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Pergunta (parva) sobre Volvo 480

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    Pergunta (parva) sobre Volvo 480



    Não é bem uma pergunta, mas só um pormenor que me chamou à atenção no carro. Já desde 1977 que é obrigatório usar os médios de dia na Suécia. Porque raio é que eles fizeram o carro com faróis escamoteáveis, se na Suécia iriam andar sempre acesos?[8)]

    #2
    porque o carro não foi só vendido na Suécia, aliás nem era o seu maior mercado

    Comentário


      #3
      citação:Originalmente colocada por homemdonorte

      porque o carro não foi só vendido na Suécia, aliás nem era o seu maior mercado
      Eu sei isso, mas mesmo assim... Na Finlândia é obrigatório usar os faróis de dia desde 1982 e na Noruega desde 1986. Estamos a falar da Escandinávia toda. Eu sei que não é o mais importante, mas acredito que a Escandinávia seja importante para o mercado da Volvo. Como eu disse, é mais uma curiosidade que outra coisa.;)

      Comentário


        #4
        Porque era moda na altura nos carros "desportivos". Permitia uma frente mais baixa e melhor aerodinâmica (de dia).

        Comentário


          #5
          citação:Originalmente colocada por Bolide

          Porque era moda na altura nos carros "desportivos". Permitia uma frente mais baixa e melhor aerodinâmica (de dia).
          Na Escandinávia não!:D Como eu já disse, não quero implicar com nada, mas não deixei de achar curioso.;)

          Comentário


            #6
            citação:Originalmente colocada por Bolide

            Porque era moda na altura nos carros "desportivos". Permitia uma frente mais baixa e melhor aerodinâmica (de dia).
            Ora nem mais.

            Nessa altura também se tinha o Celica, Supra, RX-7 assim (inícios da década de 80).

            Comentário


              #7
              eu apaixonei-me por esse carro uns bons tempos quando ele saiu!

              Comentário


                #8
                citação:Originalmente colocada por nto

                citação:Originalmente colocada por Bolide

                Porque era moda na altura nos carros "desportivos". Permitia uma frente mais baixa e melhor aerodinâmica (de dia).
                Ora nem mais.

                Nessa altura também se tinha o Celica, Supra, RX-7 assim (inícios da década de 80).

                Eu sei isso! Mas só reparei neste por ser um carro sueco e lá ser obrigatório o uso dos faróis.:D

                Comentário


                  #9
                  Um dos faróis a seguir ao pisca foi pensada para ser a "luz de dia", para não se ter que andar sempre com os faróis levantados.

                  Por curiosidade, em termos de aerodinamica, os 480 "à noite" viam a sua velocidade máxima reduzida em cerca de 5km/h :P

                  Comentário


                    #10
                    citação:Originalmente colocada por AlCoEntre

                    eu apaixonei-me por esse carro uns bons tempos quando ele saiu!

                    Ainda estou. Extremamente difícil encontrar um em bom estado por um preço justo.

                    Comentário


                      #11
                      Continuo a adorar esse carro! Para mim é lindíssimo!

                      Comentário


                        #12
                        E tem um motor mt bom e fiável.
                        Conheço em especial o 480 turbo.

                        Comentário


                          #13
                          citação:Originalmente colocada por Firefly

                          E tem um motor mt bom e fiável.
                          Conheço em especial o 480 turbo.
                          Que se não me engano é um motor Renault, o 1721cm3.

                          Comentário


                            #14
                            citação:Originalmente colocada por Fernando Ac

                            citação:Originalmente colocada por Firefly

                            E tem um motor mt bom e fiável.
                            Conheço em especial o 480 turbo.
                            Que se não me engano é um motor Renault, o 1721cm3.
                            Certo!

                            Comentário


                              #15
                              É um 1721 cm3 (compressor).
                              N sabia é que era Renault , mas o nosso teve parado cerca 1 ano à chuva e ao sol, foi só dar-lhe bateria e o bicho tava como novo...Gastava era como gente grande: ( 14,5 litros aos 100 km em ritmo normal). Pelo menos era o que dizia o CB... Sim era de 1991 e já tinha CB, AB, ABS, entre outras coisas. Na altura destacava-se tb na segurança, pois tinha até enormes barras laterais de aço e o chassis era reforçado por causa dos embates frontais... Tinha tb um indicativo da pressão no turbo...
                              O barulho do motor era algo de soberbo, às vezes quando o ligava e começava a andar parecia a sinfonia duma nave misturando som altamente tecnológico com a brutalidade dum turbo.
                              Era um carro pesado ( cerca de 1300kgs) mas andava bem, especialmente em auto-estrada, o seu habitat natural, subidas a 200 kmh n era grande problema pra ele.

                              Comentário


                                #16
                                Um 480 pesava por volta dos 1025kg dependendo do equipamento. Se tivesse 1300kg não andava o que andava com apenas 120cv.

                                Comentário


                                  #17
                                  Disse 1300kgs pq dizia isso no livro. O carro tinha mto equipamento. N sei se o que eu conduzia tinha 136 cavalos, pois dizia no livro que além de 120 a própria Volvo tinha um «chip» que o punha com essa potência.Não sei se o puseram ou não, o carro era do meu pai e foi comprado em segunda mão em 1995, salvo o erro.

                                  Comentário


                                    #18
                                    citação:Originalmente colocada por Luís Miguel

                                    [

                                    Não é bem uma pergunta, mas só um pormenor que me chamou à atenção no carro. Já desde 1977 que é obrigatório usar os médios de dia na Suécia. Porque raio é que eles fizeram o carro com faróis escamoteáveis, se na Suécia iriam andar sempre acesos?[8)]
                                    Porque a Escandinavia e o resto do mundo são coisas diferentes e depois com o Levi disse durante o dia usam as luzes que estão ao lado dos piscas.

                                    Comentário


                                      #19
                                      citação:Originalmente colocada por nto

                                      citação:Originalmente colocada por Bolide

                                      Porque era moda na altura nos carros "desportivos". Permitia uma frente mais baixa e melhor aerodinâmica (de dia).
                                      Ora nem mais.

                                      Nessa altura também se tinha o Celica, Supra, RX-7 assim (inícios da década de 80).
                                      O MX-5, os Porsches 924, 944 e 928

                                      Comentário


                                        #20
                                        citação:Originalmente colocada por Levi

                                        Um dos faróis a seguir ao pisca foi pensada para ser a "luz de dia", para não se ter que andar sempre com os faróis levantados.

                                        Por curiosidade, em termos de aerodinamica, os 480 "à noite" viam a sua velocidade máxima reduzida em cerca de 5km/h :P
                                        OK! Dúvida esclarecida! [8D] Thank You! [8D]

                                        Comentário


                                          #21
                                          citação:Originalmente colocada por Firefly

                                          É um 1721 cm3 (compressor).
                                          N sabia é que era Renault , mas o nosso teve parado cerca 1 ano à chuva e ao sol, foi só dar-lhe bateria e o bicho tava como novo...Gastava era como gente grande: ( 14,5 litros aos 100 km em ritmo normal). Pelo menos era o que dizia o CB... Sim era de 1991 e já tinha CB, AB, ABS, entre outras coisas. Na altura destacava-se tb na segurança, pois tinha até enormes barras laterais de aço e o chassis era reforçado por causa dos embates frontais... Tinha tb um indicativo da pressão no turbo...
                                          O barulho do motor era algo de soberbo, às vezes quando o ligava e começava a andar parecia a sinfonia duma nave misturando som altamente tecnológico com a brutalidade dum turbo.
                                          Era um carro pesado ( cerca de 1300kgs) mas andava bem, especialmente em auto-estrada, o seu habitat natural, subidas a 200 kmh n era grande problema pra ele.
                                          Compressor ou turbo? É k a propria Volvo diz que é Turbo, alias, até a propria Renhô k era quem fazia os motores

                                          Comentário


                                            #22
                                            citação:Originalmente colocada por Levi

                                            Um dos faróis a seguir ao pisca foi pensada para ser a "luz de dia", para não se ter que andar sempre com os faróis levantados.

                                            Por curiosidade, em termos de aerodinamica, os 480 "à noite" viam a sua velocidade máxima reduzida em cerca de 5km/h :P
                                            Resolve-se com 1 toculante aho.

                                            Bem, sempre fica fixe na Escandinávia quando está estacionado... [}]

                                            Comentário


                                              #23
                                              citação:Originalmente colocada por P0rn-Star

                                              citação:Originalmente colocada por Firefly

                                              É um 1721 cm3 (compressor).
                                              N sabia é que era Renault , mas o nosso teve parado cerca 1 ano à chuva e ao sol, foi só dar-lhe bateria e o bicho tava como novo...Gastava era como gente grande: ( 14,5 litros aos 100 km em ritmo normal). Pelo menos era o que dizia o CB... Sim era de 1991 e já tinha CB, AB, ABS, entre outras coisas. Na altura destacava-se tb na segurança, pois tinha até enormes barras laterais de aço e o chassis era reforçado por causa dos embates frontais... Tinha tb um indicativo da pressão no turbo...
                                              O barulho do motor era algo de soberbo, às vezes quando o ligava e começava a andar parecia a sinfonia duma nave misturando som altamente tecnológico com a brutalidade dum turbo.
                                              Era um carro pesado ( cerca de 1300kgs) mas andava bem, especialmente em auto-estrada, o seu habitat natural, subidas a 200 kmh n era grande problema pra ele.
                                              Compressor ou turbo? É k a propria Volvo diz que é Turbo, alias, até a propria Renhô k era quem fazia os motores
                                              A própria Volvo dizia no livro que era um compressor.;)

                                              Comentário


                                                #24
                                                Era um turbo. Tinha na zona da consola central, por baixo do tablier um botão para ligar as luzes ao lado dos piscas.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Ok. Não queria ter que...lol.
                                                  Mas aqui está:

                                                  http://www.volvo-480-europe.org/card...s/spec1992.php

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Turbo era a designação normal, vulgo.
                                                    A designação técnica:
                                                    Garret T2 Turbocompressor.:D
                                                    Tinha tb intercooler e oilcooler :D;)[8D]

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      citação:Originalmente colocada por Firefly

                                                      Turbo era a designação normal, vulgo.
                                                      A designação técnica:
                                                      Garret T2 Turbocompressor.:D
                                                      Tinha tb intercooler e oilcooler :D;)[8D]
                                                      Turbo e dimunitivo de turbocompressor que se usa na giria dos automoveis por isso para nao seres mal interpetado quando te referes a um turbocompressor deves chama-lo de turbo porque se o chamares de compressor vai tudo pensar que estas a referir-te a um compressor volumetrico, que embora a sua funçao seja comprimir o ar admitido pelo motor com fazem os turbos o seu funcionamento e diferente.
                                                      Por isso o a designaçao correcta do 480 sobrealimentado e tal e qual a Volvo escrivia na parte de tras do carro 480 Turbo porque o motor e sobrealimentado por um compressor de turbinas (vulgo Turbo) e nao por um volumetrico (vulgo Compressor)

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        citação:Originalmente colocada por Firefly

                                                        Ok. Não queria ter que...lol.
                                                        Mas aqui está:

                                                        http://www.volvo-480-europe.org/card...s/spec1992.php
                                                        Lá está. 1038kg para o Turbo e 1008kg para o 1.7 ES.
                                                        Muito longe dos 1300kg.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          citação:Originalmente colocada por Manuel Barbosa

                                                          citação:Originalmente colocada por Firefly

                                                          Turbo era a designação normal, vulgo.
                                                          A designação técnica:
                                                          Garret T2 Turbocompressor.:D
                                                          Tinha tb intercooler e oilcooler :D;)[8D]
                                                          Turbo e dimunitivo de turbocompressor que se usa na giria dos automoveis por isso para nao seres mal interpetado quando te referes a um turbocompressor deves chama-lo de turbo porque se o chamares de compressor vai tudo pensar que estas a referir-te a um compressor volumetrico, que embora a sua funçao seja comprimir o ar admitido pelo motor com fazem os turbos o seu funcionamento e diferente.
                                                          Por isso o a designaçao correcta do 480 sobrealimentado e tal e qual a Volvo escrivia na parte de tras do carro 480 Turbo porque o motor e sobrealimentado por um compressor de turbinas (vulgo Turbo) e nao por um volumetrico (vulgo Compressor)
                                                          Longe de mim querer induzir alguém em erro. Que fale quem sabe, eu apenas descrevi o que tinha visto ( lido) de relance e apenas com a luz fraca dum candeeiro de rua. De facto já foi há uns anos :D e entretanto tive um grande acidente com ele e nunca mais pude conduzi-lo
                                                          Assim agradeço a vossa paciência.
                                                          Obrigado pela explicação, pois sempre aprendi alguma coisa.;)

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            citação:Originalmente colocada por cloterico

                                                            citação:Originalmente colocada por Firefly

                                                            Ok. Não queria ter que...lol.
                                                            Mas aqui está:

                                                            http://www.volvo-480-europe.org/card...s/spec1992.php
                                                            Lá está. 1038kg para o Turbo e 1008kg para o 1.7 ES.
                                                            Muito longe dos 1300kg.
                                                            Como vi de relance se calhar vi antes o peso que pode levar...
                                                            Fico satisfeito por saber que potencialmente só pesava isso. Mas o carro que conduzia vinha recheado de equipamento extra que podia dar algum peso. O AC por exemplo, embora n pese 200 ou 300 kgs lool.
                                                            Cumps

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