Introdução
Nissan Motor Co., Ltd. é freqüentemente chamada de Nissan Motors ou simplesmente Nissan, e é uma fabricante de automóveis japonesa que outrora comercializou veículos sob a marca Datsun até 1983. A central da companhia fica situada na área de Ginza de Chu-o--ku, Tóquio mas a Nissan planeia mover a sua sede paraa Yokohama, Kanagawa antes das 2010, com construção que começa em 2007.
Os primeiros D.A.T
As raízes da Datsun voltam até 1911. Foi nesta altura que Masujiro Hashimoto, um engenheiro japonês formado nos Estado Unidos, fundou a Kwaishinsha Motors com a ajuda de três investidores. Hashimoto não era mais um inventor japonês de automóveis, Ele teve a vantagem de ter vários anos de estudo em Nova Iorque . O sonho de Hashimoto era construir o primeiro automóvel de produção regular japonês.
Masujiro Hashimoto
O primeiro carro experimental de Hashimoto, completado em 1912, não teve muito sucesso. A sua tentativa seguinte foi em 1914, o protótipo para o DAT modelo 31 que desde então foram recebido com muito mais entusiasmo. Foi por volta desta época que a companhia propôs o começo do nome de Datsun.
O nome vem, em parte, dos nomes dos três investidores originais: Kenjiro Den de D que ajudaram organizam a companhia original, Rokuro Aoyama um amigo de infância, e Meitaro Takeuchi de T - um primo de um primeiro-ministro anterior que ajudou organiza financiamento... conseqüentemente o nome DAT. Asperamente traduzido significa "lebre", coelho rápido", ou "muito rápido" em japonês.
O DAT modelo 31 foi comercializado em 1915, seguidos pelo 1916 DAT modelo 41, o sendo produzido direto depois até 1925.
DAT modelo 31
DAT modelo 41
O Dat 41 era um carro luxuoso e económico, munido por um bloco de 15cv, e era capaz de levar 5 passageiros. Como cada unidade era feita à mão, era de esperar que números de produção fossem baixos. Outra razão para os baixos números de produção era que na altura, no Japão estradas fora das cidades ainda eram bem primitivas. Foram limitados apenas carros quase para cidades.
O "filho (son)" da DAT
DATSON Type 10
Em 1917 foi época de reestruturação da Kwaishinsha Motors devido a dificuldades financeiras. A companhia foi assumida essencialmente pela sua agência de vendas, e tornou-se a Dat Motor Vehicle Co. Esta nova companhia produziu o Dat modelo 51. De acordo com um par de fontes, uma 2ª versão de cavalo estradeiro de assento pequeno do tipo 51 se apelidou de Datson por Hashimoto, como em "filho-de-Dat", provavelmente por causa da diferença de tamanho entre este DAT mais pequeno e o modelo 51. Esta versão dá origem ao nome Datson, apesar de ser contrariada por algumas fontes.
DAT modelo 51 TORPEDO
O modelo 51 estava disponível em vários tipos de carroaçaria, inclusive o Trpedo, teve um motor de 15 cavalos refrigerados a água e transmissão manual.
DAT começou um empreendimento conjunto com a Gás de Tóquio Denki nos anos vinte para produzir veículos industriais, depois de em 1918 o governo japonês ter dado apoio financeiro para a produção de veículos militares.
[img] http://www.datsunhistory.com/DATPICS/earlyfact.jpg [/img]
Fotografia bastante antiga da fábrica onde mostra um Tipo 51 e um camião, Masujiro Hashimoto à frente de fato.´
DATSON Type 10
DATSON Type 11 de 1929, o primeiro grande sucesso desta companhia. (à esquerda).
DASTON Type 12 (à direita).
O type 10 tornou-se no Type 11 em 1932 e ganhou um 747cc SOCH de maior potência (12cv às 3000rpm). Este modelo é considerado amplamente como o primeiro verdadeiro Datsun e também é considerado como o primeiro automóvel no Japão a ser produzido em massa, acabando a sua produção em 1934, sendo substituido pelo Type 12.Não haviam grandes diferenças face ao Type 11, embora o corpo de sedan fossem uma melhoria. Antes da introdução do Tipo 14 entre 1935, o chassi de T12 era para ser provido com uma carroçaria toda nova . Esta versão teria sido utilizada no Type 13, embora nunca tivesse sido automóvel de produção mas sim um protótipo.
DATSUN Type 14 de 1935
1935 viu a introdução do Type 14 com 3 tipos de carroçaria à escolha; Sedan, Phaeton e cabrio. O estilo era moderno pelos padrões da altura com a grelha que já não era tão similar ao Ford modelo Y. A gama teve um novo 722cc, 15hp SOCH que dotou de uma velocidade máxima respeitável de 51mph. O Type 14 também foi construído na variante pick-up, designada de Type 14T bem como um furgão de entrega. Estes podem ser vistos num panfleto de vendas contemporâneo de 1935. Há um exemplo do Tipo 14 no REINO UNIDO, mais precisamente no Museu de Motor Nacional a Beaulieu em Hampshire. Este carro foi importado pelo Senhor Herbert Austin em 1935, a fim de estudar uma possível infração patente em vários aspectos técnicos da Austin 7's. A Austin nunca chegou a entregar nenhuma acção.
DATSUN Type 15
O Type 15 que ainda chegou em 1936 provido de um 722cc mas agora com 16hp. Porém o corpo era todo novo com uma grelha substancialmente redesenhada. Este estilo básico foi retido até à Segunda Guerra Mundial com só revisões secundárias. Uma versão de caminão deste modelo, conhecido como os 15T também foi construído e vai permanecer em produção até1941, embora se conteste este facto.
DATSUN Type 16 de 1937
Em 1937 o pequeno Datsun foi revisto para se tornar no Type 16. Exteriormente o Type 16 é difícil de distinguir do Type 15. Uma mudança notável foram as portas no Phaeton e no cabrio/coupé, embora o sedan reteve o desígnio dobrado traseiro. A única diferença de ornamento distinguível está nas aberturas nos lados do gorro que agora parecia ter duas tiras de cromado magras, um sobre e um debaixo das aberturas. Infelizmente este não éum modo seguro para identificar os modelos pois muitas partes foram mudadas e até mesmo perdidas. O carro ainda usava o mesmo bloco de 722cc em 1937 e a potência mantinha-se inalterada. Porém havia uma adição importante... um coupê todo novo, na altura com um design bastante arrojado e moderno. Tristemente, 1937 foi o único ano em que esta variante foi construída. Com a introdução do Tipo 17 no ano seguinte, este coupé foi abandonado. O preço para um Type 16 era na época de ?2,100, embora o cupê teria valido um pequeno mais. Uma versão de caminão pequena também foi feita, o Tipo 16T.
DATSUN Type 17 de 1938
O Type 70 de 1937 foi o primeiro grande sedanda companhia e o primeiro carro a levar o nome de Nissan. O carro era o resultado de uma transação entre Nissan e Graham-Paige de América onde Nissan comprou a a maquinaria e direitos de produção do Model Crusader por $390,000. Utilizava um impressionante bloco de 3670cc, seis cilindros SOCH e produzia 85hp às 3400rpm e também era usado em camiões, longo depois que o Tipo 70 tivesse cessado produção. O Tipo 70 era um carro muito grande para o habitual no Japão, enquanto caracterizando um 2794mm de distância entre eixos e pesando cerca de 1410kg. Em 1938 a segunda versão foi introduzida, o Phaeton. O Tipo 70 também viu uso como uma ambulância em ao redor 1939. Não era incomum para este modelo a ser usado como um carro de pessoal militar durante a Guerra de Pacífico. Apesar de ser um real veículo caro, um total de 5500 unidades foram vendidas.
[img] http://www.geocities.com/MotorCity/Pit/3823/nis70.jpg [/img]
O Type 17 de 1938 viria a ser o último Datsun pequeno produzido antes da guerra, altura esta quando a produção trocou quase exclusivamente para camiões..mais uma vez a gama consistia em carroçaria de Sedan, Coupé e Phaeton. O Type 17 era só uma operação plástica secundária e caracterizou-se por uma grelha ligeiramente diferente dos modelos anteriores e ainda teve direito a cores mais vistosas.
O Type 50 foi produzido muito brevemente. - 1939 1468cc 3cyl SV
O Type 50 tem um aspecto muito parecido com os automóveis americanos da época.
O seu motor era um 1468cc 35cv de 4cilindros em linha.
Este, o Type 53 de 999c.c e o Type 30 foram os últimos modelos antes do rebentar da Segunda Grande Guerra Mundial.
Nissan Type 53
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