Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Para quem percebe de Design

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Para quem percebe de Design

    O que é que nos faz olhar para um carro e dizer que o design é niponico, europeu (e as suas vertentes), ou americano?

    #2
    Deja vu Chines

    Quadradão e Grande Americano

    Muito aredondado Coreano

    Muito Normal Japones

    Inovador Europeu

    Comentário


      #3
      Mas tb há normais europeus... por exemplo... Vw Golf...

      Mas consegues dizer que é europeu... e nem se pensa dizer que é niponico...

      Comentário


        #4
        Axo q o verdadeiro design niponico quase nem se consegue ver por estes lados, estao reservados a carros q raramente se vendem ca. No top gear costumam mostrar de tempos a tempos hondas e outros carros japoneses q o design é nos completamente estranho com desenhos mto diferentes.
        Americano consigo ver pelo tamnho da coisa basicamente.

        Comentário


          #5
          Os americanos abusam nos cromados por exemplo..

          Comentário


            #6
            os americanos abusam ponto.

            Comentário


              #7
              citação:Originalmente colocada por dysplay21

              os americanos abusam ponto.
              nananinannao
              Abusam na qualidade?
              i dont think so...

              Comentário


                #8
                sim nesse ja constatei em pessoa q nao.

                abusam no tamanho, na cilindrada, no consumo

                Comentário


                  #9
                  agora não me posso alongar, mas para primeiro ponto, a questão é que não existe design nipónico, nem italiano, nem americano, nem alemão. design classifica-se como bom e mau.

                  A disciplina design comporta é a estética, e essa sim já a poderemos identificar com esta ou aquela nação.

                  de qualquer maneira, se antes eram claramente visiveis as diferenças estilisticas entre nações, actualmente, devido ao culto da marca, do "branding", o que acontece é olharmos para um carro e já o conseguirmos classificar como um mercedes, um bmw, um lamborghini, um renault, etc...

                  Comentário


                    #10
                    É como as caras. Também distingues um europeu dum oriental. Até consigo distinguir com alguma "pontaria" os japoneses dos chineses ou coreanos. Ou caras americanas de caras inglesas.

                    Comentário


                      #11
                      Sim... isso eu sei... mas o que é? Que linha é? Que coisa olho para dizer que um carro é niponico ou europeu?

                      Comentário


                        #12
                        Pois, tu queres é dados objectivos duma coisa subjectiva.

                        Comentário


                          #13
                          Habitualmente o carro exibe a marca, logo se percebe a sua origem.
                          Mais a sério, parece que os japoneses inventam nervuras, estilizam em redondo, suavizam arestas...enquanto que os europeus (mais os alemães)têm uma zona frontal "poderosa", arestas mais vivas...
                          Não é fácil de explicar, mas é uma boa questão.
                          Dá ideia de que os japoneses tendem a aproximar os seus carros aos gostos dos europeus.

                          Comentário


                            #14
                            Uma pequena análise sobre "nacionalidade" dos Designs::

                            Italiano: como as suas mulheres. Linhas curvas, elegantes, equilíbrio de formas bastante conseguido. A estética submete-se à funcionalidade do carro: quando é preciso é simplesmente útil como no Multipla, com personalidade como no Maserati Quatropuorte ou simplesmente aerodinâmico como no Enzo... Não se acrescentam pormenores desnecessários e tentam ser discretos nas formas.

                            Francês: como o nariz do Cirano de Bergerac. Angulosos, por vezes esquisitos e por vezes propositadamente desiquilibrados. Por vezes a funcionalidade sacrifica-se à estética, como no Megane; outras vezes o oposto radical acontece, como num Citroen Picaso ou no Renault Avantime. Tal como a personalidade temperamental dos franceses, oscila entre o banal e o arrojado.

                            Norte-Americano: como a sua sociedade. Eficazes na sua função e relativamente equilibrado entre forma e função mas sempre a roçar a imponência. Podem tanto usar curvas como angulos mas estes últimos predominam com arestas à mistura. O brilho não é rejeitado e o aparato é bem-vindo. A história também lhes deu o petróleo barato, por isso a estética roça por vezes o exagero de formas e volumes.

                            Inglês: um passado nobre e necessariamente tradicional e monárquico reflecte-se na sua industria automóvel. As formas redondas são equilibradas - como em tantos Jaguares - mesmo quando é necessário usar ângulos para destacar a imponência de alguns veículos como um Rolls Royce. Os ingleses parecem simplesmente usar a estética "porque tem que se vender o carro", e já agora, adaptam-na na perfeição ao que se pretende do veículo em questão.

                            Alemão: preciso e correcto como um plano de marketing duma empresa alemã, ao qual obedece. Design para agradar a todos ou quase todos (a "polémica" série 5 é a ideia deles de arriscar...), é preciso vir o Chris Bangle para "javardar". Eficaz e bastante conciliado com a função, a estética das viaturas alemãs pode ser tão eficaz quanto as mesmas e igualmente desprovida de sal e pimenta.

                            Japonês: tal como o alemão, mas com alguns toque de personalidade que por vezes saiem de um desenho animado japonês. Parece que por vezes quase tentam dar "personalidade" humana a algumas criações.

                            Coreano: anónimo e possivelmente inspirado em qualquer um dos outros. Quando as crianças de 3 anos aprendem a desenhar carros, saiem carro coreanos. Como diria o Jeremy Clarckson: "Os coreanos há 20 ou 30 anos atrás andavam todos de carroça, é espantoso que consigam fazer algo com 4 rodas que ande com uma eficácia quase japonesa. Fazer algo mais do que um carro que efectivamente funcione, isso é outra história."

                            Comentário


                              #15
                              citação:Originalmente colocada por Taveirada

                              Sim... isso eu sei... mas o que é? Que linha é? Que coisa olho para dizer que um carro é niponico ou europeu?
                              Arrendondado = Japonês.
                              Exemplo:

                              [}][}][}]

                              Comentário


                                #16
                                Francês: Ousado
                                Alemão: Linhas Conservadoras/Esportivas
                                Italiano: Elegante, Linhas retas
                                Japonês: Conservador
                                Coreano: Linhas Retas, busca do design europeu com ousadia própria
                                Americano: Visual 'retro' (a maioria agora [xx(])
                                Chinês: carro conhecido, só que um pouco mal feito

                                Comentário


                                  #17
                                  citação:Originalmente colocada por McReis

                                  citação:Originalmente colocada por Taveirada

                                  Sim... isso eu sei... mas o que é? Que linha é? Que coisa olho para dizer que um carro é niponico ou europeu?
                                  Arrendondado = Japonês.
                                  Exemplo:

                                  [}][}][}]
                                  Busted!

                                  Comentário


                                    #18
                                    citação:Originalmente colocada por McReis

                                    citação:Originalmente colocada por Taveirada

                                    Sim... isso eu sei... mas o que é? Que linha é? Que coisa olho para dizer que um carro é niponico ou europeu?
                                    Arrendondado = Japonês.
                                    Exemplo:

                                    [}][}][}]
                                    Hugo,

                                    Tás lá! ;)

                                    Esse carro é mesmo um bom exemplo... é que eu identifico-o como alemão puro... mas pelas definições é bastante semelhante ao japones... e eu não acho nada. Então pergunto... o que raio tem esse carro que difere dos japoneses... ou ao contrário... tb pode ser! ;)

                                    Comentário


                                      #19
                                      citação:Originalmente colocada por Grilo

                                      Francês: Ousado
                                      Alemão: Linhas Conservadoras/Esportivas
                                      Italiano: Elegante, Linhas retas
                                      Japonês: Conservador
                                      Coreano: Linhas Retas, busca do design europeu com ousadia própria
                                      Americano: Visual 'retro' (a maioria agora [xx(])
                                      Chinês: carro conhecido, só que um pouco mal feito
                                      [^]

                                      Comentário


                                        #20
                                        Americano - grande, formas desproporcionais a tender para a banheira

                                        Alemão - ar robusto, estética não visa dar nas vistas mas desagrada a todos, sem pontos fracos

                                        Japoneses - carros com os 'olhos em bico' ou então de extremos, ou demasiado desportivos ou demasiado utilitários

                                        Inglês - parecido ao alemão mas priviligia o requinte á robustez

                                        Francês - carro com um ar mais macio que robusto, não tem como ponto forte o requinte, é uma espécie de tentar ter tudo mas que depois faz com que não tenha uma caracteristica que os demarque dos demais

                                        Comentário


                                          #21
                                          Americano - Banheira (se bem que os muscle's são [B)])

                                          Europeu - Inovador. Proporcional!

                                          Americano(brasileiro) - "Fat Ass" (sedans)

                                          Japonês - Banal. Sedan. Quando quer até lhe dá uns carros bonitos, o problema é que isso é raro.

                                          Europeu(italiano) - pornográfico.

                                          Comentário


                                            #22
                                            citação:Originalmente colocada por Bernie

                                            citação:Originalmente colocada por dysplay21

                                            os americanos abusam ponto.
                                            nananinannao
                                            Abusam na qualidade?
                                            i dont think so...
                                            Já que isto é um tópico de design eu acho que ele se estava a referir não á qualidade, mas a isto:

                                            EDIT: Já vi que estava a referir aos motores

                                            Comentário


                                              #23
                                              Metade dos posts que li aqui, só dizem *****. É tão facil de dar argumento contra o que dizem...90% nem eprcebe nada de design...e só falam de Estetica...

                                              Contudo, eu acho impossivel dizer que os carros de um determinado pais sao isto ou aquilo...
                                              Funciona muito mais por marcas e por épocas que por paises.

                                              Ja li ai que os ingleses t~em muitas curvas, mas um aston lagonda, um lotus esprit, qq tvr dos 70, 80 ou um Rolls Camargue têm muitas curvas???
                                              Os Italianos têm curvas? então e o contach, de tomaso pantera ou alguns quatroporte? então têm muitas rectas? e o 33 stradale, o ferrari daytona o fiat multipla ou o 1750 gtv?

                                              Enfim, nao em vou alongar, só quero dizer que em todos os paises há bastantes exemplos de tudo e é bastante dificil de dizer que há uma tendencia.
                                              Se falarmos de marcas, aí pode ser que se chegue mais ou menos a um consenso...

                                              Comentário


                                                #24
                                                citação:Originalmente colocada por eser

                                                Metade dos posts que li aqui, só dizem *****. É tão facil de dar argumento contra o que dizem...90% nem eprcebe nada de design...e só falam de Estetica...

                                                Contudo, eu acho impossivel dizer que os carros de um determinado pais sao isto ou aquilo...
                                                Funciona muito mais por marcas e por épocas que por paises.

                                                Ja li ai que os ingleses t~em muitas curvas, mas um aston lagonda, um lotus esprit, qq tvr dos 70, 80 ou um Rolls Camargue têm muitas curvas???
                                                Os Italianos têm curvas? então e o contach, de tomaso pantera ou alguns quatroporte? então têm muitas rectas? e o 33 stradale, o ferrari daytona o fiat multipla ou o 1750 gtv?

                                                Enfim, nao em vou alongar, só quero dizer que em todos os paises há bastantes exemplos de tudo e é bastante dificil de dizer que há uma tendencia.
                                                Se falarmos de marcas, aí pode ser que se chegue mais ou menos a um consenso...
                                                MAS É CLARO que existem excepções tamos a falar de tendçias. nem todos os americanos são banheiras claro.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  O Golf (sobretudo o GTI) e o A3 são bons exemplos da diferença entre um carro alemão e um japonês: nota-se músculo nas suas linhas.

                                                  Quanto falamos em estilos, temos que ter sempre em atenção a época e a marca e a região onde o carro é comercializado, embora também eu seja de acordo que em muitos casos me é quase inconsciente olhar para um carro e identificar automaticamente o estilo com origem da marca.

                                                  Alguns tópicos a considerar:
                                                  - a quantidade de carros que têm alterações estéticas em função do mercado onde são vendidos (Ford Focus, Corolla, ..)
                                                  - a preocupação das marcas orientais em terem estúdios de design na europa e nos usa.
                                                  - o hyundai matrix desenhado pela Pininfarina.. Aquilo é estilo coreano ou italiano?
                                                  - quanto ao estilo japonês, peguem no catalogo anual da autohoje e divirtam-se :D.
                                                  - também não foi falado o estilo sueco..
                                                  - identificar a região de origem do carro também pelo design interior.
                                                  - ...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    citação:Originalmente colocada por Taveirada
                                                    Arrendondado = Japonês.
                                                    Exemplo:

                                                    [}][}][}]
                                                    --------------------------------------------------------------
                                                    Hugo,

                                                    Tás lá! ;)

                                                    Esse carro é mesmo um bom exemplo... é que eu identifico-o como alemão puro... mas pelas definições é bastante semelhante ao japones... e eu não acho nada. Então pergunto... o que raio tem esse carro que difere dos japoneses... ou ao contrário... tb pode ser! ;)
                                                    É isto que o torna alemão!!!


                                                    Agora a sério, é talvez a altura, e o facto de se associar ao antigo golf ;)

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Os americanos costumam quase sempre manter uma linha de cintura mais alta...
                                                      ;)

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Então os Seats são americanos? :D

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          citação:Originalmente colocada por GTS_M5

                                                          Os americanos costumam quase sempre manter uma linha de cintura mais alta...
                                                          ;)
                                                          também em quase todos os carros a traseira prolonga-se muito depois das rodas traseiras. seja sedan ou Station Wagon.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            citação:Originalmente colocada por Taveirada
                                                            Hugo,

                                                            Tás lá! ;)

                                                            Esse carro é mesmo um bom exemplo... é que eu identifico-o como alemão puro... mas pelas definições é bastante semelhante ao japones...
                                                            É mesmo aí que eu acho que reside a questão e daí a minha brincadeira/provocação com o teu carro.
                                                            Acho que não há actualmente um padrão de design típico de país para país. Muito porque os japoneses cada vez se preocupam mais em agradar ao mercado europeu e porque os europeus também procuram seduzir os americanos e vice-versa. No entanto creio que há pormenores que fazem a diferença. O cuidado no desenho de grelhas frisos, faróis, etc. é suficiente para marcar um estilo, na maior parte das vezes.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X