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    Electric car races Ferrari, Porsche and wins

    Pois Pois[:0][:0][:0]

    O carro elctrico ganha ao Carrera GT e ao Ferrari 360 Modena

    http://www.youtube.com/watch?v=KXtPZ1qp4ik




    #2
    Não é novidade. Já tinha visto um documentário muito interessante sobre o carro eléctrico chamado Who Killed The Electric Car? onde mostravam o poder dos motores eléctricos que, de certo modo, suplantam os movidos a gasolina.

    A pergunta ainda se mantém: Quem Matou o Carro Eléctrico?
    A resposta óbvia é: o lobby do petróleo.

    Comentário


      #3
      de facto, não é novidade:
      http://forum.autohoje.com/topic.asp?TOPIC_ID=77344

      Comentário


        #4
        Ninguem - a excepccao de poucos neste forum - se esta a aperceber da revolucao que vem por ai!

        Bom video!

        Comentário


          #5
          Este é um assunto que me interessa.
          Estes carros poderiam ser uma óptima hipótese a considerar para quem tem garagem. Como carro do dia a dia pode ser uma óptima solução, pois a autonomia que permitem é mais do que suficiente para a maioria das pessoas. Com prestações que superam as dos motorizados a gasóleo e a gasolina e com custos de manutenção e utilização bastante baixos, é estranho que não existam empresas a fazer a transformação de automóveis comuns para 100% eléctricos. Não seria bom poder comprar um carro com o motor gripado por baixo preço e fazer a adaptação?

          Para quem não viu o filme Who Killed the Electric Car? pode vê-lo no seguinte link:
          http://stage6.divx.com/user/911/vide...e-Electric-Car

          Comentário


            #6
            Já tinha visto

            Comentário


              #7
              Não é preciso mostrar o Ariel Atom versão eléctrica para saber que bate Ferraris e Porsche em pista.
              Mesmo na versão a gasosa o faz!

              "Quem matou o carro eléctrico?"
              -as baterias...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por c r a s h Ver Post
                Não é preciso mostrar o Ariel Atom versão eléctrica para saber que bate Ferraris e Porsche em pista.
                Mesmo na versão a gasosa o faz!

                "Quem matou o carro eléctrico?"
                -as baterias...
                Até hoje, sempre foi o maior inimigo do carro eléctrico.

                Comentário


                  #9
                  em que aspecto as baterias são uma limitação?

                  Comentário


                    #10
                    Pois, mas a malta só sabe falar de lobbys e barões de petróleo Aquele "documentário" é bom para a malta que é crente, aliás a parte mais engraçada é ver uma pessoa da equipa que criou o EV1 da GM dizer que o carro não se vende pelas limitações. É um bocado como dizer "Isto é electrico, custa pouco e é sempre a andar" e depois vemos a baixa autonomia, é preciso uma garagem para o recarregar, demora bastante tempo a ser recarregado...

                    Carros eléctricos existem muitos, o primeiro carro a passar os 100km/h era electrico, agora se naquela altura já tinham visto que os carros eléctricos em relação aos carros com motores a gasolina eram limitados, e uma vez que estavamos no inicio do mundo automóvel não podia existir interesse petrolifero, é uma autentica teoria da conspiração andar a dizer que não, que os carros electricos ficaram pelo caminho por causa das pressões dos grupos petroliferos.

                    Ninguém matou o carro eléctrico, eles existem à venda, se quiserem importem um que até nem pagam IA, vão buscar um Saxo eléctrico!

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Dr.NO2 Ver Post
                      em que aspecto as baterias são uma limitação?
                      As actuais não permitem grande autonomia, pelo que ou tens um motor electrico de relativamente pouca potencia como nos híbridos especialmente o HCH previligiando a assitencia ao motor termico em detrimento da autonomia electrica ou tens carros carissimos com pouca autonomia e dispendiosos a carregar (experimentem ter um carro plug in a carregar todos os dias em casa para ver o que pagam de electrecidade no fim do mes)

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por eduardomaio Ver Post
                        Pois, mas a malta só sabe falar de lobbys e barões de petróleo Aquele "documentário" é bom para a malta que é crente, aliás a parte mais engraçada é ver uma pessoa da equipa que criou o EV1 da GM dizer que o carro não se vende pelas limitações. É um bocado como dizer "Isto é electrico, custa pouco e é sempre a andar" e depois vemos a baixa autonomia, é preciso uma garagem para o recarregar, demora bastante tempo a ser recarregado...

                        Carros eléctricos existem muitos, o primeiro carro a passar os 100km/h era electrico, agora se naquela altura já tinham visto que os carros eléctricos em relação aos carros com motores a gasolina eram limitados, e uma vez que estavamos no inicio do mundo automóvel não podia existir interesse petrolifero, é uma autentica teoria da conspiração andar a dizer que não, que os carros electricos ficaram pelo caminho por causa das pressões dos grupos petroliferos.

                        Ninguém matou o carro eléctrico, eles existem à venda, se quiserem importem um que até nem pagam IA, vão buscar um Saxo eléctrico!
                        Não conhecia. Pelas características parece-me interessante:

                        - autonomia de 100km a 150km
                        - 4 a 8 horas para recarregar
                        - 90 km/h de velocidade max.

                        Considerando que é um projecto de 1998(?) e usa baterias de NiCd, a margem de progressão é bastante boa.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por koluirty Ver Post
                          As actuais não permitem grande autonomia, pelo que ou tens um motor electrico de relativamente pouca potencia como nos híbridos especialmente o HCH previligiando a assitencia ao motor termico em detrimento da autonomia electrica ou tens carros carissimos com pouca autonomia e dispendiosos a carregar (experimentem ter um carro plug in a carregar todos os dias em casa para ver o que pagam de electrecidade no fim do mes)
                          Não será muito menos do que gastaria em combustível? Pelo que percebi no filme indicam que este é um dos grandes atractivos destes carros.

                          Quanto ficaria ao fim do mês um carro a carregar 8h por noite?

                          Comentário


                            #14
                            koluirty lá (EUA) sai mais barato do que a gasolina, mas a electricidade também não é produzida assim de forma muito limpa lá para os lados do Tio Sam, pelo que as emissões vão ser ela por ela, mas como se costuma dizer, longe da vista, longe do coração...

                            Dr.NO2 se preferires também tens o Twingo ou então um carrinho pequenino chamado GWiz Já agora, essa autonomia deve ser com as luzes apagadas, rádio desligado e sem ar condicionado.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Dr.NO2 Ver Post
                              Não será muito menos do que gastaria em combustível? Pelo que percebi no filme indicam que este é um dos grandes atractivos destes carros.

                              Quanto ficaria ao fim do mês um carro a carregar 8h por noite?
                              Quanto é que se polui numa central térmica para produzir electricidade para carregar o tal carrinho durante 8h?

                              Esta é que é a questão. É claro que o lobbie do petroleo é muito forte, mas a transição já começou, não há carro nas estradas que não tenha motores eléctricos, só falta mesmo o motor de propulsão... mas já faltou mais.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Dr.NO2 Ver Post
                                Não será muito menos do que gastaria em combustível? Pelo que percebi no filme indicam que este é um dos grandes atractivos destes carros.

                                Quanto ficaria ao fim do mês um carro a carregar 8h por noite?
                                Cá sai caro, é uma questão de medires os Kw/h gastos, e atenção que a autonomia não inclui subidas ingremes, mesmo só dentro de Lisboa por ex. não será facil aguentar 2 dias sem ter que carregar o carro, eu por exemplo teria que o carregar todos os dias, não tenho duvida que por agora os hibridos são muito melhor opção e isso quanto a mim foi o que matou o carro simples electrico

                                Comentário


                                  #17
                                  koluirty e mesmo os híbridos vendem muito pouco. É o mesmo que colocares agora no mercado um carro a hidrogénio, só mesmo através de renting porque o seu preço é caro e é necessário criar infraestruturas do 0. Mas lá está, os carros a hidrogénio/fuel cells têm os seus problemas no armazenamento mas têm uma autonomia superior e apenas em 5 minutos o carro fica "carregado".

                                  Aliás, os carros eléctricos são como os telemóveis, basta fazer um teste, de uma bateria descarregada contar o tempo que demora a carregar e depois ver a sua autonomia em conversação.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Quanto ao lobby do petróleo, cada ve mais me convenço que pouco ou nada devem interferir nesta situação. Pensemos da seguinte maneira:

                                    -> Quais as melhores empresas para fazer dinheiro? Banca e Petrolíferas;
                                    -> Os senhores das petrolíferas são estúpidos? Não creio;
                                    -> O petróleo vai durar para sempre? Não!
                                    -> Os senhores da petrolíferas querem ficar pobres? Não!

                                    Conclusão:
                                    Os senhores das petrolíferas vão querer liderar qualquer que seja a próxima grande fonte de energia, seja ela qual for.



                                    Desde o aparecimento do electromagnetismo e da electricidade que as baterias sempre foram (e serão durante mais alguns anos) o calcanhar de aquiles da electrotecnia.
                                    Tendo dois motores equivalentes, um eléctrico e outro térmico, o eléctrico dá 15-0 (lê-se quinjejajero).

                                    Comentário


                                      #19
                                      Pelas contas que fiz fica a 6€ por cada 100km para um EV-1 Standard. Realmente não compensa.

                                      Para o Saxo fica a 2,40€ por cada 100km
                                      Editado pela última vez por Dr.NO2; 15 May 2007, 16:17.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Dr.NO2 Ver Post
                                        em que aspecto as baterias são uma limitação?
                                        Mesmo com um "monte" de baterias a autonomia é algo limitada, o recarregamento pouco prático, podem acrescentar até 200kg extra ao peso de um automóvel "convencional".

                                        O processo de produção de baterias continua a ser bastante poluidor.
                                        Em caso de ruptura, os ácidos infiltram-se nos solos, podendo contribuir para mais uns lençois de água contaminados.
                                        E há o problema da "morte" da bateria. O que fazer com ela quando chegamos ao fim do ciclo de vida do objecto.
                                        Posso estar enganado, mas acho que ainda não se reutiliza ou recicla baterias.

                                        Ou seja, tem problemas ainda complicados de resolver a nivel ecológico, utilização, produção... blá blá blá

                                        A não ser que haja um salto evolutivo grande na tecnologia das baterias (e não só para o mundo automóvel), a hipótese do carro eléctrico triunfar é pouca ou nula. Mesmo os hibridos são considerados na indústria como um "stop-gap".

                                        O caminho que poderá render a curto e médio-prazo é mesmo os bio-fuels, associados ao "downsizing".

                                        Comentário


                                          #21
                                          Os bio-fuels... Não temos que ir longe, basta olharmos para o Alentejo, o que era dantes o "celeiro de Portugal" é agora um deserto. As monoculturas e a cultivação em massa acabam por desertificar os solos e isso é tão mau ou pior para o ambiente como são as emissões.

                                          Até o hidrogénio tem problemas, por exemplo é estúpido deitar água pelo escape mas também seria estúpido criar um reservatório extra para armazenar essa água e, durante o reabastecimento voltar a reutilizar a água ao processar o hidrogénio. Depois temos um problema em comum com os veículos electricos, se a fonte de energia não for renovável vamos ter o mesmo nível de emissões ou superior se recorrermos a uma central que use carvão por exemplo.

                                          Num estudo que li publicado pela revista Science que, se a electrólise for gerada com recurso a energia éolica o preço do hidrogénio já iria ser mais barato que a gasolina actualmente, e o actualmente deles foi em Julho de 2005, logo um dos problemas já está ultrapassado, só falta baixar o valor dos automóveis. Mais engraçado é que nesse estudo comprovaram que (deve ser novidade para muitos fumarentos) ao converterem todos os automóveis nos USA de gasolina para gasóleo iriam aumentar a poluição e o estudo foi feito com os carros recentes a gasóleo com filtros de particulas.
                                          Editado pela última vez por eduardomaio; 15 May 2007, 18:08.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Dr.NO2 Ver Post
                                            Pelas contas que fiz fica a 6€ por cada 100km para um EV-1 Standard. Realmente não compensa.

                                            Para o Saxo fica a 2,40€ por cada 100km
                                            Acho estranho essas contas. Podes explicar-me o teu raciocínio para chegar a 6 euros aos 100km?
                                            E já agora, 2,40 euros por 100km? Tens o Saxo a GPL, ou quê? A diesel, esquece lá esse preço! Eu estou mais inclinado a achar que a combustíveis é que são os tais 6 euros, e a electricidade é que é os tais 2 euros...
                                            E também há a questão ambiental, que não se pode colocar um preço, pois é 'priceless'.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Acho estranho essas contas. Podes explicar-me o teu raciocínio para chegar a 6 euros aos 100km?
                                              Ambos os carros são eléctricos, o EV1 e o Saxo

                                              Vou explicar como fiz para o EV1 com a bateria Standard

                                              Standard: High-capacity lead-acid battery pack - 5.5 to 6 hours using the 220-volt (6.6kW) charger;

                                              6.6kW * 6h = 39.6 kWh

                                              O kWh custava 16.30 cêntimos em 2006 já com impostos

                                              Para carregar a bateria na totalidade gasto 6,45€

                                              que dão para aproximadamente 90km a 150km

                                              Considerando que só consigo fazer os 90 km

                                              regra de 3 simples e sei que para 100km gasto 7,17€

                                              A diferença para os 6 euro é que considerei o preço do kWh wm Portugal sem impostos.

                                              Para o Saxo é igual só que tem prestações inferiores e gasta 17kWh a carregar totalmente, dando para percorrer 100km

                                              17 * 0.1630 = 2,77 €

                                              Comentário


                                                #24
                                                Que o futuro do automovel é electrico há poucas duvidas...
                                                A duvida é a FONTE da electricidade:

                                                -baterias recarregaveis, alem de pesadas, poluentes, pouco duradouras, pouca autonomia, são CARAS

                                                - Solar, até poderia ser ( não com a tecnologia acual pouco eficaz), mas para utilização nocturna necessitaria de armazenamento sob a forma de baterias, e lá se iam as vantagens..

                                                -hidrogenio, alem de muito mais perigoso que a gasolina, a energia para o produzir é elevadíssima e provavelmente não compensaria..

                                                Os híbridos são uma solução de recurso, demasiado ineficaz e complexa mecanicamente, pesada, que só "compensa" devido a algusn incentivos fiscais...

                                                A célula de combustivel é de momento o melhor e mais promissor métido de produção de energia para um carro, e é neste campo que vejo o menor investimento realizado

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Foliv Ver Post
                                                  Que o futuro do automovel é electrico há poucas duvidas...
                                                  A duvida é a FONTE da electricidade:

                                                  -baterias recarregaveis, alem de pesadas, poluentes, pouco duradouras, pouca autonomia, são CARAS

                                                  - Solar, até poderia ser ( não com a tecnologia acual pouco eficaz), mas para utilização nocturna necessitaria de armazenamento sob a forma de baterias, e lá se iam as vantagens..

                                                  -hidrogenio, alem de muito mais perigoso que a gasolina, a energia para o produzir é elevadíssima e provavelmente não compensaria..

                                                  Os híbridos são uma solução de recurso, demasiado ineficaz e complexa mecanicamente, pesada, que só "compensa" devido a algusn incentivos fiscais...

                                                  A célula de combustivel é de momento o melhor e mais promissor métido de produção de energia para um carro, e é neste campo que vejo o menor investimento realizado
                                                  Experimenta dar uma volta num Civic Hybrid e depois me dirás onde está a complexidade e ineficácia

                                                  Os hybrido não são um beco sem saida, e os construtores Europeus só o perceberam demasiado tarde, infelizmente para todos nós.

                                                  os hibridos actuais são o meio caminho entre o automovel de combustivel fossil e o futuro automovel electrico, só que a Honda e a Toyota jé têm neste momento uma carteira de clientes e 8 anos de experiencia a produzir e comercializar automoveis com motores electricos,e a evolução têm sido significativa:
                                                  o 1º hibrido da Honda o Insight tinha 67 cv termico + 6 electrico
                                                  o 2º o Civic 7ª geração IMA tinha 83 CV termico + 9 electrico
                                                  o 3º o HCH têm 95 termico + 20 electrico

                                                  o futuro dos hibridos é serem cada vez menos termicos e cada vez mais electricos, a limitação actual esta de facto nas baterias, mas tal como os telemóveis tambem aqui a evolução será significativa quando os preconceitos e o desconhecimento permitirem uma procura maior destes carros que force todos os construtores a procurarem soluções...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    As células de combustível necessitam de hidrogénio...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Foliv Ver Post
                                                      Que o futuro do automovel é electrico há poucas duvidas...
                                                      A duvida é a FONTE da electricidade:

                                                      -baterias recarregaveis, alem de pesadas, poluentes, pouco duradouras, pouca autonomia, são CARAS

                                                      - Solar, até poderia ser ( não com a tecnologia acual pouco eficaz), mas para utilização nocturna necessitaria de armazenamento sob a forma de baterias, e lá se iam as vantagens..

                                                      -hidrogenio, alem de muito mais perigoso que a gasolina, a energia para o produzir é elevadíssima e provavelmente não compensaria..

                                                      Os híbridos são uma solução de recurso, demasiado ineficaz e complexa mecanicamente, pesada, que só "compensa" devido a algusn incentivos fiscais...

                                                      A célula de combustivel é de momento o melhor e mais promissor métido de produção de energia para um carro, e é neste campo que vejo o menor investimento realizado
                                                      Este é o meu primeiro post, já estou registado à algum tempo, mas não resisti corrigir aqui um ponto.

                                                      A celula de combustivel (ou pilha de combustivel) é supostamente o futuro dos carros, mas usado em conjunto com o hidrogénio. O problema neste momento é o preço elevadissimo da produção deste bicho.

                                                      A BMW propos a considerada, solução perfeita de transição dos carros a gasolina para os carros a hidrogénio/pilha de combustivel: o carro com motor de combustão de hidrogénio. Este permite usar um motor "hibrido", de combustão a gasolina e a hidrogénio. A BMW não foi a única, a Mazda e acho que mais uma que não me recordo também tem motores destes. A Mazda, aliás, levou isto mais longe, e produziu um motor de RX-8, capaz de combustão a hidrogénio e gasolina nas mesmas cameras, se não estou em erro.

                                                      Tal como foi mencionado acima, produzir hidrogénio através da electrolise e com energia eólica, além de não "matar o planeta", pode ficar mais barato do que a gasolina. Teoricamente, o hidrogénio é BASTANTE mais explosivo que a gasolina, e muita gente "assusta-se" com isso. Mas se realmente fosse perigoso, a BMW não ia por não sei quantos BMW Hydrogen 7 nas mãos de não sei quantos clientes.

                                                      Na minha opinião, e de muita gente, o hidrogénio é o futuro. As baterias estão condenadas ao poluirem demasiado o ambiente a serem feitas, por usarem níquel, tal como o Toyota Prius. Dificilmente evoluiram mais que isto. Se conseguissem evoluir, já o tinham feito...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por JBM Ver Post
                                                        Este é o meu primeiro post, já estou registado à algum tempo, mas não resisti corrigir aqui um ponto.

                                                        A celula de combustivel (ou pilha de combustivel) é supostamente o futuro dos carros, mas usado em conjunto com o hidrogénio. O problema neste momento é o preço elevadissimo da produção deste bicho.

                                                        A BMW propos a considerada, solução perfeita de transição dos carros a gasolina para os carros a hidrogénio/pilha de combustivel: o carro com motor de combustão de hidrogénio. Este permite usar um motor "hibrido", de combustão a gasolina e a hidrogénio. A BMW não foi a única, a Mazda e acho que mais uma que não me recordo também tem motores destes. A Mazda, aliás, levou isto mais longe, e produziu um motor de RX-8, capaz de combustão a hidrogénio e gasolina nas mesmas cameras, se não estou em erro.

                                                        Tal como foi mencionado acima, produzir hidrogénio através da electrolise e com energia eólica, além de não "matar o planeta", pode ficar mais barato do que a gasolina. Teoricamente, o hidrogénio é BASTANTE mais explosivo que a gasolina, e muita gente "assusta-se" com isso. Mas se realmente fosse perigoso, a BMW não ia por não sei quantos BMW Hydrogen 7 nas mãos de não sei quantos clientes.

                                                        Na minha opinião, e de muita gente, o hidrogénio é o futuro. As baterias estão condenadas ao poluirem demasiado o ambiente a serem feitas, por usarem níquel, tal como o Toyota Prius. Dificilmente evoluiram mais que isto. Se conseguissem evoluir, já o tinham feito...
                                                        Atenção que em termos de engenharia, a utilização do hidrogénio também apresenta algumas limitações não negligenciáveis.
                                                        No entanto, quem tiver conhecimento e dinheiro para investir pode recolher os louros a médio prazo.
                                                        Por outro lado, estou convicto de que não haverá uma única fonte de energia que por si só venha substituir por inteiro o uso do petróleo.
                                                        O futuro da energia estará seguramente baseado tanto na produção distribuida como na eficiência energética.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por eduardomaio Ver Post
                                                          As células de combustível necessitam de hidrogénio...
                                                          Pelo que parece, o hidrogéneo que as petrolíferas fazem uma bandeira, é extraído do... petróleo!

                                                          Logo como o Iuri disse:

                                                          A resposta óbvia é: o lobby do petróleo.

                                                          Comentário


                                                            #30

                                                            mas qual lobby do petroleo???

                                                            quem e que, em pleno ano de 2007, ainda nao percebeu que nao ha NEM UMA empresa exclusivamente petrolifera?
                                                            sao empresas maioritariamente da area das energias, que vao para onde ha dinheiro e rentabilidade. o resto...e so pensar.

                                                            em relacao ao video, as qualidades dos motores electricos sao por demais conhecidas. ja la vao umas decadas...
                                                            o problema e que a maioria dos compradores de automoveis a nivel mundial percebe isso, e tem MUITAS outras prioridades para o seu dia a dia, bem diferentes de uma aceleracao a direito num carro sem parabrisas, ou sequer de velocidade maxima ou potencia!
                                                            por isso, mesmo que a maioria dos tugas so olhe para a potencia, aceleracoes e velocidade maxima, nao deixam de ser apenas 1 ou 2% do mercado mundial...se tanto.

                                                            Comentário

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