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Ciclistas vs Automobilistas

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    Ciclistas vs Automobilistas


    Há uma coisa que me tem feito alguma confusão e que por vezes é perigoso!

    Os cilistas andam na estrada e fazem-no como se tivessem todos os direitos do mundo. 1º Um veiculo de tracção animal não tem qq tipo de prioridade. quer seja num stop quer seja numa rotunda.

    O problema é que isso não é cumprido, os ciclistas fazem-se valer dos direitos dos automobilistas! O que até seria justo.

    O segundo problema é que se se fazem valer dos direitos dos automobilistas e outros condutores motorizados, não deviam poder passar vermelhos, usar as passadeiras ou andar em cima dos passeios.

    Ou seja vejo todos os dias um abuso por parte dos ciclistas, que fazem as rotundas como se fossem donos delas, mas no cruzamento a seguir já não querem ficar parados no vermelho e passam nas calmas!

    O que acham? Deviam cumprir as regras como os motorizados ou deviam cumprir o que vem estipulado no código?

    #2
    eu como ciclista penso o mesmo, e dou-te toda a razao! mas as vezes tou a pedalar e tambem ha gajos a passar por mim de carro a 100km/h sem achar que estao a fazer algo de incorrecto!

    Comentário


      #3
      citação:Originalmente colocada por SilverArrow



      Os cilistas andam na estrada e fazem-no como se tivessem todos os direitos do mundo. 1º Um veiculo de tracção animal não tem qq tipo de prioridade. quer seja num stop quer seja numa rotunda.

      Por acaso tinha ideia do contrario, que quando tens um stop tinhas de deixar passar tudo, motorizado ou não.

      Comentário


        #4
        Ainda à poucas semanas em Aveiro tive que fazer uma travagem forçada arriscando-me a que o carro que vinha atrás de mim me bate-se pq um gajo numa bicicleta passa ao vermelho e qdo apitei ainda me faz um pirete e começa a mandar vir.

        Dps disso é que me lembrei que o clio tem o parachoques raspado...

        Mas em Aveiro é do piorio. Saltam do passeio para a estrada. Não param nos sinais vermelhos. Não respeitam Stop/ cedencia de prioridade... and so on...

        Já os carros a passarem a 100km/h ou tu vais na estrada errada ou eles em excesso de velocidade. N vejo como é que isso te dá o direito como ciclistas de derespeitares o codigo da estrada e meteres vidas de pessoas em perigo a passar vermelhos e avançar por crusamentos. (n tou a dizer que o fazes claro)

        RR

        Comentário


          #5
          Para além de ao fim de semana gostarem de andar aos pares...

          Comentário


            #6
            citação:Originalmente colocada por SilverArrow

            Para além de ao fim de semana gostarem de andar aos pares...
            Esta é uma situação que me irrita mesmo muito, pois, numa via de apenas 2 sentidos, mesmo vendo que há transito constante no sentido contrario não circulam em fila nem sequer se encostam a direita, insistem em andar aos pares ou mesmo em pelotão e os carros que vêm em fila a trás que esperem, é algo que me acontece com bastante frequência, principalmente em Viseu na EN16.

            Comentário


              #7
              e voces acham bem passarem por os ciclistas a mesma velocidade como se estivessem numa estada livre?

              Comentário


                #8
                O problema acaba por ser q eles teem mesmo de usar as mesmas vias q os carros e isso pela diferença dos veiculos torna se obviamente perigoso. Ja tive situações estranhas com isso mas tento sempre utilizar o bom senso e perceber q o ciclista esta sempre em situação de desvantagem.
                Quanto as regras do transito deviam cumprir mas tb prai 90%dos q vejo n o fazem, ou so fazem quando lhes convem como descreveu o silver.

                Comentário


                  #9
                  Ambas as partes têm que cumprir e ter bom senso.

                  Não são as viaturas que mandam e que decidem o que fazer, mas sim as pessoas que as conduzem e independente da viatura, seja uma bicicleta, um carro ou moto, quem decide é sempre o ser humano.

                  Comentário


                    #10
                    citação:Originalmente colocada por Ksyrium

                    citação:Originalmente colocada por SilverArrow



                    Os cilistas andam na estrada e fazem-no como se tivessem todos os direitos do mundo. 1º Um veiculo de tracção animal não tem qq tipo de prioridade. quer seja num stop quer seja numa rotunda.

                    Por acaso tinha ideia do contrario, que quando tens um stop tinhas de deixar passar tudo, motorizado ou não.
                    Eu também tenho a ideia que os ciclistas, tanto em rotundas como em stop, tem na mesma prioridade.

                    Quanto às ROTUNDAS aqui está a resposta que os ciclistas também tem prioridade.

                    http://www.geocities.com/bici_portugal/Carta_Longa.pdf

                    Agora a ver vamos se encontro algo para o STOP

                    Comentário


                      #11
                      citação:Originalmente colocada por SilverArrow

                      Para além de ao fim de semana gostarem de andar aos pares...
                      Quando se está muitas horas em cima da bicicleta não podemos andar sempre a olhar para a roda da bicicleta do ciclista da frente, tornando-se um treino muito chato. Quem é consciente facilita a passagem dos carros, no entanto, ñ existe respeito por quem anda de bicicleta. Já fui apertado propositadamente, já tive de sair da estrada para ñ ser atropelado, etc,etc. O problema ñ são os ciclistas, mas sim a falta de respeito pelas pessoas.

                      abraço

                      Comentário


                        #12
                        citação:Originalmente colocada por Ksyrium

                        citação:Originalmente colocada por SilverArrow



                        Os cilistas andam na estrada e fazem-no como se tivessem todos os direitos do mundo. 1º Um veiculo de tracção animal não tem qq tipo de prioridade. quer seja num stop quer seja numa rotunda.

                        Por acaso tinha ideia do contrario, que quando tens um stop tinhas de deixar passar tudo, motorizado ou não.
                        Tens de parar, mas não tens de ceder passagem a ciclistas. Um stop tem duas funções: parar e perda de prioridade, e ambas são separadas. Não encontro nenhuma disposição especial para velocípedes neste caso, pelo contrário!


                        Já quanto às rotundas a situação é diferente e aí o velocípede dentro da rotunda tem prioridade sobre quem quer entrar como pode ser visto nestes artigos:

                        Artº 31:
                        1– Deve sempre ceder a passagem o condutor:
                        a) Que saia de um parque de estacionamento, de uma zona de abastecimento de combustível ou de qualquer prédio ou caminho particular;
                        c) Que entre numa rotunda.

                        Artº 32:
                        4– O condutor de um velocípede, de um veículo de tracção animal ou de animais deve ceder a passagem aos veículos a motor, salvo nos casos referidos nas alíneas a) e c) do n.º 1 do artigo anterior.


                        Comentário


                          #13
                          já agora, qual é a diferença entre um velocipede e um veiculo de tracção animal?










                          j/k! [}]

                          Comentário


                            #14
                            Ok, então até já fiquei mais esclarecido...

                            Mas ia jurar que quando tirei a carta que até havia umas figuras com uma carroça parada na rotunda para os carros entrarem.

                            Sendo assim as minhas desculpas pelo erro.

                            Comentário


                              #15
                              citação:Originalmente colocada por AF147

                              já agora, qual é a diferença entre um velocipede e um veiculo de tracção animal?










                              j/k! [}]
                              Não há!

                              A bicicleta é o único veiculo de tracção animal em que o animla puxa sentado. [}]

                              Comentário


                                #16
                                citação:Originalmente colocada por SilverArrow




                                Os cilistas andam na estrada e fazem-no como se tivessem todos os direitos do mundo. 1º Um veiculo de tracção animal não tem qq tipo de prioridade. quer seja num stop quer seja numa rotunda.
                                Os VELOCIPEDES e os VEÌCULOS DE TRACÇÂO ANIMAL são distintos, pelo menos é o que retiro do Código da Estrada.

                                Visto que estão os dois enumerados, e caso não houvesse intenção de os distinguir, para quê, estipular os dois.


                                Comentário


                                  #17
                                  citação:Originalmente colocada por SilverArrow

                                  citação:Originalmente colocada por AF147

                                  já agora, qual é a diferença entre um velocipede e um veiculo de tracção animal?


                                  j/k! [}]
                                  Não há!

                                  A bicicleta é o único veiculo de tracção animal em que o animla puxa sentado. [}]
                                  [}][}][}][}]

                                  Comentário


                                    #18
                                    Eu tenho horror a andar de bicicleta no alcatrão, porque este mundo está cheio de animais.

                                    A 1ª coisa que nos dizem, a nós ciclistas, é andar no meio da via. Pois se te encostares, os carros tendem a passar e alguns apertam-te. Assim, andando no meio, só passam quando não há trânsito no sentido contrário.

                                    Esta é uma lógica que me parte todo. [8)]

                                    Comentário


                                      #19
                                      eu acho que a tal pontinha ligeira de civismo e respeito (de ambas as partes) chegava para resolver grande parte dos problemas entre ciclistas e condutores.

                                      mas como a falta de respeito e civismo chegam a ser até motivo de orgulho, e como só a velocidade é que mata, passa a frente, venha o futebol

                                      Comentário


                                        #20
                                        Eu concordo com o que disseste relativamente ao comportamento menos adequado de muitos ciclistas. Também acho que devia haver mais vias reservadas a para velocípedes. Assim ajudava a reduzir o perigo para estes. Há muito poucas vias destas e os ciclistas são obrigados a misturarem-se com os restantes veículos a motor. Como a diferença entre eles (porte, peso, performances) são muito diferentes, existe um perigo acrescido para os ciclistas, colocando-os em evidente desvantagem (em perigo). Eu considero-os tão perigosos como um simples peão, apenas andam um pouco mais depressa que os peões. :D

                                        Mas também não concordo muito quando dizes:

                                        citação:1º Um veiculo de tracção animal não tem qq tipo de prioridade. quer seja num stop quer seja numa rotunda.
                                        Não é 100% assim como tu dizes. Ora repara nestes 2 artigos do C.E. e presta bem atenção às partes que realçei:

                                        citação:<center>Artigo 31.º</center>Cedência de passagem em certas vias ou troços
                                        1 - [u]Deve sempre ceder a passagem o condutor</u>:
                                        a) Que saia de um parque de estacionamento, de uma zona de abastecimento de combustível ou de qualquer prédio ou caminho particular;
                                        b) Que entre numa auto-estrada ou numa via reservada a automóveis e motociclos, pelos respectivos ramais de acesso;
                                        c) [u]Que entre numa rotunda</u>.
                                        2 - Todo o condutor é obrigado a ceder a passagem aos veículos que saiam de uma passagem de nível.
                                        3 - Quem infringir o disposto no n.º 1 é sancionado com coima de €120 a €600, salvo se se tratar do disposto na alínea b), caso em que a coima é de €250 a €1250.
                                        4 - Quem infringir o disposto no n.º 2 é sancionado com coima de €250 a €1250.

                                        <center>Artigo 32.º</center>
                                        Cedência de passagem a certos veículos
                                        1 - Sem prejuízo do disposto no n.º 1 do artigo anterior, os condutores devem ceder a passagem às colunas militares ou militarizadas, bem como às escoltas policiais.
                                        2 - Nos cruzamentos e entroncamentos, os condutores devem ceder passagem aos veículos que se desloquem sobre carris.
                                        3 - As colunas e as escoltas a que se refere o n.º 1, bem como os condutores de veículos que se desloquem sobre carris, devem tomar as precauções necessárias para não embaraçar o trânsito e para evitar
                                        acidentes.
                                        4 - [u]O condutor de um velocípede, de um veículo de tracção animal ou de animais deve ceder a passagem aos veículos a motor, salvo nos casos referidos nas alíneas a) e c) do n.º 1 do artigo anterior.
                                        5 - Quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado com coima de €120 a €600.
                                        </u>
                                        Isto significa que um velocípede, tal como os veículos de tracção animal, dentro de uma rotunda tem prioridade sobre os outros veículos que vão a entrar dentro dela.

                                        EDIT: oopsss! Já houve pessoal que se adiantou! :D

                                        Com o sinal de stop é a mesma coisa. Não há distinção entre velocípedes e os outro veículos. É tudo igual. O stop manda parar e ceder prioridade para todos os veículos que circulem na via onde se vai entrar, sejam carros ou bicicletas, ou seja, se um automobilista tem um stop na frente, tem de parar e ceder passagem aos outros, memso que sejam ciclistas. Os ciclistas que vão a cruzar-se com este automobilista não são obrigados a parar ou dar passagem ao carro que tem lá o stop.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Eu quando andava de bicicleta era sempre a andar... nos semaforos desde que nao estivesse ninguem avancava. e normalmente andava sempre encostado para o pessoal ir ultrapassando. Como tinha um bom control sobre a "giga" as tanjas nao me afectavam muito, mas la que havia pessoal que passava perto havia...[xx(]

                                          Comentário


                                            #22
                                            citação:Originalmente colocada por SilverArrow

                                            Ok, então até já fiquei mais esclarecido...

                                            Mas ia jurar que quando tirei a carta que até havia umas figuras com uma carroça parada na rotunda para os carros entrarem.

                                            Sendo assim as minhas desculpas pelo erro.
                                            Há quanto tempo tiraste a carta? Provavelmente ainda foi na altura em que a regra de prioridade nas rotundas não era a que vigora no presente. Corrijam-me se estiver errado, mas antes nas rotundas a prioridade não era para quem se apresentava pela direita?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Chiça, vocês incomodam-se com pouco!

                                              Deixem lá o pessoal andar de bicicleta à vontade, qual é o problema?

                                              Para já não incomodam e mesmo que incomodem é à responsabilidade deles. E não poluem, não fazem barulho, fazem exercício, é menos um carro à vossa frente. Houvesse mais pessoal de bicicleta e menos de carro e o mundo era um sítio mais feliz!

                                              Invertendo a questão: Também já pensaram que 95% dos carros andam em excesso de velocidade em cidade e depois não querem respeitar os ciclistas nas rotundas?

                                              Comentário


                                                #24
                                                citação:Originalmente colocada por ppais

                                                citação:Originalmente colocada por Ksyrium

                                                citação:Originalmente colocada por SilverArrow



                                                Os cilistas andam na estrada e fazem-no como se tivessem todos os direitos do mundo. 1º Um veiculo de tracção animal não tem qq tipo de prioridade. quer seja num stop quer seja numa rotunda.

                                                Por acaso tinha ideia do contrario, que quando tens um stop tinhas de deixar passar tudo, motorizado ou não.
                                                [u]Tens de parar, mas não tens de ceder passagem a ciclistas. Um stop tem duas funções: parar e perda de prioridade, e ambas são separadas. Não encontro nenhuma disposição especial para velocípedes neste caso, pelo contrário!</u>

                                                Já quanto às rotundas a situação é diferente e aí o velocípede dentro da rotunda tem prioridade sobre quem quer entrar como pode ser visto nestes artigos:

                                                Artº 31:
                                                1– Deve sempre ceder a passagem o condutor:
                                                a) Que saia de um parque de estacionamento, de uma zona de abastecimento de combustível ou de qualquer prédio ou caminho particular;
                                                c) Que entre numa rotunda.

                                                Artº 32:
                                                4– O condutor de um velocípede, de um veículo de tracção animal ou de animais deve ceder a passagem aos veículos a motor, salvo nos casos referidos nas alíneas a) e c) do n.º 1 do artigo anterior.


                                                Estás enganado! Onde tiraste a ideia que num stop a obrigação de paragem e da cedência de passagem são separadas? O stop obriga a parar e ceder prioridade de passagem aos outros, ponto final! A cedência de passagem perante o stop não refere quais os veículos em questão. Portanto, tem de ceder passagem a um ciclista. Até te digo mais, se aparecer na outra via uma carroça, quem tem um stop na frente é obrigado a ceder passagem à carroça!!!

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                                                  #25
                                                  Eu ando quase todos os fins de semana de bicicleta, e como moro perto de Sintra, normalmente é para lá que vou.
                                                  Infelizmente tenho de fazer o acesso do Algueirão até á Portela de Sintra, pela via rápida, visto não existir outra maneira, e uma coisa que me apercebo é q os automobilistas na generalidade facilitam, apesar de haver algumas excepções.
                                                  E quer queiramos quer não, uma bicicleta a entrar numa rotunda mesmo com prioridade tem de ter o triplo do cuidado, pq uma mocada de um carro, pode ter consequencias mt graves

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                                                    #26
                                                    Correctissimo, blindness. Com Stop na tua via, tens que deixar passar TUDO!

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                                                      #27
                                                      Eu pra mim devia ser alterado o código em relação a isso quem quisesse andar de bicicleta na via publica teria que tirar uma licença de código a partir dos 14 anos +/- por aí, é que eu tenho o cuidado de quando apanho um ter a consciência que o sujeito não saberá o código quase de certeza e esta atitude já evitou situações chatas...

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                                                        #28
                                                        citação:Originalmente colocada por Luís Dias

                                                        Eu pra mim devia ser alterado o código em relação a isso quem quisesse andar de bicicleta na via publica teria que tirar uma licença de código a partir dos 14 anos +/- por aí, é que eu tenho o cuidado de quando apanho um ter a consciência que o sujeito não saberá o código quase de certeza e esta atitude já evitou situações chatas...
                                                        Ouve lá, tu estás num país onde nem para conduzir um micro-carro precisam de tirar a carta! Hello!!! :D:D:D

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                                                          #29
                                                          -os ciclistas ou qualquer veículo de tracçao animal, quando dentro de uma rotunda tem prioridade sobre quem entra na rotunda, motorizado ou nao.

                                                          -perante o sinal de stop ou de cedencia de passagem qualquer veiculo tem de ceder passagem a outro, quer este seja motorizado ou nao.

                                                          -entre veículos de tracção animal e velocipedes, perante o codigo nao existe qualquer distinçao (ambos veiculos sem motor), no entanto não vamos chamar veículo de tracção animal a um ciclista, não é?

                                                          esse vosso codigo anda mal! lol

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                                                            #30
                                                            citação:Eu pra mim devia ser alterado o código em relação a isso quem quisesse andar de bicicleta na via publica teria que tirar uma licença de código a partir dos 14 anos +/- por aí, é que eu tenho o cuidado de quando apanho um ter a consciência que o sujeito não saberá o código quase de certeza e esta atitude já evitou situações chatas...
                                                            Porque é que achas, que quando apanhas um ciclista ele não sabe o código?

                                                            Eu penso que a maior parte dos ciclistas que se veem nas estradas, tem carta de automóvel

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