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Avaria de uma viatura em Renting

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    Avaria de uma viatura em Renting

    Um carro de um colega meu, utilizado em regime de Renting, teve uma avaria grave. A oficina desmontou o motor para verificar a avaria e verificaram-se danos numa biela e noutras peças móveis do motor. Entretanto a locadora de Renting, que pertenve ao fabricante/importador do veículo, resolveu pedir uma peritagem independente

    A peritagem teve como resultado final que a avaria se deveu a negligência do utilizador da viatura, pois os danos deveram-se a falta de lubrificação no motor numa altura temporal não determinada. O que é certo é que a viatura vinha a fazer as revisões certinhas, seguindo a indicação do CB, o carro não consumia grande óleo entre revisões, tendo só ligado a luz antes da última revisão, tendo sido logo reposto o nível quando tal aconteceu. Ainda para mais aquando da avaria a viatura tinha ido à revisão há apenas 4.000 km, quando o ciclo de revesões anda nos 20.000km/30.000km.

    O meu colega não sabe bem o que fazer para contestar esta situação, pois ela implica o pagamento integral do arranjo do motor. Já se pensou em requere uma segunda peritagem.

    Desculpem o testamento, mas alguém tem sugestões?

    #2
    antes de mais, ele tem de ver o que diz o contrato que assinou.

    Comentário


      #3
      Para acender a luz do óleo apenas 4000Km após a revisão, ou não foi devidamente atestado durante a mesma, ou tinha alguma fuga. A existir uma fuga teria de ser grande e portanto facilmente detectável, até mesmo na peritagem.

      A luz só acende já em caso extremo de descida do nível de óleo, pode ter-se dado o caso de ter andado algum tempo com o nível baixo, sem no entanto ser suficiente para acender a luz

      Comentário


        #4
        Até ocorrer o "caso extremo de descida do nível de oleo" o carro tem de funcionar como deve ser. A luz não está lá para avisar : "Tás lixado, tarde demais". A luz serve para avisar que se está chegar a um estado que pode provocar o "tarde demais".

        Comentário


          #5
          citação:Originalmente colocada por LM


          Para acender a luz do óleo apenas 4000 Km após a revisão, ou não foi devidamente atestado durante a mesma, ou tinha alguma fuga.
          Leste mal. Pelos vistos, a única vez que a luz de baixo nível de óleo se acendeu terá sido pouco antes da última revisão e a "falta de lubrificação no motor numa altura temporal não determinada" terá sido eventualmente nessa altura, se efectivamente o motor nunca terá andado com pouco óleo com excepção dessa altura.


          Conclusão 1: Nunca confiar cegamente nas luzinhas que podem ser mentirosas e avisar tarde demais.

          Conclusão 2: Processar o fabricante da viatura por utilizar luzinhas mentirosas.

          Conclusão 3: Periodicamente (tipo aí uma vez por mês), sujar as mãos para abrir o capot e verificar os níveis de todos os fluidos (aliás, o manual da viatura deve referir alguma coisa sobre este aspecto dos cuidados a ter pelo proprietário/utilizador da viatura).

          Conclusão 4: O teu colega está lixado com F, mas ele que peça uma 2ª peritagem independente.

          Comentário


            #6
            Segundo o meu colega, a luz nem chegou a acender, e ele nunca notou nenhuma fuga de óleo. Daí a nossa perplexidade sobre o modo como aconteceu a avaria. E segundo a peritagem, a bomba de óleo estava a funcionar correctamente, e a luz avisadora do óleo também.
            Além disso, da vez que a luz do óleo ligou, o meu colega parou na área de serviço seguinte e atestou o nível.
            Não sei porquê mas faltam-me peças aqui nexte puzzle...

            Comentário


              #7
              citação:Originalmente colocada por DL


              Conclusão 1: Nunca confiar cegamente nas luzinhas que podem ser mentirosas e avisar tarde demais.

              Conclusão 2: Processar o fabricante da viatura por utilizar luzinhas mentirosas.
              E nesse caso, o condutor não tem culpa do que aconteceu. A locadora que se entenda com a marca e deixe o homem em paz... Assim é que devia ser

              Comentário


                #8
                O problema é que a marca e a locadora são na prática a mesma entidade.[xx(]

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                  #9
                  Claro, claro... O contrato de Renting prevê a manutenção e reparação de avarias. Mas como esta é muito cara, nada como pedir uma peritagem "independente" (?) para atirar as culpas para cima do utilizador.

                  Comentário


                    #10
                    seja como for, se o carro foi sempre assistido na marca atempadamente, o teu amigo não tem que pagar nada. ele que ameaçe com tribunal.
                    então quando for com os pneus como é vai ser. "ah e tal, o senhor andou a fazer travagens muitos bruscas com o carro tem ser você a pagar os novos pneus."

                    tribunal, tribunal com eles.

                    Comentário


                      #11
                      Alguém me sabe indicar empresas que efectuem peritagens independentes, para além da Dekra?

                      Comentário


                        #12
                        O problema comas luzes avisadoras do óleo e da temperatura é que quando acendem muitas vezes já é tarde demais. A do óleo nem tanto, pois começa a acender esporadicamente nas curvas e nas subidas, agora a da temperatura é um problema.

                        Comentário


                          #13
                          Eu verifico muitas vezes o manómetro da temperatura, mesmo para saber quando é que já estou em condições de "puxar" pelo carro. Infelizmente muitas marcas já nem o disponibilizam.

                          Comentário


                            #14
                            Alguém tem os contactos (fax, morada. e-mail) mais directos para a Renault Portuguesa e Francesa?

                            Comentário


                              #15
                              :D


                              Pergunta ao ruicos porque ele já os deve tratar por tu e tudo. ;)



                              Em relação a outras peritagens, eles já escolheram a melhor...

                              Comentário


                                #16
                                Ela que se informe já na Deco, sem perder tempo...

                                Comentário


                                  #17
                                  deixa ver se eu percebi?
                                  é em renting portanto nova, revisões na marca
                                  para mim o carro tem defeito de fabrico e a revisão foi descuidada, que o dono do carro a enpresa de renting acione a garantia.
                                  porque pelos visto o carro consome ou perde mais de 1litro por 10000km e na revisão alguem se esqueceu de verificar quantos litros de oleo usado saira do motor.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Infelizmente isso não tem muitas hipoteses de acabar bem.

                                    Os contratos de manutenção e de renting são leoninos, como aliás como a maioria dos contratos de financiamento que as grandes empresas estabelecem com o comum dos mortais.

                                    Têm clausulas vagas e ambíguas, que podem ter vários tipos de interpretação.
                                    Quer parecer-me que isso vai acabar em tribunal a ser decidido por um juíz que irá decidir com base apenas na questão juridica do contrato e não na verdadeira questão: foi negligencia ou não?

                                    E depois o modus operandi costumeiro: antes de bufar, paga.

                                    Se lerem atentamente os vossos contratos de leasing, ald e crédito, vão ver que os estão infringir nalgum ponto - verifiquem se não têm que pedir autorização à financeira para emprestar o carro a alguém ou para o levar para o estrangeiro - acontece muitas vezes e ninguém liga ou sabe. Se houver problema, alegam incumprimento e o pessoal fica a ver navios...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Acho q uma cartinha do Advogado resolve mta coisa. A característica do Renting é passar a reponsabilidade de tudo para fora do comprador/usufrutuário. Basta ver q até o seguro vai por parte da locadora.

                                      Claro q isso n dá dto ao condutor de partir o carro todo. No entanto ele só será responsável por danos no caso de negligência grosseira.

                                      No caso em apreço o teu amigo teve comportamento exemplar. Levou ás revisões em tempo e qdo viu algo estranhoa actuou como faria o "bom pai de família".

                                      Resumidamente o teu amigo tem toda a razão e tendo agido como qq pessoa agiria não é de lhe im****r qq juízo de censura não sendo por isso responsável por qq dano no carro.

                                      P.S. Qto á peritagem digo apenas q se o carro até pode ter andado sem óleo antes de chegar ás mãos do teu amigo uma vez q eles n conseguem determinar o período. De todo o modo o facto de cumprir o plano de revisões na integra nada mais seria exigivel.

                                      Comentário


                                        #20
                                        citação:Originalmente colocada por joão vasco

                                        deixa ver se eu percebi?
                                        é em renting portanto nova, revisões na marca
                                        para mim o carro tem defeito de fabrico e a revisão foi descuidada, que o dono do carro a enpresa de renting acione a garantia.
                                        porque pelos visto o carro consome ou perde mais de 1litro por 10000km e na revisão alguem se esqueceu de verificar quantos litros de oleo usado saira do motor.
                                        O carro já tem 3 anos e cerca de 115.000km, portanto não se pode accionar a garantia

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                                          #21
                                          Como utilizador de um carro em renting, e tendo colegas q assim os utilizam desde q o mesmo existe, deixo apenas uns conselhos.

                                          Leiam mto bem o contracto.
                                          Façam sempre as revisões na altura prevista.
                                          Sempre q houver um problema, por mais pequeno q seja, comuniquem-no À locadora.
                                          No contracto. diz q o utilizador é obrigado a ver os niveis, em determinados intervalos de tempo.

                                          Neste caso. Acho q tens q arranjar uma avaliação independente a sério.

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