"O desenho de um veículo limpo e seguro para seis a oito passageiros, chamado "MYBUS", mereceu ao seu autor, o português Nuno Teixeira, um Prémio de Excelência do Michelin Challenge Design 2007 nos Estados Unidos.
Em declarações à Lusa em Lisboa, onde trabalha, este designer de interiores de 34 anos confessou que o prémio o encheu de satisfação, por lhe "abrir portas e dar outra ênfase" ao seu trabalho.
O "MYBUS" esteve exposto em Janeiro no North American International Auto Show (NAIAS) de Detroit (Michigan), o principal certame de apresentação dos carros-conceito das grandes marcas mundiais e o primeiro da temporada deste tipo de mostras a nível mundial.
"Trata-se de um veículo concebido para ser seguro não só para os passageiros como para os pões, através das novas tecnologias de segurança pró-activa que integra", afirmou.
Conforto, protecção dos passageiros e interacção segura com outros veículos são-lhe conferidos por programas de estabilidade electrónica, controlo de cruzamento inteligente, travão por fios, sistemas de detecção traseira, retrovisores inteligentes e novos pneus "Twell" da Michelin - explicou.
Por outro lado, o recurso à energia eléctrica reduz o seu impacto ambiental e o perigo de explosão em caso de acidente - assinalou.
Não sendo híbrido, a energia é-lhe fornecida por células eléctricas colocadas sobre as rodas traseiras, fora das zonas de impacto mais óbvias.
Para melhorar a segurança, cada roda tem o seu próprio motor independente, de modo a que o computador de bordo lhes possa imprimir a energia ideal.
Em suma, o veículo funciona de acordo com as condições da estrada e o tipo de condução, e ajuda a antecipar e reagir a situações de acidente iminente.
Para Nuno Teixeira, todas estas características tornam o seu projecto "o veículo ideal para quem dá prioridade à segurança, sem renunciar ao estilo, ao design e ao conforto".
Quanto à viabilidade industrial do projecto, o jovem designer manifestou algum optimismo, por um lado "porque o Michelin Challenge só selecciona desenhos exequíveis" e por outro por se tratar de um conceito que visa o transporte seguro e limpo de uma família ou de qualquer pequena comunidade.
O Michelin Chalenge Design, dedicado este ano ao tema da segurança na estrada, contou com 260 concorrentes de 51 países e um júri de oito personalidades internacionais. O seu objectivo é o lançamento de projectos de veículos destinados ao mercado norte- americano.
Com trabalhos publicados em revistas especializadas e participações em vários concursos, Nuno Teixeira foi finalista em 2005 num concurso promovido pela SEAT Motors e a Automagazine Portugal com o seu projecto "SEAT Lince".
Licenciado em Artes Decorativas, no ramo de design de interiores, pela Escola Superior de Artes Decorativas da Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva, em 2000, tem-se dedicado também nos últimos anos ao design de casas, mobiliário, equipamentos, produtos, gráficos e páginas Web.
In http://www.rtp.pt/index.php?article=...isual=16&rss=0
Fotos da Máquina Lusa
Espectáculo de carro!!
Em declarações à Lusa em Lisboa, onde trabalha, este designer de interiores de 34 anos confessou que o prémio o encheu de satisfação, por lhe "abrir portas e dar outra ênfase" ao seu trabalho.
O "MYBUS" esteve exposto em Janeiro no North American International Auto Show (NAIAS) de Detroit (Michigan), o principal certame de apresentação dos carros-conceito das grandes marcas mundiais e o primeiro da temporada deste tipo de mostras a nível mundial.
"Trata-se de um veículo concebido para ser seguro não só para os passageiros como para os pões, através das novas tecnologias de segurança pró-activa que integra", afirmou.
Conforto, protecção dos passageiros e interacção segura com outros veículos são-lhe conferidos por programas de estabilidade electrónica, controlo de cruzamento inteligente, travão por fios, sistemas de detecção traseira, retrovisores inteligentes e novos pneus "Twell" da Michelin - explicou.
Por outro lado, o recurso à energia eléctrica reduz o seu impacto ambiental e o perigo de explosão em caso de acidente - assinalou.
Não sendo híbrido, a energia é-lhe fornecida por células eléctricas colocadas sobre as rodas traseiras, fora das zonas de impacto mais óbvias.
Para melhorar a segurança, cada roda tem o seu próprio motor independente, de modo a que o computador de bordo lhes possa imprimir a energia ideal.
Em suma, o veículo funciona de acordo com as condições da estrada e o tipo de condução, e ajuda a antecipar e reagir a situações de acidente iminente.
Para Nuno Teixeira, todas estas características tornam o seu projecto "o veículo ideal para quem dá prioridade à segurança, sem renunciar ao estilo, ao design e ao conforto".
Quanto à viabilidade industrial do projecto, o jovem designer manifestou algum optimismo, por um lado "porque o Michelin Challenge só selecciona desenhos exequíveis" e por outro por se tratar de um conceito que visa o transporte seguro e limpo de uma família ou de qualquer pequena comunidade.
O Michelin Chalenge Design, dedicado este ano ao tema da segurança na estrada, contou com 260 concorrentes de 51 países e um júri de oito personalidades internacionais. O seu objectivo é o lançamento de projectos de veículos destinados ao mercado norte- americano.
Com trabalhos publicados em revistas especializadas e participações em vários concursos, Nuno Teixeira foi finalista em 2005 num concurso promovido pela SEAT Motors e a Automagazine Portugal com o seu projecto "SEAT Lince".
Licenciado em Artes Decorativas, no ramo de design de interiores, pela Escola Superior de Artes Decorativas da Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva, em 2000, tem-se dedicado também nos últimos anos ao design de casas, mobiliário, equipamentos, produtos, gráficos e páginas Web.
Agência LUSA"
2007-02-06 13:00:01
In http://www.rtp.pt/index.php?article=...isual=16&rss=0
Fotos da Máquina Lusa
Espectáculo de carro!!
Comentário