmo ao estacionar.
Então essa direcção semi assistida só se verifica a altas velocidades?
Como funciona esse mecanismo alguem pode explicar?
Também é o que quero saber e se o fiesta 1.1 de 95 o tem...
Tive um fiesta de 94 e penso que tinha direcção VRS.
Não sei o que é, não era assistida mas também não era nenhum trambolho.
Quando falam em direcção semi-assistida devem-se querer referir às direcções que não são assistidas mas que têm algum tipo de tecnologia que as melhora para não serem simples trambolhos...
Tive um fiesta em 91 e tinha direcção semi assistida, era bastante fácil de manobrar, aliás não notei nenhuma diferença entre ele e um carro com direcção assistida...
Bem... Vão-me desculpar a expressão, mas semi-assistida é treta!
A assistência provém de um elemento extra, bomba hidraulica, ou nos mais recentes, motores eléctricos que realizam o esforço na vez do condutor.
A "semi-assistência" não é mais do que um sistema meramente mecânico. Não existe nenhum elemento extra que realize esse esforço na vez do condutor.
Só conheço, muito genericamente o sistema da Ford, que consiste em ter uma direcção que quanto mais se roda, mais desmultiplicada e leve se torna. Tem o inconveniente de ter uma desmultiplicação total elevada, mais voltas ao volante. Normalmente num carro sem assistência, quanto mais voltas e quanto maior fôr o volante, menor é o esforço exigido ao condutor. O sistema da Ford permitia ter uma direcção precisa para as curvas e desmultiplicada mas leve para as manobras.
A Citroen e a Peugeot tinham também um tipo de direcção particular. Era também considerada desse tipo, mas acho que a grande valia provinha da disposição dos elementos que a constituiam na estrutura do carro. Pese embora, realmente tivesse um sistema mecânico que também lhe conferia alguma leveza a baixas velocidades. Mas desconheço o funcionamento. Ou se calhar até era só leve devido à leveza do AX / 106.
Bem... Vão-me desculpar a expressão, mas semi-assistida é treta!
A assistência provém de um elemento extra, bomba hidraulica, ou nos mais recentes, motores eléctricos que realizam o esforço na vez do condutor.
A "semi-assistência" não é mais do que um sistema meramente mecânico. Não existe nenhum elemento extra que realize esse esforço na vez do condutor.
Só conheço, muito genericamente o sistema da Ford, que consiste em ter uma direcção que quanto mais se roda, mais desmultiplicada e leve se torna. Tem o inconveniente de ter uma desmultiplicação total elevada, mais voltas ao volante. Normalmente num carro sem assistência, quanto mais voltas e quanto maior fôr o volante, menor é o esforço exigido ao condutor. O sistema da Ford permitia ter uma direcção precisa para as curvas e desmultiplicada mas leve para as manobras.
A Citroen e a Peugeot tinham também um tipo de direcção particular. Era também considerada desse tipo, mas acho que a grande valia provinha da disposição dos elementos que a constituiam na estrutura do carro. Pese embora, realmente tivesse um sistema mecânico que também lhe conferia alguma leveza a baixas velocidades. Mas desconheço o funcionamento. Ou se calhar até era só leve devido à leveza do AX / 106.
Na assistida também não. O que a assistida faz é potenciar através de motor eléctrico ou hidráulico a força mecânica. Mas essa mesma força também pode ser potenciada apenas com a mecânica.
eu acho que direcção semi-assistida é uma direcção que não deixa o volante mexer se passar-mos por uma cova, e faz o volante ir ao lugar depois de uma curva se largar-mos o volante.
Por exemplo em outros carros mais antigos ao passar por buracos o volante treme, se tiver direcção semi-assistida não treme tanto.
Acho que é isto, espero ter ajudado.
Tive um fiesta em 91 e tinha direcção semi assistida, era bastante fácil de manobrar, aliás não notei nenhuma diferença entre ele e um carro com direcção assistida...
Fiesta mk3 de 91 com direçao assistida ??? impossivel , só se levasse adaptaçao .
O fiesta com os pneus um pouco estreitos e sem direçao assistida é facil manobrar , eu achava super levesinho , gostava .
Existe alguns fiestas mk3.5 de finais de 94/95 e principalmente com o motor 1.3 que trazia direçao assistida .
Esta direçao pode ser tambem adaptada no fiesta 1.1 , mas devido á pouca cavalagem acho que só veio com o 1.3 .
eu acho que direcção semi-assistida é uma direcção que não deixa o volante mexer se passar-mos por uma cova, e faz o volante ir ao lugar depois de uma curva se largar-mos o volante.
Por exemplo em outros carros mais antigos ao passar por buracos o volante treme, se tiver direcção semi-assistida não treme tanto.
Acho que é isto, espero ter ajudado.
Nada disso.
Qualquer carro com ou sem direcção assistida faz isso.
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