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    Plataforma Fiat Tipo

    Boas,

    Há muito que vejo neste fórum alguns dos membros dizerem que o Alfa 147 tem a plataforma do Fiat Tipo.

    Cá em casa já passou um Fiat Tipo 1.4 dgt, um Lancia Delta 1.4s mkII e agora está a passar um Alfa 147 1.6ts.

    Olhando para os chassis e suspensões do Fiat e do lancia, praticamente são iguais a olho nú, talvez haja diferenças em afinações. No entanto, no alfa não é possível identificar nenhum elemento da plataforma do Fiat tipo, suspensões e travões. Como podem dizer que o Alfa 147 tem plataforma do Fiat Tipo?
    Isto sem falar no comportamento totalmente diferente do Alfa em relação ao Fiat e ao Lancia.

    Afinal o que é que é comum no Fiat Tipo e no Alfa 147 em termos de plataforma?

    Gostaria de ver isso bem esclarecido.

    Cumprimentos.

    #2
    onde é que ouviste isso?

    que eu saiba, a plataforma a partir da qual se desenvolveu o 147 deriva da utilizada pelo 156 (encurtada em 5 cm)!!

    Comentário


      #3
      Por exemplo no tópico:

      http://forum.autohoje.com/showthread.php?t=24107

      Edit:

      Onde até diz que é farinha do mesmo saco, o que não é verdade.

      Mas este não é o unico exemplo onde é dito isso.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por fcamara Ver Post
        Por exemplo no tópico:

        http://forum.autohoje.com/showthread.php?t=24107

        Edit:

        Onde até diz que é farinha do mesmo saco, o que não é verdade.

        Mas este não é o unico exemplo onde é dito isso.

        Atenção que nesse tópico só houve um user ( acho que vi bem ), que diz isso...
        Não posso ajudar pois não sei mesmo, apesar de achar de ser uma hipótese um bocado difícil. Que venham os entendidos.

        Comentário


          #5
          Na realidade, o 156 utiliza uma plataforma que é baseada na do Tipo
          Mas mais evoluida. Os esquema de suspensão, por exemplo, são todos originais da alfa.

          Pode-se dizer que os 147/156 têm alguns genes em comum a nivel estrutural com o Tipo

          Comentário


            #6
            o meu fiat coupe tem a plataforma do tipo e de tipo tem 0

            Comentário


              #7
              É um assunto controverso.
              Porque depende muito de alguns conceitos, que dependem de pessoa para pessoa.
              Se tiver tempo ainda ca volto.

              Comentário


                #8
                "Fact file
                Description: Overtly stylish and based on the thoroughly successful 156 saloon platform, the 147 shares many of the front-wheel-drive platform components, including suspension, brakes, steering and engines in both 1.6 and 2.0-litre configurations."

                in http://www.globalautoindex.com/model.plt?no=36&ass=


                Depois fui ver a parte que fala dos 156, mas não diz nada sobre a sua plataforma.


                P.S. - Não conhecia este site que parece bem porreiro.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por c r a s h Ver Post
                  Na realidade, o 156 utiliza uma plataforma que é baseada na do Tipo
                  Mas mais evoluida. Os esquema de suspensão, por exemplo, são todos originais da alfa.

                  Pode-se dizer que os 147/156 têm alguns genes em comum a nivel estrutural com o Tipo
                  lol....se isso for verdade...o que desconfio.....(penso que deve andar nos 1/15 de verdade ) ...o GT tbem tem a plataforma do tipo!


                  ah.....mas voçês devem andar a confundir com os 145/6 , esses sim , que utilizavam uma plataforma baseada na do fiat tipo

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por c r a s h Ver Post
                    Na realidade, o 156 utiliza uma plataforma que é baseada na do Tipo
                    Mas mais evoluida. Os esquema de suspensão, por exemplo, são todos originais da alfa.

                    Pode-se dizer que os 147/156 têm alguns genes em comum a nivel estrutural com o Tipo


                    Mas será que não podias especificar mais quanto aos genes comuns?

                    Comentário


                      #11
                      Tipo's derivatives

                      Fiat’s platform sharing strategy reached its peak during the Tipo era. Fiat Tipo was launched in 1988 as Fiat’s Golf-beater. Its simple front MacPherson struts / rear trailing arms platform was soon found sharing with a dozen models in the group. Here is the complete listing (loaded from my memory) - Fiat Tipo, Fiat Tempra, Lancia Dedra, Lancia Delta, Alfa 155, Alfa 145/146, Fiat Brava/Bravo/Marea, Fiat Coupe, Fiat Punto, Alfa GTV/Spider, Alfa 156 and Lancia Lybra.

                      The earliest derivatives did not changed much the hard points position, hence essential dimensions. These include today’s 145/146, Delta and Brava/Bravo/Marea. They differ from each other by packaging, styling and suspension tuning. Fiat and Lancia share the same engines and transmission. Alfa got modified 4-cylinder engines (e.g. with twin-spark added) and sportier suspension setup.

                      146 is a 145 with longer boot, although both of them are hatchback.

                      Brava is the 5-door version of the 3-door Bravo. Marea is the 3-box saloon version. Marea Weekend is an estate.

                      Alfa GTV / Spider, Alfa 156 and Lancia Lybra received much more development. GTV / Spider has multi-link replaces strut as rear suspension. The front still rides on strut. On the contrary, 156 has the front suspension changed to double-wishbones while using struts at the rear. Lybra remains strut in front but introduces a new GLA (Guided Lateral Arm) rear suspension. Again, Alfa has its own engines (including V6s) while Fiat and Lancia share the same engines. Alfa even got advanced transmission such as Selespeed. Although there are still a lot of common components sharing among them, it is no longer adequate to call these cars as sharing platform.

                      http://www.autozine.org/Graveyard/html/Alfa/156.html
                      Editado pela última vez por Karma; 09 February 2007, 00:09. Razão: Faltava a porra do link.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                        Tipo's derivatives

                        (...)
                        Alfa GTV / Spider, Alfa 156 and Lancia Lybra received much more development. (...) it is no longer adequate to call these cars as sharing platform.

                        http://www.autozine.org/Graveyard/html/Alfa/156.html
                        Isto sim foi um esclarecimento.

                        Comentário


                          #13
                          Já não restam mais dúvidas, bem esclarecido, e bom tópico.

                          ;-)

                          Comentário


                            #14
                            Curioso, desconhecia que o Punto também partia da mesma plataforma do Tipo.

                            Será que se referem logo ao Punto MK1 ou seria apenas o MK2?

                            Comentário


                              #15
                              A única coisa que tem em comum talvez seja o material em que é feita,
                              ou seja são as duas em aço.

                              Comentário


                                #16
                                Duvido muito ke o punto tenha o chassis "tipo". E o 156 tem um chassis ke é uma evolu4ão do tipo , porque o 156 não tem o mesmo chassis ke GTV ou Fiat coupe.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por ferrarino giallo Ver Post
                                  Duvido muito ke o punto tenha o chassis "tipo". E o 156 tem um chassis ke é uma evolu4ão do tipo , porque o 156 não tem o mesmo chassis ke GTV ou Fiat coupe.

                                  lê primeiro tudo o que foi escrito

                                  o 156 e o tipo quase nada têm em comum............


                                  essas plataformas base.....não são o chassis todo...........e muito menos têm quase alguma coisa a ver com o do tipo!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Exacto, o chassis base do Tipo foi usado, com as devidas evoluções e adaptações necessárias a cada modelo e resultantes do tempo.


                                    Se abrirem o capot de um Tipo, Tempra, Coupê, 145 , 146 , 155, vao ter uma surpresa...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Baiones Ver Post
                                      Exacto, o chassis base do Tipo foi usado, com as devidas evoluções e adaptações necessárias a cada modelo e resultantes do tempo.


                                      Se abrirem o capot de um Tipo, Tempra, Coupê, 145 , 146 , 155, vao ter uma surpresa...
                                      Qual, meu caro?

                                      Vamos ver se é alguma coisa que eu já tenha percebido...

                                      :-)

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por JeTBoy Ver Post
                                        Curioso, desconhecia que o Punto também partia da mesma plataforma do Tipo.

                                        Será que se referem logo ao Punto MK1 ou seria apenas o MK2?
                                        Acho que se enganaram em relação ao Punto.
                                        A plataforma do Punto I era completamente nova. e foi utilizada também no Punto II.
                                        O GP já utiliza uma nova plataforma concebida em conjunto com a GM, e partilhada com o COrsa

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Baiones Ver Post
                                          Exacto, o chassis base do Tipo foi usado, com as devidas evoluções e adaptações necessárias a cada modelo e resultantes do tempo.


                                          Se abrirem o capot de um Tipo, Tempra, Coupê, 145 , 146 , 155, vao ter uma surpresa...

                                          sim desses sim , como já foi referido.......

                                          mas no do 147 e 156 já muito pouco se mantém!

                                          como disseste baiones....."com as devidas evoluções(...)" já muito pouco ou nada se mantém



                                          P.S : Não confundam , plataforma baseada noutra............com o ter mesmo a plataforma de outro carro!!



                                          e já agora.....para que se deixem de sonhar

                                          "Although somewhat it is derived from the Tipo platform, I would advise you better to see it as a completely new car. While the Tipo employed all struts / trailing arm suspensions, 156 has a new double wishbones front suspension. It is designed intentionally to provide BMW-level body control. The rear still rides on MacPherson struts, but rigider body and the application of sub-frames enhance the handling while absorb more noise and vibration"

                                          retirado de http://www.autozine.org/Graveyard/html/Alfa/156.html
                                          Editado pela última vez por PauloFVF; 09 February 2007, 15:41.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por c r a s h Ver Post
                                            Acho que se enganaram em relação ao Punto.
                                            A plataforma do Punto I era completamente nova. e foi utilizada também no Punto II.
                                            O GP já utiliza uma nova plataforma concebida em conjunto com a GM, e partilhada com o COrsa
                                            O Punto MkI tem também a plataforma do tipo, as suspensões são as mesmas salvo as devidas diferenças de afinações.

                                            Quem olha para a parte de baixo de um punto mkI, tipo ou lancia delta mkII nota-se logo que é da mesma origem.

                                            Sei disso porque já passaram os três carros cá por casa.

                                            Edit: pequenos erros de ortografia.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por PauloFVF Ver Post
                                              lê primeiro tudo o que foi escrito

                                              o 156 e o tipo quase nada têm em comum............


                                              essas plataformas base.....não são o chassis todo...........e muito menos têm quase alguma coisa a ver com o do tipo!
                                              http://www.omniauto.it/magazine/arti...fiat_tipo.html

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por ferrarino giallo Ver Post

                                                não pesco muito de Italiano!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por GTS_M5 Ver Post
                                                  Qual, meu caro?

                                                  Vamos ver se é alguma coisa que eu já tenha percebido...

                                                  :-)

                                                  Pegas nas partes de carroçaria de um Tipo, e não vais ter grandes problemas em as montar num desses modelos.


                                                  As longarinas, pontos de fixação, etc, são iguazinhos!!!



                                                  Cheguei a ter o meu Tipo Van ( 3 portas ) lado a lado com um 145 1.4 TS Junior de um amigo meu, e quase dava para retirar paineis de um e colocar no outro.


                                                  As medidas eram semelhantes, pilares, longarinas, etc...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Pensei que isso era do conhecimento geral...

                                                    O chassis do Fiat Tipo é o mesmo do 156 e 147.

                                                    O que obrigou a Alfa a ter que fazer muitos ajustes a nível de suspensão e afinação para garantir o bom compoprtamento dinâmico que estes modelos possuem.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Baiones Ver Post
                                                      Pegas nas partes de carroçaria de um Tipo, e não vais ter grandes problemas em as montar num desses modelos.


                                                      As longarinas, pontos de fixação, etc, são iguazinhos!!!



                                                      Cheguei a ter o meu Tipo Van ( 3 portas ) lado a lado com um 145 1.4 TS Junior de um amigo meu, e quase dava para retirar paineis de um e colocar no outro.


                                                      As medidas eram semelhantes, pilares, longarinas, etc...

                                                      sim.......

                                                      mas isso já não se verifica no 147/156 pois não?

                                                      .....os 145/6 155, tipo, tempra, etc são outra coisa!

                                                      o autor do post falava em 147.......

                                                      olha...como vai esse van?
                                                      Editado pela última vez por PauloFVF; 12 February 2007, 18:15.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Lukin Ver Post
                                                        Pensei que isso era do conhecimento geral...

                                                        O chassis do Fiat Tipo é o mesmo do 156 e 147.

                                                        O que obrigou a Alfa a ter que fazer muitos ajustes a nível de suspensão e afinação para garantir o bom compoprtamento dinâmico que estes modelos possuem.
                                                        Mas tu não leste os outros posts?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Lukin Ver Post
                                                          Pensei que isso era do conhecimento geral...

                                                          O chassis do Fiat Tipo é o mesmo do 156 e 147.

                                                          O que obrigou a Alfa a ter que fazer muitos ajustes a nível de suspensão e afinação para garantir o bom compoprtamento dinâmico que estes modelos possuem.
                                                          vamos lá, todos juntos, a ler o tópico do princípio ao fim para não voltar a meter argolada! vamos?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Lukin Ver Post
                                                            Pensei que isso era do conhecimento geral...

                                                            O chassis do Fiat Tipo é o mesmo do 156 e 147.

                                                            O que obrigou a Alfa a ter que fazer muitos ajustes a nível de suspensão e afinação para garantir o bom compoprtamento dinâmico que estes modelos possuem.
                                                            Originalmente Colocado por Draivin Ver Post
                                                            vamos lá, todos juntos, a ler o tópico do princípio ao fim para não voltar a meter argolada! vamos?
                                                            Se engolisses a tua arrogância idiota fazias um favor a toda a gente.

                                                            Aquilo que eu disse está 100% correcto.

                                                            Comentário

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