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Haverá efectivamente Clássicos no Futuro ?

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    Haverá efectivamente Clássicos no Futuro ?

    As questões que coloco são:

    Será que num futuro próximo a definição de Clássico tal como a conhecemos actualmente existirá ?

    Será que a massificação da produção e a inclusão de inumeros(as) soluções electrónicas, não irão dificultar a recuperação ou manutenção de todas as funcionalidades de um Automóvel segundo o seu estado á saida da Fábrica ?

    Hoje a dificuldade é encontrar peças e materiais, que se enquadrem na epoca, respeitando o original, mas a maioria das situações conseguem-se resolver com alguma destreza e persistência, além de que os componentes eram essêncialmente mecânicos.

    Mas e no futuro ?

    Quandos dos actuais carros existentes no mercado conseguirão atingir o estatuto de clássicos ?

    Qual a vossa opinião ?

    #2
    É uma questão interessante. Eu acho que será mais dificil classificar clássicos, pelo menos como se fez e faz. Chegou-se a um patamar onde os carros são cada vez mais indistinguíveis; existem grupos e existem modelos nesses grupos que são vendidos por todo o mundo com simbolos diferentes/restyling, são cada vez mais tecnológicos, mais depressa se desactualizam, enfim, concluíndo, acho que os carros são cada vez mais funcionais e descartáveis e com menos "sal". Claro que existirão modelos que ficarão para a história, pelas inovações tecnológicas que introduziram no mercado, pelo sucesso que tiveram, por terem sido uma tábua de salvação para a marca, etc... Mas penso que será mais dificil distinguir modelos porque hoje em dia uma solução é partilhada por n modelos, então seria mais lógico distinguir a peça em si ou o criador dessa solução.
    Acho que depende dos critérios.

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      #3
      Claro que existirão, é uma coisa que nem está em causa. Bons hot hatches e desportivos como o S2000 serão clássicos no futuro.

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        #4
        Um classico ... ora bem ... que tal um alfa romeu monteral ... um ... deixa ver ... bugatti ... um 2cv com uns fabulosos 426 cm3 e a estrondosa velocidade de ponta de 90 km's/h como o de 1959 como o meu (pena foi o roubo na garagem que me fizeram da arvore de cames).

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          #5
          Já pensei nesta questão várias vezes.
          Ao contrário do que diz aí um user, a questão não é assim tão clara.
          Hoje em dia, para pôr um carro antigo novamente a funcionar, vai-se à mecânica, substituem-se peças, etc.
          Agora imaginando que daqui a 30 anos queremos recuperar um Mercedes Classe E. Electrónica e mais electrónica. Não é fácil.
          A única solução que vejo, é a das marcas terem de certeza arquivos (ainda que informáticos) de toda a construção do carro e poderem produzir as peças ou resolver os problemas electrónicos. Mas será isso barato? Ai ui...

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            #6
            citação:Originalmente colocada por KarmaCop213

            Claro que existirão, é uma coisa que nem está em causa. Bons hot hatches e desportivos como o S2000 serão clássicos no futuro.
            Claro que será um clássico.

            Mas a questão é que hoje essencialmente um clássico é recuperado pelo seu proprietário, que mete mãos á obra, estabelece uns contactos, visita foruns e revistas da especialidade vai a feiras e encontros e faz tudo na sua garagem muitas vezes recorrendo á ajuda de amigos.

            No futuro com a obrigatoriedade de ter ferramentas especificas, programas de monitorização, obrigatóriamente a recuperação tenderá a passar pela marca o que torna a função de recuperar e Manter Um Clássico no Futuro muito mais penalizante e onerosa do que na actualidade.

            E por exemplo

            Um clássico VW 1302S pode ser recuperado em casa com a prata da Casa segundo o que digo acima.

            E um GOLF IV ?
            Com toda aquela electronica centralinas, Software, sistemas electromecânicos, air bags e sistemas pirotecnicos, sensores, etc, etc.
            Achas que alguém o fará com facilidade em casa ?

            Comentário


              #7
              citação:Originalmente colocada por Excalibur

              citação:Originalmente colocada por KarmaCop213

              Claro que existirão, é uma coisa que nem está em causa. Bons hot hatches e desportivos como o S2000 serão clássicos no futuro.
              Claro que será um clássico.

              Mas a questão é que hoje essencialmente um clássico é recuperado pelo seu proprietário, que mete mãos á obra, estabelece uns contactos, visita foruns e revistas da especialidade vai a feiras e encontros e faz tudo na sua garagem muitas vezes recorrendo á ajuda de amigos.

              No futuro com a obrigatoriedade de ter ferramentas especificas, programas de monitorização, obrigatóriamente a recuperação tenderá a passar pela marca o que torna a função de recuperar e Manter Um Clássico no Futuro muito mais penalizante e onerosa do que na actualidade.

              E por exemplo

              Um clássico VW 1302S pode ser recuperado em casa com a prata da Casa segundo o que digo acima.

              E um GOLF IV ?
              Com toda aquela electronica centralinas, Software, sistemas electromecânicos, air bags e sistemas pirotecnicos, sensores, etc, etc.
              Achas que alguém o fará com facilidade em casa ?
              Não. Será mais difícl de os pôr novamente a andar, mas será um desafio feito à marcas. É talvez uma hipótese de negócio bastante interessante daqui a uns anos.

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                #8
                A Mercedes, por exemplo, já tem um e negócio dedicado à recuperação dos clássicos da sua marca. Até peças fabricam. O problema é o preço...

                Comentário


                  #9
                  pensei nisso ainda hoje , e pensei exactamente no classe E . é que a unica dificuldade nao é so a electronica, mas tambem os plasticos e a maneira como tudo é colado e soldade etc. mas penso que daqui a 30 anos a tecnologia dos carros actuais estará mais que ultrapassada e por isso as pessoas na altura vao achar tudo muito simples.
                  Penso que quando o DS saiu toda a gente deve ter pensado o mesmo e hoje em dia o DS nao é mais dificil de restaurar que outros carros

                  Comentário


                    #10
                    Será bem interessante, pois não será só a nivel mecanico que o restauro se terá que se fazer, mas tambem ao nivel eletrico, eletronico, informatico, etc. Quer isto dizer que estão mais disciplinas metidas ao barulho, não é somente o restauro dos acentos, das carpetes, da pintura, dos cromados. Julgo que vão aparecer casas especializadas em restauros. Bem ... cá em Portugal talvez seja um pouco dificil, pois somos um País pequenino, sem poder de compra e com uns impostos bem altos. O que quer dizer ... sem poder de compra e sem mercado o suficientemente grande para a sobrevivencia das tais casas.

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                      #11
                      citação:Originalmente colocada por tism

                      A Mercedes, por exemplo, já tem um e negócio dedicado à recuperação dos clássicos da sua marca. Até peças fabricam. O problema é o preço...
                      E por exemplo, pode ser que daqui a uns anos cedam os planos e as empresas na China comecem a fabricar dessas peças e a MB ganhava uma percentagem nas vendas. É preciso é ter olho e visão e claro que não será rentável para todos os carros.

                      Comentário


                        #12
                        Eu acho que dificilmente existiram classicos como hoje porque qq carro que se faça, faz se às dezenas de milhares. Não existirá a dificuldade que ha hoje pa ter um e qt mais há mais barato fica. Nos anos 50 ter um mercdes SL era pra priveligiados, hoje em dia ter um SL não é nada do outro mundo (usado) e encontra se em qq sitio, ja pra nao falar do SLK. E quem diz mercedes diz outra marca qualquer. Só mesmo marcas como Pagani, Ferrari( Enzo), Ford GT.....
                        Agora um carrito qq que dantes dava classico, acho que hoje não tem hipotese. Só a raridade torna qq coisa velha em classico.

                        Comentário


                          #13
                          ha mais produçao de carros mas tb ha mtos mais a serem destruidos e um carro regra geral dura mto menos tempo. Axo q o grande problema é mesmo como ja disseram o de uma pessoa particular, o chamado curioso conseguir recuperar um carro com tanta electronica como um carro medio dos dias de hoje, mas a necessidade aguça o engenho por isso axo q s arranja sempre uma maneira.

                          Comentário


                            #14
                            citação:Originalmente colocada por dysplay21

                            ha mais produçao de carros mas tb ha mtos mais a serem destruidos e um carro regra geral dura mto menos tempo. Axo q o grande problema é mesmo como ja disseram o de uma pessoa particular, o chamado curioso conseguir recuperar um carro com tanta electronica como um carro medio dos dias de hoje, mas a necessidade aguça o engenho por isso axo q s arranja sempre uma maneira.
                            Exacto, e se as oficinas do zé da esquina já começam a mexer na electrónica dos carros pode ser que no futuro a coisa fique mais democratizada.

                            Comentário


                              #15
                              Se me perguntares: Poderemos nós comprar em 2036 um BMW 535d abandonado a beira da estrada e levá-lo para a nossa garagem ou quintal, desmontando-o peça a peça, e ir saber de almofadas de ar novas, suspensoes XPTO e bla bla bla...hoje acho dificil. Mas vamos acreditar que sim! ;)

                              Comentário


                                #16
                                Daqui a 30 anos qq puto com 8 anos sabe tanto de computadores como um mecanico da esquina. E as marca a unica coisa que têm é as maquinas que sao caras pq os tipos que la trabalham âs vezes.....nem sei o que lá andam a fazer!

                                Comentário


                                  #17
                                  Pois é, cada particular vai ter uma coisa destas













                                  Somente para fazer reset aos Air bags, tera acesso ás centralinas e verificar os erros dos sensores, afinar o motor, entre outras coisas.






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                                    #18
                                    O problema será no futuro recuperar um clássico, cheio de electrónica e essas coisas todas...
                                    Penso, e pelo que vejo, os clássicos de hoje em dia têm só a electrónica essencial para o funcionamento do carro, daí existirem muitos restauros.

                                    Vai sempre haver peças, e neste caso cabos, chips e isso tudo, mas o custo, mesmo que seja de marca branca, será sempre mais elevado do que os clássicos de hoje em dia pois, como já disse, são "simples". E já viram o que será desmontar um BMW M5 de hoje em dia daqui a uns anos?[:0] Devem ser peças, e forros, e cum catano, nem imagino...[8D]

                                    Comentário


                                      #19
                                      citação:Originalmente colocada por Speedy

                                      O problema será no futuro recuperar um clássico, cheio de electrónica e essas coisas todas...
                                      Penso, e pelo que vejo, os clássicos de hoje em dia têm só a electrónica essencial para o funcionamento do carro, daí existirem muitos restauros.

                                      Vai sempre haver peças, e neste caso cabos, chips e isso tudo, mas o custo, mesmo que seja de marca branca, será sempre mais elevado do que os clássicos de hoje em dia pois, como já disse, são "simples". E já viram o que será desmontar um BMW M5 de hoje em dia daqui a uns anos?[:0] Devem ser peças, e forros, e cum catano, nem imagino...[8D]
                                      Uma consola simples para diagnóstico OBD II são 1000€.

                                      Comentário


                                        #20
                                        citação:Originalmente colocada por Excalibur


                                        Uma consola simples para diagnóstico OBD II são 1000€.
                                        Glup...[8)]

                                        EDIT: Estaremos nós numa época, em que os carros já começam a ser descartáveis?[:0]

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                                          #21
                                          nop.........

                                          sinceramente penso que o conceito de clássico está em extinção.....

                                          um evo, um impreza, um s2000 podem um dia vir a ser..........

                                          mas nao sei se os carrinhos electronicos poderão...............

                                          se calhar estou completamente errado......já que o futuro é tecnologia, nao sei

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                                            #22
                                            citação:Originalmente colocada por Speedy

                                            citação:Originalmente colocada por Excalibur


                                            Uma consola simples para diagnóstico OBD II são 1000€.
                                            Glup...[8)]
                                            Triplo ou Quadrupulo GLUP.

                                            Para conseguires fazer reset e ter acesso a muitas funções tens de pagar principescamente, porque a simples só não chega.

                                            A consolas de diagnóstico a atingir os 10.000€ e nem são as da marca, são as de linha branca.

                                            Comentário


                                              #23
                                              citação:Originalmente colocada por PauloFVF

                                              nop.........

                                              sinceramente penso que o conceito de clássico está em extinção.....

                                              um evo, um impreza, um s2000 podem um dia vir a ser..........

                                              mas nao sei se os carrinhos electronicos poderão...............

                                              se calhar estou completamente errado......já que o futuro é tecnologia, nao sei
                                              Um Evo ou um Impreza não serão eles carrinhos electrónicos?

                                              O preço dos dispositivos de diagnóstico poderão ser muito mais baratos no futuro. Os multímetros quando saíram também não deviam ser coisa barata. :D

                                              Comentário


                                                #24
                                                Um negócio que poderá haver no futuro, visto as máquinas de diagnóstico serem tão caras, é haver empresas que possuam essas máquinas e aluguem a pessoal que queira restaurar...secalhar teria é de lá se levar o carro.

                                                Como que uma oficina de restauro...;)

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  É um assundo que envolve algum mistério pois trata-se do futuro.

                                                  No entanto o restauro de um carro envolve mesmontar e ser montado, claro que num carrro dos anos 70 é mais facil e tem menos coisas que em actual mas deve no futuro haver material compativel e original há venda. Talvez se faça retirando peças de uns para outros, mesmo actualmente há classicos extremamente dificeis de restaurar.

                                                  Penso que a solução depois será certas empresas de peças para classicos irão vender kits de electronica para serem montados nos carros.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    citação:Originalmente colocada por lclsa

                                                    pensei nisso ainda hoje , e pensei exactamente no classe E . é que a unica dificuldade nao é so a electronica, mas tambem os plasticos e a maneira como tudo é colado e soldade etc. mas penso que daqui a 30 anos a tecnologia dos carros actuais estará mais que ultrapassada e por isso as pessoas na altura vao achar tudo muito simples.
                                                    Penso que quando o DS saiu toda a gente deve ter pensado o mesmo e hoje em dia o DS nao é mais dificil de restaurar que outros carros
                                                    É dificil e é caro o DS está cheio de "pormenores" complicados de restaurar.O DS representa sempre um desafio.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Excalibur conheço muito pessoal com equipamento para OBDII (e não é só leitura) bem mais barato que isso. Para leitura de dados já se vendem ai cabos OBDII como se vendiam cabos Nokia :D

                                                      Eu gosto bastante de clássicos e gosto de ver os restauros que se fazem a alguns carros, mas realmente deixar um carro completamente à época nem sempre é fácil porque faltam registos. Aposto que com a internet e com a informatização e a criação de bases de dados com as peças e os catálogos de acessórios da épooca se vai tornar mais fácil, mas mais caro, e as marcas aqui têm uma excelente oportunidade de negócio. Claro que vai ser um restauro mais "plug-n-play" em que se compram as peças e se montam.

                                                      Já agora, alguém disse que hoje em dia é mais complicado existirem clássicos porque se fazem muitos carros, antigamente também existiam muitos Mini e um restaurado não deixa de ser clássico, simplesmente não é tão exclusivo ;) Assim de repente lembro-me de dois casos da Renault que vão ser clássicos e raros, o Velsatis e o Avantime.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        As novidades de hoje são os clássicos de amanhã, acontece isso em tudo.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          citação:Originalmente colocada por Excalibur

                                                          Pois é, cada particular vai ter uma coisa destas













                                                          Somente para fazer reset aos Air bags, tera acesso ás centralinas e verificar os erros dos sensores, afinar o motor, entre outras coisas.






                                                          No futuro tudo isso caberá na palma da mão.

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                                                            #30
                                                            citação:Originalmente colocada por eduardomaio

                                                            Excalibur conheço muito pessoal com equipamento para OBDII (e não é só leitura) bem mais barato que isso. Para leitura de dados já se vendem ai cabos OBDII como se vendiam cabos Nokia :D
                                                            Muito mais abaixo dos 1000€, e com acesso a todas as funcionalidades ?


                                                            É que para ler existem muitas variantes e baratas.

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