Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Motores iguais e tão diferentes - 1242cc FIAT

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Motores iguais e tão diferentes - 1242cc FIAT

    Cá em casa moram 2 motores FIAT iguais mas com comportamentos bem diferentes. São estes os modelos em questão:


    FIAT Punto - 2002
    1.242cc - 16v
    80cv/5000RPM
    114NM/4000RPM
    0-100km/h - 11,4s
    Vel.Max. 172km/h
    Caixa de 6 Vel.
    920 Kg

    FIAT Stilo - 2003
    1.242cc - 16v
    80cv/5000RPM
    114NM/4000RPM
    0-100km/h - 13,40s
    Vel.Max. 172km/h
    Caixa de 6 Vel.
    1090 kg

    Em termos de motor são iguais, diferem assim no peso e na aerodinamica.

    O que acontece e até nem seria muito de estranhar é a diferença de arranque num e noutro, dos 0 aos 100km/h o Punto ganha à vontade...

    No dia-a-dia sou eu quem anda com o Stilo e muito raramente pego no Punto, mas esta semana já é a 2ª vez que ando com ele. Por estar bastante habituado ao Stilo cada vez noto mais a diferença no andamento.

    O Punto "parece um foguete" no arranque quando comparado com o Stilo, no entanto chega aos 120km/h e começa a faltar-lhe qualquer coisa...nunca testei muito mais do que isso tanto por falta de oportunidade como por insegurança com o carro.

    O Stilo até aos 80km/h até chateia de tão lento, mas a partir daí começa a ganhar balanço e é vê-lo andar e andar até ao seu "limite" (Ultrapassa a velocidade máxima anunciada com facilidade).

    Agora a questão que ponho é, como é que motores iguais podem ter desempenhos tão diferentes?

    Será pelo peso?
    Pela realção de caixa?
    Aerodinâmica?
    ou outra coisa que eu não esteja a ver?

    Não está aqui em causa o facto de ser ou não ser mais rápido ou de ter ou não ter melhor arranque, apenas gostava de compreender melhor este fenómeno. Por isso conto com a vossa ajuda [:X]

    #2
    Assim de repente: peso, realção de caixa e possivelmente electronica do motor

    Comentário


      #3
      penso que a resposta óbvia é o peso.

      ambos têm caixa de 6v, e a mesma velocidade máxima... o que indica que a aerodinâmica é semelhante nos dois.

      Comentário


        #4
        Peso inferior e caixa mais curta no Punto.

        Comentário


          #5
          ca em casa mora um punto sport...e ate aos 160 e uma bala..nao axo ke morra nos 120..ate por a sua 3 e bem fortee e a 4 acompanha...

          em comparacao com um grand punto sport..1.4 95 cv..vou a frente ate aos 160..altura ke o g punto mete 5..e dix me adeus de uma maneiraaa.

          mas em ae consegues ir a 160 170 a vontade no 1.2

          Comentário


            #6
            Não duvido da capacidade do Punto chegar aos 170, apenas nunca testei

            O que digo é que relativamente ao Stilo é bem mais lento para lá chegar, tal como o Stilo é bem mais lento até aos 80...

            Compreendia que a diferença fosse pelo peso se o Stilo não despachasse melhor que o Punto em AE, daí as minhas duvidas.

            Como funciona a fisica? Um objecto mais pesado pode ser teoricamente mais rapido? Não faz muito sentido mas eu também não pesco muito de fisica...lol

            Comentário


              #7
              Talvez o escalonamento do Stilo seja bem melhor para o carro em questão. Aqui em casa há um Opel Astra 1.4l 8v, tem uma caixa algo longa o que se reflecte por ser um pouco pastelão no arranque, mas depois a desenvolver acaba por surpreender.

              Comentário


                #8
                Bolas, perde o fôlego aos 120?

                O de 60cv corta a segunda aos 100km/h.

                Comentário


                  #9
                  Todos esse factores contam!

                  Comentário


                    #10
                    citação:Originalmente colocada por worldtiki

                    Bolas, perde o fôlego aos 120?

                    O de 60cv corta a segunda aos 100km/h.
                    lol

                    Refiro-me sem abusar...:D

                    Eu digo que perde folego quano comparado com o Stilo...o Stilo desenvolve bem melhor...

                    Comentário


                      #11
                      Como o diogo disse é uma bala até aos 150/160, tem uma 2ª/3ª[B)] dá 180/185 na boa. A unica coisa que axo fracote, é em recuperaçoes, mas nada que "uma abaixo":D não resolva!:D

                      Comentário


                        #12
                        citação:Originalmente colocada por PT82

                        citação:Originalmente colocada por worldtiki

                        Bolas, perde o fôlego aos 120?

                        O de 60cv corta a segunda aos 100km/h.
                        lol

                        Refiro-me sem abusar...:D

                        Eu digo que perde folego quano comparado com o Stilo...o Stilo desenvolve bem melhor...
                        Sei o que isso é. O outro carro cá de casa (Citröen Saxo 1.1) tem uma caixa mais curta e por isso um maior arranque. Mas chega aos 100/110 km/h e começa a fraquejar. Por esta minha experiência há pouco falei da relação da caixa.

                        Comentário


                          #13
                          Esse motor no punto é um espanto. É o carro ideal para mim que ando muito em cidade mas que quando vou para a AE gosto de manter boas velociades 130 140 sem ir com o pedal a fundo

                          Comentário

                          AD fim dos posts Desktop

                          Collapse

                          Ad Fim dos Posts Mobile

                          Collapse
                          Working...
                          X