Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Fusão Nuclear. Energia de Futuro,só no proximo Sec

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Fusão Nuclear. Energia de Futuro,só no proximo Sec

    Top Gear 2006 February


    http://rapidshare.de/files/12959012/...s_149.pdf.html (63mb)[^]

    #2
    Fusão Nuclear. Energia de Futuro,só no proximo Sec

    Foi celebrado esta semana o contrato do consórcio Mundial para a construção do 1ª Reactor de Fusão Nuclear , que deverá entrar em funcionamento em 2018.

    O ridiculo da questão é que segundo as noticas veiculadas a exploração comercial desta energia considerada o futuro, dado ser Limpa e Ilimitada, reproduzindo o processo energético verificado nas Estrelas, deverá OCORRER SÓ NO PRÓXIMO SECULO.



    Assinatura do Acordo ITER

    Foi no dia 21 de Novembro assinado o ACORDO ITER pelos ministros dos sete Parceiros envolvidos no Projecto (a Comunidade Europeia de Energia Atómica (EURATOM; constituída pelos Estados Membros da União Europeia e a Suiça), o Japão, os Estados Unidos da América, a Federação Russa, a República Popular da China, a Coreia do Sul e a Índia), sob os auspicios da Agência Internacional de Energia Atómica, sediada em Viena, que será a depositária do Acordo.

    A cerimónia realizou-se em Paris, no Palácio do Elysée, sob a presidência de José Manuel Durão Barroso, Presidente da Comissão Europeia, e de Jacques Chirac, Presidente da República Francesa. Portugal esteve representado pelo nosso Embaixador em França e pelo Prof. Carlos Varandas, responsável pela unidade de investigação do Contrato de Associação entre a EURATOM e o Instituto Superior Técnico.



    O Acordo ITER cria a organização internacional, com personalidade jurídica, sediada em Cadarache, França, que será responsável pela construção, operação, exploração científica e desmantelamento do primeiro reactor experimental de fusão nuclear: o tokamak ITER. Após a assinatura do Acordo realizou-se a primeira reunião do Conselho do ITER, sob a presidência de Janez Poto#269;nik, Comissário Europeu para a Ciência e a Investigação, para a nomeação formal do Director e Sub-Directores do Projecto. Estes dois actos criaram as condições para o início formal do Projecto através, nomeadamente, do lançamento dos concursos para a admissão de pessoal e para o fornecimento de componentes para o ITER.

    O ITER é um Mega-Projecto de investigação científica e desenvolvimento tecnológico, com uma duração prevista de 35 anos e um custo total de 12000 Milhões de Euros e constitui um primeiro, e muito importante, exemplo da globalização da Ciência e da Tecnologia.

    O objectivo principal do ITER é a demonstração da viabilidade científica e técnica desta nova fonte de energia, através da geração de 500 MW de energia de fusão, durante 300 segundos, com um factor de amplificação de energia entre 10 e 20. A fusão nuclear é a fonte de energia das estrelas, e em particular do Sol, e poderá constituir a médio/longo prazo uma fonte de energia limpa, potente, praticamente inesgotável, segura, amiga do ambiente e economicamente atractiva, capaz de contribuir para a solução global dos problemas energéticos da Humanidade, numa óptica de desenvolvimento sustentado.

    Portugal tem participado activamente no ITER através do Contrato de Associação EURATOM/IST e do “European Fusion Development Agreement” (EFDA), a organização responsável até à Primavera de 2007 pela participação da EURATOM no ITER e de que o IST é um dos Parceiros fundadores. O Prof. Carlos Varandas tem desempenhado as funções de Presidente da Comissão de Gestão do EFDA, enquanto o Centro de Fusão Nuclear – Laboratório Associado tem sido responsável pela concepção e projecto de diagnósticos de reflectometria de micro-ondas e por estudos de integração de componentes numa janela de acesso à máquina e tem participado no projecto de antenas de rádio-frequência. No futuro, Portugal pretende alargar a sua colaboração no Projecto a outras áreas (nomeadamente, controlo e aquisição de dados, róbotica, manipulação remota, sistemas de visualização e inspecção, controlo de qualidade, mecânica de precisão, criogenia e fontes de alimentação), envolvendo mais unidades de investigação e, sobretudo, empresas. Está, ainda, em estudo a possibilidade do Brasil participar no ITER através de um acordo a celebrar entre os governos Português e Brasileiro.

    O ITER é um Projecto de alta tecnologia e de grande complexidade científica e técnica, que constitui uma óptima oportunidade de carreira para doutorados e licenciados em diversas áreas tecnológicas e científicas. Os lugares para a equipa central do Projecto deverão ser colocados a concurso muito em breve. Actualmente decorre o período de declaração de interesse em lugares do “European Joint Undertaking for ITER and the Development of Fusion Energy“, a organizaçaão responsável, a partir da Primavera de 2007, pelas contribuições da EURATOM para o Projecto. Os interessados poderão encontrar mais informações em www.cfn.ist.utl.pt e em www.iter.org.

    NOTICIA COMPLETA PORTUGUÊS

    NOTICIA COMPLETA INGLÊS


    Existem dois tópicos aqui no Off Topic do AHO contudo não os consegui encontrar, quem se lembrar deles por favor coloque os links para que possamos ver do que estamos a falar.


    Links de interesse:


    REACTOR DE FUSÂO PORTUGUÊS

    Localização do 1ª REACTOR EM FRANÇA

    Comentário


      #3
      Já tinha lido isso a semana passada,mas um gajo já sabe que coisas revolucionarias demoram sempre tempo...
      Ainda me lembro de quando era pirralho ler umas cenas de passar electricidade sem fios, que estava em teste numa ilha lá pros lados do japão, desde então não ouvi mais nada!

      "praticamente inesgotável"
      Um dos "combustiveis" é o litio, alguem sabe como são as reservas?
      Inesgotavel é a energia solar ou das marés,eolica,etc....

      Comentário


        #4
        citação:Originalmente colocada por Unreal

        Já tinha lido isso a semana passada,mas um gajo já sabe que coisas revolucionarias demoram sempre tempo...
        Ainda me lembro de quando era pirralho ler umas cenas de passar electricidade sem fios, que estava em teste numa ilha lá pros lados do japão, desde então não ouvi mais nada!

        "praticamente inesgotável"
        Um dos "combustiveis" é o litio, alguem sabe como são as reservas?
        Inesgotavel é a energia solar ou das marés,eolica,etc....
        Está aqui uma explicação


        Energia Libertada na Fusão

        Já foi discutido que o processo de fusão vem acompanhado de libertação de energia porque as energias de ligação por núcleon dos núcleos iniciais são menores do que a energia de ligação por núcleon do núcleo final. Tomando como exemplo a fusão de dois núcleos de oxigênio 16 para formar um núcleo de enxofre 32 foi visto que era liberada uma energia de 25,6 MeV. O cálculo foi o possível de ser feito a partir do gráfico E / A contra A. Agora, fazendo Z1 = Z2 = 8 na expressão para a energia cinética mínima dos núcleos para que ocorra a fusão vem:

        EMIN 1,44 x 10-1 Z1Z2 MeV = 1,44 x 10-1 ( 8 )( 8 ) MeV 9,22 MeV


        Então, em princípio, a energia liberada nessa fusão é suficiente para excitar outros núcleos e produzir uma reação em cadeia. O mesmo vale para outros exemplos de fusão. E de modo análogo ao caso da fissão, num reator nuclear, a reação é controlada, e numa bomba termonuclear (bomba H), não.



        Reactores de Fusão Nuclear

        Reactor de fusão nuclear é qualquer sistema físico onde se produz e se controla uma reação nuclear de fusão em cadeia. Embora existam vários métodos propostos e sendo implementados para a geração de energia por meio da fusão, ainda não existe um reator que funcione satisfatoriamente. A reação de fusão deutério-hélio 3:

        2H1 + 3He2 ---> 4He2 + p [ DE = 18,3 MeV ]

        e a reação de fusão deutério-trítio:

        2H1 + 3H1 ---> 4He2 + n [ DE = 17,6 MeV ]

        são consideradas as mais importantes porque libertam grande quantidade de energia por unidade de massa. Contudo, para a implementação da reação deutério-hélio 3, deve-se enfrentar um problema até agora em aberto: enquanto o deutério pode ser facilmente obtido da água do mar, o hélio 3 é raro e não pode ser obtido por qualquer processo simples. Por outro lado, para a implementação da reação deutério-trítio, deve-se enfrentar os seguintes problemas: o trítio é muito raro na natureza e os nêutrons produzidos, ao serem absorvidos por vários tipos de núcleos, podem originar núcleos radioativos. Aparentemente, esses dois problemas têm solução. A escassez de trítio pode ser resolvida porque o trítio pode ser produzido pelo bombardeamento de lítio pelos nêutrons liberados num reator de fissão, segundo a reação:

        6Li3 + n ---> 4He2 + 3H1

        e o perigo dos nêutrons produzidos também pode ser resolvido porque os nêutrons podem ser absorvidos por lítio segundo a mesma reação e com a vantagem de se produzir mais trítio.

        O obstáculo mais importante que impede o funcionamento satisfatório dos reatores de fusão é a incapacidade de se manter uma certa quantidade de plasma de deutério e trítio num estado de temperatura e pressão adequado para que ocorram as fusões durante o intervalo de tempo necessário para produzir uma quantidade de energia maior do que aquela consumida. No confinamento magnético, o plasma é comprimido adiabaticamente pelo rápido aumento da intensidade do campo magnético e, com isso, aumenta a sua temperatura até que aconteçam as fusões. No confinamento inercial, feixes muito intensos de raio laser aquecem e comprimem minúsculas cápsulas com um plasma de deutério e trítio até que ele atinja um estado de temperatura e pressão adequado para que ocorram as fusões.



        Assim temos como próváveis "combustiveis"

        Trítio
        Deutério
        Litio
        Hélio 3



        Já agora o reactor que está na Torre Norte do IST é este:

        Tokamaks



        Em corte um reactor de maiores dimensões.


        Os campos magnéticos obtidos


        Enquanto isso, uma geração intermediária de Tokamaks, quase em final de construção na Índia, China e Coreia, testará se bobinas compostas de materiais supercondutores conseguem agitar o plasma em combustão dentro de sua garrafa magnética durante minutos seguidos. Os reactores actuais alcançam no máximo umas dezenas de segundos antes de seu armazenamento de energia se esgotar.

        O Iter visa três objectivos principais. Primeiro, demonstrar que um tokamak grande consegue controlar a fusão dos isótopos de hidrogênio deutério e trítio em hélio por um tempo suficiente para gerar dez vezes a energia que consome. Segundo, testar meios de usar os neutrões de alta velocidade criados pela reacção para gerar combustível trítio, por exemplo lançando-os numa camada fértil circundante de lítio.


        No tokamak, um campo magnético toroidal forte e
        (vários Tesla) é produzido por bobinas colocadas em
        torno da câmara toroidal do reactor. Uma corrente
        toroidal elevada (10 a 20 milhões de Amperes num
        reactor) é induzida por efeito de transformador no
        plasma e gera por sua vez um campo magnético
        poloidal. Como um transformador não pode gerar
        continuamente corrente (dc), a corrente de plasma deve
        ser sustentada por outros meios.


        As informações técnicas aqui reproduzidas podem ser conferidas no CDRom da Associação Euroatom/IST.(distribuido mediante solicitação para

        Centro de Fusão Nuclear
        Av. Rovisco Pais, 1049-001 Lisboa
        Telefone: (+351) 218 417696
        Fax: (+351) 218 417819

        E[url"=http://oldwww.cfn.ist.utl.pt/port/expof2000/indexl.html"]Aqui[/url]

        Comentário


          #5
          isso é treta... Estas reacções só acontecem em estrelas ( super gigantes estelares) a milhões de graus.


          Tipo, se perceberem alguma coisa de Fisica/quimica sabem que nem o sol consegue fazer essas reacções dado que é uma estrela muito pequena o maximo k faz neste momento é até ao oxigenio( se nao me engano) e numa proxima fazer quando explodir e passar a uma estrela anã é k vai produzir até ao elemento 42.

          Comentário


            #6
            http://www.cfn.ist.utl.pt/pt/consultorio/listB.html#Q19






            Comentário


              #7
              mas estamos a falar de fusão nuclear a frio?

              Comentário


                #8
                citação:Originalmente colocada por baratowsky

                mas estamos a falar de fusão nuclear a frio?
                Sim.

                Comentário


                  #9
                  Sinceramente... Isso parece-me a energia do futuro.. Aliás.. E parece-me que vai ser a energia do futuro durante muito tempo.. Tipo a historia do burro e da cenoura, a cenoura está mesmo ali, mas não vai ser daqui a 20, nem a 30 anos que ele a vai comer..


                  E dito isto, estes mega-projectos, embora do ponto de vista da investigação sejam interessantes a mim parecem-me mais fait divers para ir entretendo as pessoas, fazendo-as esquecer o gravíssimo problema ambiental que estamos a criar, com promessas de um futuro verde, com centrais que produzirão energia ilimitada e sem poluição.. Mas a triste realidade é que enquanto nos vendem esse sonho, ao mesmo tempo construir mais centrais de queima de carvão do que nunca..

                  Comentário


                    #10
                    citação:Originalmente colocada por Excalibur

                    citação:Originalmente colocada por baratowsky

                    mas estamos a falar de fusão nuclear a frio?
                    Sim.

                    sim???

                    Tens a certeza?

                    Comentário


                      #11
                      citação:Originalmente colocada por Jacare

                      citação:Originalmente colocada por Excalibur

                      citação:Originalmente colocada por baratowsky

                      mas estamos a falar de fusão nuclear a frio?
                      Sim.

                      sim???

                      Tens a certeza?


                      Tens razão confundi o conceito de cisão conforme é conhecido e funciona actualmente, onde se dá uma elevada libertação de calor.

                      ARTIGO

                      Comentário


                        #12
                        fusão termonuclear

                        Energia a monte (e limpa). Isto sim, será um grande passo para a humanidade…

                        Finalmente alguma coisa de jeito “Made in China” 

                        China constrói primeiro reactor de fusão termonuclear do mundo





                        A construção do reactor de fusão termonuclear chinês East acabou de ser concluída, o que levou o país a antecipar-se ao projecto internacional Iter, anunciou hoje a Academia de Ciências da China, citada pela agência estatal Xinhua.
                        «O Tokamak Supercondutor Experimental Avançado (East, em inglês) obteve a comprovação estatal dos resultados dos testes, o uso de recursos, a gestão operacional e a autenticidade dos dados», afirmou um comité especial da academia.
                        No início de Fevereiro, o reactor chinês conseguiu gerar uma corrente eléctrica de 250 quiloamperes em cinco segundos, numa experiência realizada pelo Instituto de Física de Plasma na província de Anhui, no centro da China.
                        O East é uma versão menor do Iter (Reactor Experimental Termonuclear Internacional), cuja construção foi aprovada em Novembro, após anos de negociações, pelas sete partes envolvidas no projecto: a União Europeia (UE), os Estados Unidos, a Índia, o Japão, a Coreia do Sul, a Rússia e a China.
                        Segundo a agência de notícias chinesa, o East pode ser construído mais rapidamente e é mais barato.
                        O East custou 25 milhões (cerca de 18,9 milhões de euros), face aos mais de 6 mil milhões de euros (cerca de 4,53 mil milhões de euros) que estão a ser investidos no Iter, tendo a sua construção durado oito anos, comparado com os 10 anos que são estimados para a conclusão do projecto internacional.
                        Os cientistas acreditam que a fusão nuclear, processo semelhante ao que ocorre no Sol, poderia ajudar a resolver a grande necessidade de energia de um planeta cujas fontes energéticas estão a esgotar-se rapidamente.
                        Tal acontece porque este processo produz grandes quantidades de energia sem emitir resíduos radioactivos de longa duração ou gases poluentes.
                        Informação da responsabilidade de Diário Digital © Copyright 2007
                        01.03.07 - 16:00

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Gugul Ver Post
                          Energia a monte (e limpa). Isto sim, será um grande passo para a humanidade…

                          Finalmente alguma coisa de jeito “Made in China” 

                          China constrói primeiro reactor de fusão termonuclear do mundo





                          A construção do reactor de fusão termonuclear chinês East acabou de ser concluída, o que levou o país a antecipar-se ao projecto internacional Iter, anunciou hoje a Academia de Ciências da China, citada pela agência estatal Xinhua.
                          «O Tokamak Supercondutor Experimental Avançado (East, em inglês) obteve a comprovação estatal dos resultados dos testes, o uso de recursos, a gestão operacional e a autenticidade dos dados», afirmou um comité especial da academia.
                          No início de Fevereiro, o reactor chinês conseguiu gerar uma corrente eléctrica de 250 quiloamperes em cinco segundos, numa experiência realizada pelo Instituto de Física de Plasma na província de Anhui, no centro da China.
                          O East é uma versão menor do Iter (Reactor Experimental Termonuclear Internacional), cuja construção foi aprovada em Novembro, após anos de negociações, pelas sete partes envolvidas no projecto: a União Europeia (UE), os Estados Unidos, a Índia, o Japão, a Coreia do Sul, a Rússia e a China.
                          Segundo a agência de notícias chinesa, o East pode ser construído mais rapidamente e é mais barato.
                          O East custou 25 milhões (cerca de 18,9 milhões de euros), face aos mais de 6 mil milhões de euros (cerca de 4,53 mil milhões de euros) que estão a ser investidos no Iter, tendo a sua construção durado oito anos, comparado com os 10 anos que são estimados para a conclusão do projecto internacional.
                          Os cientistas acreditam que a fusão nuclear, processo semelhante ao que ocorre no Sol, poderia ajudar a resolver a grande necessidade de energia de um planeta cujas fontes energéticas estão a esgotar-se rapidamente.
                          Tal acontece porque este processo produz grandes quantidades de energia sem emitir resíduos radioactivos de longa duração ou gases poluentes.
                          Informação da responsabilidade de Diário Digital © Copyright 2007
                          01.03.07 - 16:00

                          Estou pasmado....

                          Comentário


                            #14
                            Gugul como este tópico debate o mesmo assunto e para não dispersarmos fundi o teu tópico com este.

                            Agradeço desde já a tua compreensão.

                            Obrigado.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Excalibur Ver Post
                              Gugul como este tópico debate o mesmo assunto e para não dispersarmos fundi o teu tópico com este.

                              Agradeço desde já a tua compreensão.

                              Obrigado.

                              Sorry, não fiz pesquisa... no entusiasmo da coisa, lol

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Gugul Ver Post
                                Sorry, não fiz pesquisa... no entusiasmo da coisa, lol

                                " Sem espiga. "

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por raines Ver Post
                                  isso é treta... Estas reacções só acontecem em estrelas ( super gigantes estelares) a milhões de graus.


                                  Tipo, se perceberem alguma coisa de Fisica/quimica sabem que nem o sol consegue fazer essas reacções dado que é uma estrela muito pequena o maximo k faz neste momento é até ao oxigenio( se nao me engano) e numa proxima fazer quando explodir e passar a uma estrela anã é k vai produzir até ao elemento 42.
                                  What? Estas a confundir tudo.. Todas as estrelas produzem elementos até ao Ferro. Pq? Pois a partir deste é necessario ceder energia para formar novos elementos.

                                  Qdo as estrelas chegam a esta fase, das duas uma -

                                  Se são estrelas com massa suficiente transformam-se numa supernova.
                                  Se não há massa suficiente para a supernova transformam-se numa gigante vermelha e so depois numa ana branca.

                                  Contudo isto é mto simplista. Mas a tendencia geral é esta.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Na Europa já existe um Reactor de Fusão a Frio?

                                    Há uns tempos atrás li qualquer coisa sobre isso, mas não me recordo onde.

                                    Comentário


                                      #19
                                      A china vai dominar o mundo!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Gugul Ver Post
                                        A china vai dominar o mundo!
                                        As previsões dos especialistas apontam para tal, e a Indía também vai ter a sua quota parte de sucesso.

                                        Comentário


                                          #21
                                          E=mc^2

                                          Afinal o Ti Beto tinha razão...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Fusão Nuclear, supercondutores, levitação magnética... isso sim é evolução. Vamos a ver se não ****m tudo com uma guerra, se bem que ou eu muito me engano ou os Estados Unidos vão evitar que a China se torne a maior potência a todo o custo.

                                            Comentário


                                              #23
                                              UP .....

                                              A Guerra do gás - Rússia tem uma Arma Energética?

                                              Comentário

                                              AD fim dos posts Desktop

                                              Collapse

                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                              Collapse
                                              Working...
                                              X