Informação tirada no Correio da Manhã Online:
"As quatro intervenções previstas para estradas a Área Metropolitana de Lisboa representam um investimento de 332 milhões de euros. Para além da redução do tráfego na 2.ª circular e Calçada de Carriche, prevê-se uma redução da sinistralidade em cerca de 30 por cento.
O objectivo é não só melhorar a qualidade de vida dos que vivem na região, mas também “a sua economia”, sublinhou ontem o primeiro-ministro José Sócrates que participou numa visita a alguns dos locais a intervencionar e na cerimónia pública de apresentação dos projectos.
Estas intervenções irão permitir “tornar a Área Metropolitana de Lisboa (AML) uma zona económica mais eficiente e mais capaz de dar o seu contributo para a economia nacional”, sublinhou José Sócrates,
Entre as obras anunciadas, destaca-se o projecto da concessão da Grande Lisboa, atribuída à Mota- -Engil, que prevê a construção de duas novas vias, que constituirão a futura A16, que terá portagens, tal como o Correio da Manhã avançava na sua edição de ontem.
Trata-se do IC30, que integrará uma nova circular exterior à Área Metropolitana de Lisboa e que tem uma extensão de oito quilómetros, e o IC16, que permite a conclusão da Radial da Pontinha, com uma extensão de 12 quilómetros.
A este anúncio reagiu, ontem à tarde, a Brisa, uma das candidatas ao projecto, não excluindo a possibilidade de ir a tribunal. Recorde-se que a Brisa já tinha denunciado alegadas irregularidades na proposta do consórcio Lusolisboa, liderado pela construtora Mota-Engil.
ESTRANGULAMENTOS
“As acessibilidades rodoviárias hoje existentes são manifestamente insuficientes para poder responder, de forma adequada, a um tão grande volume de tráfego, tornando muito difícil e penosa a mobilidade nesta região”, admitiu o ministro Mário Lino, na cerimónia de apresentação dos projectos.
Neste momento, a capital dispõe de duas radiais “com fortes problemas de estrangulamento, provocados pela sobrecarga de tráfego automóvel, a A5 e o IC19”.
Na A5 circulam, em média, 90 mil veículos por dia, verificando-se que o viaduto Duarte Pacheco é usado diariamente por cerca de 200 mil veículos. Por outro lado, o IC19 contribui por dia com 120 mil veículos.
Em termos globais, a Área Metropolitana de Lisboa conta com 2,7 milhões de pessoas.
As intervenções previstas terão um “impacto muito positivo para o nosso futuro”, afirmou Mário Lino, salientando que estas decisões vão permitir “desatar o autêntico ‘nó górdio’ em que se havia transformado a rede de acessibilidades na zona ocidental da região da Grande Lisboa.
ALARGAMENTO DO IC19
OBJECTIVO
Passagem de duas para três vias de circulação, entre o nó de Queluz e Cacém (inaugurada ontem) e entre o Cacém e Ranholas, uma extensão de cinco quilómetros. Entre os nós de ligação estão previstas quatro vias e Cacém terá nova entrada.
INVESTIMENTO
32 milhões de euros
DATA DE CONCLUSÃO
2008
CONCESSÃO GRANDE LISBOA
OBJECTIVO
As duas vias (IC16 e IC30) combinadas permitem satisfazer a procura de tráfego entre a zona Ocidental da Área Metropolitana de Lisboa para o Norte (A1) e Sul (A2), aliviando a circulação dentro da cidade de Lisboa, e reduzir tempos de percurso.
INVESTIMENTO
140 milhões de euros
DATA DE CONCLUSÃO
2010
CONCLUSÃO DA CRIL
OBJECTIVO
Terminar a ligação entre a Buraca e a Pontinha de forma a descongestionar o trânsito na zona Oriental da Área Metropolitana de Lisboa, nomeadamente nos acessos que hoje desembocam na 2.ª Circular (com 120 mil veículos por dia).
INVESTIMENTO
100 milhões de euros
DATA DE CONCLUSÃO
2009
FIM DO EIXO NORTE-SUL
OBJECTIVO
Trata-se de terminar o traçado (faltam cinco
quilómetros) constituindo uma alternativa à 2.ª Circular para ligação à A1 e A2 e à entrada em Lisboa pela Calçada de Carriche. Reduz os tempos de percurso no tráfego e cria novas acessibilidades.
INVESTIMENTO
60 milhões de euros
DATA DE CONCLUSÃO
Abril 2007
PROBLEMAS DA CRIL TÊM 3,7 QUILÓMETROS
O primeiro estudo prévio da Circular Regional Interior de Lisboa (CRIL) foi feito em 1969. Trinta e sete anos depois ainda não está concluída, faltando para isso apenas 3,7 quilómetros, entre a Buraca e a Pontinha, que deverão estar concluídos... em 2009. A conclusão da obra esteve, nos últimos anos, dependentes de consenso entre as três autarquias envolvidas (Lisboa, Amadora e Odivelas), da resolução de problemas ambientais, patrimoniais e sociais. A solução para todos os impasses foi encontrada recentemente e no início do próximo ano será lançado o concurso público internacional.
A obra total está orçada em 100 milhões de euros e deverá estar concluída em 2009. As três autarquias e o Governo chegaram a acordo quanto à salvaguarda do Aqueduto das Águas Livres e à minimização dos impactes nas zonas das Portas de Benfica e Alfornelos, entre outros aspectos. A solução passou em grande parte por desenvolver um traçado em túnel.
NÚMEROS
POUPULAÇÃO
As quatro intervenções anunciadas ontem pelo Governo irão servir, de acordo com cálculos já efectuados, uma população estimada em dois milhões de pessoas, da região da Grande Lisboa, que contará com cerca de 2,7 milhões na totalidade.
PESADOS
A conclusão da Circular Regional Interna de Lisboa (CRIL) deverá retirar do interior da cidade de Lisboa cerca de quatro por cento dos veículos pesados da cidade. O facto de terem de entrar na cidade, em função de diferentes destinos, os camiões dificultam a fluidez do tráfego.
VEÍCULOS
A 2.ª Circular deverá receber, em 2007, cerca de 164 mil veículos por dia, enquanto as estimativas de tráfego para o IC19 baixam para os 94 mil veículos. As previsões também revelam que, com a conclusão do Eixo Norte-Sul a 2.ª Circular perderá parte do tráfego. "
Raquel Oliveira
A intervenção que mais aguardo, é completarem a CRIL! [:X] Isso é que é de valor! Mas só 2009, é que está pronto![xx(]
"As quatro intervenções previstas para estradas a Área Metropolitana de Lisboa representam um investimento de 332 milhões de euros. Para além da redução do tráfego na 2.ª circular e Calçada de Carriche, prevê-se uma redução da sinistralidade em cerca de 30 por cento.
O objectivo é não só melhorar a qualidade de vida dos que vivem na região, mas também “a sua economia”, sublinhou ontem o primeiro-ministro José Sócrates que participou numa visita a alguns dos locais a intervencionar e na cerimónia pública de apresentação dos projectos.
Estas intervenções irão permitir “tornar a Área Metropolitana de Lisboa (AML) uma zona económica mais eficiente e mais capaz de dar o seu contributo para a economia nacional”, sublinhou José Sócrates,
Entre as obras anunciadas, destaca-se o projecto da concessão da Grande Lisboa, atribuída à Mota- -Engil, que prevê a construção de duas novas vias, que constituirão a futura A16, que terá portagens, tal como o Correio da Manhã avançava na sua edição de ontem.
Trata-se do IC30, que integrará uma nova circular exterior à Área Metropolitana de Lisboa e que tem uma extensão de oito quilómetros, e o IC16, que permite a conclusão da Radial da Pontinha, com uma extensão de 12 quilómetros.
A este anúncio reagiu, ontem à tarde, a Brisa, uma das candidatas ao projecto, não excluindo a possibilidade de ir a tribunal. Recorde-se que a Brisa já tinha denunciado alegadas irregularidades na proposta do consórcio Lusolisboa, liderado pela construtora Mota-Engil.
ESTRANGULAMENTOS
“As acessibilidades rodoviárias hoje existentes são manifestamente insuficientes para poder responder, de forma adequada, a um tão grande volume de tráfego, tornando muito difícil e penosa a mobilidade nesta região”, admitiu o ministro Mário Lino, na cerimónia de apresentação dos projectos.
Neste momento, a capital dispõe de duas radiais “com fortes problemas de estrangulamento, provocados pela sobrecarga de tráfego automóvel, a A5 e o IC19”.
Na A5 circulam, em média, 90 mil veículos por dia, verificando-se que o viaduto Duarte Pacheco é usado diariamente por cerca de 200 mil veículos. Por outro lado, o IC19 contribui por dia com 120 mil veículos.
Em termos globais, a Área Metropolitana de Lisboa conta com 2,7 milhões de pessoas.
As intervenções previstas terão um “impacto muito positivo para o nosso futuro”, afirmou Mário Lino, salientando que estas decisões vão permitir “desatar o autêntico ‘nó górdio’ em que se havia transformado a rede de acessibilidades na zona ocidental da região da Grande Lisboa.
ALARGAMENTO DO IC19
OBJECTIVO
Passagem de duas para três vias de circulação, entre o nó de Queluz e Cacém (inaugurada ontem) e entre o Cacém e Ranholas, uma extensão de cinco quilómetros. Entre os nós de ligação estão previstas quatro vias e Cacém terá nova entrada.
INVESTIMENTO
32 milhões de euros
DATA DE CONCLUSÃO
2008
CONCESSÃO GRANDE LISBOA
OBJECTIVO
As duas vias (IC16 e IC30) combinadas permitem satisfazer a procura de tráfego entre a zona Ocidental da Área Metropolitana de Lisboa para o Norte (A1) e Sul (A2), aliviando a circulação dentro da cidade de Lisboa, e reduzir tempos de percurso.
INVESTIMENTO
140 milhões de euros
DATA DE CONCLUSÃO
2010
CONCLUSÃO DA CRIL
OBJECTIVO
Terminar a ligação entre a Buraca e a Pontinha de forma a descongestionar o trânsito na zona Oriental da Área Metropolitana de Lisboa, nomeadamente nos acessos que hoje desembocam na 2.ª Circular (com 120 mil veículos por dia).
INVESTIMENTO
100 milhões de euros
DATA DE CONCLUSÃO
2009
FIM DO EIXO NORTE-SUL
OBJECTIVO
Trata-se de terminar o traçado (faltam cinco
quilómetros) constituindo uma alternativa à 2.ª Circular para ligação à A1 e A2 e à entrada em Lisboa pela Calçada de Carriche. Reduz os tempos de percurso no tráfego e cria novas acessibilidades.
INVESTIMENTO
60 milhões de euros
DATA DE CONCLUSÃO
Abril 2007
PROBLEMAS DA CRIL TÊM 3,7 QUILÓMETROS
O primeiro estudo prévio da Circular Regional Interior de Lisboa (CRIL) foi feito em 1969. Trinta e sete anos depois ainda não está concluída, faltando para isso apenas 3,7 quilómetros, entre a Buraca e a Pontinha, que deverão estar concluídos... em 2009. A conclusão da obra esteve, nos últimos anos, dependentes de consenso entre as três autarquias envolvidas (Lisboa, Amadora e Odivelas), da resolução de problemas ambientais, patrimoniais e sociais. A solução para todos os impasses foi encontrada recentemente e no início do próximo ano será lançado o concurso público internacional.
A obra total está orçada em 100 milhões de euros e deverá estar concluída em 2009. As três autarquias e o Governo chegaram a acordo quanto à salvaguarda do Aqueduto das Águas Livres e à minimização dos impactes nas zonas das Portas de Benfica e Alfornelos, entre outros aspectos. A solução passou em grande parte por desenvolver um traçado em túnel.
NÚMEROS
POUPULAÇÃO
As quatro intervenções anunciadas ontem pelo Governo irão servir, de acordo com cálculos já efectuados, uma população estimada em dois milhões de pessoas, da região da Grande Lisboa, que contará com cerca de 2,7 milhões na totalidade.
PESADOS
A conclusão da Circular Regional Interna de Lisboa (CRIL) deverá retirar do interior da cidade de Lisboa cerca de quatro por cento dos veículos pesados da cidade. O facto de terem de entrar na cidade, em função de diferentes destinos, os camiões dificultam a fluidez do tráfego.
VEÍCULOS
A 2.ª Circular deverá receber, em 2007, cerca de 164 mil veículos por dia, enquanto as estimativas de tráfego para o IC19 baixam para os 94 mil veículos. As previsões também revelam que, com a conclusão do Eixo Norte-Sul a 2.ª Circular perderá parte do tráfego. "
Raquel Oliveira
A intervenção que mais aguardo, é completarem a CRIL! [:X] Isso é que é de valor! Mas só 2009, é que está pronto![xx(]
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