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As lagartas estão de volta
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citação:Originalmente colocada por EL PAKITO
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Os tugas são um espetáculo...julguei que isso fosse utilizado já há muito, mas aparentemente viram essa "tecnologia" agora. [8)]
Ou então viram nalgum filme james bond no fds...[|)]
Por causa disso foram retiradas, agora é que introduziram novamente as correntes, mas os carros ao passar, terão um esvaziamento "lento", não rebentando com os pneus.
Abraços
Comentário
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citação:Originalmente colocada por nto
citação:Originalmente colocada por EL PAKITO
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Os tugas são um espetáculo...julguei que isso fosse utilizado já há muito, mas aparentemente viram essa "tecnologia" agora. [8)]
Ou então viram nalgum filme james bond no fds...[|)]
Por causa disso foram retiradas, agora é que introduziram novamente as correntes, mas os carros ao passar, terão um esvaziamento "lento", não rebentando com os pneus.
Abraços
hum.....ok...sorry....ignorancia minha [8)]
Comentário
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Estas "correntes" já haviam sido compradas há algum tempo, até porque já foram utilizadas pelos militares da GNR fora do país! Mas continuavam por cá paradas por falta de legislação que autorizasse o uso das mesmas! Ou seja, não foi descoberta qualquer pólvora nem nada disso, apenas voltou a ser legal! Pois já há muito que os polícias reclamavam o seu uso, pois diziam que algumas mortes de agentes em situações de fuga de suspeitos podiam ter sido evitadas com o uso das mesmas. A única verdadeira novidade, é que as lagartas podem ser usadas numa mera "operação stop" como prevenção de possíveis desobediências de paragem, pois os espigões só sobem após o accionamento por via de um telecomando.
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Antes de alguns risos podiam ter verificado esta noticia que saiu em Outubro sendo a fonte o mesmo Correio da Manhã.
Segurança - Equipamento da GNR aguarda autorização
Lagartas fora da lei
A Inspecção-Geral da Administração Interna (IGAI) está a testar o novo modelo de ‘lagartas’ de imobilização de veículos, actualmente em uso no Regimento de Infantaria da GNR, para decidir se pode ser utilizado pelas forças policiais.
As ‘lagartas’, engenhos que servem para furar os pneus de carros que não respeitem ordem de paragem, foram proibidas em 2002 pelo então inspector-geral, Rodrigues Maximiano.
A proibição foi decidida na sequência de uma queixa apresentada por automobilista que não parou numa operação da Brigada de Trânsito: as ‘lagartas’ foram accionadas – e o rápido esvaziamento dos pneus do carro em fuga provocou um acidente que podia ter tido consequências fatais. Desde essa altura, as forças policias não utilizam as ‘lagartas’ por decisão da IGAI.
O Batalhão Operacional do Regimento de Infantaria da GNR, em 2003, começou a testar um novo modelo de ‘lagartas’. “É um dispositivo fabricado por uma empresa inglesa operado por controlo remoto. Contém uma série de cavilhas em aço que, ao serem accionadas, furam os pneus”, disse ao CM o capitão Pedro Oliveira.
SEGURANÇA
Este dispositivo, ao contrário dos antigos, evita o despiste imediato da viatura. “Os pneus do veículo vão esvaziando progressivamente até à imobilização completa, a cerca de 50 metros de distância”, garante ao CM o major Duarte, oficial de operações do Regimento de Infantaria da GNR.
Estas ‘lagartas’ já seguiram na bagagem da GNR, nas missões de serviço realizadas em Timor e no Iraque. “Em ambas as missões utilizámos este dispositivo em postos de vigia”, diz o capitão Pedro Oliveira. O uso destas ‘lagartas’ em território nacional mantém-se proibido.
A IGAI estuda a possibilidade de autorizar a utilização deste dispositivo a todas as forças policiais.
Na PSP, só o Corpo de Intervenção e o Grupo de Operações Especiais dispõem de mecanismos de imobilização de viaturas em fuga. “São dispositivos antigos, e que só são usados em operações planeadas”, disse ao CM fonte da PSP.
O inspector-geral da Administração Interna, desembargador Clemente de Lima,assinou anteontem um despacho a ordenar a “recolha de elementos técnicos sobre os novos métodos de imobilização de viaturas em operações policiais”. Só depois de concluído o estudo, a IGAI decide se as ‘lagartas’ modernas podem ser utilizadas.
Apesar de não existir autorização expresa da IGAI, o Batalhão Operacional monta ‘lagartas’ sempre que é chamado a dar apoio a operações da Brigada de Tânsito.
Miguel Curado
http://www.correiodamanha.pt/noticia...al=0&id=218366
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citação:Originalmente colocada por BX HDi
No fundo é uma boa medida. Isto se o funcionamento das mesmas for como está descrito. Já estou a imaginar algum teimoso a querer continuar a fuga com os 4 pneus em baixo...
Quem foge de uma operação STOP ou é extremamente míope ou então leva água no bico.
Comentário
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citação:Originalmente colocada por Vieira
citação:Originalmente colocada por BX HDi
No fundo é uma boa medida. Isto se o funcionamento das mesmas for como está descrito. Já estou a imaginar algum teimoso a querer continuar a fuga com os 4 pneus em baixo...
Quem foge de uma operação STOP ou é extremamente míope ou então leva água no bico.
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citação:Originalmente colocada por Vieira
citação:Originalmente colocada por BX HDi
No fundo é uma boa medida. Isto se o funcionamento das mesmas for como está descrito. Já estou a imaginar algum teimoso a querer continuar a fuga com os 4 pneus em baixo...
Quem foge de uma operação STOP ou é extremamente míope ou então leva água no bico.
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