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Clio 1.9D - Aumento de potência

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    Clio 1.9D - Aumento de potência

    Olá a todos!

    Se me puderem ajudar, com algumas dicas, agradeço!

    Possuo um clio 1.9D de 2000 (comercial), que tem 65cv e não tem turbo.
    Apesar de ter outro comercial que vou dar em troca, na compra de uma carrinha, deste pequeno não me quero desfazer.
    É muito fiável, robusto e apesar de ter quase 6 anos, tem apenas 60000Km.

    No entanto, gostava de animá-lo um pouco mais, já que em arranques, deixa algo a desejar.
    Sabem indicar-me alguma intervenção simples que poderei fazer, para notar alguma diferença na performance e sem notar muito no consumo.

    Um abraço!

    #2
    POE TURBO!
    Mas olha amizade nao faças nada,a serio, porque como tem poucos cavalos e n tem turbo é exactamente por isso que vai durar muito e é muito fiável,se te puzeres a mexer podest arrepender!Mas nao sou expert em diesel nao te preocupes que vem já aí people pa te ajudar

    Comentário


      #3
      citação:Originalmente colocada por hmcarvalho



      No entanto, gostava de animá-lo um pouco mais, já que em arranques, deixa algo a desejar.
      Simples, simplies não há hipótese... Caixa de velocidades mais curta...

      Quem tem um diesel deverá antes de tudo, acostumar-se à ideia de o motor a diesel é lento. Isto é, trata-se de um motor que não desenvolve com a mesma rapidez que poderemos encontrar numa versão a gasolina equivalente...

      Podes sempre colocar um filtro de rendimento, dar um toque na bomba injectora para aumentar o débito de combustível, etc etc...

      Mas para quê isso se isso apenas trará consumos mais altos (e logo se vai embora o argumento fundamental de um motor a gasóleo...) e uma longevidade ligeiramente diminuída [?]

      Comentário


        #4
        nao ha milagres! quando é para puxar, todos gastam.

        como diz o deceii, podes dar um toque na bomba injectora, melhorar a admissao e tb o escape.
        é tudo simples e barato (algumas ate fazes em casa).

        agora, se queres tirar partido do rendimento extra, ele vai-te gastar mais.

        Comentário


          #5
          Viva.
          Eu também tenho um clio comercial de 12/2000
          O meu tem 71.000Km e esta impecavel, este motor é muito fiável e economico! o unico problema é realmete o arranque [)] mas tirando isso é um comercial muito bom mesmo!
          Ando diariamente com ele e é so meter gasoleo e de longe à longe :D

          Comentário


            #6
            citação:Originalmente colocada por hmcarvalho

            Olá a todos!

            Se me puderem ajudar, com algumas dicas, agradeço!

            Possuo um clio 1.9D de 2000 (comercial), que tem 65cv e não tem turbo.
            Apesar de ter outro comercial que vou dar em troca, na compra de uma carrinha, deste pequeno não me quero desfazer.
            É muito fiável, robusto e apesar de ter quase 6 anos, tem apenas 60000Km.

            No entanto, gostava de animá-lo um pouco mais, já que em arranques, deixa algo a desejar.
            Sabem indicar-me alguma intervenção simples que poderei fazer, para notar alguma diferença na performance e sem notar muito no consumo.

            Um abraço!

            Oi!

            Na minha empresa houve uma altura que eu só comprava disso!!!!!![8)]

            Sempre tive boa impressão desses carros e ainda cá mora um (anda a minha mãe com ele).

            Quando eu tive esse teu drama [8], tentei filtros, maior débito na bomba, turbo, cheguei a trocar por um motor com turbo (de um Volvo S40....) e devo dizer-te honestamente:

            - NAO MEXE!!!!

            Não vale a pena! Esses motores com um filtro ou um maior débito da bomba de gasóleo só perdem fiabilidade, só deitam mais fumo e só consomem mais!!!!

            Espero que não leves a mal este meu "depoimento", apenas te quero dizer que tens um belo carro (económico e fiável) e não deves pensar em tirar melhor disso porque vai gastar dinheiro e o que vais obter em prestações não justifica o investimento!

            O que eu aconselho vivamente é gastares esse dinheiro numa boa suspensão para te divertires um bocado e, acredita que consegues, tornares as viagens mais rápidas com a suspensão e não com o motor!

            1 abraço

            Comentário


              #7
              citação:Originalmente colocada por Eliselotus

              nao ha milagres! quando é para puxar, todos gastam.

              como diz o deceii, podes dar um toque na bomba injectora, melhorar a admissao e tb o escape.
              é tudo simples e barato (algumas ate fazes em casa).

              agora, se queres tirar partido do rendimento extra, ele vai-te gastar mais.
              Junta-se a isso uma repro...;)

              Comentário


                #8
                eu tinha quase o mesmo problema que tu, tinha um corsa b 1500Diesel e queria-me divertir um pouco mais sem querer mexer no motor.
                Apenas lhe instalei um optimizador de fluxo ( de ar), nao é mais do que uma chapa redonda recortada e que é instalada no tubo entre o filtro de ar e a admissao que faz com que o fluxo de ar entre na admissao em "turbilhao", o que optimiza bastante o comportamento do motor a baixa rotaçao e sente-se tambem no consumo.
                podes ir em 4ªa 20kms/h que ele nao te pede outra, aceleras e nem engasga, simplesmente recupera muito bem e sai!!!!
                Essa peça é barata (até podes faze-la tu pq eu tambem fiz)e resulta mesmo!!
                Nao te ponhas a alterar mais nada senao vais ter dores de cabeça;)

                Comentário


                  #9
                  Para já não troco o meu e quando comprar carro novo vou ficar com o "velhinho" 1.9d.
                  Sempre achei que não andava muito, mas também não quero multas de velocidade.
                  Gostava realmente de lhe mexer na bomba um bocadinho de nada, mas não encontro ninguém de confiança para o fazer, por isso lá vai andando. Gasóleo para dentro, óleo e filtros aos 10000km e sempre e já lá vão quase 170.000km desde 7/98.

                  Comentário


                    #10
                    O meu 1.9D de 12/97 tem 186000 km e ainda está para as curvas...não mexas nisso!!

                    Comentário


                      #11
                      Se queres um conselho, não mexas em nada porque motores como esse já não se fazem.

                      É verdade que não anda muito, mas também é verdade que tens aí muito provavelmente um dos melhores motores diesel de sempre.

                      1 abraço.

                      Comentário


                        #12
                        Não faças nada;)

                        Comentário


                          #13
                          Deixa tar isso em paz!o carro se foi feito sem turbo não metas nada,vais ver que depois te arrependes.

                          Comentário


                            #14
                            Não mexas nisso que até é um motor porreiro!Não o estragues!

                            Comentário


                              #15
                              citação:Originalmente colocada por GTS_M5

                              citação:Originalmente colocada por Eliselotus

                              nao ha milagres! quando é para puxar, todos gastam.

                              como diz o deceii, podes dar um toque na bomba injectora, melhorar a admissao e tb o escape.
                              é tudo simples e barato (algumas ate fazes em casa).

                              agora, se queres tirar partido do rendimento extra, ele vai-te gastar mais.
                              Junta-se a isso uma repro...;)
                              Segundo sei, o 1.9d da Renault não tem centralina.

                              Comentário


                                #16
                                tá quieto....

                                voçês sao terriveis.....nao consegue ter um carro sem estar a tunnar o animalzinho!

                                um clio 1.9d é feito para ser burro de carga para durar...

                                e nao para fazer arranques!para isso compra um dci



                                Comentário


                                  #17
                                  citação:Originalmente colocada por cloterico

                                  citação:Originalmente colocada por GTS_M5

                                  citação:Originalmente colocada por Eliselotus

                                  nao ha milagres! quando é para puxar, todos gastam.

                                  como diz o deceii, podes dar um toque na bomba injectora, melhorar a admissao e tb o escape.
                                  é tudo simples e barato (algumas ate fazes em casa).

                                  agora, se queres tirar partido do rendimento extra, ele vai-te gastar mais.
                                  Junta-se a isso uma repro...;)
                                  Segundo sei, o 1.9d da Renault não tem centralina.
                                  Neste caso a "repro" é manual, no fundo resume-se ao tal toque na bomba injectora para dar mais débito de gasóleo e já está.:D

                                  Comentário


                                    #18
                                    Avanço na Bomba injectora, filtro de ar sempre impecável e aumento do débito de gasóleo. Não há milagres.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Tenho um carro com esse motor, e já fiz o que dizem aqui, como o aumento do débito, e avanço da bomba.

                                      Conclusão, deixa estar isso como está. O aumento do consumo que vais ter não justifica o aumento mínimo da performance.

                                      Isso é motor para fazer km's, mas não mt rápidos.:D

                                      O meu já passou dos 200.000 sem levar nada de anormal.;)

                                      Comentário


                                        #20
                                        citação:Originalmente colocada por Ynox

                                        Tenho um carro com esse motor, e já fiz o que dizem aqui, como o aumento do débito, e avanço da bomba.

                                        Conclusão, deixa estar isso como está. O aumento do consumo que vais ter não justifica o aumento mínimo da performance.

                                        Isso é motor para fazer km's, mas não mt rápidos.:D

                                        O meu já passou dos 200.000 sem levar nada de anormal.;)
                                        subscrevo!

                                        Não mexas nesse carro que n tem motor para isso!

                                        Comentário


                                          #21
                                          O meu pai tem um,mas de ´99 e já conta com 300 mil km como se nada fosse, carro de todos os dias e não é tratado como deve ser,mas no que toca á manutenção, vai sempre ás revisões a tempo, só levou aos 240mil um KAT, o carro é excelente, uma repro vai lá,mas eu nãi lhe fazia nada...

                                          Comentário


                                            #22
                                            citação:Originalmente colocada por Ruibadboy

                                            O meu pai tem um,mas de ´99 e já conta com 300 mil km como se nada fosse, carro de todos os dias e não é tratado como deve ser,mas no que toca á manutenção, vai sempre ás revisões a tempo, só levou aos 240mil um KAT, o carro é excelente, uma repro vai lá,mas eu nãi lhe fazia nada...
                                            Este motor não tem centralina, logo não podes reprogramar.

                                            Comentário


                                              #23
                                              citação:Originalmente colocada por hmcarvalho

                                              Olá a todos!

                                              Se me puderem ajudar, com algumas dicas, agradeço!

                                              Possuo um clio 1.9D de 2000 (comercial), que tem 65cv e não tem turbo.
                                              Apesar de ter outro comercial que vou dar em troca, na compra de uma carrinha, deste pequeno não me quero desfazer.
                                              É muito fiável, robusto e apesar de ter quase 6 anos, tem apenas 60000Km.

                                              No entanto, gostava de animá-lo um pouco mais, já que em arranques, deixa algo a desejar.
                                              Sabem indicar-me alguma intervenção simples que poderei fazer, para notar alguma diferença na performance e sem notar muito no consumo.

                                              Um abraço!
                                              Boas

                                              Não li tudo o que se escreveu aqui, espero não ir repetir o que alguem possa ter dito.
                                              Na minha opinião, não deves mexer em nada. Se queres mais potência, mais vale trocares por um modelo acima, que seja mais potente e venha já de fábrica com o motor preparado para a potencia que pretendes.
                                              Estares a alterar, vai-te reduzir a fiabilidade do motor. Mais potencia=maior desgaste, com a agravante de não teres o motor e conjunto chassis/suspensão preparado para tal.
                                              Claro que é possivel alterar a potencia do motor, reforçando os orgãos mecânicos e o chassis / suspensão com fiabilidade, mas aí o dinheiro que vais gastar não te compensará.
                                              É a minha opinião.

                                              Cumprimentos

                                              Comentário


                                                #24
                                                nao mexas no que esta optimo...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  citação:Originalmente colocada por Vanquish

                                                  citação:Originalmente colocada por cloterico

                                                  citação:Originalmente colocada por GTS_M5

                                                  citação:Originalmente colocada por Eliselotus

                                                  nao ha milagres! quando é para puxar, todos gastam.

                                                  como diz o deceii, podes dar um toque na bomba injectora, melhorar a admissao e tb o escape.
                                                  é tudo simples e barato (algumas ate fazes em casa).

                                                  agora, se queres tirar partido do rendimento extra, ele vai-te gastar mais.
                                                  Junta-se a isso uma repro...;)
                                                  Segundo sei, o 1.9d da Renault não tem centralina.
                                                  Neste caso a "repro" é manual, no fundo resume-se ao tal toque na bomba injectora para dar mais débito de gasóleo e já está.:D
                                                  Que então seja assim! :D

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Obrigado a todos!

                                                    De facto é um poço de fiabilidade.
                                                    Nunca falha! Em nada!

                                                    E ainda é tão novinho (68000 Kms). Perguntei por curiosidade, porque se fosse algo simples de executar e sem prejudicar a fibilidade...
                                                    Acho que vou mantê-lo assim...

                                                    Um abraço

                                                    Hugo

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      citação:Originalmente colocada por JoelSousa

                                                      Avanço na Bomba injectora, filtro de ar sempre impecável e aumento do débito de gasóleo. Não há milagres.
                                                      Nem mais... a fazer algo é como aqui está. O melhor e mais barato.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Falando de Clio 1.9d... Estou em negociações por uma máquina (para alguns apenas, para os outros é lata) dessas de 93 (ainda com o tablie à R5) e gostaria de saber as performances e consumos do mesmo... Ao que devo ter mais atenção no acto da compra? Tive a olhar para o motor do carro, mas tava lavadinho e parafinado, logo não deu para ver se haviam fugas de qualquer tipo...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Queres chegar mais depressa ao destino?


                                                          Vai mais cedo!

                                                          LOL

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            bons bons bons eram os 1.6D das express mais antigas... duram duram duram duram... tive uma express com o 1.6D, commprei-a com 170 mil km, vendia passado 4 anos com 284 mil km, e ainda anda por aí...

                                                            ...os 1.9D tenho neste momento uma express com o 1.9D de 55cv... haja deus...oleo, não vale a pena mudar,nem chega a ter km para isso, ele gasta e larga, fumo a dar com pau tanto em quante como em frio... enquanto a outra 1.6D, gavatava uma coisa ppouca de oleo quase n s notava, puxava bastante melhor, não largava oleo, só fazia fumo quando se punha a trabalhar, e foi sempre a andar;)

                                                            Comentário

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