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Toyota corolla 1.3 XL....sobreaquecimento

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    Toyota corolla 1.3 XL....sobreaquecimento

    Tenho um toyota corolla O 1.3 XL de 1988 com 160.000km!!

    O carro sobreaquece imenso num curto espaço de tempo, esta situação já tem um ano, mas apenas ando com o carro quando vou ámadeira!

    Já mudei o radiador, termoestato, etc!

    foram mudados os segmentos, bronzes, e tudo o resto

    já foi rectificada a cabeça e juntas novas

    e agora levou cabeça de motor nova....e tá sempre a sobreaquecer!!

    o carro era do meu avô e nao me quero desfazer dele....exteriormente e de interior está como novo!! mas já gastei mais de 1000€ com ele em oficina por causa deste problema.....

    alguém tem ideias???

    #2
    bebe água?

    Comentário


      #3
      citação:Originalmente colocada por Bruno Neto

      bebe água?
      sim, bebo alguma!

      Comentário


        #4
        citação:Originalmente colocada por dr_tuborg

        citação:Originalmente colocada por Bruno Neto

        bebe água?
        sim, bebo alguma!
        :D:D:D:D

        assim não vale...[8)]
        ja reparou se a agua tem desaparecido do radiador?

        Comentário


          #5
          citação:Originalmente colocada por dr_tuborg

          citação:Originalmente colocada por Bruno Neto

          bebe água?
          sim, bebo alguma!
          :D Agora mais a sério, repara também se a ventuinha de arrefecimento dispara.

          Comentário


            #6
            Com tanta mexida certamente já foi tudo visto mas nunca se perde em confirmar... a bomba de água está boa ou já foi substituída? O ponto de ignição e a mistura estão correctamente afinados? O avanço automático da ignição está a funcionar correctamente?

            O bloco e todo o sistema de arrefecimento já alguma vez foram bem lavados e desobstruídos? Já fizeram o teste de pressão ao circuito? Há fugas de anticongelante?

            Sobreaquece mesmo ou é o sensor defeituoso?... Começar por aqui. [8)]

            Comentário


              #7
              Deve ser da ventoinha de arrefecimento. Pode estar desligada ou com mau contacto.
              A mim já me aconteceu isso e primeiro que descobrissem, é que ás vezes são coisas simples (como é o caso) mas nunca pensamos nisso e temos tendência a complicar!
              Liga o carro e quando tiver a aqueçer verifica se a ventoinha de arrefecimento esta a funcionat!

              Comentário


                #8
                Eu não acredito que seja a ventoinha, pois tenho um carro igual,
                e só no pico do Verão com temperaturas bem acima dos 30ºC e com
                o carro parado algum tempo é que ele precisa de ligar a ventoinha.

                O problema do carro é falta de puxares por ele... :D
                Trá-lo para o continente, fazes a A1 e a A2 de seguida sempre
                acima dos 160 kms/h e isso passa tudo... :D:D

                Comentário


                  #9
                  citação:Originalmente colocada por XlPower

                  Eu não acredito que seja a ventoinha, pois tenho um carro igual,
                  e só no pico do Verão com temperaturas bem acima dos 30ºC e com
                  o carro parado algum tempo é que ele precisa de ligar a ventoinha.

                  O problema do carro é falta de puxares por ele... :D
                  Trá-lo para o continente, fazes a A1 e a A2 de seguida sempre
                  acima dos 160 kms/h e isso passa tudo... :D:D
                  A temperatura do motor não tem nada haver com a temperatura exterior (e vice versa). Todos os carros precisam de ligar a ventoinha caso contrário o motor sobreaquece!;)

                  Comentário


                    #10
                    Um colega meu ficou na estrada porque o Corolla dele (um Boomy já da década de 90) sobreaqueceu e foi até começar a saír fumo.
                    O ponteiro da temperatura do motor não funcionou correctamente e quando avisou era tarde demais.
                    Mas o problema do motor sobreaquecer deveu-se ao facto do radiador está ferrugento e então não cumpriu a sua função correctamente.
                    Mas como diz que já mudou o radiador daí não poderá ser...

                    Cumprimentos

                    Comentário


                      #11
                      citação:Originalmente colocada por Johnny Blaster

                      citação:Originalmente colocada por XlPower

                      Eu não acredito que seja a ventoinha, pois tenho um carro igual,
                      e só no pico do Verão com temperaturas bem acima dos 30ºC e com
                      o carro parado algum tempo é que ele precisa de ligar a ventoinha.

                      O problema do carro é falta de puxares por ele... :D
                      Trá-lo para o continente, fazes a A1 e a A2 de seguida sempre
                      acima dos 160 kms/h e isso passa tudo... :D:D
                      A temperatura do motor não tem nada haver com a temperatura exterior (e vice versa). Todos os carros precisam de ligar a ventoinha caso contrário o motor sobreaquece!;)
                      Cada carro é diferente, e em comparação com outros carros
                      eu noto que no meu é muito mais raro a ventoinha entrar em
                      funcionamento que noutros, e só nas condições que referi acima
                      é que o meu carro liga a ventoinha.

                      E claro que tem a ver com a temperatura exterior.
                      Quanto maior for a temperatura exterior mais provabilidade
                      haverá de ligar a ventoinha, e isto é igual para todos os carros.

                      Comentário


                        #12
                        citação:Originalmente colocada por Jeandré

                        Um colega meu ficou na estrada porque o Corolla dele (um Boomy já da década de 90) sobreaqueceu e foi até começar a saír fumo.
                        O ponteiro da temperatura do motor não funcionou correctamente e quando avisou era tarde demais.
                        Mas o problema do motor sobreaquecer deveu-se ao facto do radiador está ferrugento e então não cumpriu a sua função correctamente.
                        Mas como diz que já mudou o radiador daí não poderá ser...

                        Cumprimentos
                        O meu também é um Boomy, e qualquer Boomy é um XL, pelo
                        que é também o mesmo modelo do carro em questão.
                        Este modelo existiu de 87 a 92. O meu é de 91.
                        Eu sempre usei liquido próprio para radiadores para
                        acrescentar no meu carro. Espero bem que não tenha ferrugem...
                        Provavelmente o teu colega deitava-lhe água da torneira, não?

                        Comentário


                          #13
                          citação:Originalmente colocada por XlPower

                          Provavelmente o teu colega deitava-lhe água da torneira, não?
                          Duvido, ele em principio deve fazer a manutenção mesmo na Toyota.
                          Digo isto porque o outro carro dele é um BMW Serie 5 já com uns bons anos em cima e uma vez acompanhei-o à BMW para deixar lá o carro na revisão, logo, suponho que deve dar o mesmo tratamento ao Toyota...
                          O problema no carro dele foi o ponteiro interior da temperatura do motor continuar a dizer que o carro estava com a temperatura correcta, ele ia na AE, e só quando o carro parou a fumegar ele deu conta que havia algum problema, porque o ponteiro não avisou que havia sobreaquecimento do motor.

                          Cumprimentos

                          Comentário


                            #14
                            o sistema de refrigeração ja foi todo mudado, é todo novo, a ventoinha dispara, e o sensor está bom pq quando a temperatura chega ao vermelho, abro o capot e a agua esta a jorrar por aquele tubinho que tem na tampa do deposito da agua!

                            ........uso sempre liquido anti congelante.......

                            bebe água....sim muita!!! quando sobreaquece a agua vai toda po chao!!

                            e de manha faz uma fumarada....

                            Comentário


                              #15
                              Canais de refrigeração do motor entupidos? Ou isso foi já foi limpo?

                              Comentário


                                #16
                                já foram limpos....a bomba de água substituida...

                                os mecanicos nao percebem!! a ultima hipotese era a subsituição da cabeça, foi feito....e continua igual

                                Comentário


                                  #17
                                  Não há outros mecânicos aí na ilha?


                                  Se ignição e mistura estão ok, tanto ao ralenti como a maiores rpm...

                                  Cabeça boa, junta (estava) boa... bloco bom? Verificaram se há empeno no bloco?

                                  Se há fuga de água, ela é por onde? É para fora ou para dentro dos cilindros? Há velas e cilindros "lavados" pelo anticongelante? Tira as velas todas e vê se alguma está mais lavada que as outras (nota-se bem a diferença). Ou há fuga de água para os 2 sítios? (ver bloco...)

                                  Camisa estalada? Fumo branco? ...

                                  junta esse ao Fiesta 1.3 do outro camarada...

                                  Comentário


                                    #18
                                    ehehe........esse corolla tá desde sempre na famelga!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Experimenta um lubrificante 10-60, em conjunto com aditivo tipo slik 50, para reduzir ao máximo os atritos, isto não resolve o problema mas minimiza.
                                      1. Verificar se em funcionamento existe pressão no retorno do refrigerante.
                                      2. Verificar se a ventoinha arranca.
                                      3. Verificar se as camisas estão riscadas.
                                      4. Verificar sistema de refrigeração podem existir fugas, presença de água no óleo.
                                      5. ...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Já experimentaste tirar o termostato e ver se o carro aquece na mesma? Pq se aquecer então é o bloco rachado... dado que a culassa já foi trocada.

                                        nep

                                        Comentário


                                          #21
                                          a ventoinha arraca, nao tem oleo na agua, nem ha fugas no sistema de refrigeração, tbem acho que seja o bloco rachado!!

                                          o termoestato está novo, e ja foi trocado 2 vezes.....

                                          Comentário


                                            #22
                                            Bom, parece que só te resta mudar o motor do carro...
                                            Acho que há uns sites que vendem motores reconstruidos.

                                            Acho que é www.vege.es ou coisa parecida.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Já tive o mesmo problema! Junta da cabeça. O meu bebia 4L de água em 3 dias em condução normal. A puxar era 5 horas...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Parece junta da cabeça queimada, outra vez. Se deita água pelo vaso de expansão, há passagem de compressão para o circuito de refrigeração. Pode ser junta queimada, cabeça rachada...

                                                Se o motor foi todo reparado e rectificado e ficou na mesma, com todo o circuito de refrigeração bem sangrado e revisto, e sobreaquece, então, a cabeça foi faceada e não levou uma junta de cabeça de medida acima, aumentando a taxa de compressão, e está esse belo trabalho arranjado.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Dizes que deita fumo... quando deita fumo costuma ser problema do óleo.. pelo menos nos Diesel... aquele fumo preto....mas não sei... gostava de poder ajudar mais .. mas é-me imposs...Cumps Citro4EVER

                                                  PS: toyota a dar problemas ?? coisa estranha.. pois muitos dizem que a marca é tão fiável, tão fiável........[8)]... afinal parece que todas as marcas dão problemas... nada que já não se soubesse.. mas há muita gente que pensa que não [8]

                                                  Comentário

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