Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Travão de mão Honda CIvic.

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Travão de mão Honda CIvic.

    Boa noite!
    Alguém sabe como fazer para afinar o travão de mão?
    Sei que é debaixo da consola.
    É que o travão de mão está a acionar muito em cima, mesmo com calços novos...

    Obrigado.

    #2
    Tira o cinzeiro dos passageiros de trás e vês o parafuso/porca de ajuste, mas ele estava bom antes de trocarem os calços?

    Poderá ser a afinação da folga entre os calços e os tambores (que é regulada individualmente em cada tambor) e não a regulação do travão de mão.

    Talvez fosse melhor confirmar se foi bem feita essa afinação da folga dos calços antes de mexer no travão de mão.

    Comentário


      #3
      DL, obrigado pela resposta!
      Entretanto eu já estive a evr e descobri como se afinava e percebi o funcionamento.
      Ele antes de colocarmos os calços estava "mal", mas nem com os calços novos lá foi.

      Comentário


        #4
        O ideal será fazer isso com ambas as rodas traseiras levantadas (com macacos hidráulicos ou com preguiças), 1ª ou MA engrenada e duas pedras grandes a travar as rodas da frente.

        Duas pessoas seria o ideal mas uma também o faz, embora tenha que ter os devidos cuidados ao entrar e sair do carro para que ele não se mexa muito e resvale dos apoios nos macacos ou preguiças...

        Começar por retirar eventuais folgas e carregar no travão de pé umas 3-4 vezes com bastante força (para acamar) e seguidamente puxar o travão de mão até bem acima (não é necessário partir os cabos...).

        Colocar o travão de mão no 1º ressalto (destravar totalmente e puxar lentamente até se ouvir o 1º click), verificar se ambas as rodas giram livremente ou se estão já a roçar nos tambores. Se estão a roçar então o travão de mão está afinado e nada mais há a fazer senão confirmar que os dois cabos e o respectivo equalizador se movem livremente.

        Caso contrário, apertar aquela porca comprida até que as rodas comecem apenas a roçar nos tambores. Colocar o travão de mão totalmente em baixo e confirmar que não há nenhuma roda a roçar no tambor.

        Puxar o travão de mão totalmente para cima e confirmar o número de ressaltos. Normalmente deverá ser inferior a 9-10 clicks (o meu está com 5-6 e tem 25 mil km desde a última revisão, de onde deverá vir com menos 1-2 clicks).

        Comentário


          #5
          Mais uma vez obrigado pela explicação.
          Ele está a puxar ao máximo até ao 7º clique.
          Entretanto passou na inspecção!

          Comentário


            #6
            Com um curso máximo de 7 cliques se calhar nem vale a pena mexer.

            E na IPO tudo ok? Nada de emissões elevadas?

            Isso continua a gastar upa upa?

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por DL Ver Post
              Com um curso máximo de 7 cliques se calhar nem vale a pena mexer.

              E na IPO tudo ok? Nada de emissões elevadas?

              Isso continua a gastar upa upa?
              Ele está no 7º clique, mas a noz de afinação já está no máximo, mesmo com calços novos.
              De facto deve ser preciso afinar no próprio tambor.

              Quanto ao IPO, fui eu levar pela primeira vez aquele carro e está tudo OK, excepto uma fuga de óleo proveniente do filtro de óleo. Ficou lá registado.
              Provavelmente está mal atarraxado.
              As emissões estão em ordem, mas aquilo gasta que se farta...

              Comentário


                #8
                Entretanto passou na inspecção!
                e qual é a novidade??

                só é notícia quando os Hondas chumbam!

                ele bem que me dizia acelere, acelere... e eu a ver as emissões a 190 às 6000 rpm!!

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Filipe Dias Ver Post
                  e qual é a novidade??

                  só é notícia quando os Hondas chumbam!

                  ele bem que me dizia acelere, acelere... e eu a ver as emissões a 190 às 6000 rpm!!
                  Pediram-te para acelerar até às 6.000?
                  A mim só foi até às 3000!

                  Comentário


                    #10
                    Pediram-te para acelerar até às 6.000?
                    A mim só foi até às 3000!
                    não, mas eu estava nas 3000 e ele só dizia acelere, acelere, e eu acelerei...

                    eles ficam estupefactos quando vêm os valores de emissões para um carro tão antigo

                    Comentário


                      #11
                      DL, se há algo que ainda não entendi, é porque raio, das vezes em que ia ao concessionário (ia.... há alguns anos) me deixavam sempre o travão de mão afinado a travar logo com 1-2 clicks. Aliás, de tal forma que com 4-5 é o suficiente para deixar o carro estacionado a pique, sem descaír.

                      Vê lá que até hoje nunca necessitei de os afinar. O 400 continua a travar bem em qualquer subida apenas com 2 clicks, o 214 já desafinou um pouco e vai aí nos 4 para ficar seguro, mas mesmo assim está optimo. E passaram anos!

                      No Accord é uma chatisse, por mais afinado que seja fica sempre muito em cima, mas provavelmente é por ter discos atrás. De qualquer forma trava em cima (aí uns 7 clics), mas trava bem.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Filipe Dias Ver Post
                        não, mas eu estava nas 3000 e ele só dizia acelere, acelere, e eu acelerei...

                        eles ficam estupefactos quando vêm os valores de emissões para um carro tão antigo
                        Qual é o carro?

                        Comentário


                          #13
                          é um civic 1600 de 1991!

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Filipe Dias Ver Post
                            é um civic 1600 de 1991!
                            Quando falaste em antigo pensei que te referisses a um motor a carburador.
                            O meu K10 polui muito se não estiver afinado "naquele" ponto...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Filipe Dias Ver Post
                              não, mas eu estava nas 3000 e ele só dizia acelere, acelere, e eu acelerei...
                              Esse inspector foi porreiro para ti, é que os valores de emissões às 3.000-3.500 rpm não davam para passar...

                              Outro truque é ligar o ar condicionado na 2ª ou 3ª velocidade e produz o mesmo efeito. Não havendo AC, é acelerar.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por JeTBoy Ver Post
                                DL, se há algo que ainda não entendi, é porque raio, das vezes em que ia ao concessionário (ia.... há alguns anos) me deixavam sempre o travão de mão afinado a travar logo com 1-2 clicks.
                                É normal começar logo a travar no 2º clique mas isso não trava o carro numa inclinação "a pique", se bem que também nunca experimentei mesmo a pique , nem estou interessado!

                                Mas normalmente 4-5 clicks e ele já não mexe muito. Se mexer leva com o 6º e acaba-se a brincadeira.

                                Segunda-feira logo te digo com quantos cliques vem aquilo. E com quantos tiques venho eu depois de ver a conta... é a grossa... distribuição, bomba de água, mais tudo o resto e as duas molduras exteriores das pegas das portas do lado esqº que partiram/estão para partir por dentro (tipicamente Rover ou Honda, não sei de que cabecinha saíu tal peça tão mal p@rida, e há anos que a fazem mal p@rida... faziam... )
                                Editado pela última vez por DL; 13 February 2007, 22:01.

                                Comentário


                                  #17
                                  Por acaso esta semana tb tive que afinar o meu (CIVIC 1.4i 5p ´96)...Deu mais trabalho porque pus a consola com o apoio de braços de um rover 400. Ficou bem fixe! Agoa dá 6 ou 7 cliks
                                  cumps

                                  Comentário


                                    #18
                                    Como é que conseguiste afinar com a consola do Rover 400?
                                    Nunca afinei o do meu, mas acho que tinha de tirar o encosto de braço completo. Ou então com muito jeitinho, meter as chaves pelo buraco do cinzeiro.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Esse inspector foi porreiro para ti, é que os valores de emissões às 3.000-3.500 rpm não davam para passar...

                                      Outro truque é ligar o ar condicionado na 2ª ou 3ª velocidade e produz o mesmo efeito. Não havendo AC, é acelerar.


                                      pois, pois...deves pensar que eu não estava de olha na máquina!!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por JeTBoy Ver Post
                                        DL, se há algo que ainda não entendi, é porque raio, das vezes em que ia ao concessionário (ia.... há alguns anos) me deixavam sempre o travão de mão afinado a travar logo com 1-2 clicks. Aliás, de tal forma que com 4-5 é o suficiente para deixar o carro estacionado a pique, sem descaír.

                                        Vê lá que até hoje nunca necessitei de os afinar. O 400 continua a travar bem em qualquer subida apenas com 2 clicks, o 214 já desafinou um pouco e vai aí nos 4 para ficar seguro, mas mesmo assim está optimo. E passaram anos!

                                        No Accord é uma chatisse, por mais afinado que seja fica sempre muito em cima, mas provavelmente é por ter discos atrás. De qualquer forma trava em cima (aí uns 7 clics), mas trava bem.
                                        No civic, concerto, rover 200 de cubos e cintas, não tem afinação automática. Se os cubos tiverem pouco calo (estavam novos na altura...) ajusta-se o afinador a deixar bem justinho, os cubos entram bem. Quando tiverem calo já não podem ficar tão afinados porque o cubo não vai entrar devido à beira que criou. No final deixa-se a folga mínima dos cabos de travão de mão que até pode começar a travar no primeiro dente.
                                        Nos travões de disco é geral travar em cima pois o accoinamento funciona nos próprios bombitos, logo não é tão "directo" como os cabos a esticar directamente as cintas contra os cubos...
                                        Editado pela última vez por telmauto; 14 February 2007, 11:38.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por JeTBoy Ver Post
                                          Como é que conseguiste afinar com a consola do Rover 400?
                                          Nunca afinei o do meu, mas acho que tinha de tirar o encosto de braço completo. Ou então com muito jeitinho, meter as chaves pelo buraco do cinzeiro.
                                          Tens que tirar a consola toda com o apoio de braços completo...é fácil, tirar os parafusos de lado e os que ficam por baixo da tampinha junto ao travão de mão...dp desligar as fichas dos vidros eléctricos...sai tudo inteiro
                                          cumps

                                          Comentário


                                            #22
                                            EU afinei com a consola, através do cinzeiro...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Mas o teu não tem apoio de braço, nesses tirando apenas o cinzeiro traseiro é bastante fácil e acessível.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por JeTBoy Ver Post
                                                Mas o teu não tem apoio de braço, nesses tirando apenas o cinzeiro traseiro é bastante fácil e acessível.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Boas,
                                                  Esclareçam-me uma dúvida se for possível.
                                                  O meu também vai até ao 7º clic, se fizer mais força até vai ao 9º. Mas o que eu quero perguntar é se os vosso bloqueiam as rodas completamente, quando por exemplo vão a 20kmh, puxam o travão e as rodas bloqueiam. Ou até a fazer um pião em alcatrão.
                                                  É que o meu, apesar de ter disco atrás (é o 1.6i es), mesmo depois de levar pastilhas novas ficou tal e qual, ou seja, não bloqueia as rodas em andamento, em terra bloqueia mas em alcatrão mesmo a fazer piões ele só bloqueias a roda com menos peso e mesmo assim mal.
                                                  De resto, com o carro parado o travão de mão imobiliza o carro perfeitamente mesmo em inclinações.
                                                  Nas minhas mãos o travão nunca foi afinado por baixo do apoio de braço porque na oficina disseram-me que é de afinação automática e que só se afina lá quando os cabos têm uma grande folga.
                                                  Cumps

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Nunca experimentei fazer isso de puxar em andamento, mas se ele trava perfeitamente quando parado, pode ser assim.
                                                    Quanto à afinação automática, é mentira pois debaixo da consola tens uma noz de afinação.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      mad... a corolla sw cá de casa... so travava no 8º ou 9º e mandou-se afinar ao abrigo da garantia e ... puff ao 2º tá bom

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por goncalogspot Ver Post
                                                        Boas,
                                                        Esclareçam-me uma dúvida se for possível.
                                                        O meu também vai até ao 7º clic, se fizer mais força até vai ao 9º. Mas o que eu quero perguntar é se os vosso bloqueiam as rodas completamente, quando por exemplo vão a 20kmh, puxam o travão e as rodas bloqueiam. Ou até a fazer um pião em alcatrão.
                                                        É que o meu, apesar de ter disco atrás (é o 1.6i es), mesmo depois de levar pastilhas novas ficou tal e qual, ou seja, não bloqueia as rodas em andamento, em terra bloqueia mas em alcatrão mesmo a fazer piões ele só bloqueias a roda com menos peso e mesmo assim mal.
                                                        De resto, com o carro parado o travão de mão imobiliza o carro perfeitamente mesmo em inclinações.
                                                        Nas minhas mãos o travão nunca foi afinado por baixo do apoio de braço porque na oficina disseram-me que é de afinação automática e que só se afina lá quando os cabos têm uma grande folga.
                                                        Cumps
                                                        Os meus também não derrapam facilmente ao puxar o travão de mão, pelo menos em alcatrão convencional e a andar para a frente.

                                                        O 214 é o único que faz isso por ter pneus mais finos (195/50R15) e por ser o mais leve.

                                                        Em relação à auto-afinação do sistema, existe no Rover 400 (no 214 não), suponho que no vosso 5p seja igual. Claro que isso não invalida que se tenha de afinar de forma mecânica.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por JeTBoy Ver Post
                                                          DL, se há algo que ainda não entendi, é porque raio, das vezes em que ia ao concessionário (ia.... há alguns anos) me deixavam sempre o travão de mão afinado a travar logo com 1-2 clicks.
                                                          Veio a travar no 1º click.

                                                          Embora para o deixar estacionado numa inclinação seja necessário o 2º.


                                                          A conta foi grande, como previsto... de maneira que espero só lá voltar daqui a 50 mil km. Agora vai ser um programa "Long Life" mas com óleo da treta.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por DL Ver Post
                                                            Tira o cinzeiro dos passageiros de trás e vês o parafuso/porca de ajuste, mas ele estava bom antes de trocarem os calços?

                                                            Poderá ser a afinação da folga entre os calços e os tambores (que é regulada individualmente em cada tambor) e não a regulação do travão de mão.

                                                            Talvez fosse melhor confirmar se foi bem feita essa afinação da folga dos calços antes de mexer no travão de mão.
                                                            certinho direitinho...

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X