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Acidentes: de quem é a culpa?

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    Acidentes: de quem é a culpa?

    "Observatório das Estradas diz que 50 por cento dos acidentes acontecem devido ao traçado das estradas. BT investigou sinistros e apurou que apenas em 6 por cento dos casos a culpa é das vias.

    As principais causas oficiais dos acidentes mortais em Portugal são atribuídas aos condutores, segundo a investigação criminal efectuada pela Brigada de Trânsito. O Observatório de Segurança das Estradas (OSEC) discorda e diz que mais de 50 por cento dos sinistros acontecem devido ao traçado das vias.

    «Não tenho dúvidas nenhumas que o traçado das estradas é responsável por mais de 50 por cento dos acidentes. As conclusões da GNR não têm rigor científico, uma vez que não apresentam um único elemento sobre o traçado das vias como, por exemplo, os raios de curvatura», explicou ao PortugalDiário Nuno Salpico, presidente do OSEC.

    Fonte das equipas de investigação criminal da Brigada de Trânsito rebate e explica que são analisados os raios de curvatura e as condições de asfalto, por exemplo. «Quando há suspeitas de que a causa do sinistro recai na via são pedidos pareceres a especialistas em engenharia rodoviária», explicou.

    A investigação criminal da BT apurou que, em 2005, foram registados 903 acidentes com vítimas mortais. Destes, em 91 por cento a responsabilidade foi dos condutores, em dois por cento foi das viaturas, e em seis por cento a culpa recaiu sobre as vias.

    Ainda assim, fonte da BT admite que se a análise recaísse apenas sobre as estradas nacionais os números seriam diferentes. «Os acidentes nas vias secundárias são mais e com mais gravidade. O traçado destas estradas é antigo e não foi desenhado para o volume de tráfego actual».

    Por seu lado, o Observatório lembra que os erros não são só nas estradas secundárias. «Em 2005, abriram estradas novas, como a A26, que contém já erros gravíssimos», esclarece Nuno Salpico.

    Responsabilidade criminal

    O OSEC lançou, esta sexta-feira, em Lisboa um livro que alerta para o facto de que os acidentes de viação comprovadamente resultantes de defeitos de construção e manutenção das estradas podem levar ao processamento civil e criminal de quem for responsável por essas situações.

    «A densa sinistralidade rodoviária que ocorre nas nossas estradas, ocasionando enorme número de vítimas mortais, uma legião infindável de deficientes e avultadíssimos danos materiais, constituía, até data recente, um enigma, que a classe política tem atribuído, unicamente, à negligência dos condutores portugueses», escreve no livro o juiz conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça Florindo Pires Salpico.

    «Mas esta tese politicamente correcta, que o poder dominante tem feito passar na comunicação social, não coincide com a realidade», realça o magistrado."

    Fonte: PortugalDiario

    O que acham?

    #2
    Se as estradas são más, anda-se mais devagar.

    A culpa é maioritariamente dos condutores, sem dúvida.

    Comentário


      #3
      A maioria das vezes é uma combinação de factores.

      [j/k mode on] estupidez do condutor, falta de formação do condutor, falta de sentimento de respeito plos outros do condutor, falta de reciclagem na formação, falta de inteligência[j/k mode off]

      Comentário


        #4
        Será que não há uma alma inteligente nestas investigações que diga que os factores que provocam os acidentes são múltiplos?

        Há sempre mais que uma causa de um acidente.

        É obvio que uma estrada mal feita, por si só não vai acidentes se todos os condutores forem cuidadosos e adoptarem a sua condução ao traçado existente.

        Assim como uma excelente estrada pode ser um ponto negro se estiver cheia de inconscientes.

        Agora em Portugal, é juntar algumas estradas mal feitas à má condução que se vai vendo por aí... e o resultado é o que se vê.

        Comentário


          #5
          A culpa é maioritariamente dos condutores, se nao fossem eles nao havia acidentes

          Comentário


            #6
            A culpa é da má formação dada nas escolas, o que leva a que "dêem" a carta a toda a gente..

            Comentário


              #7
              penso que a culpa é mais dos condutores........mas bem analizado , muitos acidentes nao se davam se as estradas estivessem em melhor estado.....

              a av lusiada por exemplo, aquelas tampas de escoamento da água, têm cada altura....

              e o eixo norte sul........e mais 1500 outras estradas

              agora, os condutores tendo conhecimento, deviam abrandar..e muitas vezes nao o fazem!

              acho que é culpa mutua

              Comentário


                #8
                A culpa é de vários factores, os erros na concepção das estradas é só mais um.

                Mas é bom que o OSEC exerça alguma pressão sobre o governo para que os tais erros de construção não sejam repetidos e que a luta contra a sinistralidade rodóviária não seja apenas feita pelas vias e maneiras do costume ...

                PS: João Dias vem cá comentar!!! [8)]

                Comentário


                  #9
                  A culpa é maioritariamente dos condutores. Esta é a minha opinião.

                  Claro está que se as estradas fossem melhores, seria possível existir um menor número de acidentes...

                  Contudo, também é verdade que, quando as estradas são boas, o pessoal estica-se um bocado [8)]

                  Fala-se, por exemplo, neste e noutros tópicos, do Eixo Norte-Sul...

                  Pois bem, há duas semanas que faço o Eixo Norte-Sul todos os dias e tenho feito por respeitar os limites de velocidade ao contrário de muitos outros condutores (quase todos) e de mim próprio noutros tempos.

                  Tal tem vindo a garantir-me mais segurança na condução e acima de tudo, excelentes médias de consumo!

                  No entanto, tal como seria de esperar, nestas duas semanas, deparei-me com alguns excessos por parte de outros condutores, como por exemplo, um Punto com pneu de emergência no eixo dianteiro do lado do passageiro, a fazer a curva à esquerda junto à embaixada dos EUA (sentido sul-norte) a mais de 90/100 km/h e bem encostado ao carro da frente com a intenção de o ultrapassar.

                  Outro exemplo, foi na sexta-feira: ía praticamente no limite de velocidade (80 km/h) na faixa da direita (sentido sul-norte) e fui ultrapassado por um camião com publicidade do Minipreço (provavelmente da Luís Simões). Até aqui nada demais... para aquilo a que estamos habituados :D

                  No entanto, o sr. motorista do pesado, esqueceu-se que afinal pretendia sair no nó do Hospital de Santa Maria/Universidade Católica, e então nada melhor do que transpor o traço contínuo, passar pela minha frente e virar à direita [8]

                  Por isso, continuo a dizer, a culpa é maioritariamente dos condutores.

                  Cumprimentos.

                  Comentário


                    #10
                    eu axo que os acidente sao causados pelos condutores claro, mas estradas nao sao boas, mas tambem nao sao desculpas pelos excessos e a falta de formaçao das pessoas, uma pessoa consciente que sabe que na estrada que segue ta uma placa a dizer que a velocidade maxima que pode circular e de 80km/h e anda a 150km/h, eu hoje fui ao colombo e com sabe na 2circular 1km depois do cruzamento de pina-manique ta uma placa a dizer ´´80km/h radar`` e todos abrandam no radar, quase que batem para passar a menos de 80km/h e fazer uma uma pose para a foto:D mas depois toca de acelerar e manda o resto da 2circular a 150km/h ou como pessoas que conheço a 160km/h, numa estrada tambem perigosa com a 2circular, isto e falta de formaçao das pessoas

                    Comentário


                      #11
                      citação:Originalmente colocada por gilmour

                      A culpa é de vários factores, os erros na concepção das estradas é só mais um.

                      Mas é bom que o OSEC exerça alguma pressão sobre o governo para que os tais erros de construção não sejam repetidos e que a luta contra a sinistralidade rodóviária não seja apenas feita pelas vias e maneiras do costume ...

                      PS: João Dias vem cá comentar!!! [8)]
                      Já copmentei este assunto nos "fóruns" próprios, o que não é o caso do AHO. De qualquer modo vejo com muito interesse os vossos comentários !

                      E já agora volto a perguntar, qual é a curva do IP3 ou do Eixo Norte-Sul, em que "sentem" que à velocidade limite indicada estão em risco de se despistarem ?

                      Ou mais alguma vez tiveram um acidente, em que circulando à velocidade limite ou abaixo dela, nas condições especificadas no códido da estrada, se despistaram ou perderam o controlo do carro ?

                      Comentário


                        #12
                        Só considero culpa das vias quando certas não tem reunidas condições para andar dentro dos limites sem preocupações. Exemplo, uma autoestrada em que há zonas em que ir a 120 é desafiar as leis da gravidade (é claro que não se pode pedir o mesmo de uma estrada nacional). De resto, anda quase tudo a volta da estupidez de quem está atrás do volante...

                        Comentário


                          #13
                          citação:Originalmente colocada por João Dias


                          Já copmentei este assunto nos "fóruns" próprios, o que não é o caso do AHO.

                          Como participante deste forum umpróprio também gostava de conhecer esses comentários. Há links?

                          Comentário


                            #14
                            citação:Originalmente colocada por ppais

                            citação:Originalmente colocada por João Dias


                            Já copmentei este assunto nos "fóruns" próprios, o que não é o caso do AHO.

                            Como participante deste forum umpróprio também gostava de conhecer esses comentários. Há links?
                            Por exemplo, no seminário quando foram apresentados os números da BT. Não há links !

                            E não é o facto do AHO ser um fórum "impróprio". Como diz uma pessoa que eu aprecio muito: as opinões são como os cús. Toda a gente tem

                            Só que contra factos não há opiniões !

                            Comentário


                              #15
                              Nós controlamos o carro por isso somos nós os responsáveis pela maior parte dos acidentes.

                              Comentário

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