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TDI que perde potência...

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    TDI que perde potência...

    Boas, é o seguinte: um colega comprou à pouco tempo um golf tdi, penso que de 110cv, importado com cerca de 100mil km, acontece que o carro de vez em quando perde potência e nem dos 130km/h passa, não acende luz nenhum de aviso.
    Basta desligar e ligar o carro e fica normal.

    O que será? já ouvi falar de EGR?

    desde já agradecido pela ajuda.

    #2
    .......MAF?........

    Comentário


      #3
      Pode ser MAF, como pode ser o turbo a fazer pressão a mais e a centralina mete o motor em modo de segurança!
      Penso eu de que!

      Comentário


        #4
        aposto na MAF;)

        Comentário


          #5
          com sorte é so maf, com azar ja tem 100mil em cada eixo.

          Comentário


            #6
            tambem vou para a maf

            Comentário


              #7
              tenho um bora tdi de 115cv e aconteçeu-me o msm, era o medidor de massa de ar!

              Comentário


                #8
                citação:Originalmente colocada por Karbono

                .......MAF?........
                Pensei nisso mas desligando o carro e ligando fica "bom"

                Comentário


                  #9
                  citação:Originalmente colocada por dysplay21

                  com sorte é so maf, com azar ja tem 100mil em cada eixo.
                  Nem vamos por aí, senão o rapaz ainda se chateia outra vez comigo

                  Comentário


                    #10
                    citação:Originalmente colocada por bricardo

                    citação:Originalmente colocada por dysplay21

                    com sorte é so maf, com azar ja tem 100mil em cada eixo.
                    Nem vamos por aí, senão o rapaz ainda se chateia outra vez comigo
                    :D

                    só compra quem quer... ele tá sujeito ;)

                    Comentário


                      #11
                      Pode ser o turbo com carvão a mais e entra em safe mode... A geometria presa..

                      Comentário


                        #12
                        citação:Originalmente colocada por bricardo

                        citação:Originalmente colocada por dysplay21

                        com sorte é so maf, com azar ja tem 100mil em cada eixo.
                        Nem vamos por aí, senão o rapaz ainda se chateia outra vez comigo
                        n desejo isso a ninguem, com sorte é so mesmo maf.

                        Comentário


                          #13
                          por acaso ando agora com esse problema.. tenho quase a certeza do q é, mas como nao é grave vou auscultando opinioes..

                          tenho um topico sobre o assunto no CGP, q vou por aqui:
                          http://clubegolfpt.com/forum/viewtop...413&highlight=


                          $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

                          Bem.... ja ha um mes o meu irmao se queixou q andando em AE a 140kmh estaveis, o carro começava a ter dificuldade em manter a velocidade e pasado um bocado cortava mesmo a potencia quase toda...

                          Ontem ia para o porto, tb com o CC a 140kmh, e comecei a notar q em algumas subidas ja n mantia tao facilmente, e a certa altura desligou memso quase tudo...

                          desengatei, desliguei a chave voltei a ligar, e voltou ao normal...


                          Da outra vez, liguei o Vcom e apareceu.me um erro do genero "failure to regulate boost" ou algo do genero

                          desta vez ainda na fui ao carro ver, mas desconfio q seja o mesmo.

                          Para mais, noto q se a valvula/rele/pwm ou whatever q controla o turbo, qdo tenho a chave na posiçao 2 esta sempre a clicar.. depois ponho video.


                          Assim sendo.. q vos parece? sera a cena q controla o turbo, o sensor de pressao, ou o turbo?

                          o motor é o AGR, tdi de 90cv, com geo fixa.

                          Nao é carro de menina e uso alegremente as rotaçoes todas das 1000 as 4000.

                          Sugestooes e preços, para a cena q controla o turbo e para o sensor de pressao MAP

                          $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$
                          vamos a votos.. é a ceninha q controla o turbo?


                          citação:VAG-COM Version: Release 311.2-N

                          Control Module Part Number: 038 906 018 BL
                          Component and/or Version: 1,9l R4 EDC G500SG 2114
                          Software Coding: 00002
                          Work Shop Code: WSC 01316
                          1 Fault Found:

                          17958 - Charge Pressure: Control Deviation
                          P1550 - 35-00 - -



                          a cena q clicava ha uns tempos era esta... mas estranhaentee agora esta sugadinha...

                          vou ver se n émto cara, e troco

                          Comentário


                            #14
                            Se isso acontece de vez em quando é a valvula que regula a pressão do turbo,também já me aconteceu o mesmo,se acontecer sempre é o medidor de massa de ar.
                            cumps

                            Comentário


                              #15
                              citação:Originalmente colocada por mario_renato

                              por acaso ando agora com esse problema.. tenho quase a certeza do q é, mas como nao é grave vou auscultando opinioes..

                              tenho um topico sobre o assunto no CGP, q vou por aqui:
                              http://clubegolfpt.com/forum/viewtop...413&highlight=


                              $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

                              Bem.... ja ha um mes o meu irmao se queixou q andando em AE a 140kmh estaveis, o carro começava a ter dificuldade em manter a velocidade e pasado um bocado cortava mesmo a potencia quase toda...

                              Ontem ia para o porto, tb com o CC a 140kmh, e comecei a notar q em algumas subidas ja n mantia tao facilmente, e a certa altura desligou memso quase tudo...

                              desengatei, desliguei a chave voltei a ligar, e voltou ao normal...


                              Da outra vez, liguei o Vcom e apareceu.me um erro do genero "failure to regulate boost" ou algo do genero

                              desta vez ainda na fui ao carro ver, mas desconfio q seja o mesmo.

                              Para mais, noto q se a valvula/rele/pwm ou whatever q controla o turbo, qdo tenho a chave na posiçao 2 esta sempre a clicar.. depois ponho video.


                              Assim sendo.. q vos parece? sera a cena q controla o turbo, o sensor de pressao, ou o turbo?

                              o motor é o AGR, tdi de 90cv, com geo fixa.

                              Nao é carro de menina e uso alegremente as rotaçoes todas das 1000 as 4000.

                              Sugestooes e preços, para a cena q controla o turbo e para o sensor de pressao MAP

                              $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$
                              vamos a votos.. é a ceninha q controla o turbo?


                              citação:VAG-COM Version: Release 311.2-N

                              Control Module Part Number: 038 906 018 BL
                              Component and/or Version: 1,9l R4 EDC G500SG 2114
                              Software Coding: 00002
                              Work Shop Code: WSC 01316
                              1 Fault Found:

                              17958 - Charge Pressure: Control Deviation
                              P1550 - 35-00 - -



                              a cena q clicava ha uns tempos era esta... mas estranhaentee agora esta sugadinha...

                              vou ver se n émto cara, e troco
                              Essa valvula é o que controla a pressão do turbo,quando não tá em condições bloqueia e o carro não desenvolve.A do minha passat 90cv também anda a fazer "clic",o mecãnico onde vou, disse-me que o "clic" não significa problema,quando o faz a valvula está em autolimpeza depois para,mas se anda a bloquear o mais certo é já não tar nos melhores dias.
                              Quando mudei a minha e se não me falha a memória ficou por 70€,valvula da bosh,não sei se há outras marcas,e já com mão-de-obra e teste no vag.com.
                              cumps
                              Editado pela última vez por martins.art; 13 August 2007, 20:36.

                              Comentário


                                #16
                                E essa válvula é muito cara?

                                Comentário


                                  #17
                                  Essa coisa de o carro perder potencia e desligando e voltando a ligar voltar ao mesmo tb me aconteceu uma vez com o tdi 110. Na altura teve que levar a valvula de pressão do turbo. Na altura paguei na seat cerca de 12 contos já com mão de obra na seat. Mas já foi em 2000.
                                  Cumprimentos

                                  Comentário


                                    #18
                                    Deve ser a válvula N75 avariada ou alguma das tubagens de 3mm que ligam lá com fuga.

                                    Não é o medidor de massa de ar. Lá por estes serem problemáticos, não significa que qualquer sintoma de perda de potencia seja da MAF.

                                    Uma N75 anda á volta dos 40€, fora da marca.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Ora vamos lá...já me aconteceu precisamente o mesmo num Tdi, tb motor AGR...e era mesmo a válvula N75.
                                      Em AE, se tentasse forçar o andamento, aos 140km/h fechava a loja..notava-se mesmo o motor a perder rendimento...a subida da A1, sentido Sul-Norte, na Serra de aire, que costumava fazer sempre a 140km/h até ao cimo, não passava dos 100km, e já era um bom a essa velocidade...

                                      Tubos bem investigados, um em mau estado, foi trocado. Mesmo assim mantinha o mesmo sintoma...sempre que puxava pelo motor, em que o turbo tivesse de ir à pressão máxima....puffff...

                                      Resolução: N75 nova...preço: cerca de 25€..onde: na Ford, pedindo essa peça como sendo para uma Galaxy TDi 90cv... e não é que o bixo ficou novo outra vez?;)

                                      Comentário


                                        #20
                                        medidor da massa de ar. tao problematico nesse motor, o 110. nos outros se calhar nem tanto. mas tanto qto sei e mais provavel no de 110 cv...

                                        Comentário


                                          #21
                                          nao terás um parafuso de baixo do acelerador ?lol

                                          Comentário


                                            #22
                                            MAF, quase de certeza!Na máquina da VAG detectam isso!Cumps!

                                            Comentário


                                              #23
                                              a minha audi a4 tem o mesmo problema, isso nao MAF... é a N75 como ja te referiram, qd desligas e voltas a ligar isso faz um reset e deixa de estar em safe mode.. tem haver com o turbo essa valvula controla a pressao do turbo... estando lixada faz isso mesmo que referis te... qt ao preço nao sei pk tb ainda n substitui a minha.. deopis avisa qt custou.. abraços

                                              Comentário


                                                #24
                                                Muito obrigado a todos, o meu colega vai ver isso, vou-lhe dizer então para mandar vir para a galaxy.

                                                Depois posto por aqui o resultado.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  citação:Originalmente colocada por bricardo

                                                  Muito obrigado a todos, o meu colega vai ver isso, vou-lhe dizer então para mandar vir para a galaxy.

                                                  Depois posto por aqui o resultado.
                                                  Ele que não gaste os €€ na N75 sem ter a certeza absoluta.

                                                  Ou tem a geometria presa fisicamente, ou tem a N75 a dar as últimas, mas não sabendo ao certo qual é o problema, não deveria arriscar.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    citação:Originalmente colocada por BrunoD

                                                    citação:Originalmente colocada por bricardo

                                                    Muito obrigado a todos, o meu colega vai ver isso, vou-lhe dizer então para mandar vir para a galaxy.

                                                    Depois posto por aqui o resultado.
                                                    Ele que não gaste os €€ na N75 sem ter a certeza absoluta.

                                                    Ou tem a geometria presa fisicamente, ou tem a N75 a dar as últimas, mas não sabendo ao certo qual é o problema, não deveria arriscar.
                                                    Mas para estar a geometria presa não estaria sempre mal? e não só de vez em quando?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      citação:Originalmente colocada por martins.art

                                                      citação:Originalmente colocada por mario_renato

                                                      por acaso ando agora com esse problema.. tenho quase a certeza do q é, mas como nao é grave vou auscultando opinioes..

                                                      tenho um topico sobre o assunto no CGP, q vou por aqui:
                                                      http://clubegolfpt.com/forum/viewtop...413&highlight=


                                                      $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

                                                      Bem.... ja ha um mes o meu irmao se queixou q andando em AE a 140kmh estaveis, o carro começava a ter dificuldade em manter a velocidade e pasado um bocado cortava mesmo a potencia quase toda...

                                                      Ontem ia para o porto, tb com o CC a 140kmh, e comecei a notar q em algumas subidas ja n mantia tao facilmente, e a certa altura desligou memso quase tudo...

                                                      desengatei, desliguei a chave voltei a ligar, e voltou ao normal...


                                                      Da outra vez, liguei o Vcom e apareceu.me um erro do genero "failure to regulate boost" ou algo do genero

                                                      desta vez ainda na fui ao carro ver, mas desconfio q seja o mesmo.

                                                      Para mais, noto q se a valvula/rele/pwm ou whatever q controla o turbo, qdo tenho a chave na posiçao 2 esta sempre a clicar.. depois ponho video.


                                                      Assim sendo.. q vos parece? sera a cena q controla o turbo, o sensor de pressao, ou o turbo?

                                                      o motor é o AGR, tdi de 90cv, com geo fixa.

                                                      Nao é carro de menina e uso alegremente as rotaçoes todas das 1000 as 4000.

                                                      Sugestooes e preços, para a cena q controla o turbo e para o sensor de pressao MAP

                                                      $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$
                                                      vamos a votos.. é a ceninha q controla o turbo?


                                                      citação:VAG-COM Version: Release 311.2-N

                                                      Control Module Part Number: 038 906 018 BL
                                                      Component and/or Version: 1,9l R4 EDC G500SG 2114
                                                      Software Coding: 00002
                                                      Work Shop Code: WSC 01316
                                                      1 Fault Found:

                                                      17958 - Charge Pressure: Control Deviation
                                                      P1550 - 35-00 - -
                                                      a cena q clicava ha uns tempos era esta... mas estranhaentee agora esta sugadinha...

                                                      vou ver se n émto cara, e troco
                                                      Essa valvula é o que controla a pressão do turbo,quando não tá em condições bloqueia e o carro não desenvolve.A do minha passat 90cv também anda a fazer "clic",o mecãnico onde vou, disse-me que o "clic" não significa problema,quando o faz a valvula está em autolimpeza depois para,mas se anda a bloquear o mais certo é já não tar nos melhores dias.
                                                      Quando mudei a minha e se não me falha a memória ficou por 70€,valvula da bosh,não sei se há outras marcas,e já com mão-de-obra e teste no vag.com.
                                                      cumps

                                                      cumps
                                                      Boas também possuo um tdi 90cv, motor AGR, um ibiza do ano 2000, e sim, quando dou a chave antes de ele estar ligado também faz uns cliques repetidos. Sinceramente pensei ser completamente normal, desde que o tenho que faz isso.
                                                      Quanto à perda de potência, bom, o meu não se tem queixado muito... Anda bastante bem! Será que ainda posso vir a ter chatisses?

                                                      BTW, o vosso carro, antes desses 140km/h tem andamento normal em termos de aceleraçoes e força?
                                                      Editado pela última vez por SilverArrow; 14 August 2007, 21:19.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        citação:Originalmente colocada por bricardo

                                                        citação:Originalmente colocada por BrunoD

                                                        citação:Originalmente colocada por bricardo

                                                        Muito obrigado a todos, o meu colega vai ver isso, vou-lhe dizer então para mandar vir para a galaxy.

                                                        Depois posto por aqui o resultado.
                                                        Ele que não gaste os €€ na N75 sem ter a certeza absoluta.

                                                        Ou tem a geometria presa fisicamente, ou tem a N75 a dar as últimas, mas não sabendo ao certo qual é o problema, não deveria arriscar.
                                                        Mas para estar a geometria presa não estaria sempre mal? e não só de vez em quando?
                                                        Não. O do meu pai, TDI 110 ja teve esse problema e andava normalmente, excepto quando se puxava mais por ele em que entrava em safe mode.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          citação:Originalmente colocada por Lenine

                                                          citação:Originalmente colocada por bricardo

                                                          citação:Originalmente colocada por BrunoD

                                                          citação:Originalmente colocada por bricardo

                                                          Muito obrigado a todos, o meu colega vai ver isso, vou-lhe dizer então para mandar vir para a galaxy.

                                                          Depois posto por aqui o resultado.
                                                          Ele que não gaste os €€ na N75 sem ter a certeza absoluta.

                                                          Ou tem a geometria presa fisicamente, ou tem a N75 a dar as últimas, mas não sabendo ao certo qual é o problema, não deveria arriscar.
                                                          Mas para estar a geometria presa não estaria sempre mal? e não só de vez em quando?
                                                          Não. O do meu pai, TDI 110 ja teve esse problema e andava normalmente, excepto quando se puxava mais por ele em que entrava em safe mode.
                                                          Mas ele puxa por ele e não acontece nada, sem ser quando lhe dá na telha. não é sempre que puxa

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Sendo assim nao te posso ajudar... O do meu pai so acontecia raramente de principio, e antes de o arranjar mais frequentemente mas nao sempre.. Mas sempre que acontecia era quando se andava a puxar pelo bicho..

                                                            Comentário

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