É seguires a risca aquilo que aprendeste no codigo e na escola de condução! lolol Fazes?olha,eu não faço...por isso digo sempre que ao volante infelizmente não sou exemplo para ninguém.
Quem cumpre excrupulosamente o código pode ter uma péssima condução e ser inclusivamente perigoso. O bom senso é tão ou mais importante que o cumprimento milimétrico das regras.
Andar a 170 ou 180 numa AE deserta com um carro bom não faz um mau condutor.
Eu fui considerado pela companhia de seguros um bom condutor, ao longo destes anos 17 por não ter tido sinistros.E conduzo todos os dias em cidade e estrada, ligeiros e tb tenho carta de pesados (camiões) que conduzo ocasionalmente.
Considero que tenho uma condução segura, mas tambem não sou exemplo ou melhor não fui porque nos primeiros anos de carta vinha das noitadas sempre com os copos:D cheguei na altura a passar a ponte 25 de abril a ver só de 1 olho senao via 2 pontes[}] claro mais devagar e consciente o suficiente para chegar sempre a casa. Mas isto foram outros tempos e tb eram outras leis;)
é alguém com uma atitude aparentemente correcta, .....mas que depois é apanhado nos radares dos Guns N´Roses sem contar aos "amigos"
a meu ver, é alguém que segue a maioria das regras de transito, está sempre com "um olho atrás" (como se estivesse a andar de mota), está sempre atento a possiveis vicissitudes no transito (ahaha) .......e é "Homem" suficiente para perceber as borradas que faz....e aprender com elas!
É aquele condutor que prevê situações. É o condutor que não precisa de pôr o pé no travão pois já antevia o que sucedera a seguir.
É o condutor que tem uma condução defensiva e cumpridora do código da estrada.
Estes são alguns dos comportamentos característicos de um bom condutor, entre tantos outros.
Bom condutor: Pessoa que tem dominio sobre o carro, que tem uma ideia precisa do que se passa na estrada, pessoa concentrada na condução e em seu redor... etc...
Bom condutor: Pessoa que tem dominio sobre o carro, que tem uma ideia precisa do que se passa na estrada, pessoa concentrada na condução e em seu redor... etc...
Quem cumpre excrupulosamente o código pode ter uma péssima condução e ser inclusivamente perigoso. O bom senso é tão ou mais importante que o cumprimento milimétrico das regras.
Andar a 170 ou 180 numa AE deserta com um carro bom não faz um mau condutor.
Concordo.
Andar a 180 km/h na AE com boas condições para isso, não é nada perigoso.. claro que é mais perigoso que andar a 120 , mas na AE os perigos inesperados são muito reduzidos..
O primeiro passo para ser bom condutor... admitir os próprios erros na condução
Mas se erra então não é bom condutor! :D
Todos erram.... nem que sejam pilotos de F1.
Não deixa de ser engraçado caricaturar um bocado...
"ops, hoje de manhã passei 3 sinais vermelhos, desrespeitei 86 peões que tinham prioridade na passadeira, andei nas faixas BUS 7 vezes e fiz uma rotunda em contra-mão. O que me vale é que estou mesmo arrependido...":D
Bom condutor é aquele que tem carta mas não conduz... A sério!
Como é que se pode definir um bom condutor com tantas armadilhas que se vêm nas estradas por este Portugal fora?
Eu cá acho que não... Infelizmente!
Cumps
Primeiro, um bom condutor é alguém que sabe que partilha as estradas com outros condutores, logo tem uma condução que "prevê" uma interação com outros, e os riscos que há em não se conduzir sozinho... falo em distancias de segurança, fazer uns piscas (dá jeito), etc...
Domina minimamente o veiculo, o essencial, não inventa em via publica. Tem que ser paciente e concentrado na sua condução.
O bom condutor é aquele que com muito boa vontade, civismo, e graças à sua experiência, consegue andar na estrada sem pôr os outros em perigo nem a si mesmo.
Bom condutor é aquele que vai a "abrir" no seu A4 ou 320D (desculpem especificar mas os ultimos que vi têm sido c estes carros), sempre na fila da esquerda, faz-nos sinais de luzes de maximos ainda vem a 500metros do nosso carro, ultrapassa a derreter e logo a seguir, como vê um carro da BT, o leão transforma-se em cordeirinho e é vê-lo mto responsavel e respeitador a trás do carro dos senhores agentes, a 110...
Rio-me na cara deles, quando os ultrapasso mesmo nas barbas do carro do senhor lei...francamente.
O bom condutor, quanto a mim, não é aquele que cumpre à risca o Código.
Quem disse que as regras foram feitas para ser quebradas tinha muita
razão, e eu passo a explicar: o Código é elaborado por forma a facilitar
a vida dos condutores, zelando acima de tudo pela sua segurança, bem
como a dos peões. Ora, se em determinada altura o facto de seguir o
Código à risca implica atentar contra a integridade de alguém, manda o
bom senso que se mande o Código à fava em prol da vida de uma pessoa.
E acho que isto é pacífico e faz perfeito sentido.
Logo, um bom condutor não pode cumprir o Código às cegas, devendo em
vez disso pautar-se por uma postura de respeito para com os demais
utentes e para consigo próprio.
Deve ser uma pessoa que domina, até certo ponto, as técncias de
condução essenciais. Nota-se por essa país fora muitas pessoas que,
claramente, não têm vocação para conduzir. Porque raio têm elas a
carta? É primordial que se tenha a mínima noção do que se está a
fazer e de como um carro se comporta e reage aos nossos comandos e
às situações em que circula. Descurar esta parte é, em si só, um
perigo. E, além de estar à vontade com a condução propriamente dita,
deve ter a capacidade de, por empatia, colocar-se no lugar dos outros
e conduzir de forma defensiva, tentando antecipar potenciais resultados
para as diversas situações com que se depara.
Resumindo, o bom condutor é aquela pessoa que reúne um equilíbrio de
virtudes tanto técnicas como humanas para que, mantendo o controlo
do veículo e da forma como se movimenta pelo trânsito, se reja antes
de mais pelo respeito para com os outros e só depois pela lei vigente,
com uma boa dose de bom senso.
Comentário