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Opel Astra Sportvan (GTC comercial) 1.9 cdti

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    Opel Astra Sportvan (GTC comercial) 1.9 cdti

    Boas ppl...
    Diário de bordo em deste comercial em
    http://forum.autohoje.com/topic.asp?TOPIC_ID=67624

    Coloco aqui uma dúvida: Não consigo fazer baixar os consumos do carro... Só vejo 3 hipóteses:
    -ser diesel normal da repsol
    -alguma coisa não está bem com a mecânica
    -eu não sei conduzir

    Consumos de 7.9, com 3 depósitos já consumidos (quase)... Conduzção moderada, em "rodagem", raramente ultrapassando as 2500 rpm...

    Bem... ajudem lá a verificar o que se passará! Ficava contente que fosse a opção 3... :D

    Abraços

    tadeu

    #2
    Quantos quilómetros tem o carro? Conduzes diaramente em cidade?

    Comentário


      #3
      Boas...
      O carro tem 1514 km...
      Conduzo-o em estradas nacionais, sem muito transito... e alguma autoestrada.. desses 1500, apenas uns 150-250 em cidade...
      Só o conduzo ao fim semana...

      Nitrofurano, achas que pode ter haver com quê?!

      Abraço

      tadeu

      Comentário


        #4
        Ainda tem poucos kms...

        O normal é ir reduzindo o consumo até aos 15mil kms...

        Mesmo assim é um consumo elevado...não acredito que, mesmo depois de feita a rodagem, baixe dos 6,5/7 L.

        Comentário


          #5
          Este é um dos motores diesel mais gastadores do mercado e como é muito fraco nas baixas rotações ainda pior é para os consumos.
          O meu Astra 1.9 tem 20.000Km e estou a fazer medias identicas às tuas sem puxar muito pelo carro.
          Não te preocupes que acabas por te habituar.

          Mas se queres mesmo baixar essa media, anda o mais devagar que puderes (sem nunca ultrapassat os 90Km/h)que talvez baixe um pouco.

          Cumprimentos

          Comentário


            #6
            Boas,

            o veículo ainda tem poucos kms e os consumos ainda vão baixar um pouco, mas a dita rodagem (primeiros 1500km)já está concluída e deveria começar-se a ver algumas melhorias... 7,9L/100 é um consumo elevado em ritmos moderados e com pouca cidade.
            O normal para esse carro depois de o motor assentar mais são consumos médios por depósito por volta +- dos 6,6L, mas há que faça ainda menos com 6,3L!

            Não vamos pensar já, que existe algum problema com a mecância, mas é uma questão a ponderar se essa situação se continuar a verificar por muito mais tempo...

            Em termos de condução e visto que estamos a falar de uma condução moderada, suave e com muito pouca cidade seria mais normal termos menos um litro já neste momento nessa média!

            Esse motor tem o binário máximo às 2000 rpm, portanto vai gostar de rodar independentemente da velocidade e da mudança engrenada nessa zona (2000 rpm) e não muito abaixo.
            Portanto quando se está a passar de caixa convém subir a rotação de modo a que quando se coloca uma mudança acima ela "agarre" às 2000 ou mesmo muito próximo disso.
            Porque se abusarmos muito do baixo regime e principalmente agora nesta primeira fase em que o motor ainda está pouco elástico, ainda estamos a gastar mais.

            Esse carro às 2000 rpm em 6ª já deve ir prá aí a 110km/h, portanto se queremos rodar a 90km/h é preferível faze-lo em 5ª.

            Portanto não deixar morrer muito o motor (cair muito o regime) puxar um pouco mais a mudança para a outra entrar às 2000 rpm e tentar aproveitar bem o carro..., à situações em que não é necessário carregar tanto no pedal para o carro manter quase a mesma velocidade e em descidas ou travagens que vão dar aso a paragens é tentar andar o máximo possível de tempo com o carro engatado sem acelerar nem desembraiar (consumo 0L).

            Eu sou possuidor de uma Astra 1.7 CDTI e tenho uma média geral de 5,40L/100 em 13500km percorridos e o primeiro depósito(rodagem), que foi o pior até agora fez média de 5,83L/100..., portanto há que acreditar para alcançar...;)

            Ps: Desculpem o testamento, mas espero que ajude!

            Cumprimentos,
            Gavela

            Comentário


              #7
              ~enganei-me...

              Comentário


                #8
                Gavela, tens de me explicar isso das rotações e engrenagens às X rpms...
                preciso mesmo saber isso, porque por vezes vou em 4ª a 1500 rpm... e reparo que ele bebe mt... Resumindo, não o sei conduzir!!
                HELP

                Tadeu

                Comentário


                  #9
                  já fizeste alguma viagem grande em auto-estrada? esse consumo tem de baixar! um amigo meu tem um GTC 1.9 e gasta-lhe 5.5 l/100 em estrada!

                  Comentário


                    #10
                    Acontece-te a ti e a muita gente, temos que nos habituar ao carro, melhores alturas para passar de caixa, nao carregar muito no pedal da direita, ter em atençao aos valores de binario do motor e a que regimes sao atingidos.
                    Eu no Clio 1.2, pois gasolina... o anunciado é que o binario maximo e atingido as 2500rpm, tento subir as rotaçoes ate as 3000/3200 e quando passo para a seguinte está num regime favoravel de utilização, logo, menos esforço e menos consumo.

                    cumps

                    Comentário


                      #11
                      O diesel da Repsol é mau, mas n é motivo para esses consumos. Ao contrário de toda a gente, pelos vistos, eu não acho esses consumos nada normais num diesel. Pk á velocidade que dizes que andas com o carro, até um 2.0 150 a gasolina consome menos que isso

                      Comentário


                        #12
                        Têm de me explicar isso com calma... essa do binário e puxar até ao regime ser favorável para um menor consumo!! É que é mesmo disso que eu ando à procura... Mas não consigo ser eu a descobrir isso... bem tento falar com ele, ouvir aquele motor ronco... mas o gajo só teima em me beber 8 aos 100...
                        HELP!

                        Tadeu

                        Comentário


                          #13
                          Boas,

                          eu tenho utilizado sempre o gasóleo normal da Galp e com bons resultados.
                          A questão das rotações é a seguinte:

                          A 1ª é uma mudança que não vale a pena, nem se deve puxar muito. Portanto assim que o ponteiro chegar às 2000 ou pouco depois disso é logo passar para a 2ª. Mas a partir daqui já não é bem asssim...

                          Convém puxares a 2ª até aí +- às 3000rpm para depois a 3ª quando entrar o motor ficar +- às 2000 rpm, depois puxa a 3ª novamente até às 3000 rpm para a 4ª começar a carburar +- às 2000 rpm e assim sucessivamente...

                          Mas tens de ser tu a ver no teu, porque eu tenho um 1.7 CDTI com caixa de 5 e as relações são necessáriamente diferentes das do teu,
                          mas não há-de fugir muito a isto!

                          É tentar fazer uma condução em estrada +- neste intervalo de regimes [2000; 3000] rpm.
                          É claro que se for a descer não é necessário levar a mudança anterior até às 3000 rpm para depois colocar a outra imediatamente acima, porque a própria inclinação do terreno ajuda o carro a ganhar embalagem e uma mudança mais alta solta mais o veículo.

                          Se for a subir é ao contrário, pode haver necessidade de puxar mais um pouco a mudança (acima das 3000 rpm) para depois se engrenar a mudança acima para o carro não ficar em esforço.

                          Agora, andar a começar a acelerar em mudanças altas a partir logo das 1500rpm ou antes não é nada benéfico para os conssumos nem para o motor.

                          Eu agora também meti 30L de gasóleo da Repsol e estou desconfiado que o carro está a gastar ligeiramente mais...portanto se calhar não era mau mudares para outro para experimentar...

                          Abraço,
                          Gavela

                          Comentário


                            #14
                            Caríssimos,

                            Isso de andar com os carros a “pastelar” só porque são diesel e aguentam tudo e porque baixas rotações são sinónimo de baixos consumos e de muita durabilidade da mecânica não passam de mitos urbanos!

                            Vou fazer uma analogia que decerto todos compreenderão.

                            Quando vamos andar de bicicleta, refiro-me aquelas que têm mudanças, sempre que queremos andar mais, engrenamos uma velocidade mais alta, certo? Mas se por um qualquer motivo tivermos de abrandar o ritmo, quando fizermos a retoma de velocidade temos duas soluções: ou mantemos a alta velocidade engrenada e esforçamo-nos muito mais para voltar ao ritmo anterior i.e. despendemos/gastamos muito mais energia, ou então reduzimos para uma velocidade que achemos que não nos causa muito cansaço i.e não exige tanto esforço e vamos aumentando gradualmente o ritmo e engrenando velocidades mais altas para voltar ao ritmo anterior. Resultado, fazemos a mesma distância ao mesmo ritmo médio, mas com menor dispêndio de energia! Nos carros é exactamente a mesma coisa com os devidos ajustes, claro! Por isso assegurem-se que conduzem sempre entre as 2.500 e as 3.500 rpm nos diesel e entre 2.500 e as 4.500 nos gasolina! Em nacionais, com trânsito, mais vale andar sempre em 3ª ou 4ª para fazer as retomas de velocidade com menos esforço para o motor do que andar em 5ª e aumentar os consumos e danificar o motor!
                            Os que tiverem CB que testem a teoria e vejam os efeitos práticos! Façam uma recuperação 60-100 em 4ª e outra em 5ª e digam em qual é que o CB marca menos consumo! Façam um trajecto de nacional com algum tráfego em que a velocidade varie entre 40/90 e façam-no em 3ª/4ª e depois em 4ª/5ª e vejam onde o CB marca menos!

                            Cptos

                            Comentário


                              #15
                              Carlos e Gevela, muito obrigado.
                              Segui indicações... consegui... subir os consumos para 8.3 :S Não sei que se passará com o bichinho... Neste momento está com 1623 km... Vou atestar novamente, fora da repsol, com diesel Gforce Galp. Quero ver o que dita um diesel de rendimento mais elevado...
                              Sinto-me desiludido com os consumos e com a caixa deste Opel... Precisa de "força a mais" para entrar... e parece que de vez enquanto "agarra" ao passar para uma qualquer engrenagem... enfim!

                              Abraço

                              Tadeu

                              Comentário


                                #16
                                Não percebo! Mesmo a andar bem nunca fiz médias superiores a 7.4! E foi num depósito apenas! Tirando claro o da rodagem que tocou os 8L mas foi todo feito em AE a 140 com 4 pessoas!

                                Comentário


                                  #17
                                  O meu, não GTC, também gasta um pouco, apesar de estar a baixar a média agora. Mesmo assim, com 18.000km estou com média global de 7.6.

                                  Mesmo assim não acho que seja muito para um 1.9, considerando que vinha de um 1.2 16v, com 75 cv, a gastar 8, 8,5.

                                  Abraços

                                  Comentário


                                    #18
                                    Acho que por ser ainda novo.
                                    Agora o mito dos consumos baixos em carros diesel com elevado rendimento, é isso mesmo um mito!
                                    Na minha M6 de 143cv baixar os 9L em cidade (Lisboa) é um verdadeiro milagre, se bem que eu não faço condução a buscar consumos!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Eu no meu stilo 1.9 140cv (primo do 1.9 do astra) faço medias à volta dos 6 (a passar diariamente a 25 de abril e um pouco da a5).
                                      Em estrada ou so auto estrada anda por volta dos 5.5.
                                      Esta com 37.000 e noto que tem baixado mas desde o inicio nunca passou dos 7/199.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Tadeu, não sei o que te hei-de de dizer mais...

                                        Eu como já te tinha dito..., com a minha Astra 1.7 CDTI posso dizer que faço médias globais de 5,40L/100km a passar todos os dias na ponte 25 de Abril 2 vezes/dia.

                                        Os consumos até agora nestes quase 14000km estão comprendeidos no seguinte intervalo [5,15 ; 5,83]L/100km.

                                        Esse 1.9 CDTI devia gastar no máximo 1L a mais!!!!
                                        Mas é claro que também depende dos percursos e da condução de cada um...

                                        Abraço,
                                        Gavela

                                        Comentário


                                          #21
                                          Quem quer dar uma volta comigo??
                                          Aceito inscrições... pahh.. ajuda tudo!! Tenho mais um lugar... talvez eu não o saiba conduzir mesmo!!! Fiz teste com um passat 130 cvls... 30 km eu seguia na traseira do passat, os dois a andar para consumos baixos... consumi mais 1.8 litros! Sentido contrário... mais 30 km. eu no passat e a outra pessoa no astra... consumiu mais 2.1! Resultado: o carro gasta mais independentem,ente de quem conduz!! Mas 8.1 é muito!!!
                                          Não sei que fazer ppl... acho que o carro possa ter um problema qq.. ou talvez seja mesmo assim... mas com médias aqui no forum de 5.9.. deixam-me a pensar... em 17.500 km (o que penso fazer em um ano), são mais 360 euros... é dinheiro!!
                                          Obrigado pelas ajudas
                                          Abraços
                                          Tadeu

                                          Comentário


                                            #22
                                            citação:Originalmente colocada por Tadeu

                                            Quem quer dar uma volta comigo??
                                            Aceito inscrições... pahh.. ajuda tudo!! Tenho mais um lugar... talvez eu não o saiba conduzir mesmo!!! Fiz teste com um passat 130 cvls... 30 km eu seguia na traseira do passat, os dois a andar para consumos baixos... consumi mais 1.8 litros! Sentido contrário... mais 30 km. eu no passat e a outra pessoa no astra... consumiu mais 2.1! Resultado: o carro gasta mais independentem,ente de quem conduz!! Mas 8.1 é muito!!!
                                            Não sei que fazer ppl... acho que o carro possa ter um problema qq.. ou talvez seja mesmo assim... mas com médias aqui no forum de 5.9.. deixam-me a pensar... em 17.500 km (o que penso fazer em um ano), são mais 360 euros... é dinheiro!!
                                            Obrigado pelas ajudas
                                            Abraços
                                            Tadeu
                                            Atenção, o TDI 130cv gasta menos do que o 1.9 CDTI e não deve estar na rodagem...
                                            Mas se achas muito, tal como eu também acho vai à Opel queixar-te disso!

                                            Abraço,
                                            Gavela

                                            Comentário


                                              #23
                                              vou fazer isso mesmo... Mesmo assim vou esperar que ele tenha uns 3.000 km...

                                              abraço e obrigado

                                              Tadeu

                                              Comentário


                                                #24

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  isto é td mt bonito nos consumos... mas varia mt de pessoa para pessoa! eu e o meu pai com o mesmo carro com + dde 100 000 kms..., portanto ja com a rodagem feita à mt eu gasto cerca + de 0.7 lts/100 vai mt de pessoa para pessoa!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Boas,

                                                    Esse consumos estão de facto elevados, mas não me parece que seja do carro! Talvez, mesmo andando devagar, apresentes uma condução "agressiva", onde o teu pé funcione On-OFF no acelerador...!
                                                    Além disso, as pessoas têm de acabar de vez com o mito de que se é diesel tem que gastar 5litros! Motores de 140-150-160 cv,não podem ser propriamente económicos! São, em condições "especiais", do tipo auto-estrada em velocidades constantes de 100-120km/h, etc.. ai até o meu V6 turbinado e a gasolina faz 8 de média!
                                                    Agora em estradas nacionais, cidade, todos gostamos de sentir um bocadinho do kick, e lá se vai a média..
                                                    experimenta fazer uma viagem longa, de alguma centenas de km a velociddade constante na ordem dos 100-120 km/h, e vais ver se esse consumo não te desce logo 1 ou 2 litros!

                                                    Ps: Se me permites, e eu sei que cada qual faz o que quer ao seu dinheiro, e todos temos as nossas opções, mas porque é que compraste um carro diesel, comercial, só para andar ao fim de semana?;)

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      grande maquina em prencipio vai ser o meu proximo "gtc comercial 1.9 150cv"

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        no meu com + 100cm3 e metade da potencia gasto quase o mesmo...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          bem bom eheh

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Bom, eu não sei o que se passará mas no meu Vectra a média geral está em 6,4 L\100, está com 3800 e tal Km.

                                                            No consumo que vou colocando a zero cada vez que atesto, está com 5,9. Tenho calculado à mão e o CB marca 0,1 / 0,2 a mais.

                                                            Da ultima vez que o atestei ficou com uma autonomia de 1030 Km.

                                                            Não entendo como fazem consumos tão altos. E eu apesar de ter uma condução cuidada, também puxo, e bem, por ele.

                                                            Comentário

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