Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Lisboa com novos acessos

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Lisboa com novos acessos

    Informação tirada no Correio da Manhã Online:

    "As quatro intervenções previstas para estradas a Área Metropolitana de Lisboa representam um investimento de 332 milhões de euros. Para além da redução do tráfego na 2.ª circular e Calçada de Carriche, prevê-se uma redução da sinistralidade em cerca de 30 por cento.

    O objectivo é não só melhorar a qualidade de vida dos que vivem na região, mas também “a sua economia”, sublinhou ontem o primeiro-ministro José Sócrates que participou numa visita a alguns dos locais a intervencionar e na cerimónia pública de apresentação dos projectos.

    Estas intervenções irão permitir “tornar a Área Metropolitana de Lisboa (AML) uma zona económica mais eficiente e mais capaz de dar o seu contributo para a economia nacional”, sublinhou José Sócrates,

    Entre as obras anunciadas, destaca-se o projecto da concessão da Grande Lisboa, atribuída à Mota- -Engil, que prevê a construção de duas novas vias, que constituirão a futura A16, que terá portagens, tal como o Correio da Manhã avançava na sua edição de ontem.

    Trata-se do IC30, que integrará uma nova circular exterior à Área Metropolitana de Lisboa e que tem uma extensão de oito quilómetros, e o IC16, que permite a conclusão da Radial da Pontinha, com uma extensão de 12 quilómetros.

    A este anúncio reagiu, ontem à tarde, a Brisa, uma das candidatas ao projecto, não excluindo a possibilidade de ir a tribunal. Recorde-se que a Brisa já tinha denunciado alegadas irregularidades na proposta do consórcio Lusolisboa, liderado pela construtora Mota-Engil.

    ESTRANGULAMENTOS

    “As acessibilidades rodoviárias hoje existentes são manifestamente insuficientes para poder responder, de forma adequada, a um tão grande volume de tráfego, tornando muito difícil e penosa a mobilidade nesta região”, admitiu o ministro Mário Lino, na cerimónia de apresentação dos projectos.

    Neste momento, a capital dispõe de duas radiais “com fortes problemas de estrangulamento, provocados pela sobrecarga de tráfego automóvel, a A5 e o IC19”.

    Na A5 circulam, em média, 90 mil veículos por dia, verificando-se que o viaduto Duarte Pacheco é usado diariamente por cerca de 200 mil veículos. Por outro lado, o IC19 contribui por dia com 120 mil veículos.

    Em termos globais, a Área Metropolitana de Lisboa conta com 2,7 milhões de pessoas.

    As intervenções previstas terão um “impacto muito positivo para o nosso futuro”, afirmou Mário Lino, salientando que estas decisões vão permitir “desatar o autêntico ‘nó górdio’ em que se havia transformado a rede de acessibilidades na zona ocidental da região da Grande Lisboa.

    ALARGAMENTO DO IC19

    OBJECTIVO

    Passagem de duas para três vias de circulação, entre o nó de Queluz e Cacém (inaugurada ontem) e entre o Cacém e Ranholas, uma extensão de cinco quilómetros. Entre os nós de ligação estão previstas quatro vias e Cacém terá nova entrada.

    INVESTIMENTO

    32 milhões de euros

    DATA DE CONCLUSÃO

    2008

    CONCESSÃO GRANDE LISBOA

    OBJECTIVO

    As duas vias (IC16 e IC30) combinadas permitem satisfazer a procura de tráfego entre a zona Ocidental da Área Metropolitana de Lisboa para o Norte (A1) e Sul (A2), aliviando a circulação dentro da cidade de Lisboa, e reduzir tempos de percurso.

    INVESTIMENTO

    140 milhões de euros

    DATA DE CONCLUSÃO

    2010

    CONCLUSÃO DA CRIL

    OBJECTIVO

    Terminar a ligação entre a Buraca e a Pontinha de forma a descongestionar o trânsito na zona Oriental da Área Metropolitana de Lisboa, nomeadamente nos acessos que hoje desembocam na 2.ª Circular (com 120 mil veículos por dia).

    INVESTIMENTO

    100 milhões de euros

    DATA DE CONCLUSÃO

    2009

    FIM DO EIXO NORTE-SUL

    OBJECTIVO

    Trata-se de terminar o traçado (faltam cinco

    quilómetros) constituindo uma alternativa à 2.ª Circular para ligação à A1 e A2 e à entrada em Lisboa pela Calçada de Carriche. Reduz os tempos de percurso no tráfego e cria novas acessibilidades.

    INVESTIMENTO

    60 milhões de euros

    DATA DE CONCLUSÃO

    Abril 2007

    PROBLEMAS DA CRIL TÊM 3,7 QUILÓMETROS

    O primeiro estudo prévio da Circular Regional Interior de Lisboa (CRIL) foi feito em 1969. Trinta e sete anos depois ainda não está concluída, faltando para isso apenas 3,7 quilómetros, entre a Buraca e a Pontinha, que deverão estar concluídos... em 2009. A conclusão da obra esteve, nos últimos anos, dependentes de consenso entre as três autarquias envolvidas (Lisboa, Amadora e Odivelas), da resolução de problemas ambientais, patrimoniais e sociais. A solução para todos os impasses foi encontrada recentemente e no início do próximo ano será lançado o concurso público internacional.

    A obra total está orçada em 100 milhões de euros e deverá estar concluída em 2009. As três autarquias e o Governo chegaram a acordo quanto à salvaguarda do Aqueduto das Águas Livres e à minimização dos impactes nas zonas das Portas de Benfica e Alfornelos, entre outros aspectos. A solução passou em grande parte por desenvolver um traçado em túnel.

    NÚMEROS

    POUPULAÇÃO

    As quatro intervenções anunciadas ontem pelo Governo irão servir, de acordo com cálculos já efectuados, uma população estimada em dois milhões de pessoas, da região da Grande Lisboa, que contará com cerca de 2,7 milhões na totalidade.

    PESADOS

    A conclusão da Circular Regional Interna de Lisboa (CRIL) deverá retirar do interior da cidade de Lisboa cerca de quatro por cento dos veículos pesados da cidade. O facto de terem de entrar na cidade, em função de diferentes destinos, os camiões dificultam a fluidez do tráfego.

    VEÍCULOS

    A 2.ª Circular deverá receber, em 2007, cerca de 164 mil veículos por dia, enquanto as estimativas de tráfego para o IC19 baixam para os 94 mil veículos. As previsões também revelam que, com a conclusão do Eixo Norte-Sul a 2.ª Circular perderá parte do tráfego. "

    Raquel Oliveira




    A intervenção que mais aguardo, é completarem a CRIL! [:X] Isso é que é de valor! Mas só 2009, é que está pronto![xx(]

    #2
    Só é pena não ser já amanhã

    Para mim que utilizo todos os dias o IC30, IC19 e 2ª circular, para vir trabalhar, era um espectaculo que já estivesse feito

    Comentário


      #3
      E que tal acabarem o IC17?

      Comentário


        #4
        citação:Originalmente colocada por SilverArrow

        E que tal acabarem o IC17?
        Está previsto e foi anunciado com conclusão para 2009. É a CRIL.

        Comentário


          #5
          Para qdo acessos em outras cidades?

          RR

          Comentário


            #6
            citação:Originalmente colocada por Vanquish

            citação:Originalmente colocada por SilverArrow

            E que tal acabarem o IC17?
            Está previsto e foi anunciado com conclusão para 2009. É a CRIL.
            Não tinha encontrado a CRIL [8)]

            A ver se é de vez.

            Comentário


              #7
              citação:Originalmente colocada por SilverArrow

              citação:Originalmente colocada por Vanquish

              citação:Originalmente colocada por SilverArrow

              E que tal acabarem o IC17?
              Está previsto e foi anunciado com conclusão para 2009. É a CRIL.
              Não tinha encontrado a CRIL [8)]

              A ver se é de vez.
              Bolas, vamos ver se é.[xx(] A minha esposa gasta quase 50€ de portagens por dia na CREL e temos a CRIL aqui ao lado tambem......mas incompleta. Já para não falar na poupança de tempo.[8)]

              Comentário


                #8
                citação:Originalmente colocada por Vanquish

                citação:Originalmente colocada por SilverArrow

                citação:Originalmente colocada por Vanquish

                citação:Originalmente colocada por SilverArrow

                E que tal acabarem o IC17?
                Está previsto e foi anunciado com conclusão para 2009. É a CRIL.
                Não tinha encontrado a CRIL [8)]

                A ver se é de vez.
                Bolas, vamos ver se é.[xx(] A minha esposa gasta quase 50€ de portagens por dia na CREL e temos a CRIL aqui ao lado tambem......mas incompleta. Já para não falar na poupança de tempo.[8)]

                SE tivesse havido vontade politica á muito que o problema estava resolvido.

                Assim tomaram uma decisão com 10 anos de atraso, com um encargo de muitos MILHÕES a mais para gastar.

                Quando não há espinha dorsal com firmeza pagamos todos nós, nos impostos e no dia a dia.


                A entrada e Nó Alfornelos, o nó no Pina Manique com o IC17 tudo devia ter sido resolvido á muito.

                E como a variante em Ranholas para ligar á A5, está parada e vai estar parada.

                [8]

                Comentário


                  #9
                  Porque é que o pessoal de Sintra não vem de transportes públicos?

                  Comentário


                    #10
                    citação:Originalmente colocada por zerorpm

                    Porque é que o pessoal de Sintra não vem de transportes públicos?
                    Sobre isso também tens razão.

                    Estou prestes a concluir uma análise que colocarei em breve no Fórum Geral.

                    Eu por exemplo durante o dia preciso da viatura para me deslocar devido aos afazeres profissionais, mas não trabalho em Lisboa, trabalho na Amadora, mas durantes muitos anos fiz diáriamente o caminho para Xabregas.

                    Comentário


                      #11
                      citação:Originalmente colocada por zerorpm

                      Porque é que o pessoal de Sintra não vem de transportes públicos?
                      Se calhar não são suficientes, não sei (mesmo)

                      Eu moro em Carnaxide e vir de transportes para as Amoreiras onde é o meu escritório é inviável, por razões profissionais.

                      Comentário


                        #12
                        citação:Originalmente colocada por zerorpm

                        Porque é que o pessoal de Sintra não vem de transportes públicos?
                        Há sempre desculpas para tudo.
                        Eu já ouvi das mais incríveis. Até pessoas que passaram a vir de carro pois colegas da mesma categoria profissional vinham de carro e não vir podia parecer desprestigiante... Um must.[}]

                        E tu, vens de transportes públicos?

                        Relativamente à notícia, vou lá estar no final de Abril de 2007 para a inauguração da conclusão do Eixo Norte-Sul...[}]
                        Ó Mário Lino, não vás ao médico não...

                        Comentário


                          #13
                          Talvez se em vez de cobrarem 6 Euros por dia por parqueamento de uma viatura num parque da CP ajudasse o pessoal a optar para vir de Comboio.

                          Ou ainda como em Rio de Mouro onde um parque de estacionamento está ás moscas á uns bons meses porque não é aberto.

                          Por exemplo ...

                          Comentário


                            #14
                            citação:Originalmente colocada por pmgoliv

                            E tu, vens de transportes públicos?
                            Sim, apanho o 52 da carris...

                            Comentário


                              #15
                              citação:Originalmente colocada por Excalibur

                              Talvez se em vez de cobrarem 6 Euros por dia por parqueamento de uma viatura num parque da CP ajudasse o pessoal a optar para vir de Comboio.
                              Ou ainda como em Rio de Mouro onde um parque de estacionamento está ás moscas á uns bons meses porque não é aberto.

                              Por exemplo ...
                              parecendo que não, ajuda! [)][}]

                              Comentário


                                #16
                                citação:Originalmente colocada por pmgoliv

                                citação:Originalmente colocada por zerorpm

                                Porque é que o pessoal de Sintra não vem de transportes públicos?
                                Há sempre desculpas para tudo.
                                Eu já ouvi das mais incríveis. Até pessoas que passaram a vir de carro pois colegas da mesma categoria profissional vinham de carro e não vir podia parecer desprestigiante... Um must.[}]

                                E tu, vens de transportes públicos?

                                Relativamente à notícia, vou lá estar no final de Abril de 2007 para a inauguração da conclusão do Eixo Norte-Sul...[}]
                                Ó Mário Lino, não vás ao médico não...
                                Li numa revista que ma pessoa que vai todos os dias para o trabalho de transportes publicos, ao fim de semana anda de aston martin e comprou agora um carro unico no valor de 2,5 milhões de euros (carro desenvolvido por pininfarina com base ferrari enzo). Ele pelo menos não pensa que é desprestigiante ir de transportes...

                                Comentário


                                  #17
                                  citação:Originalmente colocada por Nightwisher

                                  citação:Originalmente colocada por pmgoliv

                                  citação:Originalmente colocada por zerorpm

                                  Porque é que o pessoal de Sintra não vem de transportes públicos?
                                  Há sempre desculpas para tudo.
                                  Eu já ouvi das mais incríveis. Até pessoas que passaram a vir de carro pois colegas da mesma categoria profissional vinham de carro e não vir podia parecer desprestigiante... Um must.[}]

                                  E tu, vens de transportes públicos?

                                  Relativamente à notícia, vou lá estar no final de Abril de 2007 para a inauguração da conclusão do Eixo Norte-Sul...[}]
                                  Ó Mário Lino, não vás ao médico não...
                                  Li numa revista que ma pessoa que vai todos os dias para o trabalho de transportes publicos, ao fim de semana anda de aston martin e comprou agora um carro unico no valor de 2,5 milhões de euros (carro desenvolvido por pininfarina com base ferrari enzo). Ele pelo menos não pensa que é desprestigiante ir de transportes...
                                  O dono do Ikea anda com um charuto com uma data de anos também... é uma questão de prioridades [}]

                                  Comentário


                                    #18
                                    citação:Originalmente colocada por JDEM

                                    citação:Originalmente colocada por zerorpm

                                    Porque é que o pessoal de Sintra não vem de transportes públicos?
                                    Se calhar não são suficientes, não sei (mesmo)

                                    Eu moro em Carnaxide e vir de transportes para as Amoreiras onde é o meu escritório é inviável, por razões profissionais.
                                    Tens autocarro directo, meu comodista de um raio !!! [}][}]

                                    Comentário


                                      #19
                                      citação:Originalmente colocada por hpventura

                                      citação:Originalmente colocada por JDEM

                                      citação:Originalmente colocada por zerorpm

                                      Porque é que o pessoal de Sintra não vem de transportes públicos?
                                      Se calhar não são suficientes, não sei (mesmo)

                                      Eu moro em Carnaxide e vir de transportes para as Amoreiras onde é o meu escritório é inviável, por razões profissionais.
                                      Tens autocarro directo, meu comodista de um raio !!! [}][}]
                                      do Parque Sta Cruz? Not even in your wildest dreams, seu #%&%@[}]

                                      Para além disso saio muito do escritório durante o dia e como belo "fachisoide" tenho garagem no escritório!:D:D:D

                                      Comentário


                                        #20
                                        citação:Originalmente colocada por zerorpm

                                        Porque é que o pessoal de Sintra não vem de transportes públicos?
                                        Pq Sintra não é só a estação.

                                        A minha namorada mora em Sintra e durante a faculdade fizemos várias contas, e tirando o custo da compra do carro de resto saia mais barato, era mais rápido e mais cómodo. Como? Eu explico.

                                        Onde ela mora só há autocarros. Tinha de apanhar 1 para o estoril. E depois apanhar o comboio no estoril. Sair em Algés ou belém e depois ir de Carris para a Faculdade.

                                        Ou seja era o Passe L123 (não sei se ainda é, foi há 7 anos...) Mais o passe da vimeca ou lá o que é ao pé de casa dela. E mais uma treta qq. Na altura eram 155€ em passes. Isto sendo que ela mora em Sintra a 25km de Faculdade.
                                        Ela andou 6 meses a fazer o percurso de autocarro e comboio. De manha saia da casa antes das 6h para estar na faculdade a ntes das 8h. E a tarde saia da faculdade as 17h e no inverno antes das 20h era raro estar em casa!!

                                        Ou seja eram entre 3 a 5h perdidas por dia em transportes e a pagar 185€...

                                        De carro demora 45m de manha e 45m a tarde Ou seja 1h30. E 25kmx2=50km por dia. x22 = 1100Km por mês. Sendo que tem um carro a diesel. Que digamos gasta 7L/100 (pq sempre apanha transito). São 77Litros. Ou seja nos dias de hoje não chega a 100€ nos á 7 anos ainda era menos... era menos de 1€ por Litro. Ou seja dava entre 65€ a 70€...

                                        E isto ainda não falamos da comodidade de ter o próprio carro e se tiver de ir aqui ou ali ir sem problemas. (do que ter de ir a casa buscar o carro para ir jantar ou sair).

                                        Achas que vale a pena?

                                        Comentário


                                          #21
                                          3h a 5h horas por dia... era no mínimo 66h por mês perdidas... porra! Não se aguenta mesmo

                                          Comentário


                                            #22
                                            Moro em LX e de carro demoro ~25 min a chegar ao meu local de trabalho no Estoril.

                                            Em transportes públicos demoro em média 1:30 para fazer o mesmo percurso.

                                            Comentário


                                              #23
                                              E porque é que, em vez de pedirem o alargamento do IC19 ou mais autoestradas, não pedem o Metro ou um sistema de transportes públicos melhor?

                                              Comentário


                                                #24
                                                [modo mauzinho]

                                                Obras na Grande Lisboa, obras na Grande Lisboa, obras na Grande Lisboa...
                                                Mais estradas naquela área metropolitana, mais obras, mais dinheiro enterrado...
                                                E depois o resto do país não pode ter estradas para os subúrbios que Aqui d'El Rei que deviam ter portagem que eu pago impostos.

                                                [/modo mauzinho]

                                                ;) Fora de tangas: meus amigos, não se queixem tanto e não olhem só para o vosso umbigo...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  citação:Originalmente colocada por zerorpm

                                                  E porque é que, em vez de pedirem o alargamento do IC19 ou mais autoestradas, não pedem o Metro ou um sistema de transportes públicos melhor?
                                                  Zerorpm,

                                                  Porque é que eu ou outro qualquer não pode fornecer um serviço de transportes entre localidades ou pontos escolhidos por mim, mesmo que cumpra as regras?



                                                  (espero que os habituais picanços pessoais permaneçam fora do tópico.)

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    citação:Originalmente colocada por zerorpm

                                                    E porque é que, em vez de pedirem o alargamento do IC19 ou mais autoestradas, não pedem o Metro ou um sistema de transportes públicos melhor?
                                                    Eu peço.

                                                    O metro devia ir até Algés e Até a Amadora, assim como até ao Aeroporto.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Metro a toda a extensão da linha de Sintra é que era.. ;)

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Em inglaterra não temos metro, mas temos comboios que cobrem praticamente todas as aldeias e vilas com uma eficácia espectacular.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Mais do mesmo.. Lisboa a rebentar pelas costuras.. enquanto o interior fica mais deserto.. a solução mais fácil.. rasgar estradas no litoral.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            O problema da linha de Sintra e de Cascais chama-se CP.
                                                            O lobby da CP é enorme e é por isso que qualquer outro meio de transporte publico concorrente é inviabilizado.
                                                            Há muito tempo que se sabe que o Metro não se expandiu e não se expande para estes lados por "pressão" da CP.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X