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UMM - Prós e Contras.

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    UMM - Prós e Contras.

    Bom Dia a todos!

    Desculpem lá vir aqui ter convosco perturbar a vossa Paz mas precisava de uma ajuda vossa.

    Precisava de dicas sobre o UMM.

    Gostaria de saber os prós e contras deste veículo. Quais os pontos fracos, etc etc...

    Se souberem de algum lugar na net onde se possa vir isto que peço, agradeço que o divulgeum.

    Deste lado está-se a equacionar a comprar de um UMM de 89.

    Obrigado desde já.

    #2
    Andas com ideias, andas, andas. :D

    Anda por aqui um "XE" que passa em todo o lado, de resto pouco conheço.

    Mas daqui a pouco já aparecem por aqui uns entendidos na coisa. ;)

    Depois, se concretizares essa compra não te esqueças das foTTos da praxe e dos aTTascanços cá com o pessoal.

    Comentário


      #3
      citação:Originalmente colocada por DêCêIi



      Se souberem de algum lugar na net onde se possa vir isto que peço, agradeço que o divulgeum.

      Deste lado está-se a equacionar a comprar de um UMM de 89.

      Obrigado desde já.

      http://forumm.forumco.com/default.asp

      Comentário


        #4
        Boas DECETi,
        Então aqui vai...
        Se a opção é puramente para TT digo-te, é a melhor coizinha que poder ter. Não te deixa mal, assistência baratuxa mesmo (mecanico certo) e passa por toda a folha. Tens a vantagem de não te preocupares (ah e tal o risco, ah e tal pode ficar sujo, ah e tal é o meu veiculo do dia a dia). Tens a vantagem de ter uma máquina portuga mesmo e que te dará um gozo TT fora de série mesmo de série (que é o caso do meu cournil com o fraquinho motor 2.3D peugeot).
        Tens a vantagem de nao te preocupares com águas, electronicas, etc... conheço umms a andarem quase submersos (com snorkel). Não te gasta mto, o meu cornil faz médias de 9 a 10 lt aos 100kms.
        É EXCELENTE...

        Contras: Epa... é saber que não é um carro para o dia a dia (como usei durante uns meses), entra mto frio, sofagem nao funciona (mesmo!).

        Tenho um UMM e um terrano2 e digo-te, pro passeio ainda so levei o UMM, é mesmo despreocupado...

        Fica bem e junta-te ao clube.
        Relatório de 1 ano com ele: Estiquei o cabo embraiagem 2 vezes (fazia 60 kms por dia em fila) e comprei um alternador numa sucata por 15 euros. De resto quando o comprei levou uma revisaozita que incluiu cruzetas, lubrificaçoes, etc... nada de mto extraordinário para um jipe com 8 maos e mto mau tratamento.
        Depois podes sempre tu mexer nas coisas (aconselho teres garagem, umm vais mta vez pra baixo dele, qt mais nao seja pra veres se tudo está OK), com a vantagem de aprenderes mecanica basica..

        Ah... e anda sem água de bateria (Não é RJF???)


        Fica bem
        Cumprimentos

        Comentário


          #5
          Ah... falta de força (o meu tem cerca de 60 cavalos) ... epa é compensado pelo excelente conjunto... areia nao experimentei, mas lama pelas portas já e keep on moving sempre. Estrada faz mta barulho (os alter já nem tanto), e velocidade reduzidas... o meu anda bem a 60 /70, mas já deu 120 (tadinho foi so mesmo uma vez)

          cUMMprimentos

          Comentário


            #6
            Outro conselho: Compra um mais barato que o "dinheiro" que dispoes e poe-no numa oficina boa... aconselho-te na zona de lisboa o "Silvino" que "só" mexe em UMMs. Nunca lá fui porque na terra dum amigo em Alcobaça existe lá um mais em conta e "inventivo", mas todo o pessoal que tem Umms... conhece o silvino, é alguem de confiança pelo que oiço dizer.

            cUMMprimentos

            Comentário


              #7
              citação:Originalmente colocada por faria


              http://forumm.forumco.com/default.asp
              Que grande, grande dica! ;) ;)

              Comentário


                #8
                Do pouco que conheço do UMM é apenas de ter andado (pouco) num atmosférico em alcatrão.

                O Turbo será a melhor opção ou nem por isso [?]

                Comentário


                  #9
                  citação:Originalmente colocada por DêCêIi

                  Do pouco que conheço do UMM é apenas de ter andado (pouco) num atmosférico em alcatrão.

                  O Turbo será a melhor opção ou nem por isso [?]
                  Ora bem... deixa-me ver... hum... epa... eu ja tive 3 UMM's... se calhar sei algumas coisitas... ;)

                  Ora bem

                  Os UMM's imaculados sao quase uma miragem, mesmo o meu XE que era duma velhinha tem este ou aquele item que requer uma pequena atençao...

                  Os Turbo sao superiores em estrada, em TT ficam quase ela por ela com os atmosfericos, so ganham em sitios onde seja necessaria potencia pura...

                  Em estrada sao super divertidos de conduzir sobretudo quando tem a barra estabilizadora dianteira... mesmo com o atmosferico os powerslides sao fixes.. :D

                  A Manutençao é barata, desde que se saiba onde os assistir, ha muitas peças de concorrencia, normalmente o que se compra na origem é um tanto inflaccionado, mas muitas poucas coisas sao precisas la comprar...

                  No forUMM tens la muitas dicas de como fazer muita coida, é um optimo jipe para fazer bricolage e quem tenha jeito para personaliza-o a gosto de forma muito facil...

                  Tenta comprar o mais em conta possivel, para garantir plafond para eventuais reparaçoes que possam vir a surgir...

                  De resto... dem vindo ao clube :D

                  Comentário


                    #10
                    Sitefixe tens PM

                    Comentário


                      #11
                      Pois olha amigo...
                      O melhor sitio para tirar duvidas é mesmo o forumm.

                      Eu tenho um UMM AlterII Turbo. Foi o meu primeiro TT e estou super satisfeito!
                      Já fiz muitas borradas com ele e só neste fds é que precisei da ajuda de um guincho! (Obrigado Victor)

                      Outra coisa muito engraçada é a parte de mecanica. Quando o comprei sabia um pouco mais do que abrir o capot e mudar uma roda.
                      O Bobby tem me ensinado coisas muito engraçadas (com a devida ajuda dos incansaveis amigos que conheci através do forumm). Posso dizer que até já sei substituir retentores. [^]

                      Espero que em breve sejas mais um feliz proprietario do verdadeiro Lusitano

                      AbraçUMM
                      RJF

                      Comentário


                        #12
                        Tb ja tive um e não tenho saudades dele...

                        Vou explicar, sempre gostei muito dos UMM, mas tive um AlterII mais antigo 2 anos ke o do sitefixe e deu-me tantos problemas ke foi desesperante...

                        Mas como problemas todos dão, basta ver o meu super fiavel toyota, ke esta no estaleiro, logo digo como ja disse muitas vezes... Se gostas do animal compra!

                        Em TT puro e duro e muito capaz, n esperes toneladas de potencia e binario, pricipalmente no atmosferico. Em areia solta tornam-se jipes dificeis de conduzir, mas com algus trukes e "manhas" desenrrasca-se relativmente bem. Em lama, trialeiras, etc, o chassis longo e os optimos angulos da-lhe muita vantagem....

                        De resto como o sitefixe disse, escolhe bem ke e raro apanhar umm em bom estado, e kem o tem em bom estado e pq conhece o ke ali está e n vende barato.

                        Eu como mecanica simples e bom em TT sou mais para o samurai, mas isto e meramente uma opinião, dado que o meu irmão tem um samuka maroto... ;)

                        Comentário


                          #13
                          boas eu tive um alter 2 e adorei o jipe passa por sima d tudo.so fica atolado na lama kuando o diferencial da frente acenta mas isso sao todos e claro os travoes dakilo nao sao grande coisa ,falo pelo meu.a chapa dakilo parece blindado nem k batas em pedras akilo nao amola.mas imfelismente tive k o vender pk ja veio para mim mt mal tratado na kestao do motor,akilo gastava mais oleo e agua k gasoleo.o meu ja tinha discos a frente e ja tinha caixa d 5.mas ainda ca tanho o bexinho d ter outro sempre adorei UMM.e um tt puro

                          Comentário


                            #14
                            kuando estivers a ver algum toma atencao as folgas dos diferencias principalmente do detras.e ve se o retentor da canbota esta a babar oleo,pk se tiver e mau sinal.

                            Comentário


                              #15
                              Bem amigo , acho que está quase tudo dito , mas aquilo que tenho dito sempre é :
                              Tenta não comprar com oo coração .
                              Tenta arranjar alguem que vá contigo e de preferencia que perceba algo de TT , se procurares vais ver que existe algum membro que more perto de ti e que se disponibilise para te ajudar .
                              Oferece sempre muito menos daquilo que te pedem e não te deixes levar por histórias de créditos fáceis e bla bla e toma atenção ao jipe da velhinha , porque mesmo esse vai ter alguns problemas ...... quanto mais não seja falta de uso , se calhar os cubos nem mexem .
                              Já sabes vai procurando e vai desabafando por aqui as tuas duvidas , mesmo as existenciais .......:D

                              Comentário


                                #16
                                citação:Originalmente colocada por pepelento

                                Bem amigo , acho que está quase tudo dito , mas aquilo que tenho dito sempre é :
                                Tenta não comprar com oo coração .
                                Tenta arranjar alguem que vá contigo e de preferencia que perceba algo de TT , se procurares vais ver que existe algum membro que more perto de ti e que se disponibilise para te ajudar .
                                Oferece sempre muito menos daquilo que te pedem e não te deixes levar por histórias de créditos fáceis e bla bla e toma atenção ao jipe da velhinha , porque mesmo esse vai ter alguns problemas ...... quanto mais não seja falta de uso , se calhar os cubos nem mexem .
                                Já sabes vai procurando e vai desabafando por aqui as tuas duvidas , mesmo as existenciais .......:D
                                Concordo inteiramente com o pepelento.Já tive um UMM de 85 que era um espectáculo mas na altura por falta de conhecimento,tinha algum cansaço já em cima e acabei por vendê-lo,mas era um poço de força.Toma atençao à parte mecânica.O coração da máquina é das coisas mais importantes(a meu ver)na altura da compra de um TT.A chapa,mais martelada menos martelada,lá se arranja...Boa sorte e abraços.

                                Comentário


                                  #17
                                  Eu costumo "roubar" um certo UMM que existe aqui no fórum:D:D, adoro o estilo de condução e o desempenho em TT.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Ora bem... adiantando mais um pouco...

                                    A carroçaria do UMM é atreita a corrosao sobretudo nas partes baixas das portas e cantos das cavas das rodas..

                                    Dentro do vao do motor tambem sobretudo a zona da bateria..

                                    isto é um dos pontos ondeaintervenção no meu XE vai ter que ser feita quando puder... mas a minha ideia é mesmo descascar o dito de alto a baixo... e devolve-lo á total originalidade..

                                    De resto.. mecanica... problemas conhecidos..

                                    A corrente da caixa de transferencias costuma começar a " saltar " é notorio sobretudo em jipes que façam muita estrada e normalmente so se manifesta bem pra cima dos 200 mil kms..

                                    Um esquentamento no motor pode provocar consumos de agua.. quase tudo o que é motor prugeot a diesel sofre destes problemas... mas isto so se tiver havido descuidos..

                                    As cruzetas da transmissao sao a parte fusivel da mesma, sao baratas e quando tiverem alguma folga reconenda-se a substituiçao... antes partir uma cruzeta do que derreter um diferencial, por isso elas estao la para partir quando tiverem que partir.. ;)

                                    O autoblocante traseiro normalmente vai-se porque muito mecanico " experiente " nao sabe que aquilo leva uma valvolina XPTO e as anilhas vão-se... no caso do meu estas estavam a trancar e o diferencial estava como que bloqueado a 100% ( nao havia ele de se atravessar nas rotundas.. pudera... )

                                    De resto... nao ha muito mais a assinalar... é fiavel, muito bom desempenho em TT, e sobretudo, conduçao completamente despreocupada... se bater bateu, se riscar riscou... :D:D

                                    Comentário


                                      #19
                                      É uma delícia ouvi-los meus caros... Uma delícia...

                                      Comentário


                                        #20
                                        citação:Originalmente colocada por DêCêIi

                                        É uma delícia ouvi-los meus caros... Uma delícia...
                                        Delicia Delicia sera quando te junTTares aqui á malTTa de UMM nas paseatas...

                                        olha que seja pro aqui, seja no forUMM a actividade é grande...

                                        trata mas é lá de te decidir com isso e juntares-te ao clube...

                                        acredita que se ha quem diga raios e coriscos dos umm's ha mais quem tenha saudades deles do que o contrario...

                                        É preciso saber um pouco, conhecer alguns truques e metodos alternativos de resoluçao deste ou daquele problema, mas no geral sao carros muito fiaveis e interessantes de se ter..

                                        Eu ja vou no terceiro e duvido que me fiquei por aqui... um dia hei-de ter um Troféu...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Ora cá está um produto PORTUGUÊS que na minha humilde opinião tinha todas as condições de sair vencedor mesmo a nível internacional. Mais que não fosse para uso militar.
                                          É pena não haver quem queira investir na produção de veículos desta mítica marca. É mesmo uma grande pena...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Como tenho andado um pouco "desaparecido" por aqui mas nem por isso desatento:D, neste topico tenho algo a dizer[8D]
                                            Eu tambem tenho um UMM e comprei-o num estado que já estava mais perto de uma máquina de enfardar carros do que os rolos de um IPO[}]
                                            Em 2 anos a unica coisa que ainda não conheço são os parafusos de dentro das caixas de velocidades e transferências[8] de resto já tive o prazer de o conhecer por dentro e por fora[8)]Mas como tambem me divirto nas horas vagas a inventar um bocado tem sido mais que um hobby e claro o prazer de andar num carro em que a manutenção é 95%feita por mim...
                                            Mas agora o meu conselho,se puderes opta por um ALTERII turbo,é mais confortavel,mais silencioso e se quiseres motor ele está sempre disponivel mesmo que de hoje para amanha queiras por uns pneus maiores.É claro que um motor turbo tem contras,menos fiavel e reparações mais dispendiosas.
                                            Se optares por um atmosferico vais sentir falta de motor em certas ocasiões mas chegas sempre onde os outros chegam[8D]e claro como é mais lento e tem menos força o resto da mecanica tambem agradece.
                                            Mas depende sempre da utilização que queres dar ao jipe.
                                            Os cuidados a ter é como foi aqui referido ter atenção a folgas,babadelas,ferrugens nas portas e por baixo dos tapetes.Outra coisa que tambem aconselho sempre é confirmar nº de quadro com documentos[8)]E ainda outro conselho,um UMM a rolar em estrada só se deve ouvir o motor,nada de ir em cantigas que "este barulho todos os UMM´s fazem".E um UMM bem cuidado até não é tão desconfortável como muitos o "pintam":D
                                            E por fim,a mistica...
                                            Mas claro nunca o compres só com o coração como eu[}]

                                            Comentário


                                              #23
                                              ja agora alguem m podera dizer kuanto fica um motor para o alterII 2500 atemosferico.k foi o k eu tive.vendio devido ao motor.e k eu ja m arrependi mt.

                                              Comentário


                                                #24
                                                citação:Originalmente colocada por bsilve.

                                                ja agora alguem m podera dizer kuanto fica um motor para o alterII 2500 atemosferico.k foi o k eu tive.vendio devido ao motor.e k eu ja m arrependi mt.
                                                Um motor 2.5d atmosferico pode custar entre 300eur e os 600eur(tambem já vi pedirem 750[xx(]),conforme o estado e quem o está a vender[8)],estes motores são os que equipam as peugeot 505,apenas com pequenas alterações a nivel de apoios e bomba de agua.Há sempre a hipotese ainda mais em conta dos 2.300d das peugeot 504 que perecem iguais aos 2.5d e quem está a comprar muita vez pensa que está a levar um 2.5 e é um 2.3.Mas tambem nas prestações até nem se nota muita diferença entre estes 2.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  DêCêIi se comprares um UMM ficas com o melhor par de carros alguma vez visto. Um Clio e um UMM e uma miúda é a melhor coisa que um homem pode ter.

                                                  Quanto a conselhos praticos se visitares o ForUMM aprendes tudo. O meu estoirou o motor e depois de reparado esteve quase dois anos sem trabalhar, até que o mestre filipeumm ajustou a bomba injectora et voi la trabalha que nem um relógio.

                                                  Abraço

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    DêCêIi, só digo isto: um Alter II atmosférico foi o meu primeiro 4x4 - o Frigo.

                                                    Entretanto já passaram mais uns quantos jipes cá por casa de suposto gabarito muito superior...

                                                    E adivinha: O Frigo cá continua!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      E o melhor ainda se for com o motor 2.3 turbo, mais uns diferencias com rapors (relação) curtas do Alter turbo saiam da frente, fica um excelente tractor, se tivesse t€€€mpo arranjava um Cournil com este coktail e ainda com o diferencial traseiro soldado.
                                                      Talvez um dia quiçá venha parar novamente á minha mão o meu RL-??-??, o meu 1º jipe há 18 anos.

                                                      Só um pequeno alerta, os modelos com o ultimo tablier (de 93) é preciso muita atenção á pintura, tenho visto com cada um com mais ferrugem que sei lá o quê, um de 86 tem a pintura em muito melhor estado que um destes de 93.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Vitor, as relações de diferencial mais curtas entre os Alter II são as do atmosférico (5,38) contra as do turbo (4,88).

                                                        O que dava a sensação de grande andamento e força nos Troféu era precisamente a conjugação de um motor turbo com os diferenciais de relação curta dos UMM atmosféricos. ;)

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          citação:Originalmente colocada por rui_cruz

                                                          Vitor, as relações de diferencial mais curtas entre os Alter II são as do atmosférico (5,38) contra as do turbo (4,88).

                                                          O que dava a sensação de grande andamento e força nos Troféu era precisamente a conjugação de um motor turbo com os diferenciais de relação curta dos UMM atmosféricos. ;)
                                                          É exactamente isso, é a dos atmosféricos.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Eu tenho um Alter II turbo e não preciso de velocidade.

                                                            O que é que eu tenho que fazer para alterar as relações dos diferenciais?

                                                            AbraçUMM
                                                            RJF

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