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c/ ver rolamento gripado?(era MOTOVENTILADOR)

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    c/ ver rolamento gripado?(era MOTOVENTILADOR)

    Como é que eu identifico um rolamento gripado?
    à velocidade +/- de 130km/h, ouço um "cantar" no lado direito do carro..parecido qd se vai a alta velocidade c/ uma fresta do vidro abertro...é dificl de explicar.
    mas até essa velocidade não se ouve nada.

    pontos excluidos:
    - ventilação do ar toda fechada eeheh
    - carretos e esticadores das correias, excluidos, pois ele parado à mesma rotação da velocidade não faz nada
    - bomba alta pressão...pelos motivos acima mencionados

    hipoteses:

    - rolamento a entregar a alma ao criador
    - transmissão ???
    - algo eléctrico?? mas o quÊ?

    carro:
    pug 206 2.0 hdi 122000 km


    #2
    Tem em atenção se ouves esse ruído com mais intensidade ao fazer rotundas. Mesmo assim, um rolamento gripado costuma fazer um barulho tal que não se pode falar normalmente no carro, a essa velocidade, portanto não me parece que seja um rolamento o causador do barulho. Tens chuventos?

    Comentário


      #3
      eu cheguei a ter um rolamento a dar o pifo no corsa.

      Basicamente notava um zumbido a cerca de 60/90km/h.

      A melhor maneira e' levantar o carro e por a roda a girar a ver se faz barulho... pelo menos foi o que fizeram na minha oficina para detectar isso.

      Comentário


        #4
        chuventos não existem

        Comentário


          #5
          Fazes o seguinte:

          1º Sempre que puderes fazer curvas com maior apoio para o lado direito (portanto curvas para o lado contrário-esquerda) em alta velocidade verificas se o ruido e ressonância aumentam.

          2º Levanta a roda de que suspeitas e verifica se sentes a roda a "laquear" ou com folga.
          Como segurando no bordo/extremidade exterior do conjunto jantes/pneu abanas fazes pequenos movimentos de torção, se sentires folga é um indicio forte.

          3º Com a roda levantada imprime rotação a mesma manualmente e vê se ouves algum ruido metálico ou sentes prisão.

          Básicamente com estes procedimentos consegues identificar.

          Comentário


            #6
            ok, e se for uma transmissão? como a identifico?

            Comentário


              #7
              citação:Originalmente colocada por Corsa 1200 Sport

              eu cheguei a ter um rolamento a dar o pifo no corsa.

              Basicamente notava um zumbido a cerca de 60/90km/h.

              A melhor maneira e' levantar o carro e por a roda a girar a ver se faz barulho... pelo menos foi o que fizeram na minha oficina para detectar isso.
              Eterno problema dos Corsa. O meu gripava um a cada 50 mil km.

              Comentário


                #8
                citação:Originalmente colocada por Zizo

                citação:Originalmente colocada por Corsa 1200 Sport

                eu cheguei a ter um rolamento a dar o pifo no corsa.

                Basicamente notava um zumbido a cerca de 60/90km/h.

                A melhor maneira e' levantar o carro e por a roda a girar a ver se faz barulho... pelo menos foi o que fizeram na minha oficina para detectar isso.
                Eterno problema dos Corsa. O meu gripava um a cada 50 mil km.
                Apesar de ser um problema crónico nos Corsas A & B isso também passa pelo mau ou deficiente aperto do rolamento aperto.

                50.000km´s é manifestamente esse o caso, alémdde que a qualidade do rolamento faz toda a diferença. por exemplo SKF fabricados em Espanha é de fugir, já os SKF da Alemanha duram desde que devidamente montados.




                Para identificar o ruido que provem da transmissão!?
                Nos arranques isso é notório, ao arrancar a transmissão se tem uma folga, quando faz novamente o "Reajuste" (retira a folga por encosto das peças) da junta omocinética ou do cardan faz um TAK metálico.
                Isso acontece por exemplo se deixares numa ligeira subida descair o carro desengatado e depois engatares a 1ª e arrancares normalmente.

                Em andamento podes identicar em determinadas rotações ou quando o conjunto da direcção está numa posição onde a folga é mais notória.

                Comentário


                  #9
                  bonito sarilho para resolver....
                  já me lembrei de folga na correia tb...mas ele parado não faz nada.

                  Comentário


                    #10
                    citação:Originalmente colocada por Zizo

                    citação:Originalmente colocada por Corsa 1200 Sport

                    eu cheguei a ter um rolamento a dar o pifo no corsa.

                    Basicamente notava um zumbido a cerca de 60/90km/h.

                    A melhor maneira e' levantar o carro e por a roda a girar a ver se faz barulho... pelo menos foi o que fizeram na minha oficina para detectar isso.
                    Eterno problema dos Corsa. O meu gripava um a cada 50 mil km.
                    Por acaso nunca ouvi falar disso nos corsas C, mas o meu tb foi vendido com 40k:D. O meu aconteceu prai aos 30k ou menos e foi por causa de uma pancada bem forte num passeio (a ponto de ter entortado o braco de suspensao). E dai o rolamento da roda em questao foi trocado.

                    Um carro que sempre ouvi falar que comia mtos rolamentos era o clio.

                    Comentário


                      #11
                      Um amigo meu tem um 206 comercial, 1.4 HDI com 100 mil Kms, e tem o mesmo problema.. Parece-me rolamentos... mas sem certezas...

                      Comentário


                        #12
                        logo já vou ao mecanico testar o carro para ver. em ultimo caso troca-se o rolamento(s) e depois ve-se. não é por 10 ou 15€... antes isso que uma transmissão!

                        Comentário


                          #13
                          Olha que ao mudar 1, convem mudar o outro.. e não fica só por esse preço... Pelo menos ha uns anos meti num escort, e ficou por perto de 100€...

                          Comentário


                            #14
                            O zumbido vai aumentando com a velocidade?

                            Comentário


                              #15
                              não é zumbido....é dificil de explicar... é como se levasses uma fresta do vidro aberta a uma grande velocidade...é tipo "niiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii"

                              parece-me que aumenta c/ a velocidade. quando abaixo dos 100...110..já não se passa nada

                              Comentário


                                #16
                                Os ruídos de rolamentos costumam ser mais do género "ZUUUUMMM...."
                                Acho estranho aos 100Km/h já não se notar nada, a menos que o rolamento ainda esteja numa fase inicial de gripar.
                                Para já não me cheira a rolamentos.

                                Comentário


                                  #17
                                  bom dia pode não ter nada a ver mas um amigo tambem com um peugeot 206 hdi sentia isso mesmo mas só a partir dos 150km/h. O problema era na borracha do vidro da frente que não vedava bem e só se notava a essa velocidade, não entrava sequer ponta de humidade apenas ar. Espero ter ajudado.

                                  Comentário


                                    #18
                                    se não se passa nada abaixo dos 100
                                    -exprimenta trocar o pneu pelo suplente
                                    podes ter um defeito no pneu
                                    -ou alinha a direcção (se sentires a vibrar a direcção)

                                    Comentário


                                      #19
                                      citação:O problema era na borracha do vidro da frente que não vedava bem
                                      hummm não me lembrei disso...vo verificar as borrachas.

                                      quanto ao defeito nos pneus ou descalibrado..não vibra nada, e não estão desalinhados

                                      Comentário


                                        #20
                                        citação:Originalmente colocada por Corsa 1200 Sport

                                        eu cheguei a ter um rolamento a dar o pifo no corsa.

                                        Basicamente notava um zumbido a cerca de 60/90km/h.

                                        A melhor maneira e' levantar o carro e por a roda a girar a ver se faz barulho... pelo menos foi o que fizeram na minha oficina para detectar isso.
                                        x2
                                        Num Clio de 99 com 120.000km.
                                        Também se notava a velocidade mais baixa ao virar para um dos lados.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Experimenta encostar ligeiramente o pé ao travão quando fizer o barulho. Se parar de fazer enquanto encostas o pé no travão´são as pastilhas a roçar no rebordo do disco devido ao desgaste.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Transmissão do lado direito segundo o mecânico, foi testar carro e deu bem para ouvir o barulho. n é de estranmhar..já vai ser a 3ª! no mm lado
                                            levou uma garantia..e azar dos azares a extensao de garantia acabou no dia 11! enfim...
                                            haja paciencia...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Tenta fazer o choradinho para ver se cola.. dass.. que raio de sorte.. por 15 dias...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Dasss... a 3ª? do mesmo lado?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Pelo que sei e penso que de acordo com a lei todos dias em que o carro esteve imobilizado em reparações ao abrigo da garantia são acrescentados no fim desta. Exemplo: Imagina que o carro esteve na oficina 5 dias a reparar. Em vez de terminar no dia 11 a garantia só termina no dia 16.
                                                  É uma questão de veres quantos dias desde que tens o carro ele esteve imobilizado ao abrigo da garantia

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    vai seguir um fax algo azedo para lá a demonstrar o meu profundo desagrado. e para a casa ma~e tb mas não encontro o fax...
                                                    alguém o sabe??

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      citação:Originalmente colocada por tiago_maia

                                                      vai seguir um fax algo azedo para lá a demonstrar o meu profundo desagrado. e para a casa ma~e tb mas não encontro o fax...
                                                      alguém o sabe??

                                                      www.peugeot.pt ;)

                                                      citação:
                                                      Contacte-nos através do Nº 808 26 50 05 ( Nº azul - Custo de uma chamada local).
                                                      Para qualquer informação sobre os produtos, Serviços ou a Rede, o Centro de Contacto Cliente está a sua disposição de Segunda a Sexta entre às 8h e às 20h e nos Sábados entre à 9h e às 18h.

                                                      Pode ser que consigas sacar o fax ligando esse numero ;)

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Se levou já 2 transmissões desse lado, as reparações também têm garantia. Verifique a data em que levou pela última vez uma transmissão desse lado para exercer o seu direito.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          responsável de clientes, fax nº 214166609

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Deve ter levado em garantia... Assim sendo, qdo acaba a garantia do carro, acaba a garantia das peças mudadas ao abrigo desta. Infelizmente, acho q é prática comum...

                                                            Comentário

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