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E juizo ? Há ?

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    E juizo ? Há ?

    Isto conta-se em 2 penadas.

    Fui de LX ao Porto no sábado e voltei para "baixo" no Domingo, ao fim da tarde.
    Escusado será dizer que fiz a "viagem" de moto.

    Na direcção LX->Porto (sábado):
    A1 até Pombal, seguindo depois a N1/IC2 até ao Porto.
    Inacreditável a quantidade de automóveis a circular numa A1 encharcada (com o consequente "spray" no ar) COM OS FARÓIS DESLIGADOS.
    Se já é complicado ver alguma coisa com aquele "nevoeiro artificial", imaginem tentar ver alguém sem luzes !

    Na direcção Porto->LX (domingo, fim de tarde/noite):
    Sempre pela A1, com chuva desde o Porto até Santarém (por vezes bem forte).
    A velocidade de "cruzeiro" na Hayabusa foi de 120/140, evitando dessa forma os efeitos dos ventos laterais e mantendo o capacete limpo e desembaciado.
    Mesmo a essa velocidade (que já é bastante alta para as condições em que a estrada estava), fui ultrapassado inúmeras vezes por variadas viaturas, muitas delas completamente carregadas, a velocidades que me faziam parecer quase "parado" ! Isto sem falar nos que circulavam a meia-dúzia de metros da viatura precedente, a velocidades bem elevadas e completamente "cegos" pelo spray !
    A determinada altura fui ultrapassado por um monovolume carregadinho (que me pareceu um VW), indo eu a cerca de 140... decidi "acompanhar" o dito para tentar entender a velocidade do mesmo... e cheguei aos 190...

    Não. A velocidade não mata. A INCONSCIÊNCIA mata.

    Por outro lado ... autoridade nem vê-la.
    Para "cima": 1 brigada parada na A1 em Pombal.
    Para "baixo": 1 brigada a "orientar" o transito junto à saída para Torres Novas.
    De resto... nada, niente, nil.
    Prevenção, portanto. Right.

    Tenham cuidado E JUIZO na estrada, sim ?

    "V"


    #2
    citação:Originalmente colocada por Japh

    Isto conta-se em 2 penadas.

    Fui de LX ao Porto no sábado e voltei para "baixo" no Domingo, ao fim da tarde.
    Escusado será dizer que fiz a "viagem" de moto.

    Na direcção LX->Porto (sábado):
    A1 até Pombal, seguindo depois a N1/IC2 até ao Porto.
    Inacreditável a quantidade de automóveis a circular numa A1 encharcada (com o consequente "spray" no ar) COM OS FARÓIS DESLIGADOS.
    Se já é complicado ver alguma coisa com aquele "nevoeiro artificial", imaginem tentar ver alguém sem luzes !

    Na direcção Porto->LX (domingo, fim de tarde/noite):
    Sempre pela A1, com chuva desde o Porto até Santarém (por vezes bem forte).
    A velocidade de "cruzeiro" na Hayabusa foi de 120/140, evitando dessa forma os efeitos dos ventos laterais e mantendo o capacete limpo e desembaciado.
    Mesmo a essa velocidade (que já é bastante alta para as condições em que a estrada estava), fui ultrapassado inúmeras vezes por variadas viaturas, muitas delas completamente carregadas, a velocidades que me faziam parecer quase "parado" ! Isto sem falar nos que circulavam a meia-dúzia de metros da viatura precedente, a velocidades bem elevadas e completamente "cegos" pelo spray !
    A determinada altura fui ultrapassado por um monovolume carregadinho (que me pareceu um VW), indo eu a cerca de 140... decidi "acompanhar" o dito para tentar entender a velocidade do mesmo... e cheguei aos 190...
    Não. A velocidade não mata. A INCONSCIÊNCIA mata.

    Por outro lado ... autoridade nem vê-la.
    Para "cima": 1 brigada parada na A1 em Pombal.
    Para "baixo": 1 brigada a "orientar" o transito junto à saída para Torres Novas.
    De resto... nada, niente, nil.
    Prevenção, portanto. Right.

    Tenham cuidado E JUIZO na estrada, sim ?

    "V"

    Desculpa, mas aí também não tiveste bem.

    Saudações e boas conduções a todos ;)

    Comentário


      #3
      Pois... se existisse o Kit consciência como opção na compra do carro talvez as coisas nas estradas fossem diferentes. Assim há quem não tenha consciência e vá guiando ao sabor do peso do pé direito....

      Comentário


        #4
        citação:Originalmente colocada por michaelvasconcelos
        (...)

        Desculpa, mas aí também não tiveste bem.

        Saudações e boas conduções a todos ;)
        Se o fiz foi porque tive "condições" para o fazer sem correr riscos e fi-lo por alguns segundos (dos 140 aos 190 na moto são alguns segundos -poucos- de aceleração) e sem nunca dar a entender ao condutor do monovolume que o estaria a tentar acompanhar (mantive umas dezenas de metros de distancia do mesmo).
        Como não sou doido e o meu objectivo não era terminar a viagem estampado em qq lado, mal entendi a velocidade do monovolume (motivo pelo qual acelerei momentaneamente para esses valores), reduzi imediatamente para a minha "velocidade de cruzeiro".

        "V"

        Comentário


          #5
          E a tendência será para se vêr cada vez menos polícia nas AE's.

          Video-vigilância... [xx(] Pena que eu não acredite muito na eficácia disto.

          Quanto às velocidades praticadas, ainda me lembro quando este novo código da estrada entrou em vigor...

          E nem os preços dos combustíveis parece conseguir demover o pessoal...

          Comentário


            #6
            Eu tenho muito juizo............................................. .........................não faço é uso dele.

            Comentário


              #7
              citação:Originalmente colocada por Japh
              Por outro lado ... autoridade nem vê-la.
              Para "cima": 1 brigada parada na A1 em Pombal.
              Para "baixo": 1 brigada a "orientar" o transito junto à saída para Torres Novas.
              De resto... nada, niente, nil.
              Prevenção, portanto. Right.
              Boas
              Mas muitos juram a pés juntos e insistem que existe caça à multa especialmente nas autoestradas com grandes bombas.
              É verdade sim que andam algumas viaturas por lá, não chegam é nem de longe, muito longe para as encomendas.

              Já agora dou-te os parabéns, eu com este tempo desligo o borne da bateria da mota e esta fica a hibernar até melhores dias, fazer viagens destas assim é de homem e...
              ... quando o tempo fica assim de mota andasse com muito juizinho e cabeça, o pessoal dos carros já não faz o mesmo e depois são os resultados que se vêm

              Abraço

              Comentário


                #8
                citação:
                ''numa A1 encharcada (com o consequente "spray" no ar)''
                ''A velocidade de "cruzeiro" na Hayabusa foi de 120/140''
                ''A determinada altura fui ultrapassado por um monovolume carregadinho (que me pareceu um VW), indo eu a cerca de 140... decidi "acompanhar" o dito para tentar entender a velocidade do mesmo... e cheguei aos 190...''
                ''Não. A velocidade não mata. A INCONSCIÊNCIA mata.''

                Bem dito, mas começa por aplicar isso a ti, antes de chamar a atenção dos demais!
                Se tu numa estrada 'encharcada' em 2 rodas circulas a 120/140kmh, admira-te que um veículo de 4 rodas circule a mais?! :D

                Ir aos 190kmh para seguir um veículo?! [8]

                O limite de velocidade em AE é de 120kmh, se as condições estão adversas, tem 'obrigatoriamente' que ser mais reduzido, para TI e para os OUTROS!

                Já reparaste que todas as pessoas se queixam dos 'OUTROS'?!?!

                Ao invés de te queixares dos outros e circulares a 120/140kmh com as condições climatéricas adversas, o melhor é circulares a 100/80kmh o que for mais adequado na ocasião (dentro dos limites) e esperar que os outros também o façam!
                Se todos o fizerem, as chances de chatices, são menores!

                Agora, com chuva ires a 120/140kmh e estares a criticar quem vai a mais... enfim, lembra-me a história do roto que pergunta ao nú: que vestes tu?

                Comentário


                  #9
                  citação:Originalmente colocada por Elios

                  citação:Originalmente colocada por Japh
                  Por outro lado ... autoridade nem vê-la.
                  Para "cima": 1 brigada parada na A1 em Pombal.
                  Para "baixo": 1 brigada a "orientar" o transito junto à saída para Torres Novas.
                  De resto... nada, niente, nil.
                  Prevenção, portanto. Right.
                  Boas
                  Mas muitos juram a pés juntos e insistem que existe caça à multa especialmente nas autoestradas com grandes bombas.
                  É verdade sim que andam algumas viaturas por lá, não chegam é nem de longe, muito longe para as encomendas.
                  O problema aqui é a INEXISTÊNCIA da "presença intimidante" de uma meia dúzia de patrulhas devidamente identificadas a circular nas A.E. nestas alturas.
                  O "tuga médio", quando vê uma patrulha da BT na A.E., tira imediatamente o pézinho (ou a mãozinha) do acelerador.
                  Dias como o de ontem -final de FDS prolongado- era um dia "clássico" para o "voltar a casa". Se a isso se somarem as "pressas", o estado do tempo, o estado das estradas e -acima de tudo- à "falta de prática" gritante de muita gente (que só usa normalmente o carro para ir trabalhar) em conduzir com as ditas condições e viaturas completamente carregadas... era dia "convidativo" à existência de acidentes e incidentes.
                  Que dia "melhor" para a BT estar "em força" na estrada a mostrar-se ?

                  É que assim sempre poderiam pelo menos PREVENIR. E se a sua acção prevenisse UM acidente que fosse já seria útil.

                  Mas não. É preferivel fotografar o pessoal nas A.E. a 160kms/h em pleno verão, com bom piso e boa visibilidade.

                  citação:Originalmente colocada por Elios
                  Já agora dou-te os parabéns, eu com este tempo desligo o borne da bateria da mota e esta fica a hibernar até melhores dias, fazer viagens destas assim é de homem e...
                  ... quando o tempo fica assim de mota andasse com muito juizinho e cabeça, o pessoal dos carros já não faz o mesmo e depois são os resultados que se vêm

                  Abraço
                  Andar de moto com "este tempo" acaba por ser menos perigoso do que parece
                  O cuidado extra que qualquer pessoa com 2 palmos de testa (your mileage may very) tem ao circular de moto com estas condições fazem com que o acidente seja ainda menos provável

                  A chuva/frio ... com o equipamento certo, chego mais quente e seco a casa do que muitos dos que vão de carro ;)

                  Não fossem alguns condutores que fizeram algumas manobras que me causaram alguns arrepios (circular a 3/4m da minha roda traseira a 140kms/h à chuva DÁ arrepios...), tinha sido uma viagem calmissima

                  "V"

                  Comentário


                    #10
                    citação:Originalmente colocada por Ricardo_Santos

                    citação:
                    ''numa A1 encharcada (com o consequente "spray" no ar)''
                    ''A velocidade de "cruzeiro" na Hayabusa foi de 120/140''
                    ''A determinada altura fui ultrapassado por um monovolume carregadinho (que me pareceu um VW), indo eu a cerca de 140... decidi "acompanhar" o dito para tentar entender a velocidade do mesmo... e cheguei aos 190...''
                    ''Não. A velocidade não mata. A INCONSCIÊNCIA mata.''

                    Bem dito, mas começa por aplicar isso a ti, antes de chamar a atenção dos demais!
                    Se tu numa estrada 'encharcada' em 2 rodas circulas a 120/140kmh, admira-te que um veículo de 4 rodas circule a mais?! :D

                    Ir aos 190kmh para seguir um veículo?! [8]

                    O limite de velocidade em AE é de 120kmh, se as condições estão adversas, tem 'obrigatoriamente' que ser mais reduzido, para TI e para os OUTROS!

                    Já reparaste que todas as pessoas se queixam dos 'OUTROS'?!?!

                    Ao invés de te queixares dos outros e circulares a 120/140kmh com as condições climatéricas adversas, o melhor é circulares a 100/80kmh o que for mais adequado na ocasião (dentro dos limites) e esperar que os outros também o façam!
                    Se todos o fizerem, as chances de chatices, são menores!

                    Agora, com chuva ires a 120/140kmh e estares a criticar quem vai a mais... enfim, lembra-me a história do roto que pergunta ao nú: que vestes tu?
                    First things first: Conduz moto ? Habitualmente ? Conduz moto à chuva ? Habitualmente ?

                    É que as suas "observações" são normalmente postas por quem não o faz.
                    Para sua informação:

                    - O "efeito giroscópico" das rodas da moto (que afinal é o que a mantém equilibrada) é tanto maior quanto a velocidade a que as mesmas giram. Dito isto, é fácil compreender que os ventos laterais são melhor "combatidos" aumentando a velocidade do que a diminuindo.

                    - Uma moto "completamente carenada" é uma "vela" autêntica quando sujeita a ventos laterais. Convém manter uma velocidade que permita ao condutor manter a moto "a direito" (ou seja em linha recta e não aos zig-zags), mesmo na presença de vento forte ou inconstante (que é "normal" na A1)

                    - A probabilidade de uma moto entrar em "aquaplanning" é MUITO inferior à que sofre um automóvel. Sim, fico "admirado" por ver automóveis a passar por mim a velocidades na casa dos 180+ numa estrada encharcada, com grandes probabilidades de aquaplanning, enquanto eu vou a 120/140 [u]porque é a velocidade a que me sinto seguro tendo em conta todas as condicionantes</u>

                    - Até aos 80/100kms/h, a viseira do capacete embacia (internamente, por falta de ventilação) e não "drena" a agua que se acumula no exterior (nao temos "limpa-para-brisas" ...).

                    - Se eu, a 120/140, tinha problemas com automobilistas que literalmente se ENCOSTAVAM à minha roda traseira, se fosse a 80/100 o risco de sofrer um acidente porque alguém ainda "erraria o cálculo" aumentava exponencialmente.
                    Tente andar a 80 numa A.E. em que a velocidade "média" do transito ronda os 150 ... agora faça-o à chuva e com pouca visibilidade ... [u]agora faça-o de moto</u>.

                    Caro Ricardo_Santos, se não sabe o que é andar de moto à chuva, não comente.

                    Para responder ao "190 para seguir um veículo", já o disse mas repito-o: fi-lo por segundos, numa recta, em zona de piso auto-drenante e de forma a não me por nem a mim nem a mais ninguém em risco. Se estive 10s acima dos 140 foi muito. Como já o disse, não tenho instintos suicidas...o mesmo já não posso dizer do monovolume, que continuou à mesma velocidade até o ter perdido de vista ... e de tantos outros que passaram à mesma (ou mais) velocidade ...

                    "V"

                    Comentário


                      #11
                      Japh se não sabes o que é conduzir um monovolume à chuva então não comentes ;) São sempre os outros que estão mal, esse é que é o problema das nossas estradas...

                      Comentário


                        #12
                        citação:Originalmente colocada por Japh

                        Não fossem alguns condutores que fizeram algumas manobras que me causaram alguns arrepios (circular a 3/4m da minha roda traseira a 140kms/h à chuva DÁ arrepios...), tinha sido uma viagem calmissima

                        "V"
                        Não deve dar mais do que ires a 140kms/h no teu carro e veres uma mota a circular a 3/4metros do teu óculo traseiro ;)

                        Já vi vários acidentados de mota nessas condições... espera, também já tive uma mota a espetar-se contra a minha carrinha nessas condições!!!!! [8][8]


                        O cuidado tem de ser tanto por parte de quem anda de carro como de quem anda de mota ;)

                        Comentário


                          #13
                          citação:Originalmente colocada por eduardomaio

                          Japh se não sabes o que é conduzir um monovolume à chuva então não comentes ;) São sempre os outros que estão mal, esse é que é o problema das nossas estradas...
                          Monovolume confesso que nunca conduzi... mas desde os idos de 1988 até 2002 (quando comecei a andar diáriamente de moto), fiz várias centenas de milhar de kms ao volante de MUITA coisa desde Minis até uma Nissan Cabstar ... passando por VWs, Toyotas, BMWs, Fiat, PUG, etc.
                          Suponho que um monovolume respeita as leis da física da mesma forma que qualquer outra viatura.
                          Sei bem o que é conduzir automóveis à chuva, com nevoeiro, com neve, com gelo ... portanto não estou a falar "de cor".

                          Eu nunca disse que era melhor que os outros. Cometo erros como toda a gente comete, claro !
                          O "problema" aqui é que a "soma de factores" (principalmente no Domingo) que potenciam a probabilidade de acidentes era "explosiva" ... e francamente fez-me impressão ver a quantidade de pessoas que se punham a si e aos outros em risco conduzindo como se de um dia de verão se tratasse ...

                          "V"

                          Comentário


                            #14
                            O problema passa pelas pessoas que fazem uma viagem num traçado uma vez por outra e depois tiram conclusões falaciosas.
                            Se me fosse a reger pela minha última viagem entre Porto e Lisboa diria que a BT estava a actuar quase perfeitamente.
                            Passei por 3 patrulhas identificadas, mais uma "disfarçada".
                            Passei por uma operação que já é mais que habitual num certo ponto da A1 e que mesmo assim continua a apanhar muita gente. Que o Digam os donos do M3, 120d e CLS63 AMG.:D:D

                            Mas como faço esta viagem umas 4 ou 5 vezes por mês sei que "há dias" e depois "há dias". Portanto nem acho que a BT esteja mal, embora também não esteja bem.

                            Quanto aos inconscientes.... Enfim. Eles estão em todo o lado.

                            Comentário


                              #15
                              O que mais me impressiona quando ando na autoestrada é a velocidade com que alguns individuos andam (cerca de 200 kmh ou mais!!) pois para quem anda a cerca de 120 a 140 kmh no máximo a diferença para estes animais é brutal, ou seja, antes de ultrapassar não vem ninguém atrás, passado segundos parece que vem um míssel em direcção a mim e de máximos ligados e o melhor mesmo é desviar-me porque não estou interessado em ir para o hospital na melhor das hipóteses!!

                              Ps: estou a falar de carros, não de motos.

                              Comentário


                                #16
                                Caro Janus, o que estranhei foi que num domingo no final de um fds prolongado, com condições atmosféricas muito adversas para a condução (no meu caso chamo-lhe "motosurf"), não ser um dos "dias".

                                Daí eu "concluir" que a BT simplesmente NÃO faz prevenção... a não ser que as TVs lá estejam, claro ...

                                "V"

                                Comentário


                                  #17
                                  Eles não podem estar em todo o lado...

                                  O melhor que podem fazer é não dar a entender aos condutores, onde vão estar em determinados dias.

                                  Houve alturas em já passamos dos 120 em AE e nunca fomos apanhados... Outras em que, se calhar, até fomos.

                                  O futuro passa pela colocação de radares. Acho que esse fantasma do radar, associado ao combate à alcoolemia em excesso tem sido fundamental para diminuir a taxa de sinistralidade nas nossas estradas.
                                  A BT tem apresentado resultados nessa área, e isto é como no futebol; eu nem gosto muito do Jesualdo, mas enquanto ele puser a equipa a ganhar, não tenho nada a dizer...:-)

                                  Comentário


                                    #18
                                    Não, não conduzo moto, mas pelos conhecimentos que tenho posso 'afiançar' algumas coisas para contrapor o que foi dito!

                                    citação:
                                    - O "efeito giroscópico" das rodas da moto (que afinal é o que a mantém equilibrada) é tanto maior quanto a velocidade a que as mesmas giram. Dito isto, é fácil compreender que os ventos laterais são melhor "combatidos" aumentando a velocidade do que a diminuindo.
                                    Sendo, o limite máximo de 120kmh está errado para as motos, já que elas necessitam de andar a mais para compensar os ventos laterais?!
                                    O que disse não é errado, mas também não é certo, isto porque tenha em atenção que é mais perigoso conduzir a 140kmh que a 80kmh, com chuva uma travagem de emergência a 140kmh e a 80kmh são coisas diferentes! Portanto se a preocupação é a segurança, está a tirar de um lado para 'por' no outro. E se alguém fixou o limite de 120kmh para motos, não foi 'por acaso'.



                                    citação:
                                    - A probabilidade de uma moto entrar em "aquaplanning" é MUITO inferior à que sofre um automóvel. Sim, fico "admirado" por ver automóveis a passar por mim a velocidades na casa dos 180+ numa estrada encharcada, com grandes probabilidades de aquaplanning, enquanto eu vou a 120/140 porque é a velocidade a que me sinto seguro tendo em conta todas as condicionantes
                                    Será? O que faz a ligação entre o carro/moto e a estrada são os pneus, ora tendo o carro 4 e geralmente de largura superior ao das motos, observa-se que a superfície de contacto e de ligação entre veículo e estrada é superior nos carros, o que em principio os deveria tornar mais seguros! Pode-se constatar também, como termo comparativo que o tempo de F1 em piso molhado é inferior ao de uma MotoGP, o números de quedas/acidentes também julgo ser menor na F1. Mas aqui estamos a falar de situação limite claro.
                                    Se você se sente seguro a 120/140 como pode 'argumentar' que os condutores dos carros não se sintam seguros a 180?
                                    Eu sempre ouvi dizer que com o aumento de velocidade os níveis de segurança decrescem mas assim vejo que é ao contrário... não tarda andamos todos à velocidade que queremos porque é como nos sentimos seguros!
                                    Como disse anteriormente, o limite é 120kmh (para motos e carros) e em caso de mau tempo sempre ouvi a GNR recomendar velocidade MODERADA.


                                    citação:
                                    Se eu, a 120/140, tinha problemas com automobilistas que literalmente se ENCOSTAVAM à minha roda traseira, se fosse a 80/100 o risco de sofrer um acidente porque alguém ainda "erraria o cálculo" aumentava exponencialmente.
                                    Tente andar a 80 numa A.E. em que a velocidade "média" do transito ronda os 150 ... agora faça-o à chuva e com pouca visibilidade ... agora faça-o de moto.
                                    Eu faço a A1 frequentemente, basta circular na via da direita e se a visibilidade é reduzida, aumentar a velocidade só piora! Existem também faróis de nevoeiro, piscas para sinalizar marcha lenta por exemplo.

                                    Senão tem condições de circular em moto dentro dos limites de velocidade quando chove, então o CERTO a fazer é NÃO CIRCULAR!... e não circular em CONTRA-ORDENAÇÃO!
                                    Se eu não tenho um 4x4 não faço o Lisboa-Dakar!


                                    eduardomaio disse:
                                    citação:
                                    Japh se não sabes o que é conduzir um monovolume à chuva então não comentes São sempre os outros que estão mal, esse é que é o problema das nossas estradas...
                                    Acho que isto diz tudo, o problema são sempre 'os outros', ''nós'' que infrigimos não, os outros sim... enfim... enquanto esta mentalidade não mudar, não vale a pena.

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                                      #19
                                      Caro Ricardo_Santos ... eu ia responder, mas ao reler tanta alarvidade num só post, desisti. É que é tanta asneira junta que nem sei por onde lhe pegar.

                                      "V"

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                                        #20
                                        Japh aqui apanhas por ter cão e por não ter ;)

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                                          #21
                                          Japh,

                                          Não vale a pena, um motard estará sempre errado por mais razão que tenha, é uma luta perdida.

                                          Já agora o português quando vê a policia abranda, porta-se bem (faz piscas, dá distancia de segurança, etc) e depois acelera outra vez (e está-se nas tintas para tudo outra vez), a não ser que tenhas carros patrulha sempre à vista ou seja em circulação continua não tens hipótese isto é um problema de educação/formação e de falta repressão pesada e efectiva.

                                          Eu não consigo vêr o conduzir moto em situações como essa como mais seguro, nem que seja pelos outros e pelas situações que acabas-te de relatar.

                                          Abraço

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                                            #22
                                            citação:Será? O que faz a ligação entre o carro/moto e a estrada são os pneus, ora tendo o carro 4 e geralmente de largura superior ao das motos, observa-se que a superfície de contacto e de ligação entre veículo e estrada é superior nos carros, o que em principio os deveria tornar mais seguros
                                            Gostei da convicção...:D:D

                                            Sabias porém, que quanto maior a área de contacto, maior a probabilidade de aquaplanning?

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                                              #23
                                              Suarez, é um bocado complicado tentar explicar seja o que for a alguém que não entende porque é que um automóvel pode entrar em aquaplanning com mais facilidade que uma moto ... ou que por vezes é a própria policia/gnr que manda a moto "acelerar" para acima do limite de velocidade para evitar os ventos, ou que ao andar a 70 ou 80 pura e simplesmente se deixa de ver (embaciado/agua por fora) ...
                                              Os anticorpos são em quantidade exagerada ...

                                              "V"

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                                                #24
                                                O melhor é mesmo não dizer nada! É uma sandisse estar quase a alegar que uma mota é mais 'segura' em dias de chuva que um veículo de 4 rodas muitas vezes equipados com esp entre outras coisas...

                                                E já que não ando de moto, dei-me ao trabalho de ler sobre quem anda:
                                                ''How to Ride a Motorcycle in Wet or Icy Weather

                                                Instructions
                                                STEP 1: Avoid slippery spots if possible. Always drive on the driest pavement you see ahead of you.
                                                STEP 2: Reduce your speed - particularly on curves - because it's harder to stop on slippery surfaces. Don't forget, the speed limits posted on curves apply to good surface conditions. STEP 3: Use both brakes and remember that the front brake is more effective than the back, even on slippery pavement. Squeeze the brake lever gradually to avoid locking the front wheel.''

                                                Em lado algum leio que se deve aumentar a velocidade, é que bem pelo contrário! E mais!

                                                Aqui fica o comentário de alguém, podia ter sido o seu... infelizmente não foi...
                                                ''Stop for a bit when the rain starts - The most dangerous time to drive in the rain is the first 20 minutes. The water floats the dust and oil to the surface of the road and makes it very slippery.

                                                When it first starts raining, get off the road for bit (put on your rainsuit) to give time for the dirt and oil to wash off. Your ride will be much safer. ''


                                                Que fique bem claro que não tenho nada contra quem anda de moto! Tenho contra quem não cumpre as regras de trânsito (sejam condutores de motos, de camião, de carros)!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  citação:Originalmente colocada por Japh

                                                  Isto conta-se em 2 penadas.

                                                  Fui de LX ao Porto no sábado e voltei para "baixo" no Domingo, ao fim da tarde.
                                                  Escusado será dizer que fiz a "viagem" de moto.

                                                  Na direcção LX-&gt;Porto (sábado):
                                                  A1 até Pombal, seguindo depois a N1/IC2 até ao Porto.
                                                  Inacreditável a quantidade de automóveis a circular numa A1 encharcada (com o consequente "spray" no ar) COM OS FARÓIS DESLIGADOS.
                                                  Se já é complicado ver alguma coisa com aquele "nevoeiro artificial", imaginem tentar ver alguém sem luzes !

                                                  Na direcção Porto-&gt;LX (domingo, fim de tarde/noite):
                                                  Sempre pela A1, com chuva desde o Porto até Santarém (por vezes bem forte).
                                                  A velocidade de "cruzeiro" na Hayabusa foi de 120/140, evitando dessa forma os efeitos dos ventos laterais e mantendo o capacete limpo e desembaciado.
                                                  Mesmo a essa velocidade (que já é bastante alta para as condições em que a estrada estava), fui ultrapassado inúmeras vezes por variadas viaturas, muitas delas completamente carregadas, a velocidades que me faziam parecer quase "parado" ! Isto sem falar nos que circulavam a meia-dúzia de metros da viatura precedente, a velocidades bem elevadas e completamente "cegos" pelo spray !
                                                  A determinada altura fui ultrapassado por um monovolume carregadinho (que me pareceu um VW), indo eu a cerca de 140... decidi "acompanhar" o dito para tentar entender a velocidade do mesmo... e cheguei aos 190...

                                                  Não. A velocidade não mata. A INCONSCIÊNCIA mata.

                                                  Por outro lado ... autoridade nem vê-la.
                                                  Para "cima": 1 brigada parada na A1 em Pombal.
                                                  Para "baixo": 1 brigada a "orientar" o transito junto à saída para Torres Novas.
                                                  De resto... nada, niente, nil.
                                                  Prevenção, portanto. Right.

                                                  Tenham cuidado E JUIZO na estrada, sim ?

                                                  "V"

                                                  Tás lixado pá ... vais ser crucificado ... onte te foste meter!

                                                  Prepara-te ...

                                                  Do teu texto retiro uma frase muito boa e que até podia servir de slogan:

                                                  "Não. A velocidade não mata. A INCONSCIÊNCIA mata."

                                                  ;)

                                                  Abraço,
                                                  McDriver

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Japh

                                                    No domingo passei em Braga e fui até ao Sameiro/Falperra.
                                                    Estava um nevoeiro cerrado e alem de ja andar com os medios ligados, achei por melhor ligar os farois de nevoeiro.
                                                    Acreditas que mesmo assim passaram por mim carros com as luzes desligadas, quase em "modo invisivel":D[8]
                                                    Será que existem tantos atrasados mentais assim a conduzir e a colocar a sua vida e a dos outros em risco?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Caro.
                                                      Não há pachorra MESMO.

                                                      citação:Originalmente colocada por Ricardo_Santos

                                                      O melhor é mesmo não dizer nada! É uma sandisse estar quase a alegar que uma mota é mais 'segura' em dias de chuva que um veículo de 4 rodas muitas vezes equipados com esp entre outras coisas...
                                                      Nunca aleguei tal coisa. Tem que ter mais cuidado a ler os posts...
                                                      O que eu aleguei é que a moto, pelas suas características, faz com que o condutor tome MUITO mais precauções com mau tempo, talvez até diminuindo a probabilidade de ter um acidente.
                                                      O mesmo não se pode dizer de muitos dos que andam de automóvel, que conduzem da mesma forma esteja sol ou esteja a chover... veja-se o incremento nos acidentes sempre que chove mais um bocado...

                                                      E -cá para nós, que ninguém nos ouve- espero que o SEU automóvel tenha ESP, ABS e outros acrónimos bonitos, porque se acha que por ter 4 rodas corre menos riscos (e até acha que a hidroplanagem é mais provável numa moto), precisa MESMO de todas as ajudas electrónicas à condução que conseguir ...

                                                      citação:Originalmente colocada por Ricardo_Santos
                                                      E já que não ando de moto, dei-me ao trabalho de ler sobre quem anda:
                                                      ''How to Ride a Motorcycle in Wet or Icy Weather

                                                      Instructions
                                                      STEP 1: Avoid slippery spots if possible. Always drive on the driest pavement you see ahead of you.
                                                      STEP 2: Reduce your speed - particularly on curves - because it's harder to stop on slippery surfaces. Don't forget, the speed limits posted on curves apply to good surface conditions. STEP 3: Use both brakes and remember that the front brake is more effective than the back, even on slippery pavement. Squeeze the brake lever gradually to avoid locking the front wheel.''

                                                      Em lado algum leio que se deve aumentar a velocidade, é que bem pelo contrário! E mais!
                                                      "Wet" or "Icy". Não "Windy".
                                                      QUALQUER motociclista que esteja habituado a ventos fortes lhe dirá que aumentar a velocidade (até determinados valores, claro), facilita sobremaneira o controlo da moto com vento. Também é óbvio que aumentar "demais" a velocidade é uma "receita para o desastre". Os valores dependem de pessoa para pessoa, de moto para moto, da intensidade do vento, se é constante ou não, etc.
                                                      Em relação à "receita", é CLARO que ninguém no seu perfeito juizo se vai meter a curvar "à Rossi" com estrada molhada nem vai fazer "travagens de Curva 1 do Estoril" nas mesmas condições.
                                                      Essa "receita" é simplesmente o obviar do obvio.

                                                      citação:Originalmente colocada por Ricardo_Santos

                                                      Aqui fica o comentário de alguém, podia ter sido o seu... infelizmente não foi...
                                                      ''Stop for a bit when the rain starts - The most dangerous time to drive in the rain is the first 20 minutes. The water floats the dust and oil to the surface of the road and makes it very slippery.

                                                      When it first starts raining, get off the road for bit (put on your rainsuit) to give time for the dirt and oil to wash off. Your ride will be much safer. ''
                                                      Fui só eu que notei que essa parte só se aplica às chamadas "primeiras chuvas" ?
                                                      Se quer fazer "paste" de "tutoriais", ao menos escolha os certos ...

                                                      citação:Originalmente colocada por Ricardo_Santos

                                                      Que fique bem claro que não tenho nada contra quem anda de moto! Tenho contra quem não cumpre as regras de trânsito (sejam condutores de motos, de camião, de carros)!
                                                      Francamente parece ... é que quase que defende que andar a 180+ na AE com as condições que estavam no domingo é "aceitável", desde que o carro tenha ESP, ABS, KGB, CIA ... mas se for uma moto tem que ir a 80kms/h. Ou então que nem deve andar ...

                                                      "V"

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        citação:
                                                        E -cá para nós, que ninguém nos ouve- espero que o SEU automóvel tenha ESP, ABS e outros acrónimos bonitos, porque se acha que por ter 4 rodas corre menos riscos (e até acha que a hidroplanagem é mais provável numa moto), precisa MESMO de todas as ajudas electrónicas à condução que conseguir ...
                                                        Infelizmente não tem, mas devia ter. Contudo, mesmo não tendo, creio que em igualdade de circunstancias e cumprindo o código, um carro mesmo sem essa panóplia tecnológica tende a ser mais seguro que uma moto... por razões mais que óbvias!

                                                        Aumentar a velocidade não é circular em excesso de velocidade...

                                                        Não defendo que veículo algum circule a 180kmh numa AE, é que nem nas condições climatéricas que estavam no Domingo nem nas que estivessem noutro dia qualquer.
                                                        Como disse, o limite é de 120kmh (em Portugal,quer faça chuva quer faça sol) contudo em dias de chuva a velocidade deve ser moderada (para ambos os veículos).

                                                        Agora, eu ir a 160kmh na AE com chuva e estar a criticar o Ferrari que passou por mim a 200kmh, enfim, era mais saudável eu ir no máximo a 120kmh...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Isto pareçe o juiz decide.
                                                          Mas que tem vcs a ver a que velocidade ele andou? se se espetasse o problema era dele.
                                                          O tópico n é para julgar o rapaz, é para comentar a imbecilidade das pessoas ao volante.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Japh, o que dizes tem razão de ser, mas certamente que te incluis nos destinatários da tua própria pergunta, certo??

                                                            Comentário

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