Anúncio

Collapse
No announcement yet.

"Dá gosto trabalhar com este Governo e este país"

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    "Dá gosto trabalhar com este Governo e este país"

    Os sorrisos rasgados que José Sócrates e Rodríguez Zapatero exibiam ao fim da manhã, em Badajoz, não disfarçavam algum cansaço. Nada mais natural após uma longa noite de trabalho destinada a limar arestas na questão energética, que ambos os chefes do Governo confirmaram ter sido o assunto mais complicado de resolver nesta XXII Cimeira Luso-Espanhola, concluída ontem, após uma nova reunião entre Sócrates e Zapatero em que participaram os ministros que os acompanharam à cidade fronteiriça. Um autêntico "Conselho de Ministros conjunto", como lhe chamou uma fonte da comitiva portuguesa.

    As arestas parecem ter sido limadas: Sócrates deixou Badajoz com a garantia de Zapatero de que Madrid dará o seu contributo para o Mercado Ibérico da Energia (Mibel), apesar dos quatro mil milhões de euros do défice tarifário anual espanhol. Zapatero assegurou, em conferência de imprensa, que o Mibel continua a ser um "objectivo prioritário" para os dois países. Qualquer alteração da posição madrilena, garantiu, não será feita sem prévia articulação com Lisboa.

    Marcada pelas más condições meteorológicas, que sexta-feira quase chegaram a impedir a aterragem do avião que transportava Zapatero no aeroporto de Talavera, nas cercanias de Badajoz, a cimeira decorreu num bom ambiente político, aliás transparente nas declarações dos dois governantes. Zapatero foi o mais expansivo: "Estamos no melhor período da história das relações luso-espanholas. Dá gosto trabalhar com este Governo, dá gosto trabalhar com este país! Percorremos a Europa juntos nos últimos 20 anos, seguiremos unidos, em pé de igualdade, para a prosperidade. Os cidadãos de ambos os lados pedem isso." Portugal e Espanha, lembrou, têm hoje trocas comerciais no valor de dois mil milhões de euros por mês.

    Sócrates, por sua vez, considerou "exemplares" as relações luso-espanholas, sublinhando que os dois países "têm os olhos postos no futuro". A título de exemplo, mencionou o acordo sobre a criação do Instituto Luso-Espanhol de Investigação de Nanotecnologia [sistema de engenheria molecular], que terá sede em Braga. Um imprevisto percalço tecnológico impediu, no entanto, a exibição de um DVD destinado a promover este instituto que a delegação portuguesa levou a Badajoz. Um facto que causou algum embaraço na comitiva de Sócrates, apesar da aparente compreensão espanhola.

    Desta cimeira sai ainda o anúncio da criação de um Conselho de Defesa e Segurança, destinado a articular posições entre os dois países nestes domínios, e o compromisso de que a ligação em alta velocidade entre Lisboa e Madrid estará concluída em 2013, pondo enfim as duas capitais a uma distância inferior a três horas por via férrea.

    http://dn.sapo.pt/2006/11/26/naciona...erno_e_es.html



    [:0][:0]
    Pé de igualdade?!
    Será que este já veio a Portugal?
    Não fosse ele da mesma família política...[xx(]

    #2
    Se calhar o Zapatero só conhece a linha de Cascais...:D:D:D

    Comentário


      #3
      sera k so conhece mesmo??? lolol

      Comentário

      AD fim dos posts Desktop

      Collapse

      Ad Fim dos Posts Mobile

      Collapse
      Working...
      X