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Ventoinha não dispara? - Renô megane I

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    Ventoinha não dispara? - Renô megane I

    Vivam,

    Estive numa fila durante 10 minutos. Notei a certa altura que o ponteiro da temperatura estva a meio-caminho entre o normal e o máximo. Parei um pouco à frente e notei que a ventoínha não estava a girar, apesar de o motor continuar um pouco além da temperatura normal. Suponho que isto queira dizer que ou o sensor da ventoínha o a ventoínha, um deles esteja avariado.

    Que acham? Viatura: Renault Mégane I 1.4 16v.

    #2
    Pode ser o termostato que avariou na posição de fechado.

    Comentário


      #3
      É possível. Deve ser qualquer coisa no sistema de controle ou na própria ventoínha. A ver se amanhã vou ao mecânico.. depois digo que se passou.

      Sinceramente, não me lembro da última vez que a ouvi a ventoínha a disparar. Devo andar com isto assim há já uns meses. Felizmente nunca passo por grandes engarragamentos, senão já tinha lixado a junta da colaça.

      Comentário


        #4
        Deve ser o sensor/interruptor que normalmente está roscado no radiador que é o que dá passagem de corrente para a ventoinha...
        As vezes avariam e a ventoinha não trabalha... Se não for ao mecânico, pode experimentar fazer uma ponte nos terminais desse sensor a ver se a ventoinha trabalha... Cuidado com os dedos...

        colaça?
        isso deve ser uma derivação do espanhol "culata"...
        Cá é mesmo "cabeça do motor"...

        Comentário


          #5
          Em principio será do termostato.
          Ainda noutro dia o meu pai teve o mesmo problema.

          Comentário


            #6
            Também poderá acontecer isso devido à não circulação do líquido de refrigeração, a ventoinha deixa de funcionar, terá de ser o sistema sangrado.

            Comentário


              #7
              Obrigado pelas ideias.

              Quanto à colaça, em francês é "joint de culasse". Penso que deve traduzir para "junta da culassa".

              Comentário


                #8
                citação:Originalmente colocada por Diamondplus

                Também poderá acontecer isso devido à não circulação do líquido de refrigeração, a ventoinha deixa de funcionar, terá de ser o sistema sangrado.
                Acho que o líquido circula. Se não circulasse o motor não parava de aquecer.

                Comentário


                  #9
                  citação:Originalmente colocada por whereagles

                  citação:Originalmente colocada por Diamondplus

                  Também poderá acontecer isso devido à não circulação do líquido de refrigeração, a ventoinha deixa de funcionar, terá de ser o sistema sangrado.
                  Acho que o líquido circula. Se não circulasse o motor não parava de aquecer.
                  A temperatura não vai até ao red line se o carro estiver parado?
                  É que como é inverno se o carro estiver em andamento vai sempre arrefecer e pode-se pensar que a àgua está a circular.

                  Comentário


                    #10
                    Tenho uma Laguna 1.8 que só dispara a ventuinha quando passa para o ultimo traço mais grosso branco antes do vermelho se é que me fiz entender...

                    Comentário


                      #11
                      "Acho que o líquido circula. Se não circulasse o motor não parava de aquecer."

                      Boas. Mas se houver ar no circuito estás sujeito a queimar a junta da cabeça. Portanto em primeiro lugar deve ser sangrado o circuito. Cumptos

                      Comentário


                        #12
                        citação:Originalmente colocada por Diamondplus

                        A temperatura não vai até ao red line se o carro estiver parado?
                        citação:Originalmente colocada por R4E

                        Tenho uma Laguna 1.8 que só dispara a ventuinha quando passa para o ultimo traço mais grosso branco antes do vermelho se é que me fiz entender...
                        O indicador de temperatura deste tablier não tem traços vermelhos

                        Vi, no entanto, a temperatura a subir até quase ao primeiro traço grosso, e ventoínha nada. Nessa altura saí do engarrafamento, portanto não sei se iria por aí acima (nem quis testar quando cheguei a casa.. se corre mal posso queimar a junta da culassa [xx(]).

                        Comentário


                          #13
                          citação:Originalmente colocada por ASA

                          "Acho que o líquido circula. Se não circulasse o motor não parava de aquecer."

                          Boas. Mas se houver ar no circuito estás sujeito a queimar a junta da cabeça. Portanto em primeiro lugar deve ser sangrado o circuito. Cumptos
                          Sim, mas acho que o circuito está bom. A ver o que diz o mecânico amanhã ou depois.

                          Sinceramente, já estava a achar estranho o carro não dar chatices há 6 meses.. lool. Se se quiserem rir um bocadito antes de dormir, aqui vai um link giro sobre méganes:

                          http://www.whatcar.co.uk/car-review-readers.aspx?RT=467

                          Comentário


                            #14
                            Boas, tive um problema identico com o meu antigo carro. A 1ª velocidade da ventoinha nao disparava e a temp. aumentava logo, foi só substituir uma válvula e voilá. Foi coisa barata.

                            Comentário


                              #15
                              Bom, a ventoínha está boa. Ligado o ar condicionado, ela funciona. É capaz de ser mesmo o sensor ou uma válvula.

                              Comentário


                                #16
                                Estive ontem no mecânico. Afinal não era nada. É normal a temperatura subir até ao primeiro traço grosso antes de disparar. Testámos a coisa e houve disparo quando lá chegou.

                                Obrigado a todos na mesma.

                                Comentário


                                  #17
                                  Bem, afinal isto acabou por ser uma grande complicação..

                                  Um dia depois da visita ao mecânico, o carro começa a soluçar. Só fica normal ao fim de uns minutos, depois de muito dar ao motor de arranque. Nos dois dias seguintes, mesma coisa. Not good..

                                  No fim-de-semana faço uma viagem de auto-estrada e, às tantas, lá vem de novo o soluçar. Quanto mais gás meto, mais ele engasga. Fico parado à beira da estrada a tentar fazê-lo pegar. Ao fim dos 5 mins lá se decide a andar. Faço o resto do percurso a 140, a ver se acabo a viagem antes da próxima paranóia. Lá cehgo ao destino.

                                  Passada 1 hora vou tomar um café. No regresso a casa o bicho soluça e pára. 10 mins a dar à chave e nada. Lá o empurro para a berma e chamo o reboque. Oficina, lá vamos nós. Estou mesmo a ver que foi a bomba de gasolina a ir à vida.

                                  Dois dias depois telefono ao mecânico. Pelos vistos não era a bomba. Era simplesmente..

                                  ..UMA PORCARIA DUM MAU CONTACTO NO SENSOR DE TEMPERATURA DO MOTOR

                                  Com o sensor marado, o motor desfasava o ciclo de injecção e daí o soluçar. Umas mexidelas e ficou pronto. Já fiz 20 kms depois disso e aparentemente tudo normal.

                                  Enfim..

                                  Comentário

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