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Multas ---> Como é realmente obtida a velocidade?

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    Multas ---> Como é realmente obtida a velocidade?

    Após alguma pesquisa não fiquei totalmente elucidado sobre a questão... A minha duvida é a seguinte
    - cmo é que os radares obtêm a velocidade dos infractores? mediante alguma pesquisa parece que a forma mais correcta de se ter a perfeita noção da velocidade praticada é através do GPS, no meu carro tenho o vulgo "ponteiro" e também tenho um contador digital e a velocidades moderadas a diferença é de cerca de 5klm/h aumentando relativamente o erro se a velocidade for aumentada. dai esta duvida, sera que os radares têm a precisão do GPS, "ponteiro" ou digital? ja agora quantas multas podemos "praticar" [8)] ate ficarmos sem carta? acho que ja li algures que é 1grave + 2mt graves ou qualquer coisa do genero.
    cumps

    #2
    Os radares são muito mais precisos do que o GPS, acredita.

    Existe essa ideia que a medição por GPS é super exacta, e até pode ser, mas tem para isso de ocorrer em determinadas situações. De resto, também pode ter erro, quer seja para mais ou para menos.

    Os radares costumam ter duas lentes, creio que funciona um pouco com um misto de infravermelhos e sonar e é super preciso. (E caríssimos)

    Comentário


      #3
      ou seja basicamente é do tipo, vou a 190klm/h de ponteiro, o radar acusa 180klm/h e os agentes ainda tiram 9klm/h. ta certo o raciocínio ou nada a ver?

      Comentário


        #4
        Se fores a 180kms/h reais, é isso que o radar acusa. O teu erro de velocímetro não entra na equação. O que existe é uma margem de manobra por parte das autoridades, podemos chamar-lhe de "perdão". Basicamente, o que vês no velocimetro não serve para nada em relação às autoridades, pode ter muito ou pouco erro, varia de carro para carro. O que não é necessariamente mau, pois assim vais mais devagar do que pensavas, lol.

        Comentário


          #5
          ...estás a fazer contas para ver quanto é que podes abusar? Porque é que não tentas obedecer aos limites?

          Comentário


            #6
            Radares de ondas radio: pelo efeito de dopler. Um sinal de radio é enviado desde a antena emissora até ao automovel. Este reflete a onda de radio de volta. O mesmo acontece com os radares com ondas na banda dos infravermelhos. É enviado um impulso desde o radar atravez de led's que funcionam em infravermelhos até ao automovel. O automovel reflete o brilho (opticas dos farois, matriculas refletoras, carros com emblemas cromados, carroçarias com cores claras, etc). Tambem existe os sensores no pavimento que funcionam pela variação eletromagnetica. Resumindo, é medido o tempo que um automovel gasta para se deslocar dum ponto "A" para um ponto "B". Sabendo isso, é conhecida a velocidade.

            Comentário


              #7
              Eu compreendo que os radares sejam das formas mais correctas de medir a velocidade. Só não entendo é se assim é, porque é que por vezes a policia aplica um factor de correcção?!!!!
              Sei de um caso em que o carro marcava cerca de 105km/h, o radar marcou perto de 130 e depois aplicaram um factor, resultado: passaram a multa a 117km/h.
              Neste caso foi pagar e calar, pois foi AE e de qualquer forma (105 ou 117) era multa ligeira. No entanto, havia nesse momento condutores multados a velocidades a rondar os 170 que se queixavam de estar a ser enganados. Um deles dizia que ia a 150 e o multaram a 170.
              Não sei se é frequente ou mesmo se será mesmo assim, pois so me estou a basear no que me contaram. Certo é que acho estranho usarem um factor para corrigir. Se os radares são carissimos e eficazes não devia ser necessário.

              Comentário


                #8
                Em AE multado a 117 com limite de 120?!

                Comentário


                  #9
                  depende dos radares, nem todos obtêm a velocidade da mesma forma!

                  Comentário


                    #10
                    Não podem ter passado a multa a 117km/h em AE, porque a redução que fazem é a velocidade que fica.

                    Comentário


                      #11
                      citação:Originalmente colocada por Gamboa

                      Eu compreendo que os radares sejam das formas mais correctas de medir a velocidade. Só não entendo é se assim é, porque é que por vezes a policia aplica um factor de correcção?!!!!
                      Sei de um caso em que o carro marcava cerca de 105km/h, o radar marcou perto de 130 e depois aplicaram um factor, resultado: passaram a multa a 117km/h.Neste caso foi pagar e calar, pois foi AE e de qualquer forma (105 ou 117) era multa ligeira. No entanto, havia nesse momento condutores multados a velocidades a rondar os 170 que se queixavam de estar a ser enganados. Um deles dizia que ia a 150 e o multaram a 170.
                      Não sei se é frequente ou mesmo se será mesmo assim, pois so me estou a basear no que me contaram. Certo é que acho estranho usarem um factor para corrigir. Se os radares são carissimos e eficazes não devia ser necessário.
                      Isto é absolutamente impossivel. O carro marca SEMPRE o mesmo ou mais que a velocidade real! SEMPRE!

                      Nenhum velocímetro pode marcar menos do que a velocidade real!

                      Comentário


                        #12
                        citação:Originalmente colocada por jcpr

                        citação:Originalmente colocada por Gamboa

                        Eu compreendo que os radares sejam das formas mais correctas de medir a velocidade. Só não entendo é se assim é, porque é que por vezes a policia aplica um factor de correcção?!!!!
                        Sei de um caso em que o carro marcava cerca de 105km/h, o radar marcou perto de 130 e depois aplicaram um factor, resultado: passaram a multa a 117km/h.Neste caso foi pagar e calar, pois foi AE e de qualquer forma (105 ou 117) era multa ligeira. No entanto, havia nesse momento condutores multados a velocidades a rondar os 170 que se queixavam de estar a ser enganados. Um deles dizia que ia a 150 e o multaram a 170.
                        Não sei se é frequente ou mesmo se será mesmo assim, pois so me estou a basear no que me contaram. Certo é que acho estranho usarem um factor para corrigir. Se os radares são carissimos e eficazes não devia ser necessário.
                        Isto é absolutamente impossivel. O carro marca SEMPRE o mesmo ou mais que a velocidade real! SEMPRE!

                        Nenhum velocímetro pode marcar menos do que a velocidade real!
                        Nao?![:0]
                        Pq???

                        Comentário


                          #13
                          Só se ele tinha o velocímetro profundamente <s>errado</s> avariado, mas aí devia de ter tratado do problema a tempo.

                          Comentário


                            #14
                            citação:Originalmente colocada por ChegalhaVara

                            citação:Originalmente colocada por jcpr

                            citação:Originalmente colocada por Gamboa

                            Eu compreendo que os radares sejam das formas mais correctas de medir a velocidade. Só não entendo é se assim é, porque é que por vezes a policia aplica um factor de correcção?!!!!
                            Sei de um caso em que o carro marcava cerca de 105km/h, o radar marcou perto de 130 e depois aplicaram um factor, resultado: passaram a multa a 117km/h.Neste caso foi pagar e calar, pois foi AE e de qualquer forma (105 ou 117) era multa ligeira. No entanto, havia nesse momento condutores multados a velocidades a rondar os 170 que se queixavam de estar a ser enganados. Um deles dizia que ia a 150 e o multaram a 170.
                            Não sei se é frequente ou mesmo se será mesmo assim, pois so me estou a basear no que me contaram. Certo é que acho estranho usarem um factor para corrigir. Se os radares são carissimos e eficazes não devia ser necessário.
                            Isto é absolutamente impossivel. O carro marca SEMPRE o mesmo ou mais que a velocidade real! SEMPRE!

                            Nenhum velocímetro pode marcar menos do que a velocidade real!
                            Nao?![:0]
                            Pq???
                            Simplesmente porque para poderem circular em qualquer país do mundo, os velocímetros têm que respeitar esta norma.

                            Nenhum carro é homologado em país nenhum, se não tiver um velocímetro que respeita isto.

                            Comentário


                              #15
                              Os radares normalmente funcionam de uma de duas maneiras... Ou tens dois sensores no solo a uma distância conhecida que medem o tempo que um dado automóvel demora a transpô-la, ou usam efeito o doppler em que através da emissão e recepção do reflexo de uma onda rádio, consegues determinar a velocidade do objecto onde ela se reflectiu.

                              Se quiseres uma explicação mais detalhada avisa... Seja como for, qualquer destes métodos é potencialmente bem mais preciso que um GPS. Naturalmente que se na prática é ou não preciso depende do tipo de equipamento, da sua qualidade e da necessidade. Certamente que não virá mal de maior ao mundo se um radar de transito tiver 5km/h de erro.


                              citação:Originalmente colocada por ChegalhaVara

                              citação:Originalmente colocada por jcpr



                              Isto é absolutamente impossivel. O carro marca SEMPRE o mesmo ou mais que a velocidade real! SEMPRE!

                              Nenhum velocímetro pode marcar menos do que a velocidade real!
                              Nao?![:0]
                              Pq???
                              uma coisa é o não pode, outra coisa é o não marca... lol... de facto não pode por lei, já que a ideia é mostrar uma velocidade sempre com uma margem de erro para que em situação alguma a velocidade real seja superior ao velocimetro (senao como é q o condutor sabia se ía em excesso?) sendo assim é necessario um erro inato no velocimetro para compensar factores como pressao e desgaste dos pneus p.ex.

                              Comentário


                                #16
                                citação:Originalmente colocada por jcpr

                                citação:Originalmente colocada por ChegalhaVara

                                citação:Originalmente colocada por jcpr

                                citação:Originalmente colocada por Gamboa

                                Eu compreendo que os radares sejam das formas mais correctas de medir a velocidade. Só não entendo é se assim é, porque é que por vezes a policia aplica um factor de correcção?!!!!
                                Sei de um caso em que o carro marcava cerca de 105km/h, o radar marcou perto de 130 e depois aplicaram um factor, resultado: passaram a multa a 117km/h.Neste caso foi pagar e calar, pois foi AE e de qualquer forma (105 ou 117) era multa ligeira. No entanto, havia nesse momento condutores multados a velocidades a rondar os 170 que se queixavam de estar a ser enganados. Um deles dizia que ia a 150 e o multaram a 170.
                                Não sei se é frequente ou mesmo se será mesmo assim, pois so me estou a basear no que me contaram. Certo é que acho estranho usarem um factor para corrigir. Se os radares são carissimos e eficazes não devia ser necessário.
                                Isto é absolutamente impossivel. O carro marca SEMPRE o mesmo ou mais que a velocidade real! SEMPRE!

                                Nenhum velocímetro pode marcar menos do que a velocidade real!
                                Nao?![:0]
                                Pq???
                                Simplesmente porque para poderem circular em qualquer país do mundo, os velocímetros têm que respeitar esta norma.

                                Nenhum carro é homologado em país nenhum, se não tiver um velocímetro que respeita isto.
                                Basta reduzir o diametro da roda, para que isso aconteça...

                                Comentário


                                  #17
                                  citação:Originalmente colocada por ppais

                                  Os radares normalmente funcionam de uma de duas maneiras... Ou tens dois sensores no solo a uma distância conhecida que medem o tempo que um dado automóvel demora a transpô-la, ou usam efeito o doppler em que através da emissão e recepção do reflexo de uma onda rádio, consegues determinar a velocidade do objecto onde ela se reflectiu.

                                  Se quiseres uma explicação mais detalhada avisa... Seja como for, qualquer destes métodos é potencialmente bem mais preciso que um GPS. Naturalmente que se na prática é ou não preciso depende do tipo de equipamento, da sua qualidade e da necessidade. Certamente que não virá mal de maior ao mundo se um radar de transito tiver 5km/h de erro.


                                  citação:Originalmente colocada por ChegalhaVara

                                  citação:Originalmente colocada por jcpr



                                  Isto é absolutamente impossivel. O carro marca SEMPRE o mesmo ou mais que a velocidade real! SEMPRE!

                                  Nenhum velocímetro pode marcar menos do que a velocidade real!
                                  Nao?![:0]
                                  Pq???
                                  uma coisa é o não pode, outra coisa é o não marca... lol... de facto não pode por lei, já que a ideia é mostrar uma velocidade sempre com uma margem de erro para que em situação alguma a velocidade real seja superior ao velocimetro (senao como é q o condutor sabia se ía em excesso?) sendo assim é necessario um erro inato no velocimetro para compensar factores como pressao e desgaste dos pneus p.ex.
                                  Como o caso foi relatado sem referencia a qualquer avaria, assumi que o velocímetro não estaria estragado. Até porque é extremamente raro um velocímetro dar o berro, não?

                                  Comentário


                                    #18
                                    citação:Originalmente colocada por ChegalhaVara

                                    citação:Originalmente colocada por jcpr

                                    citação:Originalmente colocada por ChegalhaVara

                                    citação:Originalmente colocada por jcpr

                                    citação:Originalmente colocada por Gamboa

                                    Eu compreendo que os radares sejam das formas mais correctas de medir a velocidade. Só não entendo é se assim é, porque é que por vezes a policia aplica um factor de correcção?!!!!
                                    Sei de um caso em que o carro marcava cerca de 105km/h, o radar marcou perto de 130 e depois aplicaram um factor, resultado: passaram a multa a 117km/h.Neste caso foi pagar e calar, pois foi AE e de qualquer forma (105 ou 117) era multa ligeira. No entanto, havia nesse momento condutores multados a velocidades a rondar os 170 que se queixavam de estar a ser enganados. Um deles dizia que ia a 150 e o multaram a 170.
                                    Não sei se é frequente ou mesmo se será mesmo assim, pois so me estou a basear no que me contaram. Certo é que acho estranho usarem um factor para corrigir. Se os radares são carissimos e eficazes não devia ser necessário.
                                    Isto é absolutamente impossivel. O carro marca SEMPRE o mesmo ou mais que a velocidade real! SEMPRE!

                                    Nenhum velocímetro pode marcar menos do que a velocidade real!
                                    Nao?![:0]
                                    Pq???
                                    Simplesmente porque para poderem circular em qualquer país do mundo, os velocímetros têm que respeitar esta norma.

                                    Nenhum carro é homologado em país nenhum, se não tiver um velocímetro que respeita isto.
                                    Basta reduzir o diametro da roda, para que isso aconteça...
                                    Será?

                                    Não será aumentar o diametro da roda?

                                    E as diferenças teriam que ser absolutamente brutais, para que a diferença fosse de 25 kms/h!

                                    Comentário


                                      #19
                                      citação:Originalmente colocada por jcpr


                                      Como o caso foi relatado sem referencia a qualquer avaria, assumi que o velocímetro não estaria estragado. Até porque é extremamente raro um velocímetro dar o berro, não?
                                      Isso já não faço ideia... o que é certo é que, sem estar avariado e sem terem mudado radicalmente as medidas dos pneus do carro então não há como marcar menos do que a velocidade real, muito menos com estes niveis de erro.

                                      Quanto aos radares não sei se haverá outros tipos, mas penso que a maioria será mesmo dopplers.

                                      Comentário


                                        #20
                                        No topico sobre eletronica http://forum.autohoje.com/topic.asp?TOPIC_ID=98336 tem uns links sobre o assunto e aproveito para deixar mais este http://www.speedzones.com/ na parte inferior da pagina que agora indico estão outros links para varios fabricantes.

                                        Comentário


                                          #21
                                          citação:Originalmente colocada por K2000

                                          Só se ele tinha o velocímetro profundamente <s>errado</s> avariado, mas aí devia de ter tratado do problema a tempo.

                                          Acho que vi qq coisa que o diametro dos pneus podia fazer variar a velocidade de ponteiro... será esse o caso?

                                          Edit:

                                          Já vi que já tinham referido isso...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Até hoje só vi um carro, que já não me lembro a marca e modelo, á uns anos, num teste dar mais que o que indicava, tipo marcava 100km/h e ia a 101, mas na parte final já ia ai a menos 2km/h que o que indicava.. foi o mais preciso que vi num teste..

                                            Normalmente e nos mais novos o erro andará no maximo da escala ai nos 10km/h, e na nossa velocidade maxima, 120km/h, ai uns 5km/h de erro para menos..

                                            Como qualquer aparelho, e para mais sendo certificado, tem um erro de leitura...
                                            Pelo que ainda á dias soube, aplicam um desconto de 6km/h, que deve ser o erro máximo na certificação dos aparelhos.
                                            E para segurança das próprias autoridades, aplicam esse desconto, de erro, pois se não o fizessem eram milhares de pessoas a recorrer da multa dizendo que eles podiam ter erro e assim invalidar a multa.

                                            Eles devem aplicar um erro por excesso e assim tiram qualquer ideia a possíveis artistas da reclamação..

                                            Comentário


                                              #23
                                              Basta uma medida de jante/pneu marada para poder dar erro de velocímetro ao contrário.

                                              Comentário


                                                #24
                                                e quantas multas podemos praticar ate ser emitida a cassação do titulo de condução?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  citação:Originalmente colocada por PDCouto

                                                  Em AE multado a 117 com limite de 120?!
                                                  Desculpem, têm razão. Fiz confusão porque agora é AE (A25), antes não era (era IP5). Daí a minha confusão. Na altura o radar estava ao fundo da descida do Alvendre e apanhava... quase todos. Que grande confusão a minha[8]

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Em relação ao velocimetro duvido que tivesse um grande erro O carro é um corrolla, novo. O que eu tentei explicar é que todos os condutores multados se queixavam de estar a ser multados a uma velocidade superior aquela a que iam, logo, um suposto erro do radar, que mesmo com a aplicação de um factor de correcção se manteve.
                                                    Desculpem a confusão causada pelo AE.

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                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Gamboa Ver Post
                                                      Em relação ao velocimetro duvido que tivesse um grande erro O carro é um corrolla, novo. O que eu tentei explicar é que todos os condutores multados se queixavam de estar a ser multados a uma velocidade superior aquela a que iam, logo, um suposto erro do radar, que mesmo com a aplicação de um factor de correcção se manteve.
                                                      Desculpem a confusão causada pelo AE.
                                                      ate que os corollas costumam n ter grande erro

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