Novo cálculo para 2008 coloca componente ambiental com peso de 60% no imposto Automóvel. O anúncio foi feito pelo próprio José Sócrates durante o debate mensal na Assembleia da Républica.
Novo cálculo para 2008 coloca componente ambiental com peso de 60% no imposto Automóvel. O anúncio foi feito pelo próprio José Sócrates durante o debate mensal na Assembleia da Républica.
60%
Falava-se em 10%, afinal vai ser uma mexida mais profunda!
Novo cálculo para 2008 coloca componente ambiental com peso de 60% no imposto Automóvel. O anúncio foi feito pelo próprio José Sócrates durante o debate mensal na Assembleia da Républica.
60%
Falava-se em 10%, afinal vai ser uma mexida mais profunda!
Penso que o que estava previsto era 10% em Julho de 2007 e 30% para 2008. Mas pelos vistos mudaram qualquer coisa. [|)]
Na mesma? Queriam! Vamos é pagar muito mais, como não pode deixar de ser. A diferença é que em vez de se pagar tudo à cabeça, passa-se a pagar a prestações.
Não confundam o cálculo do IA (e a % de componente ambiental), com a outra questão que é uma percentagem do IA começar a
ser transferida para o imposto de circulação.
Uma questão que ainda não vi clara em lado nenhum é se quando introduzirem o novo Imposto de Circulação este se vai aplicar apenas ao carros novos ou também aos que já pagaram Imposto Automóvel, isto é, a todo o parque automóvel.
Uma questão que ainda não vi clara em lado nenhum é se quando introduzirem o novo Imposto de Circulação este se vai aplicar apenas ao carros novos ou também aos que já pagaram Imposto Automóvel, isto é, a todo o parque automóvel.
Alguém me pode esclarecer?
Obrigado
Vai entrar em Julho deste ano e só irá ser aplicado a carros novos! Nos velhos não, porque já foi pago!
Uma questão que ainda não vi clara em lado nenhum é se quando introduzirem o novo Imposto de Circulação este se vai aplicar apenas ao carros novos ou também aos que já pagaram Imposto Automóvel, isto é, a todo o parque automóvel.
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Componente ambiental pesará 60% no IA em 2008
Em 2008, o peso da componente ambiental no cálculo do Imposto Automóvel duplicará face a este ano.
O primeiro-ministro, José Sócrates, anunciou, hoje, durante o debate mensal na Assembleia da República que a componente ambiental terá um peso de 30% no Imposto Automóvel (IA), já a partir de 1 de Julho. A partir de 1 de Janeiro de 2008 esta percentagem subirá para os 60%.
«Portugal estará assim na linha da frente dos países que adoptaram a eficiência ambiental, como critério decisivo na taxação do automóvel - afirmou José Sócrates.
Por ocasião deste anúncio, o Primeiro-Ministro também reiterou a aposta do executivo nos biocombustíveis, estimando que, em 2010, 10% do total de combustível gasto nos transportes deverá ser deste tipo. Esta aposta é extensiva ao biogás, à biomassa e às tecnologias emergentes."
Isso na prática, aposto que vai ficar quase tudo igual para o cliente final, é apenas uma operação de semântica, e mesmo que baixe uns euros, as marcas vão ter um prazer em aumentar o preço base para "nosso bem" e não nos assustarmos com a baixa de preços, pois sabem como é, o consumidor gosta de carros bem dispendioso, quanto mais não seja porque o nosso rendimento per capita é dos mais elevados da europa, adoramos esbanjar dinheiro.
Isso na prática, aposto que vai ficar quase tudo igual para o cliente final, é apenas uma operação de semântica, e mesmo que baixe uns euros, as marcas vão ter um prazer em aumentar o preço base para "nosso bem" e não nos assustarmos com a baixa de preços, pois sabem como é, o consumidor gosta de carros bem dispendioso, quanto mais não seja porque o nosso rendimento per capita é dos mais elevados da europa, adoramos esbanjar dinheiro.
Isso na prática, aposto que vai ficar quase tudo igual para o cliente final, é apenas uma operação de semântica, e mesmo que baixe uns euros, as marcas vão ter um prazer em aumentar o preço base para "nosso bem" e não nos assustarmos com a baixa de preços, pois sabem como é, o consumidor gosta de carros bem dispendioso, quanto mais não seja porque o nosso rendimento per capita é dos mais elevados da europa, adoramos esbanjar dinheiro.
Idem aspas, é precisamente o meu pensamento a respeito deste tema. Só vislumbro a hipotese de baixarem os preços a fim de promoverem a concorrência já que as marcas ficam com mais margem de manobra nos lucros.
Eu acho a medida positiva. Quanto maior for a ponderação na componente ambiental presumo que vai fomentar a procura de veículos mais amigos do amiente. Há outra medida que me parece do mais elementar justiça: a eliminação da dupla tributação (IVA sobre IA).
Ó pessoal, então é só descascar no Governo? Então se não se faz nada é tal e tal; quando se faz é Tal e Tal.
E se alguns concessionários "comerem" o desconto têm bom remédio... não comprem lá.
a componente ambiental é, até ver, apenas relativa à emissão de CO2 (ou seja, aos consumos do carro. quanto mais consome, mais CO2 emite, mais imposto paga).
a componente ambiental é, até ver, apenas relativa à emissão de CO2 (ou seja, aos consumos do carro. quanto mais consome, mais CO2 emite, mais imposto paga).
Mas o FAP também não atenua este tipo de emissões?
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