Este fórum é amigo...
Numa época de crise, afirmada reiteradamente em toda a parte - do vendedor de castanhas ao mais bem sucedido broker - não passa um dia em que não falemos de coisas raras e caras.
Mais estranho do que isso é uma clara tentativa de extrair status dos nossos vulgares automóveis, como se o sucesso da Ferrari na F1 se propagasse a qualquer modelo do grupo Fiat e daí para o domingueiro condutor do Fiat 127, se a prestação da Ford no Mundial de Ralis fosse geneticamente implantada nas mecânicas do Ford Cortina e passasse, numa improvável osmose com o volante, para as mãos do seu piloto ou se a longa e brilhante história da Mercedes se transmutasse deliberadamente em status ao volante do SsangYong...
O automóvel é uma espécie de gerador de auto-estima com rodas (e esse é um dos seus principais defeitos...)
Neste fórum já vi menções ao status que confere a condução de um Audi, um BMW, um VW. Até há quem fale no status da Honda. Pessoalmente, penso que os Tata também têm o seu charme... e, para mim que ando geralmente de Ford Focus, acho absoluta e resolutamente carregado de status até às mais cromadas barras do tejadilho, qualquer coisa que tenha na sua fronte uma oval azul...
Mas, na infindável lista de modelos disponíveis no nosso mercado, alguns há que têm uma característica que lhes confere algum indesmentível status.
São os mais caros, os mais raros e - alguns - os mais desejados.
Baseando-me na lista de novos do portal AH aqui fica a lista dos 15 mais (e uma comparação imobiliária):
Moradia - Aldeia de Juzo . 7 ass., 200 m², viv: geminada c/3quartos todos c/ roupeiro e 2 c/ varanda,2 salas, 2 wc, cozinha, despensa, 2 sotãos, logradouro c/ telheiro, terraço c/barbecue e grande cave. 250.000 € (Fonte: Jornal Ocasião)
Ferrari 575M Maranello ........................... 251.192,00
Bentley Continental GTC ....................258.664,73
Mercedes Benz SL 65 AMG ......................275.912,27
Ferrari 599 GTB F1 ..................................279.319,00
Ferrari 612 Scaglietti F1 ..........................285.340,00
Mercedes Benz S 65 AMG ........................285.404,52
Ferrari Superamerica F1 ..........................305.668,00
Lamborghini Murciélago Coupé LP640 .....328.953,13
Aston Martin Vanquish .......................329.617,20
Bentley Arnage R ...................................332.597,37
Bentley Arnage T ............................348.956,57
Maybach 57 ...................................456.821,40
Maybach 57 S ................................512.886,80
Maybach 62 ...................................525.307,40
Maybach 62 S ..................................578.589,80
Bem sei que há outros ainda mais raros e exclusivos - como os supercarros - mas não fazem parte da lista "oficial" e, objectivamente, não podiam fazer parte da listagem, que se pretendia o mais realista possível [mesmo atendendo que estamos no campo do surreal para a maior parte dos cidadãos].
Já disse noutro tópico que considero que o tal-do-status não é uma doença infecto-contagiosa e que os condutores de qualquer carro não "herdam" do mesmo qualquer pedigree só porque nele se sentam durante um limitado período de tempo. Ainda assim julgo que a única forma objectiva de caracterizar uma-espécie-de-estatuto é através do preço, já que não é possível transformar em números o peso da história, o percurso no desporto automóvel, os modelos que ficaram nas nossas memórias, etc.
Apelando à nossa humana tendência para a estereotipagem consideram que a lista acima, ordenada por preços, demonstra bem aquilo que se poderia designar por "lista de carros com status"?
Ou dinheiro não tem nada a ver com status?
Nota do escrevinhador: Salvaguardo, desde já, que não tenho interesse em discutir a origem etimológica do termo "status". Sei bem que, aplicada ao mundo automóvel, quer dizer várias coisas e - este fórum tem-no demonstrado várias vezes - na maior parte delas não significa coisa nenhuma. A utilização do termo é propositada para tornar mais simples o entendimento do propósito do post.
Numa época de crise, afirmada reiteradamente em toda a parte - do vendedor de castanhas ao mais bem sucedido broker - não passa um dia em que não falemos de coisas raras e caras.
Mais estranho do que isso é uma clara tentativa de extrair status dos nossos vulgares automóveis, como se o sucesso da Ferrari na F1 se propagasse a qualquer modelo do grupo Fiat e daí para o domingueiro condutor do Fiat 127, se a prestação da Ford no Mundial de Ralis fosse geneticamente implantada nas mecânicas do Ford Cortina e passasse, numa improvável osmose com o volante, para as mãos do seu piloto ou se a longa e brilhante história da Mercedes se transmutasse deliberadamente em status ao volante do SsangYong...
O automóvel é uma espécie de gerador de auto-estima com rodas (e esse é um dos seus principais defeitos...)
Neste fórum já vi menções ao status que confere a condução de um Audi, um BMW, um VW. Até há quem fale no status da Honda. Pessoalmente, penso que os Tata também têm o seu charme... e, para mim que ando geralmente de Ford Focus, acho absoluta e resolutamente carregado de status até às mais cromadas barras do tejadilho, qualquer coisa que tenha na sua fronte uma oval azul...
Mas, na infindável lista de modelos disponíveis no nosso mercado, alguns há que têm uma característica que lhes confere algum indesmentível status.
São os mais caros, os mais raros e - alguns - os mais desejados.
Baseando-me na lista de novos do portal AH aqui fica a lista dos 15 mais (e uma comparação imobiliária):
Moradia - Aldeia de Juzo . 7 ass., 200 m², viv: geminada c/3quartos todos c/ roupeiro e 2 c/ varanda,2 salas, 2 wc, cozinha, despensa, 2 sotãos, logradouro c/ telheiro, terraço c/barbecue e grande cave. 250.000 € (Fonte: Jornal Ocasião)
Ferrari 575M Maranello ........................... 251.192,00
Bentley Continental GTC ....................258.664,73
Mercedes Benz SL 65 AMG ......................275.912,27
Ferrari 599 GTB F1 ..................................279.319,00
Ferrari 612 Scaglietti F1 ..........................285.340,00
Mercedes Benz S 65 AMG ........................285.404,52
Ferrari Superamerica F1 ..........................305.668,00
Lamborghini Murciélago Coupé LP640 .....328.953,13
Aston Martin Vanquish .......................329.617,20
Bentley Arnage R ...................................332.597,37
Bentley Arnage T ............................348.956,57
Maybach 57 ...................................456.821,40
Maybach 57 S ................................512.886,80
Maybach 62 ...................................525.307,40
Maybach 62 S ..................................578.589,80
Bem sei que há outros ainda mais raros e exclusivos - como os supercarros - mas não fazem parte da lista "oficial" e, objectivamente, não podiam fazer parte da listagem, que se pretendia o mais realista possível [mesmo atendendo que estamos no campo do surreal para a maior parte dos cidadãos].
Já disse noutro tópico que considero que o tal-do-status não é uma doença infecto-contagiosa e que os condutores de qualquer carro não "herdam" do mesmo qualquer pedigree só porque nele se sentam durante um limitado período de tempo. Ainda assim julgo que a única forma objectiva de caracterizar uma-espécie-de-estatuto é através do preço, já que não é possível transformar em números o peso da história, o percurso no desporto automóvel, os modelos que ficaram nas nossas memórias, etc.
Apelando à nossa humana tendência para a estereotipagem consideram que a lista acima, ordenada por preços, demonstra bem aquilo que se poderia designar por "lista de carros com status"?
Ou dinheiro não tem nada a ver com status?
Nota do escrevinhador: Salvaguardo, desde já, que não tenho interesse em discutir a origem etimológica do termo "status". Sei bem que, aplicada ao mundo automóvel, quer dizer várias coisas e - este fórum tem-no demonstrado várias vezes - na maior parte delas não significa coisa nenhuma. A utilização do termo é propositada para tornar mais simples o entendimento do propósito do post.
Comentário