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Diesel pode chegar à F1 !?

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    Diesel pode chegar à F1 !?

    Procurei e não encontrei comentários a esta noticia.
    Bombástica para muitos!!! LOL

    Marc Gené diz que o Diesel pode chegar à F1
    Após testar o modelo da Peugeot para as 24H de Le Mans, o espanhol diz que a Fórmula 1 pode utilizar motores a gasóleo no futuro.
    Marc Gené disse esta semana que acredita que os motores Diesel podem chegar à Fórmula 1 num futuro próximo. Após testar o modelo da Peugeot para as 24 Horas de Le Mans, o piloto de testes da Ferrari não vê motivos para que a categoria rainha do desporto automóvel não venha a utilizar motores a gasóleo.
    «Depois de pilotar o Peugeot 908, posso dizer que o Diesel é uma alternativa viável para a Fórmula 1. Antes não sabia o que esperar, mas agora sei que, em muitos aspectos, é possível comparar estes carros aos monolugares de F1», referiu o espanhol, que irá fazer equipa com Jacques Villeneuve aos comandos de um Peugeot, que estará equipado com um propulsor V12 de 5.5 litros de cilindrada.

    #2
    no fucking way!!!!!!

    Comentário


      #3
      É tudo uma questão de tempo.

      Comentário


        #4
        e deixa de haver publico nas bancadas, porque ng consegue ver nada para além da cortina de fumo

        Comentário


          #5
          acho perfeitamente normal...

          a pesquisa tem que ser paga!

          se vai ou não ser mais interessante? isso temos que ver!

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por 407 Coupé Ver Post
            e deixa de haver publico nas bancadas, porque ng consegue ver nada para além da cortina de fumo
            Por acaso não deitam pinta de fumo!
            Ao contrario de mtos cdi's e tdi's k andam por aí ...

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Gugul Ver Post
              Por acaso não deitam pinta de fumo!
              Ao contrario de mtos cdi's e tdi's k andam por aí ...
              Exactamente, e por exemplo o HDI V12 tem FAP...
              No fundo acho que polui menos quem um 3.5L V8 de F1
              e também deve gastar menos

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Cobra Ver Post
                Exactamente, e por exemplo o HDI V12 tem FAP...
                No fundo acho que polui menos quem um 3.5L V8 de F1
                e também deve gastar menos
                lololololol

                Comentário


                  #9
                  Porque não?

                  Diesel, GPL, eléctricos, óleo de fritar, nuclear, a pedais... o que importa é a performance.

                  Por mim podem experimentar tudo. Quem sabe se não descobrem que um carro movido a ar (a única coisa que ainda não pagamos) é que é verdadeiramente eficiente...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por JC Ver Post
                    Porque não?

                    Diesel, GPL, eléctricos, óleo de fritar, nuclear, a pedais... o que importa é a performance.

                    Por mim podem experimentar tudo. Quem sabe se não descobrem que um carro movido a ar (a única coisa que ainda não pagamos) é que é verdadeiramente eficiente...
                    não fales muito que ainda começamos a pagar pelo o2!!!

                    Comentário


                      #11
                      omg, os fumarolas estão a dominar isto

                      Comentário


                        #12
                        Não digo que não, a evolução é assim mesmo.

                        Comentário


                          #13
                          depois deixa-se de ouvir carros a 18000 rpm para ouvir alfaias agricolas a cortar as 7000 (nota tenho 2 diesel em casa e gosto mt)

                          Comentário


                            #14
                            Isso iria causar o colapso cardíaco de uns quantos diesel-haters cá do sítio!


                            ....venha de lá o diesel na F1

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por RedHeart Ver Post
                              Isso iria causar o colapso cardíaco de uns quantos diesel-haters cá do sítio!


                              ....venha de lá o diesel na F1

                              Vai ser dificil, mas não é por questões tecnicas, deve ser das ultimas coisas a mudar no regulamento da F1, com alguma pena minha pois eu gostaria que essas questões fossem mais liberalizadas, era uma maneira de os hibridos poderem lá chegar tambem...

                              Porque no fundo a F1 devia ser isso, cada uma das equipas usar as suas capacidades e tecnologia para obter a maior peformance independentemente do formato, combustivel, tecnologia do motor, bem como pneus e etc...


                              cpts

                              Comentário


                                #16
                                prost quer etanol na formula 1, me parece uma ideia melhor que diesel...

                                http://www.bbc.co.uk/portuguese/repo...tanol_dg.shtml

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                                  #17
                                  o gasoleo nunca vai para a f1 pela unica razao que o max mosley quer os f1 cada vez mais amigos do ambiente.

                                  alem disso por muito que achem que os vossos tdis andam bue e dão ratada em tudo o que mexe, nenhum motor a gasoleo vai algum dia dar 21500 rpms.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                    o gasoleo nunca vai para a f1 pela unica razao que o max mosley quer os f1 cada vez mais amigos do ambiente.

                                    alem disso por muito que achem que os vossos tdis andam bue e dão ratada em tudo o que mexe, nenhum motor a gasoleo vai algum dia dar 21500 rpms.
                                    Não são precisas altas rotações para se atingir os fins e depois há os turbo-compressores que já se fala que estão para breve o seu regreço á F1

                                    Comentário


                                      #19
                                      Na F1 precisas das rotações pq só assim consegues chegar às potencias "necessarias" com cilindradas tão baixas.

                                      E sim, é verdade que se poderá voltar aos turbinados, mas se isso vier a acontecer não será antes de 2010 e trará quase de certeza uma nova diminuição da cilindrada. Dessa forma com as restrições de cilindrada e pressões do turbo (como qdo houve a época dos turbinados) acho que será dificil vermos os diesel com potencias na casa dos otto.

                                      Relembrar que o Audi TDI de Le Mans tinha mais cilindrada e mais turbo que os outros carros a gasolina para poder ter niveis de potencia semelhantes.
                                      O motor em questão é uma V12 de 5.5 litros e bi-turbo que debita valores na casa dos 650/700cv. Um motor de F1 é um 2.4 litros atmosférico que debita valores acima dos 700cv!! E isso só se consegue com rotação ;)

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por The-Prophecy Ver Post
                                        Na F1 precisas das rotações pq só assim consegues chegar às potencias "necessarias" com cilindradas tão baixas.

                                        E sim, é verdade que se poderá voltar aos turbinados, mas se isso vier a acontecer não será antes de 2010 e trará quase de certeza uma nova diminuição da cilindrada. Dessa forma com as restrições de cilindrada e pressões do turbo (como qdo houve a época dos turbinados) acho que será dificil vermos os diesel com potencias na casa dos otto.

                                        Relembrar que o Audi TDI de Le Mans tinha mais cilindrada e mais turbo que os outros carros a gasolina para poder ter niveis de potencia semelhantes.
                                        O motor em questão é uma V12 de 5.5 litros e bi-turbo que debita valores na casa dos 650/700cv. Um motor de F1 é um 2.4 litros atmosférico que debita valores acima dos 700cv!! E isso só se consegue com rotação ;)
                                        Não esquecer que esse 2.4 atmosféricos sao feitos para durar 2 corridas de 1:30h cada, já os 5.5 bi-turbo, 24h de prego a fundo

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Rui Gonçalves Ver Post
                                          Não esquecer que esse 2.4 atmosféricos sao feitos para durar 2 corridas de 1:30h cada, já os 5.5 bi-turbo, 24h de prego a fundo
                                          Sim claro, mas tb ninguém (publico em geral) sabe se um motor de F1 dura mais ou não.

                                          O Audi fez 380 voltas na corrida de 2006. Cada uma com 13650 metros. O que dá mto kilometro (5187km) ! Mas por exemplo, o Renault fez 131 voltas ao circuto da catalunha sempre com o mesmo motor... Acredito que faria bem mais que essas sem dar problemas. Por outro lado o Audi tb o faria, n tenho dúvidas. Ou seja não é comparável.

                                          São feitos para coisas diferentes, mas já se discutiu mto num outro topico a "vantagem" do diesel e se as diferenças que permitiram ao Audi ganhar Le Mans com um diesel devem-se maioritáriamente ao facto de os diesel poderem ter mais cilindrada e mais turbo (pressao) que os otto. Se assim for na F1 poderá aparecer um diesel (isto se sempre vierem os turbinado). Se se jogar pelas mesmas regras para ambos os lados ainda falta muito para ver um diesel a ter as prestações de um otto.

                                          Comentário


                                            #22
                                            nao tou a ver um Ferrari F1 JTD Multijet V12

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por migueld Ver Post
                                              nao tou a ver um Ferrari F1 JTD Multijet V12
                                              Hehehe, se o diesel for parar à F1 a Ferrari ficará sozinha a fazer motores a gasolina Os primeiros a mudar devem ser a mercedes ou renault. Já estou a imaginar McLaren Mercedes CDI.

                                              Agora mais a sério... Não tenho nada contra os diesel no desporto automovel. Até gostei que o Audi tivesse ganho em Le Mans. O que não acho "justo" é os grandes defensores do diesel virem "gabar-se" (aqui e noutros foruns e locais) sobre esse "feito" quando as regras não eram iguais para todos. Era o mesmo que meter o Rossi numa YAMAHA DT e depois inscreverem-no no MOTOGP.

                                              No dia em que o diesel conseguir com a mesma cilindrada ter a mesma potencia e utilidade desportiva que um otto então sai uma .

                                              Até lá acho que é injusto para a gasolina ter sempre de competir com um motor maior, mais turbos e mais pressão.

                                              Comentário


                                                #24
                                                ou um toyota D4-D

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  FDs se a F1 já perde com a falta de emoção..........então se o rugido tipico que ainda faz um gajo dar umas dezenas de euros e ir á pista.......acaba

                                                  para dar lugar a um matracar com assobio!

                                                  O mundo está mesmo perdido

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por The-Prophecy Ver Post
                                                    Era o mesmo que meter o Rossi numa YAMAHA DT e depois inscreverem-no no MOTOGP.
                                                    Desde que a DT não tivesse problemas de chatter e não houvesse jogadas de bastidores da michelin... Acho que não era justo... para os outros pilotos!!!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      deixo de gostar de carros!!!!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        oh pah mas pk ke o povo não se mentaliza que um diesel NUNCA em toda a historia deste planeta consegue competir com a gasolina... fonix!!!

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Boas

                                                          Se cegasse a esse ponto o que eu me ia rir principalmente de algumas pessoas anti-diesel aqui do forum....

                                                          Não acho que fosse razão para se deixar de gostar de automóveis ou do desporto automóvel acho que só vinha trazer mais competição e com as regras cada vez mais apertadas a uma evoluçãpo da tecnologia tanto gasolina com Diesel para os nossos carros(menos gastadores e mais ecologicos)

                                                          Quanto ao etanol é uma hipotese mais que valida.

                                                          E sim os diesel já ganharam em Le Mans quer tenha sido ou não uma operação de marketing.

                                                          E não digam que os diesel são mais resistentes porque não considero uma razão valida uma vez que os gasolina já ganham há decadas as corridas de resistência e ninguem fala disso.

                                                          Abraços

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Por agora enquanto os turbos forem proibidos na F1 os diesel não teem qualquer hipotese e desde que os regulamentos sejam iguais para diesel e gasolina os motores a gasoleo continuam a não ter qualquer tipo de hipotese.

                                                            Comentário

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