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Venda de carros pequenos dispara 65%

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    Venda de carros pequenos dispara 65%

    Um crescimento de 64,6% ao nível do chamado segmento económico confirma que os consumidores nacionais estão a refugiar-se nos preços baixos. Os segmentos superiores registaram quedas.

    António Freitas de Sousa

    Os portugueses têm vindo a comprar carros cada vez mais baratos à medida que a subida continuada dos juros aumenta o serviço mensal de dívida dos consumidores e a economia tarda em crescer de forma sustentada.

    Segundo dados oficiais da Associação do Comércio Automóvel de Portugal (ACAP) para as vendas acumuladas entre Janeiro e Outubro deste ano quando comparadas com 2005, o denominado segmento económico cresceu 64,6%. É neste segmento que pontificam modelos como o Peugeot 107, Citroen C1 e Smart Fortwo. O seu peso no total das vendas de automóveis cresceu para os 4,93%, quando em 2005 não ia além dos 2,85%. Uma tendência que, segundo a ACAP, poderá continuar a manifestar-se no próximo ano. Em unidades, as vendas passaram dos 4.988 veículos no final de Outubro de 2005, para os 8.211 este ano.

    A concentração no segmento económico é de tal ordem, que o próprio segmento denominado inferior - para modelos como o Audi A2, Fiat Punto, VW Polo ou o Toyota Yaris - acabou também por ver as suas vendas diminuírem. Assim, os pouco mais de 61 mil veículos vendidos até Outubro neste segmento revelam um decréscimo de 3,87% quando comparados com as vendas do segmento no mesmo mês do ano passado. O seu peso na totalidade do mercado atingiu os 36,73%, com a venda de 61,1 mil veículos, contra os 63,5 mil atingidos em Outubro de 2005.

    O segmento com maior peso no mercado é o médio-inferior - para modelos como as classes A e B da Mercedes, Opel Astra, Renault Scenic e VW Golf - que no final de Outubro passado atingia uma quota de 36,97%. Mas também neste caso a concentração nos veículos económicos deixou a sua marca, com o segmento a perder 12,23% das vendas, de 70 mil para 61,5 mil veículos.

    Mas as quebras não se ficam por aqui, tendo também afectado o segmento seguinte, o médio-superior - para modelos como o BMW série 3, Mercedes C e o Audi A4. neste caso, as quebras foram de 6,49%, de 27,5 mil para 25,7 mil veículos, tendo a sua quota em relação ao total estabilizado nos 15,48%.

    Recorde-se que, genericamente, as vendas de automóveis em Portugal caíram 4,81% no final de Outubro, de 174.844 para 166.437 viaturas. Para além do agravamento das taxas de juro, o Imposto Automóvel influencia negativamente

    in: http://diarioeconomico.sapo.pt/edici...lo/720121.html

    Dados curiosos [^][^][^]

    #2
    E bates palmas pq?

    Comentário


      #3


      Os portugueses estão a chegar á conclusão que não podem ter uma postura de marquês, ganhar 10 e gastar 11

      Comentário


        #4
        citação:Originalmente colocada por neoxic

        E bates palmas pq?
        também não percebi as palmas..

        Comentário


          #5
          Palmas pelo artigo [8)]

          Comentário


            #6
            Na minha modesta opinião, tal deve-se ao seguinte:

            Aqui háns anos, não muitos, um clio ou outro carro desse segmento, era um carro acessível á maioria das bolsas. Agora os preços mandam-se para bem mais de 3000 contos, o que faz com que as pessoas optem por carros mais baratos, ou seja, carros á volta dos 2000 contos ou menos.

            citação:Originalmente colocada por michaelvasconcelos

            Um crescimento de 64,6% ao nível do chamado segmento económico confirma que os consumidores nacionais estão a refugiar-se nos preços baixos. Os segmentos superiores registaram quedas.

            António Freitas de Sousa

            Os portugueses têm vindo a comprar carros cada vez mais baratos à medida que a subida continuada dos juros aumenta o serviço mensal de dívida dos consumidores e a economia tarda em crescer de forma sustentada.

            Segundo dados oficiais da Associação do Comércio Automóvel de Portugal (ACAP) para as vendas acumuladas entre Janeiro e Outubro deste ano quando comparadas com 2005, o denominado segmento económico cresceu 64,6%. É neste segmento que pontificam modelos como o Peugeot 107, Citroen C1 e Smart Fortwo. O seu peso no total das vendas de automóveis cresceu para os 4,93%, quando em 2005 não ia além dos 2,85%. Uma tendência que, segundo a ACAP, poderá continuar a manifestar-se no próximo ano. Em unidades, as vendas passaram dos 4.988 veículos no final de Outubro de 2005, para os 8.211 este ano.

            A concentração no segmento económico é de tal ordem, que o próprio segmento denominado inferior - para modelos como o Audi A2, Fiat Punto, VW Polo ou o Toyota Yaris - acabou também por ver as suas vendas diminuírem. Assim, os pouco mais de 61 mil veículos vendidos até Outubro neste segmento revelam um decréscimo de 3,87% quando comparados com as vendas do segmento no mesmo mês do ano passado. O seu peso na totalidade do mercado atingiu os 36,73%, com a venda de 61,1 mil veículos, contra os 63,5 mil atingidos em Outubro de 2005.

            O segmento com maior peso no mercado é o médio-inferior - para modelos como as classes A e B da Mercedes, Opel Astra, Renault Scenic e VW Golf - que no final de Outubro passado atingia uma quota de 36,97%. Mas também neste caso a concentração nos veículos económicos deixou a sua marca, com o segmento a perder 12,23% das vendas, de 70 mil para 61,5 mil veículos.

            Mas as quebras não se ficam por aqui, tendo também afectado o segmento seguinte, o médio-superior - para modelos como o BMW série 3, Mercedes C e o Audi A4. neste caso, as quebras foram de 6,49%, de 27,5 mil para 25,7 mil veículos, tendo a sua quota em relação ao total estabilizado nos 15,48%.

            Recorde-se que, genericamente, as vendas de automóveis em Portugal caíram 4,81% no final de Outubro, de 174.844 para 166.437 viaturas. Para além do agravamento das taxas de juro, o Imposto Automóvel influencia negativamente

            in: http://diarioeconomico.sapo.pt/edici...lo/720121.html

            Dados curiosos [^][^][^]

            Comentário


              #7
              O Audi A2 é segmento inferior? No preço não é. :D

              Comentário


                #8
                citação:Originalmente colocada por Nightwisher

                O Audi A2 é segmento inferior? No preço não é. :D
                :D:D:D:D:D:D:D:D:D:D:D:D:D:D:D:D

                Comentário


                  #9
                  citação:Originalmente colocada por Nightwisher

                  O Audi A2 é segmento inferior? No preço não é. :D
                  É em tamanho, mas é duma marca premium. Quem ler o artigo pensa que nas estradas é só Minis, A2, Classes A... [}][}][}]

                  Comentário


                    #10
                    citação:Originalmente colocada por trocadinho

                    Na minha modesta opinião, tal deve-se ao seguinte:

                    Aqui háns anos, não muitos, um clio ou outro carro desse segmento, era um carro acessível á maioria das bolsas. Agora os preços mandam-se para bem mais de 3000 contos, o que faz com que as pessoas optem por carros mais baratos, ou seja, carros á volta dos 2000 contos ou menos.
                    Ora aí está. Os ordenados mantiveram-se, mas agora em vez de ser um Punto a custar 2500 contos, paga-se isso por um Panda...

                    E não esquecer uma coisa: o tamanho dos carros aumentou, um Grande Punto é maior um Tipo; um Panda, com 5 portas, é tão bom a nível de habitabilidade como um Uno, que era do segmento acima. Um Clio dos novos deve andar a rondar o tamanho dum R19...

                    Comentário


                      #11
                      Os utilitários estão cada vez maiores, logo não vale a pena estar a comprar um carro do segmento acima. E com a moda do diesel, o aumento dos preços não dá para mais, tendo em conta que com a excepção do Punto, grande parte deles vão para os 23.000....25.000 €

                      Comentário


                        #12
                        citação:Originalmente colocada por Nafs

                        Os utilitários estão cada vez maiores, logo não vale a pena estar a comprar um carro do segmento acima. E com a moda do diesel, o aumento dos preços não dá para mais, tendo em conta que com a excepção do Punto, grande parte deles vão para os 23.000....25.000 €
                        Pois eu tenho andado intrigado com isto dos preços. Parece-me que o segmento dos carros utilitários foi o que registou uma mais acentuada subida de preços, talvez antevendo um aumento da procura.

                        Com efeito, um pequeno utilitário a diesel rapidamente chega aos 25.000 euros. Mas, por apenas mais 5.000 Euros, já é possível comprar um Mazda 5 ou mesmo um Ford S-Max.

                        Há aqui uma disparidade enorme ou é impressão minha? Para que é que eu vou comnprar um corsa 1.3 cdti se, com um pequeno esforço adicional, posso ter um S-Max 1.8 tb a diesel?

                        Acho, portanto, que os carros supostamente mais económicos estão excessivamente caros quando comparados com carros de segmentos superiores.

                        Comentário


                          #13
                          citação:Originalmente colocada por pjota

                          citação:Originalmente colocada por Nafs

                          Os utilitários estão cada vez maiores, logo não vale a pena estar a comprar um carro do segmento acima. E com a moda do diesel, o aumento dos preços não dá para mais, tendo em conta que com a excepção do Punto, grande parte deles vão para os 23.000....25.000 €
                          Pois eu tenho andado intrigado com isto dos preços. Parece-me que o segmento dos carros utilitários foi o que registou uma mais acentuada subida de preços, talvez antevendo um aumento da procura.

                          Com efeito, um pequeno utilitário a diesel rapidamente chega aos 25.000 euros. Mas, por apenas mais 5.000 Euros, já é possível comprar um Mazda 5 ou mesmo um Ford S-Max.

                          Há aqui uma disparidade enorme ou é impressão minha? Para que é que eu vou comnprar um corsa 1.3 cdti se, com um pequeno esforço adicional, posso ter um S-Max 1.8 tb a diesel?

                          Acho, portanto, que os carros supostamente mais económicos estão excessivamente caros quando comparados com carros de segmentos superiores.
                          Também partilho dessa opinião

                          Saudações ;)

                          Comentário


                            #14
                            é o fosso a crescer, aumentam as vendas dos pequenos e dos de luxo.

                            Comentário


                              #15
                              Somos um pobretanas ... compramos os Clios e os Pug's 207 ao preço que os Alemaes compram os A3 e Golf's

                              Comentário


                                #16
                                citação:Originalmente colocada por Fresh_Fruit

                                Somos um pobretanas ... compramos os Clios e os Pug's 207 ao preço que os Alemaes compram os A3 e Golf's
                                não é preciso ir tão longe,vai ver as diferenças de preço a Espanha....


                                [xx(]

                                Comentário


                                  #17
                                  citação:Originalmente colocada por AlCoEntre

                                  citação:Originalmente colocada por Fresh_Fruit

                                  Somos um pobretanas ... compramos os Clios e os Pug's 207 ao preço que os Alemaes compram os A3 e Golf's
                                  não é preciso ir tão longe,vai ver as diferenças de preço a Espanha....


                                  [xx(]

                                  Apenas a titulo de curiosidade digo q o C30 2.4D (180cv) é mais barato em Espanha do q o 1.6D (110cv) em Portugal.

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