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Problema kia sportage.

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    Problema kia sportage.

    Boas, sou novo no forum mas espero que me possam ajudar.
    Tenho um Kia Sportage Lx de 99, com apenas 81000Km, bom estado. O problema é que agora de vez em quando fica com uma acelaração bem superior(não é o relantin). Ou seja qando acelero fica tipo um formula 1, resposta demasiado rápida na 1.º e seguintes e deita muito fumo e bem preto ao contário do normal que nem fumo manda, em vez de um jipe que tem um andamento lento pelo menos antes das 3000R. Já me deram duas ideias noutro forum, falaram-me no sensor de massa de ar ou talvez da centralina.
    Espero que alguem me possa ajudar.
    Cumprimentos a todos.

    #2
    Ou é do sensor de massa de ar ou da centralina...

    Mas faz a questão ali na secção de todo-o-terreno, que lá devem saber dizer-te alguma coisa...

    E bem-vindo ao fórum.

    Comentário


      #3
      Esse carro já tem centralina???
      Penso que se trata do motor 2.0 TD da mazda ainda com ingecção indirecta mecânica.
      Os consumos alteraram-se?
      Pode ser a bomba de gasóleo que está a debitar mais do que o normal, daí o fumo negro que resulta do gasóleo mal queimado.
      Pode haver uma entrada de ar "adicinal" provocada por uma roptura nalgum tubo, já depois do filtro.
      Também pode ser alguma desafinação ao nivel do Turbo.

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        #4
        Boas amigo, sou da madeira e meu sogro tem um kia sportage de 97, equipado tb com motor mazda, ja levou um turbo novo e uma embraiagem, o carro tem um problema, da uns salavancos e as veces a luz da avaria ta constantemente a acender das 3.000 Rpm pa cima, e 1 dos comandos de abrir o carro parece q perdeu o codigo, pq a luz do comando acende mas nao abre o carro, e imagino q o seu tb seja, q tem mesmo de abrir com o comando para tirar o corte de gasoleo q tem e o carro trabalhar, se alguen souber resover este problema agradecia, abraço

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          #5
          Voçes não olham mesmo para a data dos posts pois não ?

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            #6
            e da ai?

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              #7
              Originalmente Colocado por micra1.3 Ver Post
              e da ai?

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por micra1.3 Ver Post
                e da ai?
                Não leves a mal o comentário do Taurus.

                É que a pergunta foi feita pelo Piranha1234 em 27-11-2006, e como já estamos em 2008, se calhar o problema do Kia já está resolvido, ou já não há Kia.

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                  #9
                  è na boa, mas axo entao q era melhor apagarem eses post assim com tanto tempo, ou entao quem faz os post disser se ja foi resolvido ou nao, abraço

                  Comentário


                    #10
                    Sportage

                    Vou aproveitar a "reactivação" do tópico....

                    Eu tenho uma sportage tdi de 2000, o carro tem agora 138000 km, eu não tenho grandes motivos de queixa, porque embora o carro tenha tido alguns problemas, estes sempre derivaram de origem electrica.

                    Maus contactos: Este veiculo tem um problema crónico de cablagens que se resolve com uma simples abraçadeira de plástico.

                    Desactivei a válvula EGR.

                    Segundo o que o mecânico me disse, ou eu terei percebido mal... o circuito da bomba injectora teve que ser desmagnetizado por causa dos maus contactos da cablagem.

                    E pronto, só isso!!! Nada de substituir Turbos nem injectores... nem despesas caras.

                    Os sintomas que me levaram a esta operação e a ler muito acerca deste carro foram os mesmo de toda a gente... Num momento o carro ficava sem força e só se aguentava a andar em primeira, no outro acelerava que nem um louco. Depois ligava a luz de "check engine" e desligava-se sozinho.

                    A solução nas alturas em que isso acontecia era desligar e voltar a ligar, mas depois do que foi feito está em pack.

                    Gasta 9L/100km, atinge os 160 em recta no ponteiro, e os (poucos) fumos que manda são da valvula EGR desactivada

                    Comentário


                      #11
                      ok, aos propietérios de kias com o motor 2.0 tdi de origem mazda, regressei hoje de cascais, (sou de coimbra), e ontem o carro deu problemas, por três vezes falhou e desligou-se sozinho, enquanto passeava na vila de cascais. Sendo que voltei aqui aos "especialistas" da zona, que me explicaram o que tinham feito da última vez e que fez o carro andar bom durante muito tempo.

                      Então, esta história do desmagnetizar o circuito da bomba injectora é invenção e má compreensão na minha cabeça. O que na realidade aconteceu foi que havia um fio, que está ligado à bomba, que estava descarnado e fazia mau contacto com a chapa. E hoje retiraram a centralina do carro fora e limparam as conexões todas. Uma vez que tudo o que já postei anteriormente foi revisto.

                      Outra possibilidade, e isto ouvi bem para não estar a dizer asneiras... é mesmo aquela história do gasóleo de má qualidade... e é verdade que atestei o carro na AGIP a 1,26€ o litro... O Mecânico falou-me que de facto existem bons e maus gasóleos, uns mais e outros menos lubrificados, os que carecem de lubrificação podem "emperrar" a bomba momentâneamente...

                      Solução de hoje:
                      1 litro de óleo 15w40 pó depósito
                      limpeza das ligações da centralina, e respectivo "reset"


                      No caminho pra casa o carro pareceu mais suave sem quaisquer problemas depois de sair de lá... vamos aguardando.

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                        #12
                        Bom dia: Eu tenho um kia sportage que acelerava sozinho, e depois de andar muito nas oficinas eu próprio é que descobri que o tampão do gasóleo não deixava entrar o ar, como o filtro do gasóleo foi ficando um bocadinho sujo, e o deposito estava em vácuo, entrava ar pelo empanque da bomba que fica por cima do filtro do gasóleo, e era esse ar que fazia o motor acelerar, conclusão dei um furo com uma broca fininha no tampão do gasóleo, (só na parte de dentro branca) e o motor agora trabalha como novo.

                        depois para tirar o ar do filtro abrir o parafuso da bomba que fica por cima do filtro carregar na bomba para baixo, fechar o parafuso, e deixar vir a bomba para cima, repetir este processo até sair gasóleo.

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