Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Em Portugal ter andado o maior Dino da Europa

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Em Portugal ter andado o maior Dino da Europa

    Paleontólogos espanhóis encontraram em Teruel, Riodeva, fósseis de um dos maiores animais que já caminharam sobre a Terra, um dinossauro herbívoro gigante.
    Uma equipa de três paleontólogos espanhóis, liderada por Rafael Royo-Torres, da Conjunto Paleontológico de Teruel-Dinópolis, descobriu no nordeste de Espanha fósseis de um animal que inaugura um novo ramo na "família" dos dinossauros.

    Baptizado Turiasaurus riodevensis , pesava entre 40 a 48 toneladas, o equivalente ao peso de seis ou sete elefantes adultos, e media entre 30 e 37 metros de comprimento - o mesmo que um campo de basquetebol - por sete de largura.
    O animal, cujo nome lembra o vilarejo da Espanha onde foi encontrado (Teruel), viveu há cerca de 150 milhões de anos, durante o período Jurássico, e era um saurópode, um tipo de dinossauro gigante, com um pescoço longo, uma cauda um corpo grandes, este último apoiado sobre quatro patas vigorosas.

    Num artigo agora divulgado pela revista "Science" ( http://www.sciencemag.org/ ),
    os autores da descoberta levantam a hipótese de este ser originário da Europa, numa fase anterior do Jurássico, e de membros deste novo ramo terem estado presentes também nas regiões que hoje são territórios de Portugal, França ou Inglaterra.
    A convicção tem por base descobertas de restos fossilizados de saurópodes que partilham algumas das características deste novo ramo.
    Os primeiros ossos foram encontrados num campo de trigo abandonado, perto do vilarejo de Riodeva, no norte da Espanha, em Maio de 2003, detalhou Luis Alcala, outro dos elementos desta equipa.

    Este dinossauro, o maior a ser encontrado na Europa, tem uma estrutura óssea e membros mais primitivos do que outros saurópodes gigantes encontrados na América ou em África, e é também mais primitivo do que outros saurópodes seus contemporâneos e posteriores encontrados noutras regiões do globo, garantem os paleontólogos.

    Todos os grandes dinossauros descobertos até agora eram originários da Ásia, de África ou da América e com características que os colocam em espécies mais evoluídas, do grupo dos neossaurópodes.

    Cibéria

    #2
    devia ser o antepassado daquele dos Dzert.....a zebra do bongo

    Comentário

    AD fim dos posts Desktop

    Collapse

    Ad Fim dos Posts Mobile

    Collapse
    Working...
    X