depende do tecto de abrir e do carro.
o vidro até que é mais duro que a chapa (fininha) que há no tejadilho, por isso tudo depende da estrutura que há à volta do tecto de abrir.
Estruturalmente para um tecto de abrir normal (não um tecto panorâmico) não trará diferenças, visto que fica perfeitamente integrado da estrutura (o tecto duma viatura têm vigas transversais).
Agora para um panorâmico, se o carro não for reforçado nos pilares, decerteza que existirão diferenças.
penso que num carro "normal" a velocidades "normais" (mesmo indo até aos 180km/H) a rigidez não é assim tão afectada por um tecto de abrir "normal" (não panoramico)
De acordo com as vossas opiniões o tecto de abrir dito normal, não influencia, mas um panoramico como o que vem na Skoda Roomster se não tiver os pilares reforçados já causa alguma alterações no comportamento!
Os materiais em torno do tecto de abrir também ocupam um papel fundamental!
Tenho uma revista com essa reportagem.
Lá eles afirmam que no caso do Stilo com Sky Window, o carro perde alguns reforços no tecto, mas por outro lado, ganha vários nas colunas, piso, etc; o que torna o carro melhor do que o sem Tecto de Abrir.
O meu carro tem tecto panorâmico, conforme podem ver...
Pelo sim pelo não, tenho um cuidado que se prende com nunca deixar o carro estacionado de forma desiquilibrada (uma roda num passeio e as restantes fora), o que também prejudicaria a suspensão.
De todo o modo, creio que estará convenientemente reforçado.
O meu carro tem tecto panorâmico, conforme podem ver...
Pelo sim pelo não, tenho um cuidado que se prende com nunca deixar o carro estacionado de forma desiquilibrada (uma roda num passeio e as restantes fora), o que também prejudicaria a suspensão.
De todo o modo, creio que estará convenientemente reforçado.
Concordo inteiramente contigo Iuri.
Tb tenho TP e se há coisa que nunca faço é deixá-lo estacionado de forma desequilibrada!;)
De resto, não noto falta de rigidez estrutural...o que não quer dizer que não exista porque já se sabe que nunca será tão rígido como um mégane sem TP.
Creio no entanto que se manterá dentro de valores de rigidez não muito distantes das versões normais sem TP.
Já experimentaste algum Stilo sem TP? Notaste diferença a curvar p. ex.?
Pelo sim pelo não, tenho um cuidado que se prende com nunca deixar o carro estacionado de forma desiquilibrada (uma roda num passeio e as restantes fora), o que também prejudicaria a suspensão.
De todo o modo, creio que estará convenientemente reforçado.
Tenha ou não tecto de abrir, isso é algo que faço sempre, no entanto já mandaram ai a boca "era o que mais faltava não estacionar só com uma roda no passeio". Depois aparecem portas descaidas, ligeiros empenos... :D
Pelo sim pelo não, tenho um cuidado que se prende com nunca deixar o carro estacionado de forma desiquilibrada (uma roda num passeio e as restantes fora), o que também prejudicaria a suspensão.
De todo o modo, creio que estará convenientemente reforçado.
Tenha ou não tecto de abrir, isso é algo que faço sempre, no entanto já mandaram ai a boca "era o que mais faltava não estacionar só com uma roda no passeio". Depois aparecem portas descaidas, ligeiros empenos... :D
Pois...de facto, quer tenha quer não tenha, também não o deixo ao estilo "equilibrista"...:D
Tive em tempos um acidente com um carro de tecto de abrir e de facto aquilo fragilizou bastante o respectivo. O acidente foi grande é certo, mas o tecto recolheu todo...
pois por exemplo uma vez perguntei ao peugeot sales se o tecto da peugeot 307 se podia abrir [8)] imaginem la [8)][}]
Eu gosto muito de TA/TP gostava de saber se ha que se ter algum cuidado especial sem ser a manutencao do tecto ?
Há uns tempos vi n sei onde, um teste com uma 307, uma com e outra sem tecto panoramico, e a com tecto panoramico era bastante melhor a curvar que a normal...
No caso da 307 SW, o tecto não abre mas é em vidro e segundo a marca não existem diferenças de rigidez entre um 307 SW e uma 307 Break (sem tecto panoramico). Até porque a estrutura não diferem entre ambas.
Mesmo assim uma 307 SW tem 18.370nm.grau o que é um valor muito bom para uma carrinha.
sou de 1 gajo que so se safou pq o carro tinha tecto de abrir... despistou-se a 140 ali na curva do cacêm do lado de quem vem de sintra... e safou-se pq ia de tecto aberto e consegiu sair por lá
Já agora deixo aqui duas fotos de como ficou. Penso que se não tivesse tecto de abrir o estado seria bem menor.
Não percebo como se pode depreender isso daquelas imagens. Um tecto de abrir está incorporado numa zona onde costuma estar chapa normal, e não estruturas do chassis que influenciam a rigidez do carro. E mesmo nos carros com tecto de abrir panorâmico, há zonas onde outros reforços são feitos para contrabalançar a perda de outros na área onde está o tecto de abrir panorâmico.
Pelo sim pelo não, tenho um cuidado que se prende com nunca deixar o carro estacionado de forma desiquilibrada (uma roda num passeio e as restantes fora), o que também prejudicaria a suspensão.
De todo o modo, creio que estará convenientemente reforçado.
Tenha ou não tecto de abrir, isso é algo que faço sempre, no entanto já mandaram ai a boca "era o que mais faltava não estacionar só com uma roda no passeio". Depois aparecem portas descaidas, ligeiros empenos... :D
Pois...de facto, quer tenha quer não tenha, também não o deixo ao estilo "equilibrista"...:D
;)
O que direi eu :D:D:D:D:D:D.
Tenho sempre bastante cuidado. Nem nenhum dos meus carros estaciona em cima de passeios, muito menos o MCC.
No MCC noto a diferença a curvar ( embora em nenhuma das vertentes seja exemplar
:D )
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