Anúncio

Collapse
No announcement yet.

ROVER 214 / 220d

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    ROVER 214 / 220d

    Viva a todos.

    Estou a precisar de uns esclarecimentos sobre a rover.
    Soube só à uns poucos de meses que a rover tinha falido. Num caso destes, como se procede na necessidade de comprar peças que por ser mais delicadas devem ser necessariamente de origem, como no caso da correia de distribuição e outras peças unicas do motor…?
    Vai continuar a existir peças?

    Agora outra questão é sobre o modelo do rover 220 a diesel.
    Já li aqui opiniões muito favoráveis sobre este motor.
    À partida estou de ideias feitas sobre este modelo em particular (Rover 214/220d). Acho que é um carro ainda hoje muito bonito e com um interior bastante confortável.
    Agora…, preciso de formar ideias sobre o motor 1.4 de 103 cv que dizem ser excelente e o motor 2.0 diesel.
    Estive a fazer contas e nunca ultrapasso os 25000 km/ano. Atendendo a que apesar da gasolina ser mais cara, a manutenção de um carro a gasolina é mais barata que um a diesel. Será que vale a pena gastar mais um pedaço no início e depois nas revisões?
    Este motor 1.4 a gasolina, não é o mesmo que equipa os honda civic 1.4 da mesma altura?
    Li numa automotor de 1998 que o consumo em cidade do 214, é de 9.9 !!!!! Este valor só pode estar errado não? Numa condução económica/normal claro…, a puxar todos gastam…

    Bem…, agradecia mesmo receber opiniões de pessoas com experiência nestes carros. É que destes confesso que não sei nada…

    Se alguém souber de links com testes a este modelo, também agradeço.

    Obrigado a todos e bom Natal… Ho Ho Ho…
    ( tinha de ser… :D )

    #2
    9,9 so s andares a apertar com ele o normal do meu 214si é 8L cidade.Quanto a fazeres 25000km por ano, vai po a gasoleo pois o 1.4 a veloçidades de 120km aos 100 faz uma medida de 6,5 e s fores a 140km é capaz de fazer 8l ou seja n compensa teres o a gasolina quanto aos interiores sao confortaveis mto bons mm. O motor n é honda. Sé n m falha a memoria os motores honda so equiparam os rover's ate 93/94.

    Cumps

    Comentário


      #3
      sorry desenterrar o topico, mas fizeram-me um proposta e estou a pensar comprar um serie 200, 1.4 ... não sei quantos cavalos, provavelmente 103

      a minha questão é a nivel de fiabilidade do motor e a sua origem, e se é despachado(aceleração?)
      quanto mais info melhor
      ;)

      Comentário


        #4
        É muito despachado, a performance é talvez o ponto mais forte dele. Tem um excelente motor 1.4 16v de 103cv.

        A origem do motor é Rover e não Honda, como muitas vezes se vê escrito.

        É um automóvel fiável, tendo como conhecido problema a fragilidade da junta de cabeça, na grande maioria das vezes causada por falta de manutenção do sistema de refrigeração. O motor não suporta aquecimentos excessivos, É um problema que foi praticamente erradicado nas unidades mais recentes, com juntas de melhor qualidade e mais permissivas a abusos, sendo que as mais frágeis são as primeiras.

        Tenho dois Rovers com o motor serie-K, ambos já totalizam mais de 250mil kms e até ver nunca tive qualquer problema, com o que quer que fosse. A par do Accord, são dos automóveis que menos encargos me trouxeram em termos de manutenção, simples e fiáveis, grandes máquinas.;)

        Em termos de consumos o 200 anda pela casa dos 7-8 litros em percurso misto, dependendo do pé de cada um. Em condução calma facilmente rodas com médias de 7 ou menos.

        Em relação às peças, não te preocupes com a situação actual da Rover, já que as mesmas estão a cargo de outra empresa. O tempo de espera aqui no concessionário de Coimbra tem andado na ordem do 2-3 dias para paneis de carroçaria, para teres ideia.

        Boa aquisição!

        Comentário


          #5
          houve bastantes evoluçoes do motor 1.4, com potencia inalterada de 103cv....mas que resulta num andamento bastante diferente!

          os até 96/97 são excelentes...a partir dai é sempre a piorar...até aos mais recentes, que são completamente amorfos.
          a razao para as alteraçoes foi sempre a mesma: emissoes.

          Comentário


            #6
            Correias (de distribuição ou as outras), tensores, bombas de água, termostatos, radiadores, etc. tens muito onde comprar sem ser na Rover, ou melhor, nos distribuidores da X-Part. Claro que se for uma daquelas coisas que só há na "Rover" não tens mais para onde te virar. Sei lá... tipo um banco! Um volante, etc. etc.

            Normalmente as peças que tenho precisado deles ou há em stock e trago logo ou então demoram entre 1 dia útil e 5-6 dias úteis consoante haja no armazém central em Espanha ou não. Certamente haverá peças com prazos de entrega muito mais alargados, mas nunca precisei delas... nem quando havia ainda MG-Rover nem depois disso.

            Curiosamente comprei há cerca de uma semana um "chanfalho" desses de 1993 e está a precisar de uma profunda intervenção ao nível do sistema de arrefecimento do motor (por total incúria na manutenção prestada pelo seu anterior proprietário), basicamente é só deitar tudo fora e meter material novo: radiador, tubagem metálica, tubagem de borracha, termostato, bomba de água e kit de distribuição (já que se mexe na bomba e também porque, quem deixa andar o sistema de arrefecimento com água da rede durante n anos e já cheio de ferrugem, é natural que nunca tenha pensado em trocar a correia e o tensor... portanto, por via das dúvidas, vai tudo novo).

            Tenho preços da "Rover" e consultei outras casas, entre elas o Cardoso e Maia que comercializa material Valeo e fica entre 20 a 40% mais barato que comprando na origem. Mais curioso é o facto de terem lá este material em stock, a uns 20 km da minha casa ou até menos, para o "chanfalho" de 13 anos.

            Quanto aos 25 mil km, ambas as opções são boas... eu faço isso anualmente, talvez um pouco mais, e utilizo para tal 2 veículos a gasolina: um 45 1.4 (o tal dos 103cv e que me faz médias globais de 8-8,5) e um 111 de 60cv e que fará entre 6,5-8 embora também possa fazer 12-13... sim... 12,5 num 1.100, tudo depende de como se anda com ele e da sua desafinação. :D

            Por outro lado, as despesas com manutenções e avarias têm sido agradavelmente em conta.

            O motor diesel é uma excelente opção para esses 25 mil km anuais, se encontrares um carro em boas condições e a um preço convidativo face a um 1.400 equivalente e igualmente em bom estado, se bem que os motores a gasolina (estes, pelo menos) sejam "baratos" de reparar caso necessitem de alguma coisa, ao passo que nos diesel as coisas já piam muito mais fininho. ;)

            Comentário


              #7
              Tive um Rover de 1999 que foi comprado novo e vendido com 202.000 km (214).

              O motor (que de facto não é Honda) responde muitissimo bem e os consumos numa condução normal andam na casa dos 8 litros (percurso misto).

              Em termos de fiabilidade, o meu levou uma embraiagem aos 160.000 km, uma junta da cabeça aos 130.000 km e uma bomba de àgua aos 200.000 km.

              Tirando a questão da junta (que é importante), até foi um carro que se portou bem e dava um certo gozo conduzir.

              No que diz respeito a conforto é que não concordo que seja um carro confortável. A suspensão dura e o barulho do motor em autoestrada, junto com uns bancos algo duros tornam o carro pouco confortável.

              Comentário


                #8
                entao que dizem de um de 2004? boa compra? melhorzinho?

                Comentário


                  #9
                  Até agora as opiniões que escreveram foram lidas de bom grado. ;)

                  Só tenho mais uma questão, e que é mais uma acha para a fogueira...
                  Vale dar mais 200 contos por um rover 25 do que um 214? Ambos o 1.4...

                  Qual as diferenças principais entre eles? É que a unica coisa que encontro é apenas o "nariz" da frente... Até os paineis devem ser iguais...

                  Obrigado pelas respostas e abraço.

                  Comentário


                    #10
                    citação:Originalmente colocada por zed

                    Até agora as opiniões que escreveram foram lidas de bom grado. ;)

                    Só tenho mais uma questão, e que é mais uma acha para a fogueira...
                    Vale dar mais 200 contos por um rover 25 do que um 214? Ambos o 1.4...

                    Qual as diferenças principais entre eles? É que a unica coisa que encontro é apenas o "nariz" da frente... Até os paineis devem ser iguais...

                    Obrigado pelas respostas e abraço.
                    Agora já depende muito de ti.

                    Há diferenças no motor, apesar de serem ambos Serie-K com 103cv.

                    A versão do motor presente no 214 tem distribuição mecânica, tem colectores de escape na forma 4-2-1, em geral responde bem melhor a baixas rotações e mesmo em altas do que o 25. Tem também mais binário, 129Nm@3000rpm contra os apenas 123Nm@4500rpm.

                    O 25 conta com 2 bobines duplas, não tem distribuidor, tem um catalisador + um pré-catalítico à saída dos colectores, colector de escape 4-1 e 2 sondas lambda.

                    O 25 tem uma frente totalmente redesenhada, pára-choques diferentes, melhores revestimentos interiores e novas forras de portas, outro painel de instrumentos, entre outras diferenças de pormenor.

                    Um pormenor que pode ser importante é que todos os 25 vinham equipados com duplo airbag e penso que ABS também. Os 200, de série, apenas tinham airbag para o condutor, sendo os restantes dependentes do nível de equipamento ou opcionais.

                    Em resumo, no que toca a performance sem dúvida que o 200 é superior. Já em relação a interiores e segurança, o 25 é melhor.

                    É uma questão de optares.;)

                    Comentário


                      #11
                      A direcção no 25 é mais precisa tb.
                      Nada a que não nos habituemos rapidamente.

                      Fica uma foto do meu antigo. [B)]

                      Comentário


                        #12
                        [B)][B)][B)][B)][B)]

                        Bem..., o teu carro estava simplesmente lindo!!!!!!

                        Porque trocaste?????????

                        [8][8][8][8][8][8][8][8]

                        Quero um igual. Sabes onde posso encontrar? Vi um muito em conta de 99, mas era de 5 portas, mas apenas pretendo o de 3...

                        Agora uma coisa que me parece ser lógica: Se 0 214 tema mais binário que o 25 e responde melhor a toda a banda de rotação do motor, então deve ser mais fácil manter uma condução económica no 214 do que no 25... Estou a pensar bem?

                        Abraço.

                        Comentário


                          #13
                          citação:Originalmente colocada por zed

                          [B)][B)][B)][B)][B)]

                          Bem..., o teu carro estava simplesmente lindo!!!!!!

                          Porque trocaste?????????

                          [8][8][8][8][8][8][8][8]

                          Quero um igual. Sabes onde posso encontrar? Vi um muito em conta de 99, mas era de 5 portas, mas apenas pretendo o de 3...

                          Agora uma coisa que me parece ser lógica: Se 0 214 tema mais binário que o 25 e responde melhor a toda a banda de rotação do motor, então deve ser mais fácil manter uma condução económica no 214 do que no 25... Estou a pensar bem?

                          Abraço.
                          Estás.;) É mesmo esse o grande trunfo do 214 para o 25.
                          Ainda por cima os 214 vêm na sua maioria equipados com pneus 175/65R14, contra a maioria dos 25 que vêm com 185/55R15.

                          De resto o 25 é igualmente económico, apesar de menos que o 214.

                          Comentário

                          AD fim dos posts Desktop

                          Collapse

                          Ad Fim dos Posts Mobile

                          Collapse
                          Working...
                          X