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Líquido de Refrigeração

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    Líquido de Refrigeração

    Boas pessoal,
    Tenho uma dúvida que deve ser muito [8][8][8][8] quanto ao liquido de refrigeraçao do meu polo. O dito cujo já está na marca de Minimo e, segundo o manual, convem acrescentar um pouco mais. A questão é que o liquido é de cor acastanhada/alaranjada e as misturas que encontro à venda sao todas azuis. Haverá problema em misturar?
    Eu tenho uma ideia de ter lido num sitio qualquer que quando o liquido fica desta cor (acastanhado/alaranjado) é sinal que tá lá qualquer substancia misturada de outro tipo, qualquer coisa deste género.
    Alguem me dê aí uma ajudinha ;)

    #2
    E assim desde que cumpra a norma para os motores VW não há crise em ser de que cor for, mas se tens medo acrescenta água destilada até ao nível MAX.

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      #3
      Ok. Então e se comprar já a mistura (de cor azul) não é muito aconselhavel misturar com a outra ou é na boa?

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        #4
        Eu penso que não deverá existir problema em juntar dois liquidos de cores / composições diferentes. De certeza que não criará um composto explosivo

        Se realmente isso lhe causar alguma impressão, coloque água destilada, conforme foi dito, que desde que não seja muita a quantidade, não irá retirar muita concentração ao liquído original.

        Comentário


          #5
          Eu apenas digo isto porque ao misturar líquidos vw g14 (vermelho) com o g13(antigo-verde) aquilo transforma-se numa pasta castanha e pode causar problemas no sistema de refrigeração.
          Mas se for azul g14 e misturar com um g14 vermelho não há problema nenhum.

          Comentário


            #6
            Cuidado que o líquido de refrigeração tem propriedades anti-congelantes. Além de outras para manter limpinho e saudável o circuito. Na Rússia, alguns desesperados costumam beber dessa mistela por causa do alcool que lá contém....

            Convém ter em linha de conta que o depósito faz de vaso de expansão, pelo que estar dentro do nível de mínimo não é sinal de nada em especial. Mas se o manual diz para meter, é meter...

            Outra coisa. A côr acastanhada é mau sinal, de que há óleo do motor misturada na líquido. Tens que ter a certeza de que é acastanhada ou se é alaranjada.

            Comentário


              #7
              ah, entao também posso comprar o vermelho... Ok vou ver isso então! Obrigado a todos pela ajuda ;)

              Comentário


                #8
                é mais alaranjada...... bem mas agora fiquei naquela. Vou averiguar melhor isso.

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                  #9
                  bem, fui lá ao carro e pus-me a ler os manuais.
                  O liquido é lilás.. e é o G12 Plus (lilás ou vermelho) e no manual diz que só posso (ou devo) usar este ou entao o G11. Onde é que se compram estas misturas? Nas áreas de serviço da Galp (visto que é a marca dos lubrificantes da VW) arranjo?

                  Comentário


                    #10
                    citação:Originalmente colocada por Fnoronha

                    bem, fui lá ao carro e pus-me a ler os manuais.
                    O liquido é lilás.. e é o G12 Plus (lilás ou vermelho) e no manual diz que só posso (ou devo) usar este ou entao o G11. Onde é que se compram estas misturas? Nas áreas de serviço da Galp (visto que é a marca dos lubrificantes da VW) arranjo?
                    Tens de colocar lá o que diz no manual, não faças misturas.

                    E tens de ir comprar mesmo na área peças e acessórios da VW, nas àreas de serviço da Galp nunca vi esse liquido de refrigeração para venda

                    Comentário


                      #11
                      citação:Originalmente colocada por Carlos.L

                      Cuidado que o líquido de refrigeração tem propriedades anti-congelantes. Além de outras para manter limpinho e saudável o circuito. Na Rússia, alguns desesperados costumam beber dessa mistela por causa do alcool que lá contém....
                      Contém metanol ;)
                      Por acaso não sabia que apanhavam bebedeiras com liquido refrigerante.
                      Tenho um azulinho -30% rico em metanol, alguém quer uns garrafões para a consoada ? :D



                      Vocês estão muito preocupados com as misturas...
                      Esses liquidos são todos miscíveis.
                      Poucas diferenças existe na composição e, a mais evidente é mesmo o corante e a quantidade de metanol.

                      Comentário


                        #12
                        citação:Originalmente colocada por Diamondplus

                        citação:Originalmente colocada por Fnoronha

                        bem, fui lá ao carro e pus-me a ler os manuais.
                        O liquido é lilás.. e é o G12 Plus (lilás ou vermelho) e no manual diz que só posso (ou devo) usar este ou entao o G11. Onde é que se compram estas misturas? Nas áreas de serviço da Galp (visto que é a marca dos lubrificantes da VW) arranjo?
                        Tens de colocar lá o que diz no manual, não faças misturas.

                        E tens de ir comprar mesmo na área peças e acessórios da VW, nas àreas de serviço da Galp nunca vi esse liquido de refrigeração para venda
                        O que eles querem é vender o peixe deles...[xx(]

                        Comentário


                          #13
                          Mais vale fazeres uma purga ao sistema e por liquido novo. Fiz esse no meu e custou-me 15 euros.

                          Comentário


                            #14
                            citação:Originalmente colocada por Diamondplus

                            citação:Originalmente colocada por Fnoronha

                            bem, fui lá ao carro e pus-me a ler os manuais.
                            O liquido é lilás.. e é o G12 Plus (lilás ou vermelho) e no manual diz que só posso (ou devo) usar este ou entao o G11. Onde é que se compram estas misturas? Nas áreas de serviço da Galp (visto que é a marca dos lubrificantes da VW) arranjo?
                            Tens de colocar lá o que diz no manual, não faças misturas.

                            E tens de ir comprar mesmo na área peças e acessórios da VW, nas àreas de serviço da Galp nunca vi esse liquido de refrigeração para venda
                            Este liquido só se vende nos concessionários VW? Bolas... e sabes quanto é +/-?


                            citação:
                            Vocês estão muito preocupados com as misturas...
                            Esses liquidos são todos miscíveis.
                            Poucas diferenças existe na composição e, a mais evidente é mesmo o corante e a quantidade de metanol.
                            Pois, eu também tenho a ideia de que não deve haver grande diferença mas lá no manual alerta para o perigo de alterações substanciais na composição do liquido (passando este a cor castanha) e possiveis avarias no motor (não sei até que ponto é que exageram).

                            Comentário


                              #15
                              Eles até podem estar a exagerar no manual de instruções;

                              Mas eu prefiro prevenir do que remediar :D

                              Comentário


                                #16
                                Tem calma. Ainda te dá uma coisa.

                                Primeiro, vê se o nível do líquido. Se estiver até ao mínimo, não te preocupes. Vai vendo, até te cansares.

                                Depois, se o líquido não está castanho, não te preocupes. Está tudo bem.

                                As cores têm a ver com as propriedades. Se pensares ires até à Lapónia agora no Natal, convém ter propriedades anti-congelantes acima da média. Se fores fazer o Lisboa-Dakar, será outra coisa.

                                Qualquer um à venda numa área de Serviço te resolve o problema.

                                Comentário


                                  #17
                                  este pessoal passasse!

                                  mas vale liquido do continente do que andar seco!!
                                  isso é para mudar de 2 em 2 anos, e para cá, qualquer um com protecção de menos 30º serve e sobra, mesmo que mores em Bragança.

                                  foge sempre é da água da torneira, mas se não houver outra alternativa...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Ok [:I]
                                    Tá mesmo em cima do risco do Mínimo. Vou ver então o que encontro por aí à venda... Não é prioritário, mas mais semana menos semana convém acrescentar um pouco e fiquei com esta duvida pertinente.

                                    Comentário


                                      #19
                                      citação:Originalmente colocada por Carlos.L

                                      Tem calma. Ainda te dá uma coisa.

                                      Primeiro, vê se o nível do líquido. Se estiver até ao mínimo, não te preocupes. Vai vendo, até te cansares.

                                      Depois, se o líquido não está castanho, não te preocupes. Está tudo bem.

                                      As cores têm a ver com as propriedades. Se pensares ires até à Lapónia agora no Natal, convém ter propriedades anti-congelantes acima da média. Se fores fazer o Lisboa-Dakar, será outra coisa.

                                      Qualquer um à venda numa área de Serviço te resolve o problema.
                                      O problema é que a cor não está 100% padronizada...
                                      O que eu tenho -30% é azul, o equivalente de outra marca é laranja fluo, por exemplo!
                                      Quanto muito poderás utilizar a cor para distinguir produtos desse fabricante.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Atenção que a Renault utiliza um liquido refrigerante do tipo D que não pode ser misturado com outro qualquer, e digo de passagem que é uma bela bosta, pois é corrosivo e em pouco tempo o liquido muda de cor, passando de verde para acastanhado feioso que nada mais é do que ferrugem. O meu tirei o de origem da Renault e meti do normal, mas claro mudei-o depois do circuito ter ficado ferrugento, é mais barato que a bosta que a Renault mete de origem e mantem-se com a mesma cor durante muito tempo.

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