Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Exobiologia

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Exobiologia

    A Exobiologia é a ciência voltada para o estudo de vida e organismos vivos fora da Terra (ex do grego = fora, exterior). Ela também está direccionada para o estudo de como ambientes extraterrestres podem afectar organismos vivos.

    Aquilo que proponho, é que imaginem como será a vida fora da terra, que tipo de plantas e animais existirão.

    Imaginem como poderá a vida ter evoluído e que espécies podem ser encontrados.

    Isto será apenas como um exercício de imaginação, podem colocar desenhos ou fotomontagens (devidamente creditados), mas não estraguem o tópico.




    #2
    A exobiologia é um tema que me é particularmente querido....

    Como foi descrita, e bem, tenta aplicar o que sabemos sobre a biologia terrestre, a possíveis cenários extra terrestres, e de que maneira os sistemas biológicos que conhecemos se iriam comportar...

    Tenho a plena e profunda convicção, que existe, existiu, ou vai existir vida noutro local...Se existe aqui na terra, poderá muito bem existir noutro local qualquer deste enorme universo... como Carl Sagan diz, na sua obra "contacto" :" seria um enorme desperdício de espaço, não existir mais vida para alem da nossa"

    Claro que não nos podemos cingir á fisiologia de vida terrestre, a nossa fisiologia evoluiu no sentido de melhor nos adaptarmos ás condições que aqui temos, que podem não ser as mesmas que outras formas de vida encontrarão nos seus planetas.

    não podemos esperar que todas as outras formas de vida sejam semelhantes a nós, em forma, funcionamento capacidade etc...
    A vida é muito mais que o ser humano, e a sua existência fora da terra não implica que tenha que obedecer aos mesmos paramentos pelos quais a vida na terra se guia.

    Posto isto, a vida E.T pode ser mais evoluída que nós ou ter a forma microbial, pode ser baseada na química orgânica ( química do carbono) ou na química do enxofre ( elemento seguinte na tabela periódica com propriedades semelhantes ás do carbono, mas que utiliza por exemplo dióxidos de enxofre tóxicos para nós, tal como é tóxico o oxigénio para organismos anaerobios )

    A definição de vida é universal, mas o TIPO de vida não o é, e depende das condições do meio em que se encontra ( tal como a vida na terra é diferente para os vários organismos que aqui habitam, conforme o meio em que se encontram).

    Portanto a busca de vida E.T não pode singir-se á busca por planetas com condições fisicas semelhantes á terra, que estatisticamente, esta busca até é desfavoravel.

    Por exemplo, a agua é essecial para nós terrestres, mas pode não o ser para outros tipos de vida, logo descartar planetas que não a apresentem é um erro que poderia ser cometido.

    Um outro grande problema é a simultaneidade da vida:
    O tempo é uma enormidade, e neste determinado instante pode não existir nenhuma forma de vida, mas ter existido á um milhão de anos terrestres atrás, ou pode existir neste momento mas numa forma não inteligente, ou mesmo sendo inteligente e mais avançada, não existirem condições de comunicação no que é esta imensidão chamada universo...

    Resumindo:
    Para existirem ET não é necessário existirem planetas semelhantes á terra.
    Esses ET poderão não ter NADA a ver com a vida terrestre para alem de partilharem a definição do que é a vida.
    ET não tem que ser obrigatoriamente mais inteligentes que nos.
    ET não tem necessariamente que existir NESTE determinado momento ( mas eu acredito que sim)

    Comentário


      #3
      ;)

      http://www.ibiblio.org/Dave/Dr-Fun/d...df20020430.jpg




      Comentário


        #4
        Algo que, infelizmente, está muito pouco divulgado.

        Comentário


          #5
          Nthor

          Viste um programa no Odisseia ou no Discovery (sinceramente n me lembro) que era sobre duas sondas inteligentes (uma Leo - de Leonardo da Vinci - e uma Ike - de Isaac Newton )que eram lançadas de uma nave XPTO chamada Von Braun e encontravam vida num planeta que eles chamavam de Darwin IV?

          Se viste e se arranjares isso em cd ou dvd, ou se por acaso tens, arranja-me pls

          Já agora umas imagens das cenas no caso de teres visto e não te lembrares...



          EDIT: Estes tipos lembro-me que andavam sobre o oceano de Darwin IV e "comiam" filtrando a agua (ou qualquer coisa mto parecida) com a parte de baixo das patas (que encostava na agua) mais ou menos como as baleias...

          uma das sondas (a Ike acho eu):



          Depois eles encontravam la uns extra-terrestres estranhos à brava que pareciam uma espécie de miolos a flutuar no ar...

          Bem nevertheless, foi um exercicio interessante. Se não conheces, procura que está mto fixe

          Comentário


            #6
            Vi Messerschmitt é o Alien Planet do Discovery Channel, não tenho isso e não vi tudo, mas o que vi era bem interessante.

            http://dsc.discovery.com/convergence...et/splash.html
            http://emol.org/tv/alienplanet/clips.html


            Não tenho isso mas deve haver pela net.



            Comentário


              #7
              Alguns exemplos bastante imaginativos:

              http://fc01.deviantart.com/fs12/i/20...biogenisis.jpg

              http://ic3.deviantart.com/fs12/i/200...biogenisis.jpg

              http://fc01.deviantart.com/fs6/i/200...pinGoddess.jpg




              Comentário


                #8
                Há poucos adeptos por aqui.




                Comentário


                  #9
                  sabes que é um tema um bocado dificil de se "discutir"... :D tendo em conta as variaveis as hipoteses sao IMENSAS! Não há propriamente uma linha de raciocinio ou uma "corrente" (acho eu) e isso torna mais dificil "discutir". Acabas por ter que dar razão a qualquer baboseira, pois ela é perfeitamente possível hehe

                  Edit: E o J.R não pode comprovar nada na Wiki, e como não ha americanos nos outros planetas torna-se dificil tb :D

                  Comentário


                    #10
                    citação:Originalmente colocada por Messerschmitt

                    sabes que é um tema um bocado dificil de se "discutir"... :D tendo em conta as variaveis as hipoteses sao IMENSAS! Não há propriamente uma linha de raciocinio ou uma "corrente" (acho eu) e isso torna mais dificil "discutir". Acabas por ter que dar razão a qualquer baboseira, pois ela é perfeitamente possível hehe

                    Edit: E o J.R não pode comprovar nada na Wiki, e como não ha americanos nos outros planetas torna-se dificil tb :D
                    :D :D

                    O que "proponho, é que imaginem como será a vida fora da terra, que tipo de plantas e animais existirão", só para a malta se divertir a imaginar (uma das melhores ferramentas que temos) as possibilidades.

                    E qql pessoa pode escrever o que quiser desde que não entre em tiradas politicas que terão pouco a ver com exobiologia (ou talvez não ;)), mesmo procurando na wiki.



                    Comentário


                      #11
                      Epa a mim exigia mais conhecimentos de fisica e biologia que eu não tenho e sinto-me mal a atirar qualquer coisa para o ar. Gostava de ter mais base cientifica para isso... Posso sempre dizer que num planeta com 500 vezes a gravidade da terra, sem satelites naturais a vida, se fosse complexa seria provavelmente um bando de "linguados" a arrastarem-se de um lado para o outro... then again, podiam ser altos sem explicação aparente e contrariando todas as leis da fisica (como é normal para se provar que algo está errado nas nossas teorias há sempre uma cena que aparece para nos fazer abrir os olhinhos e perdermos a mania que sabemos tudo) Mas tu queres opinar assim ao calhas, sem base cientifica nenhuma?

                      É que isso dá um numero infinito de probabilidades... a começar nos filmes de ficção cientifica. Olhando assim, torna tudo o que ja viste nos filmes, possível, certo? (até o Alien e o Predador ou mesmo outras "Terra" como no Battlestar Galactica) - por falar nisso... será que um planeta exactamente igual ao nosso, o mesmo tamanho, 1 satelite natural, mais ou menos a "mesma historia" teria uma evolução igual à nossa?)

                      Alem disso quer dizer... dentro do nosso sistema solar, ou em qualquer um... ou mesmo imaginando um darwin iv? (se bem que o darwin iv é tudo menos "imaginado ao calhas", aquilo foi um exercício ao pormenor...)

                      Comentário


                        #12
                        citação:Originalmente colocada por Messerschmitt

                        Epa a mim exigia mais conhecimentos de fisica e biologia que eu não tenho e sinto-me mal a atirar qualquer coisa para o ar. Gostava de ter mais base cientifica para isso... Posso sempre dizer que num planeta com 500 vezes a gravidade da terra, sem satelites naturais a vida, se fosse complexa seria provavelmente um bando de "linguados" a arrastarem-se de um lado para o outro... then again, podiam ser altos sem explicação aparente e contrariando todas as leis da fisica (como é normal para se provar que algo está errado nas nossas teorias há sempre uma cena que aparece para nos fazer abrir os olhinhos e perdermos a mania que sabemos tudo)
                        Imaginar ainda é de borla.


                        citação:Originalmente colocada por Messerschmitt

                        Mas tu queres opinar assim ao calhas, sem base cientifica nenhuma?

                        É que isso dá um numero infinito de probabilidades... a começar nos filmes de ficção cientifica. Olhando assim, torna tudo o que ja viste nos filmes, possível, certo? (até o Alien e o Predador ou mesmo outras "Terra" como no Battlestar Galactica) - por falar nisso... será que um planeta exactamente igual ao nosso, o mesmo tamanho, 1 satelite natural, mais ou menos a "mesma historia" teria uma evolução igual à nossa?)
                        Provavelmente, não, há muitas variaveis como a tectonica de placas e os meteoritos que causaram extinções em massa, que podem não ter acontecido numa outra "terra".

                        Imagina só onde os dinosauros podiam ter chegado...

                        citação:Originalmente colocada por Messerschmitt

                        Alem disso quer dizer... dentro do nosso sistema solar, ou em qualquer um... ou mesmo imaginando um darwin iv? (se bem que o darwin iv é tudo menos "imaginado ao calhas", aquilo foi um exercício ao pormenor...)
                        De possibilidades, infinitas possibilidades.



                        Comentário


                          #13
                          Não tanto. Repara que eles estipularam à partida um planeta ao pormenor, gravidade, atmosfera, a propria historia, etc etc, construiram um planeta de raiz com bases cientificas sólidas e tudo muito certo "cientificamente" logo, ainda que "imensas", reduz um bocado as probabilidades e não é assim TÃO aleatório como eu agora me lembrar de dizer que "no planeta X com 500 vezes a gravidade da terra, era habitado por linguados... ou não..." percebes onde quero chegar? Não me atrevo sequer a chegar perto do Darwin IV pois não tenho conhecimentos para isso.

                          Quanto aos dinossauros... sinceramente duvido que tivessem evoluido para "reptoides" ou "reptilianos" (como quiseres chamar) e que tivessem "hipotese" de ir muito longe. Havia alguma prova de "evolução" mas... nada que o cão ou gato de hoje em dia não faça e não dominam o mundo. Talvez pronto, os dinossauros tornavam a nossa vida um BOCADINHO mais complicada :D isto supondo que estávamos cá os dois ao mesmo tempo - provavelmente não. :D

                          Uma coisa que me faz confusão na realidade é... pq é que antes tudo era "MTA GRANDE" e agora é tudo mais pequenino? Por acaso já tivemos duas luas para fazer com que houvesse verdadeiros gigantes na terra? Houve alguma alteração na gravidade do planeta ou na proximidade do satelite?

                          Comentário


                            #14
                            citação:Originalmente colocada por Messerschmitt

                            (...)Quanto aos dinossauros... sinceramente duvido que tivessem evoluido para "reptoides" ou "reptilianos" (como quiseres chamar) e que tivessem "hipotese" de ir muito longe. Havia alguma prova de "evolução" mas... nada que o cão ou gato de hoje em dia não faça e não dominam o mundo. Talvez pronto, os dinossauros tornavam a nossa vida um BOCADINHO mais complicada :D isto supondo que estávamos cá os dois ao mesmo tempo - provavelmente não. :D
                            Os [J.R. mode on] velociráptores[J.R. mode off] eram bastante inteligentes, haveria, talvez, outras espécies mais discretas e com a organização social certa para poderem ser candidatos sérios a algo semelhante a nós num futuro alternativo, mas não sabemos.

                            citação:Originalmente colocada por Messerschmitt

                            Uma coisa que me faz confusão na realidade é... pq é que antes tudo era "MTA GRANDE" e agora é tudo mais pequenino? Por acaso já tivemos duas luas para fazer com que houvesse verdadeiros gigantes na terra? Houve alguma alteração na gravidade do planeta ou na proximidade do satelite?
                            A lua esteve bem mais próximo da terra do que actualmente está de facto, mas creio que não é essa a causa, no tempo dos dinossauros havia continentes maiores, e tb mais isolamento entre as varias espécies, mas nem todos eram gigantes.



                            Creio que foi mais importante o facto de a evolução se ter dado em conjunto (ao contrario da época pós dinossauros em que havia mais dispersão das varias espécies animais), presas maiores exigiam caçadores maiores e quanto maiores os caçadores maiores as presas, outro factor importante é o de ser um desperdício de energia manter corpos tão grandes.



                            Comentário


                              #15
                              Sim,

                              Mas não é dificil de imaginar criaturas que actuem / trabalhem em grupo ou duo. Há muito disso, mesmo na natureza. Agora chegar a algo capaz de "comunicar" é algo diferente.

                              No Darwin IV tens montes de criaturas, umas solitarias, outras de grupo, e tens umas, no fim, os tais "miolos flutuadores" que parecem ser os unicos "inteligentes", mas o filme acaba com uma das sondas (já não sei qual) em frente a eles a mostrar num holograma a terra, os humanos, a sua missão etc etc e eles ate parecem inteligentes e interessados mas depois a navezita faz um movimento brusco qualquer (acho que lança um disco-camera) e os gajos passam-se e destroem a sonda. Ora fica no ar a cena de "ha inteligência" mas com um certo ar "pre-historico" ainda... como se fosses apresentar uma playstation a um neandertal e ele parecesse interessado, mas depois a playstation cuspia o cd e ele partia a playstation E a tua cara. :D

                              As formas de vida lá fora podem tomar qualquer forma... a mais curiosa para mim poderá ser a "invisivel". Ou seja, seres que devido à sua constituição molecular ser tão "separada" basicamente "não existem". Agora lá está, não tenho conhecimentos nenhuns para substanciar esta "ideia" e é isso que torna as coisas vagas, mas é possível. Uma vez ouvi um gajo algures a associar os fenomenos sobrenaturais, neste caso fantasmas, com extra terrestres - Achei as teorias dele mto bem construidas.

                              Mas voltado ao Darwin, reparaste que TODOS os animais ali tinham o "sonar" altamente desenvolvido? Eles basicamente só comunicavam por sonar. Achei interessante a ideia. Um bocado como uma comunidade de golfinhos ou de morcegos. Não me lembro se eles "VIAM" alguma coisa mas pelo menos o sonar era a ferramente principal. Fez-me lembrar o Pitch Black (não sei se viste) em que a bicharada do planeta onde eles estavam saíam todos mas só à noite - e como o planeta tinha 2 "sóis" eles só saíam de x em x anos quando havia um alinhamento de uma "lua" com os dois "sóis" e provocava um eclipse - era a unica noite que existia.

                              Agora... como seria a vida num planeta cuja noite só aparecesse de 20 em 20 anos? em que levasses ali com temperaturas superiores às de mercurio e que só de 20 em 20 anos é que tinhas o minimo de "sossego". Concerteza a bicharada não precisava do conceito "dormir". Logo teriam olhos? Não precisavam além disso só lhes dava um ponto fraco. Desenvolveriam o sonar. Não podiam ter nada que detectasse por calor e não podiam ter sangue quente - sei la :D

                              Uma vez vi umas conjecturas de uns seres que eram tipo alforrecas que flutuavam no ar todo o tempo pq o planeta era gasoso tb... muito interessante.

                              Comentário


                                #16
                                Há um livro do Dan Brown, q qto a mim é o seu melhor, dentro do seu estilo, q refere a vida dos extraterrestres, devido a um fóssil forjado.

                                O q há a reter é q em lugares com menor gravidade o peso/dimensão dos seres vivos pode aumentar e não me refiro ao tamanho, mas por exemplo a proporção. No caso de artropodes cujo exoesqueleto é-lhes pesado, seria possível haver em maiores dimensões. Isto tendo em conta a panspermia. Prova disso é q no fundo dos ocenaos isso verifica-se.

                                O livro é "A Conspiração".

                                Comentário


                                  #17
                                  citação:Originalmente colocada por smi1e

                                  Há um livro do Dan Brown, q qto a mim é o seu melhor, dentro do seu estilo, q refere a vida dos extraterrestres, devido a um fóssil forjado.

                                  O q há a reter é q em lugares com menor gravidade o peso/dimensão dos seres vivos pode aumentar e não me refiro ao tamanho, mas por exemplo a proporção. No caso de artropodes cujo exoesqueleto é-lhes pesado, seria possível haver em maiores dimensões. Isto tendo em conta a panspermia. Prova disso é q no fundo dos ocenaos isso verifica-se.

                                  O livro é "A Conspiração".
                                  ;)



                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Messerschmitt Ver Post
                                    Uma vez vi umas conjecturas de uns seres que eram tipo alforrecas que flutuavam no ar todo o tempo pq o planeta era gasoso tb... muito interessante.
                                    Acho que isso está no livro 2010 do Artur C. Clark.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Nthor Ver Post
                                      Acho que isso está no livro 2010 do Artur C. Clark.
                                      Também me lembro disso!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Nthor

                                        Dentro do tema... já viste um jogo que a EA e a Maxis vão lançar este ano chamado Spore?

                                        Ficas aqui com o link para veres... tou mortinho para que saia, deve ser um conceito de jogo muito interessante, nem que seja pela evolução

                                        http://www.spore.com/

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Messerschmitt Ver Post
                                          Nthor

                                          Dentro do tema... já viste um jogo que a EA e a Maxis vão lançar este ano chamado Spore?

                                          Ficas aqui com o link para veres... tou mortinho para que saia, deve ser um conceito de jogo muito interessante, nem que seja pela evolução

                                          http://www.spore.com/

                                          Uma mistura de Sid Meier's Civilization com evolva, parece fixe.




                                          Comentário


                                            #22
                                            Pois, quer dizer, eu chamei o jogo ao barulho por uma razão...

                                            Tu estavas a sugerir que o pessoal tivesse assim uma ideia sobre uma forma de vida noutro planeta qualquer sujeito a "teorias" e de evolução diferentes.

                                            Pelos vistos o que o jogo permite é tu criares de raíz a tua propria espécie no TEU planeta e controlares a evolução dela ao longo dos tempos (não sei se viste a intro, mas aquilo vai desde a célula à conquista do espaço) portanto pareceu-me um bom tubo de ensaio, ainda que possa parecer brincadeira, para aquilo que tu pediste.

                                            Agora.......... se me sai uma cena pa putos sem qualquer base ou lógica cientifica vou ficar mta chateado

                                            Comentário


                                              #23
                                              Tópico muito interessante!

                                              Vi há tempos uma perspectiva de um mundo completamente diferente, deu na rtp2.

                                              Uma coisa que me faz muita confusão é virem sempre com a mesma história dos constituintes fundamentais da vida, tem de existir isso para haver vida e bla bla bla... será? Não haverá outra realidade tão mais complexa ou divergente da nossa?
                                              Enfim, este assunto necessita de uma profunda imaginação e conhecimento para se falar dele, eu devo ter 1 % dessa imaginação!

                                              Edit: Será que é preciso existir um planeta fisico para que possa existir algum tipo de vida, não poderá existir/desenvolver-se vida no espaço?
                                              Editado pela última vez por Diamondplus; 23 February 2007, 21:54.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Segundo as teorias da vida, não... mas tudo é possível, e o que mais viste até agora no decorrer da historia foi, teorias a serem deitadas abaixo por realidades provadas mais tarde...

                                                Portanto... pq não?

                                                Havia um filme qualquer que tinha um "parasita" qualquer que simplesmente andava por aí a "flutuar"...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Embora concordo com tudo isto, levanto outra questão:


                                                  Será que a vida tem apenas de ser "organica" ?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    perguntem ao lendário astronauta spiff no planeta distante Zook como é a vida lá com aqueles seres viscosos e feios como bréus!!!
                                                    o111.JPG



                                                    nota: foi só para descomprimir

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Baiones Ver Post
                                                      Embora concordo com tudo isto, levanto outra questão:


                                                      Será que a vida tem apenas de ser "organica" ?
                                                      orgânico
                                                      do Lat. organicu

                                                      adj., que está provido de órgãos;
                                                      relativo a órgãos ou a seres organizados;
                                                      pertencente a ou derivado de seres vivos;
                                                      inerente ao organismo;
                                                      pertencente a compostos que contêm carbono;
                                                      que ataca os órgãos (doença);
                                                      conforme a uma regra geral;
                                                      fundamental;
                                                      relativo às partes essenciais da constituição de um Estado, de um tratado, etc. .

                                                      "Nós" chamamos orgânica à vida baseada em carbono, "outros" poderão usar um termo semelhante para a vida baseada em silício.




                                                      .

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Nthor Ver Post
                                                        orgânico
                                                        do Lat. organicu

                                                        adj., que está provido de órgãos;
                                                        relativo a órgãos ou a seres organizados;
                                                        pertencente a ou derivado de seres vivos;
                                                        inerente ao organismo;
                                                        pertencente a compostos que contêm carbono;
                                                        que ataca os órgãos (doença);
                                                        conforme a uma regra geral;
                                                        fundamental;
                                                        relativo às partes essenciais da constituição de um Estado, de um tratado, etc. .

                                                        "Nós" chamamos orgânica à vida baseada em carbono, "outros" poderão usar um termo semelhante para a vida baseada em silício.




                                                        .
                                                        Eu compreendo isso, mas...



                                                        Nós só conhecê-mos vida tal como ela se nos apresenta aqui na terra...

                                                        E todos estes documentários que se vêm, apenas se baseiam nisso...




                                                        Poderão até existir formas de vida que não sejam palpáveis...



                                                        Por enquanto para nós isto será uma hipótese absurda...



                                                        Mas coloco a hipótese do sobrenatural, não ser assim tão "fantasmagórico"...



                                                        ( gostava de ver esse documentario sobre Darwin IV )

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Baiones Ver Post
                                                          Eu compreendo isso, mas...



                                                          Nós só conhecê-mos vida tal como ela se nos apresenta aqui na terra...

                                                          E todos estes documentários que se vêm, apenas se baseiam nisso...




                                                          Poderão até existir formas de vida que não sejam palpáveis...



                                                          Por enquanto para nós isto será uma hipótese absurda...



                                                          Mas coloco a hipótese do sobrenatural, não ser assim tão "fantasmagórico"...



                                                          ( gostava de ver esse documentario sobre Darwin IV )
                                                          Exactamente.








                                                          .

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Messerschmitt Ver Post
                                                            Nthor

                                                            Viste um programa no Odisseia ou no Discovery (sinceramente n me lembro) que era sobre duas sondas inteligentes (uma Leo - de Leonardo da Vinci - e uma Ike - de Isaac Newton )que eram lançadas de uma nave XPTO chamada Von Braun e encontravam vida num planeta que eles chamavam de Darwin IV?

                                                            Se viste e se arranjares isso em cd ou dvd, ou se por acaso tens, arranja-me pls
                                                            Tem graça que eu não achei graça nenhuma.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X