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Velocidade e atropelamentos

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    Velocidade e atropelamentos

    Como tanta gente de queixa da caça à multa, dos comportamentos dos peões, quem sabe o efeito da velocidade num atropelamento ?

    Consider-se um peão que a 24 metros do carro "salta" para a passadeira. O carro segue a 50 km/h e conseque imobilizar-se sem atingir o peão.



    Se o carro seguisse a 70 km/h a que velocidade atingiria o peão ?

    E qualitativamente quais as probabilidades de sobrevivência do peão ?

    #2
    Hum [8]

    Comentário


      #3
      citação:Originalmente colocada por João Dias

      Hum [8]
      LOL!

      Votei entre 20 e 40, oito meses depois é preciso preseverança.[}]

      Comentário


        #4
        Entre 20 e 40Km/h suponho eu...

        Comentário


          #5
          citação:Originalmente colocada por Raistaparta

          citação:Originalmente colocada por João Dias

          Hum [8]
          LOL!

          Votei entre 20 e 40, oito meses depois é preciso preseverança.[}]
          O Hum tinha a ver com as respostas terem desaparecido.

          Mas já agora Uiiiii [8]

          Como é possível que em 8 meses não se tenha aprendido nada

          Eu diria mais, como é possível que alguém tenha tirado a carta (imaginação minha [8)]) e responda 20-40 [8)]

          Comentário


            #6
            Como é que um peão salta para o meio da estrada sabendo que o carro não tem tempo de parar?? Está à espera de ir para a morgue??

            Comentário


              #7
              Olha, olha... cinemática...

              Admitindo:

              - Que o tempo de reacção do condutor é zero;
              - Que a força exercida pelos travões é constante e máxima em ambas as situações;

              Então:

              O carro atinge o peão em menos de segundo e meio (1,46s) à velocidade de 48km/h... ou seja... como se nem sequer tivesse travado na situação anterior!

              Comentário


                #8
                citação:Originalmente colocada por ClioII

                Olha, olha... cinemática...

                Admitindo:

                - Que o tempo de reacção do condutor é zero;
                - Que a força exercida pelos travões é constante e máxima em ambas as situações;

                Então:

                O carro atinge o peão em menos de segundo e meio (1,46s) à velocidade de 48km/h... ou seja... como se nem sequer tivesse travado na situação anterior!
                Ou será dinâmica ? ;)

                E o tempo de reacção nunca é zero ;)

                Comentário


                  #9
                  citação:Originalmente colocada por João Dias

                  citação:Originalmente colocada por ClioII

                  Olha, olha... cinemática...

                  Admitindo:

                  - Que o tempo de reacção do condutor é zero;
                  - Que a força exercida pelos travões é constante e máxima em ambas as situações;

                  Então:

                  O carro atinge o peão em menos de segundo e meio (1,46s) à velocidade de 48km/h... ou seja... como se nem sequer tivesse travado na situação anterior!
                  Ou será dinâmica ? ;)

                  E o tempo de reacção nunca é zero ;)
                  Dado estar a lidar apenas com movimento de translação, considerei o carro como um ponto material. Posso, portanto, resolver o problema à luz da cinemática pura e simples.

                  Considerando um tempo morto de reacção por parte do condutor de 1 segundo (segundo ouvi dizer, um valor típico, mas aqui o João poderá esclarecer), o carro atinge o peão 1.25s depois a cerca de 60km/h (!)[:0]

                  Comentário


                    #10
                    falta dizeres quanto tempo ele demora a travar dos 50km/h até 0km/h em 23,9m (sim, pq se fosse 24m já tinha passado por cima do homem).

                    depois de dizeres o tempo já dá para fazer os cálculos proporcionais

                    digo isto pq o carro pode mto bem ter tido uma travagem desporporcional, mais brusca ou mais suave. Claro que não nos vais fornecer um gráfico de travagem para ver onde foi mais activa a energia exercida nos travões (se no princípio, meio ou fim). O valor que nos vais fornecer vai nos permitir fazer uma proporcionalidade directa, isto é, vamos partir do pressuposto que o carro trava sempre de forma igual até se imobilizar, com a redução de km/h igual por seg.

                    No fundo o que eu quero saber é, se a metade do trajecto, ele vai a 25Km/h, há quanto tempo está a travar.

                    para mim, só depois deste dado é que te posso dar uma resposta fundamentada e matematicamente provada. ;)

                    Comentário


                      #11
                      Não existem dados suficientes para resolver o problema. De qualquer modo assumindo que a capacidade de travagem do carro é de 8ms-2 (razoável os Porsches conseguem andar mais perto dos 10ms-2) e o tempo de reacção se mantém é possível obter um valor próximo dos 60km/h (rapidamente obti 57km/h)
                      A explicação é simples:
                      Considerando aquela capacidade de travagem, o carro a 50km/h consegue parar em aprox. 12.3 metros, obtém-se o tempo de reacção (24-12.3 a 50km/h (aprox 14m/s)) (0.84 segundos, o que é mau mas razoável para um condutor relaxado)
                      A 70km/h (aprox 19.4m/s) só até o condutor reagir o carro já andou 16.3 metros, o que dá 7,7 metros de travagem. A 8ms-2 e usando v^2=v0^2+2as (v - veloc. final, v0 inicial, a aceleração (-8ms-2) e s o espaço) obtêm-se uma velocidade de aprox. 57km/h após 7.7metros (inicio da travagem até ao obstáculo).
                      A velocidade pode matar de facto!....

                      NOTA: Os meus cálculos foram feitos à pressa e podem conter erros grosseiros, algum interessado que as reveja.

                      Comentário


                        #12
                        citação:Originalmente colocada por Alex

                        Não existem dados suficientes para resolver o problema. De qualquer modo assumindo que a capacidade de travagem do carro é de 8ms-2 (razoável os Porsches conseguem andar mais perto dos 10ms-2) e o tempo de reacção se mantém é possível obter um valor próximo dos 60km/h (rapidamente obti 57km/h)
                        A explicação é simples:
                        Considerando aquela capacidade de travagem, o carro a 50km/h consegue parar em aprox. 12.3 metros, obtém-se o tempo de reacção (24-12.3 a 50km/h (aprox 14m/s)) (0.84 segundos, o que é mau mas razoável para um condutor relaxado)
                        A 70km/h (aprox 19.4m/s) só até o condutor reagir o carro já andou 16.3 metros, o que dá 7,7 metros de travagem. A 8ms-2 e usando v^2=v0^2+2as (v - veloc. final, v0 inicial, a aceleração (-8ms-2) e s o espaço) obtêm-se uma velocidade de aprox. 57km/h após 7.7metros (inicio da travagem até ao obstáculo).
                        A velocidade pode matar de facto!....

                        NOTA: Os meus cálculos foram feitos à pressa e podem conter erros grosseiros, algum interessado que as reveja.
                        Interessante. ;)

                        Mas parece que essas contas contradizem a esmagadora votação dos users deste fórum [8)]

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