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Quem têm Xantia 1.6i que me possa ajudar?

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    Quem têm Xantia 1.6i que me possa ajudar?

    Ora boas, o assunto é o seguinte:ando a procurar um carro não muito caro para o meu filho e como em Portugal quase ninguém gosta da Citroen são carros acessíveis em 2ª mão,só que gostava de ter algumas informações de forunistas com experiência da marca e do modelo.Obrigado a todos que me ajudarem.

    #2
    Já compras um xsara barato, a menos de 4000/5000€!

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      #3
      É um carro fiável, e bastante seguro em termos de comportamento, só que na compra de um carro destes é preciso estar ciente que é importante que seja feita a manutenção à suspensão nos intervalos estipulados pela marca, e a manutenção para estes modelos não é propriamente barata...

      A nivel de motor, o 1.6 é pouco lento a desenvolver. É acima de tudo um carro idealizado para fazer viagens.

      Pessoalmente penso que não é o carro ideal para um jovem começar, a menos que seja um apreciador deste modelo.

      Uma melhor opção seria um Saxo ou um Xsara.

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        #4
        Quase ninguém gosta de Citroens, não é bem verdade. Existem muitos clubes de Citroens en Portugal e bastantes encontros com muitas viaturas especialmente os 2CV. Quanto á desvalorização ela é superior nas viaturas com suspênção hidropneumática, por questão de "tese" de que são carros problemáticos.Uma coisa é certa um carro em segunda mão é uma carta fechada, que não se sabe o que vai la dentro

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          #5
          Os modelos com suspensão hidraulica só são problemáticos se a manutenção da suspensão não for cumprida, que é o que acontece muitas vezes. A juntar a isso está o facto de haver falta de mão de obra especializada na concorrência, e da marca praticar preços elevados de manutenção nestes modelos.

          É por isso que estes modelos desvalorizam bastante.

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            #6
            Eu pessoalmente tenho vários Citroën, um deles é um Xantia e a minha preferência continua a recair no modelo BX! É de longe muito menos problemático que o Xantia, traz uma suspensão menos complicada, é muito divertido de se conduzir, dá a sensação de irmos numa nuvem fofa, é económico, no caso dos modelos diesel e do 1.1! O Xantia é bonito esteticamente, mas traz os males de todos os carros de agora, manutenção cara! Por exemplo para mudar uma correia de distribuição gasta-se uma fortuna, depois traz uma data de válvulas e sondas de comando electrónico, que de vez em quando nos deixam ficar na rua! Existe um conjunto de válvulas que regulam a pressão da suspensão que quando avariam fazem rebentar os tubos de suspensão! Enfim... talvez seja melhor optar por um ZX enterprise, por um BX TRD, porque TZD já não é tão bom, por um AX ou um Saxo!

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              #7
              Tenho um tio em Lamego que tem um Xantia 1.6 do ano de 1996.
              Ele praticamente só o usa para viagens ao Porto (1x por mês) e ao Algarve no Verão.

              É um carro muito confortável, quanto ao motor os 90 cv´s não fazem milagres mas é um carro muito fiel para aquilo que é, ou seja é um bom carro para uma família.

              O motor não sendo bastante gastador, também não é dos mais económicos (julgo que faz médias de 8.5/9L).

              Ou seja, julgo que é um bom carrito para se comprar tendo em conta os preços de mercado dele.

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                #8
                citação:Originalmente colocada por Citroenigma

                Eu pessoalmente tenho vários Citroën, um deles é um Xantia e a minha preferência continua a recair no modelo BX! É de longe muito menos problemático que o Xantia, traz uma suspensão menos complicada, é muito divertido de se conduzir, dá a sensação de irmos numa nuvem fofa, é económico, no caso dos modelos diesel e do 1.1! O Xantia é bonito esteticamente, mas traz os males de todos os carros de agora, manutenção cara! Por exemplo para mudar uma correia de distribuição gasta-se uma fortuna, depois traz uma data de válvulas e sondas de comando electrónico, que de vez em quando nos deixam ficar na rua! Existe um conjunto de válvulas que regulam a pressão da suspensão que quando avariam fazem rebentar os tubos de suspensão! Enfim... talvez seja melhor optar por um ZX enterprise, por um BX TRD, porque TZD já não é tão bom, por um AX ou um Saxo!
                Que tubos de suspensao é que rebentam? [:0] Nunca ouvi falar nada disso. Nao te referes as esferas da frente rebentarem? Mas isso nao tem nada haver com valvulas, mas sim com manutençao deficiente.
                Aliás, nao concordo nada com o que dizes do Xantia: desde que a manutençao da suspensao esteja em ordem, nao dá problema nenhum! Autêntico relógio suiço [^] e é o 2º Xantia que temos ca em casa;)

                Carlos Campos, é até quanto o orçamento? Provavelmente dara para comprar Xantias II1.816v. Nao é dificil encontrar Xantias mais baratos que 1 Xsara, mesmo sendo do mesmo ano e motor semelhante. Enfim, leis do mercado[xx(]

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                  #9
                  Passou um desses cá por casa e é um bocado pastelão nas subidas, quanto ao resto é 5 estrelas ;)

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                    #10
                    citação:Originalmente colocada por SAM

                    Quase ninguém gosta de Citroens, não é bem verdade. Existem muitos clubes de Citroens en Portugal e bastantes encontros com muitas viaturas especialmente os 2CV. Quanto á desvalorização ela é superior nas viaturas com suspênção hidropneumática, por questão de "tese" de que são carros problemáticos.Uma coisa é certa um carro em segunda mão é uma carta fechada, que não se sabe o que vai la dentro
                    É como os novos...;) O q eu conheço mais é broncas em carros à estreia, e com as, cada vez mais, novas modernices, cada vez mais broncas...

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                      #11
                      olha tive a ver vários xantias durante alguns meses pq tive pa comprar um, de 94/95

                      a verdade é que sao bons carros, nada por ai além em termos de prestações, consumos aceitaveis, extremamente confortaveis, com uma estética subjectiva......

                      preços muito bons, tem cuidado com as suspensoes, lê outros topicos sobre o xantia que existem no forum!!!

                      se o teu filho gosta de "banheiras" tens no xantia uma boa opcção!

                      o 1.8 é mil vezes melhor que o 1.6 e tem consumos identicos quase!!

                      o 1.6 é pastelao até dizer chega......no meu primera tenho um 1.6 tbem de 90cv mas .......wow......nao tem nadinha a ver!!!

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                        #12
                        esqueci me de te dizer....está anunciado um xantia 1.6 por 1250 euros no ocasiao, de sto andré, tive pa comprar esse carro, so teve um dono, o filho do homem é que tá a tratar do noegocio!!

                        o carro está em muito bom estado mecanico e perfeito de interiores, o unico problema é a pintura que está meia gasta do sol, mas compras isso por 1100€ e com 400 dás lhe um banho de tinta que fica como novo, o homem mudou as esferas todas da susp há relativamente pouco tempo!! é um optimo negocio!

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                          #13
                          Eu tive um Xantia 1.6i durante 8 anos, de motor nunca deu problemas, mas é um arrastão em cidade, mas com o carro vazio era fixe ouvir o roncar do motor..lol..é carro de estrada, foi comprado com 45000km, modelo 96, ainda o primeiro, com grelha diferente da original, emblema na frente em vez de em cima do capô, nunca ouvi estalidos na suspensão, só no BX de vez em quando..em cidade(Gaia-Porto-,muito para arranca) é um arrastão e gastador, chegava a fazer 400 km com um depósito(sem entrar na reserva) com 65l...em estrada gastava pouco, fazia uns 650/700km a 100/110..a partir daí..vai la vai..problema da temperatura, também acontecia isso de subir muito e depois baixar, e quando andava em filas de trânsito muito tempo...começava a desligar-se...problema que nem a Citroen nem mais 4 mecanicos externos conseguiu alguma vez resolver..de resto nem motor nem suspensao deram problemas até aos 110 000km, altura em k foi trocado.Eléctrica tb se passava de vez em quando, mais nos 4 piscas..e na ventilaçao..de resto carro excelente...mas isso de se ir abaixo no transito era irritante, até pq as vezes depois recusava-se a pegar..chegou-me a acontecer por duas vezes em semaforos...tudo a apitar...lolol...um amigo meu mecanico suspeitava que seria defeito da centralina, mas nao chegamos a experimentar mais nenhuma...a gasolina começou a subir em flecha, e apareceu um hdi activa no filinto mota em dezembro de 2005,com 90 000km, e troucou-se...até ver excelente compra, e a suspensao nao faz cliques...da é uns abanoes quando o carro para numa zona desnivelada e ele começa a tentar endireitar-se..lol..e anda de carago...conforto e resto tanto num como noutro nem vale a pena comentar...é Citroen..
                          Mas o 1.6 não aconselho a ninguém, do 1,8 para cima sim...até pq o 1600 saiu deproposito para o mercado de leste e portugal devido a carga fiscal..foi lançado com 1800, 2000, 2000 16v, e o 1900TD, da era de 93 é claro

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