Não é bem uma pergunta, mas só um pormenor que me chamou à atenção no carro. Já desde 1977 que é obrigatório usar os médios de dia na Suécia. Porque raio é que eles fizeram o carro com faróis escamoteáveis, se na Suécia iriam andar sempre acesos?[8)]
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Pergunta (parva) sobre Volvo 480
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Pergunta (parva) sobre Volvo 480
Não é bem uma pergunta, mas só um pormenor que me chamou à atenção no carro. Já desde 1977 que é obrigatório usar os médios de dia na Suécia. Porque raio é que eles fizeram o carro com faróis escamoteáveis, se na Suécia iriam andar sempre acesos?[8)]Etiquetas: Nenhum
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citação:Originalmente colocada por homemdonorte
porque o carro não foi só vendido na Suécia, aliás nem era o seu maior mercado
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citação:Originalmente colocada por nto
citação:Originalmente colocada por Bolide
Porque era moda na altura nos carros "desportivos". Permitia uma frente mais baixa e melhor aerodinâmica (de dia).
Nessa altura também se tinha o Celica, Supra, RX-7 assim (inícios da década de 80).
Comentário
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É um 1721 cm3 (compressor).
N sabia é que era Renault , mas o nosso teve parado cerca 1 ano à chuva e ao sol, foi só dar-lhe bateria e o bicho tava como novo...Gastava era como gente grande: ( 14,5 litros aos 100 km em ritmo normal). Pelo menos era o que dizia o CB... Sim era de 1991 e já tinha CB, AB, ABS, entre outras coisas. Na altura destacava-se tb na segurança, pois tinha até enormes barras laterais de aço e o chassis era reforçado por causa dos embates frontais... Tinha tb um indicativo da pressão no turbo...
O barulho do motor era algo de soberbo, às vezes quando o ligava e começava a andar parecia a sinfonia duma nave misturando som altamente tecnológico com a brutalidade dum turbo.
Era um carro pesado ( cerca de 1300kgs) mas andava bem, especialmente em auto-estrada, o seu habitat natural, subidas a 200 kmh n era grande problema pra ele.
Comentário
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Disse 1300kgs pq dizia isso no livro. O carro tinha mto equipamento. N sei se o que eu conduzia tinha 136 cavalos, pois dizia no livro que além de 120 a própria Volvo tinha um «chip» que o punha com essa potência.Não sei se o puseram ou não, o carro era do meu pai e foi comprado em segunda mão em 1995, salvo o erro.
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citação:Originalmente colocada por Luís Miguel
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Não é bem uma pergunta, mas só um pormenor que me chamou à atenção no carro. Já desde 1977 que é obrigatório usar os médios de dia na Suécia. Porque raio é que eles fizeram o carro com faróis escamoteáveis, se na Suécia iriam andar sempre acesos?[8)]
Comentário
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citação:Originalmente colocada por nto
citação:Originalmente colocada por Bolide
Porque era moda na altura nos carros "desportivos". Permitia uma frente mais baixa e melhor aerodinâmica (de dia).
Nessa altura também se tinha o Celica, Supra, RX-7 assim (inícios da década de 80).
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citação:Originalmente colocada por Levi
Um dos faróis a seguir ao pisca foi pensada para ser a "luz de dia", para não se ter que andar sempre com os faróis levantados.
Por curiosidade, em termos de aerodinamica, os 480 "à noite" viam a sua velocidade máxima reduzida em cerca de 5km/h :P
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citação:Originalmente colocada por Firefly
É um 1721 cm3 (compressor).
N sabia é que era Renault , mas o nosso teve parado cerca 1 ano à chuva e ao sol, foi só dar-lhe bateria e o bicho tava como novo...Gastava era como gente grande: ( 14,5 litros aos 100 km em ritmo normal). Pelo menos era o que dizia o CB... Sim era de 1991 e já tinha CB, AB, ABS, entre outras coisas. Na altura destacava-se tb na segurança, pois tinha até enormes barras laterais de aço e o chassis era reforçado por causa dos embates frontais... Tinha tb um indicativo da pressão no turbo...
O barulho do motor era algo de soberbo, às vezes quando o ligava e começava a andar parecia a sinfonia duma nave misturando som altamente tecnológico com a brutalidade dum turbo.
Era um carro pesado ( cerca de 1300kgs) mas andava bem, especialmente em auto-estrada, o seu habitat natural, subidas a 200 kmh n era grande problema pra ele.
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citação:Originalmente colocada por Levi
Um dos faróis a seguir ao pisca foi pensada para ser a "luz de dia", para não se ter que andar sempre com os faróis levantados.
Por curiosidade, em termos de aerodinamica, os 480 "à noite" viam a sua velocidade máxima reduzida em cerca de 5km/h :P
Bem, sempre fica fixe na Escandinávia quando está estacionado... [}]
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citação:Originalmente colocada por P0rn-Star
citação:Originalmente colocada por Firefly
É um 1721 cm3 (compressor).
N sabia é que era Renault , mas o nosso teve parado cerca 1 ano à chuva e ao sol, foi só dar-lhe bateria e o bicho tava como novo...Gastava era como gente grande: ( 14,5 litros aos 100 km em ritmo normal). Pelo menos era o que dizia o CB... Sim era de 1991 e já tinha CB, AB, ABS, entre outras coisas. Na altura destacava-se tb na segurança, pois tinha até enormes barras laterais de aço e o chassis era reforçado por causa dos embates frontais... Tinha tb um indicativo da pressão no turbo...
O barulho do motor era algo de soberbo, às vezes quando o ligava e começava a andar parecia a sinfonia duma nave misturando som altamente tecnológico com a brutalidade dum turbo.
Era um carro pesado ( cerca de 1300kgs) mas andava bem, especialmente em auto-estrada, o seu habitat natural, subidas a 200 kmh n era grande problema pra ele.
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Era um turbo. Tinha na zona da consola central, por baixo do tablier um botão para ligar as luzes ao lado dos piscas.
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citação:Originalmente colocada por Firefly
Turbo era a designação normal, vulgo.
A designação técnica:
Garret T2 Turbocompressor.:D
Tinha tb intercooler e oilcooler :D;)[8D]
Por isso o a designaçao correcta do 480 sobrealimentado e tal e qual a Volvo escrivia na parte de tras do carro 480 Turbo porque o motor e sobrealimentado por um compressor de turbinas (vulgo Turbo) e nao por um volumetrico (vulgo Compressor)
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citação:Originalmente colocada por Firefly
Ok. Não queria ter que...lol.
Mas aqui está:
http://www.volvo-480-europe.org/card...s/spec1992.php
Muito longe dos 1300kg.
Comentário
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citação:Originalmente colocada por Manuel Barbosa
citação:Originalmente colocada por Firefly
Turbo era a designação normal, vulgo.
A designação técnica:
Garret T2 Turbocompressor.:D
Tinha tb intercooler e oilcooler :D;)[8D]
Por isso o a designaçao correcta do 480 sobrealimentado e tal e qual a Volvo escrivia na parte de tras do carro 480 Turbo porque o motor e sobrealimentado por um compressor de turbinas (vulgo Turbo) e nao por um volumetrico (vulgo Compressor)
Assim agradeço a vossa paciência.
Obrigado pela explicação, pois sempre aprendi alguma coisa.;)
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citação:Originalmente colocada por cloterico
citação:Originalmente colocada por Firefly
Ok. Não queria ter que...lol.
Mas aqui está:
http://www.volvo-480-europe.org/card...s/spec1992.php
Muito longe dos 1300kg.
Fico satisfeito por saber que potencialmente só pesava isso. Mas o carro que conduzia vinha recheado de equipamento extra que podia dar algum peso. O AC por exemplo, embora n pese 200 ou 300 kgs lool.
Cumps
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