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    Baterias - Ajuda

    Boa tarde a todos,

    A bateria da minha Sharan começa a dar ares de cansaço. Como tenho garagem, aí não surge qq tipo de problemas mas quando fica fora de noite, ui, ui...para pegar já é do caneco...

    Por isso está na altura. A que lá está é de origem. Carro de Dez/00, portanto 7 anitos acho que não está mal.

    A sua marca é uma VARTA de 70 amperes e trezento e tal de arranque.

    Sou de Lisboa e a questão é:

    Devo manter VARTA? e onde as adquiro?

    Ou devo colocar umas Autosil (STC 70 por 66€ já com montagem)

    Ou há outras alternativas??

    Obrigado
    CM

    #2
    Boa tarde a todos,

    A bateria da minha Sharan começa a dar ares de cansaço. Como tenho garagem, aí não surge qq tipo de problemas mas quando fica fora de noite, ui, ui...para pegar já é do caneco...

    Por isso está na altura. A que lá está é de origem. Carro de Dez/00, portanto 7 anitos acho que não está mal.

    A sua marca é uma VARTA de 70 amperes e trezento e tal de arranque.

    Sou de Lisboa e a questão é:

    Devo manter VARTA? e onde as adquiro?

    Ou devo colocar umas Autosil (STC 70 por 66€ já com montagem)

    Ou há outras alternativas??

    Obrigado
    CM
    pessoalmente punha a Autosil, são de boa qualidade e são de produção nacional!

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      #3
      Mete a mais barata que encontrares para o modelo em questão e faz a manutenção (verificar o nível de electrólito de 2 em 2 anos +/-).

      Comentário


        #4
        Tenho uma autosil a 3 anos e ate agora 5 estrelas e ficou quase pela metade do preço e é produto nacional. Espero ter ajudado.

        Comentário


          #5
          Mete uma AutoSil... São as baterias usadas pelo serviço de mobilidade, são mais baratas que alguma marcas "com nome" e não se ficam em nada atrás dessas "de marca". Tem também a mais-valia de ser nacional.

          Comentário


            #6
            Que modelo é a Sharan?

            Estou a perguntar isto, porque para ter tão pouco de arranque em principio é a Gasolina (ou se não é, essa bateria com tão pouco de arranque é adequada para motores a gasolina e não a gasóleo)

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              #7
              Obrigado a todos pela vossa ajuda.

              Pois é, esqueci-me desse pormenor. É uma 1.9 TDI e eu que de baterias nada percebo, já me apercebi que os tais ultimos 3 digitos correspondem ao indice de arranque (é assim que se diz??) é muito baixo (acho que são 350??) Até já me disseram que poderia usar de 60 amp. e com um indece tipo 500 ou 600 que ja dava. O facto é que a que lá esta, a tal Varta é de origem e tem esses valores e nunca me deixou ficar mal.


              Na lista da TUDOR diz que para este modelo basta uma de 66 amp., na VW disseram-me que tem de ser uma de 72 amp. e nem sabiam qual o indice de arranque das baterias da marca VW mas logo esqueci o assunto qdo me disseram que custavam 160 € mais IVA.

              Será que posso arriscar uma da Autosil, Silver de 60 amp e com um indice de arranque na ordem dos 500???

              Cumprimentos,

              CM

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                #8
                A bateria aconselhada para a Sharan, seria de ter à volta de 65Ah e no mínimo 650A (forçca de arranque).

                Se arranjares uma bateria assim, independentemente da marca (e se os valores que leas tem correspondem), em principio ela irá aguentar-se, porque tyem força bastante para o que o motor exige.

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                  #9
                  Desde que corresponda à caracteristicas da de origem...
                  Em termos de marcas, posso dizer que aqui em casa a original Opel/GM durou uns 7 ou 8 anos, depois uma Autosil durou uns 3-5 anos, outra Autosil durou 1-2 anos e agora está com uma de uma marca que nem me lembro nem nunca tinha ouvido falar, foi a mais barata que estava no hipermercado e está a durar uns 2 anos até agora...

                  Comentário


                    #10
                    Uma Varta aí de uns 90Ah sem manutenção vai durar muito tempo... comprei 2, uma para a Hilux e outra para a Passat... e lá estão... e estão...
                    Para o Corsa também tive finalmente de comprar uma, 7 anos depois...
                    Comprei outra bateria igual de 55Ah por 37€...

                    Comentário


                      #11
                      Boas

                      Um conselho é que comprem sempre baterias por formar ou seja a seco com o electrólito á parte, assim têm a certaza que a bateria é formada naquele dia, pois se já comprarem a bateria formada ela pode estar na loja á um ano ou mais .

                      Comentário


                        #12
                        E onde se compram assim? Porque em todo lado já vêem "feitas", desculpa a ignorância mas essas secas depois é só meter o electrólito e já tá pronta a funcionar, não precisa de carga?! Cpts

                        Comentário


                          #13
                          Se fores a uma casa de peças auto podes lá encontrar essas baterias e de várias marcas. O processo de formação da bateria é simples, a bateria seca geralmente vem acompanhada de 6 frascos individuaís, é só deitar o conteudo desses frascos nos orificios superiores da bateria esperar 20 min. montar a bateria e depois andar com o carro cerca de 30min de seguida para garantir uma boa carga á bateria. E já está é tão simples como isto!

                          Cumps.

                          Comentário


                            #14
                            Sim, exactamente. Muita gente gosta de pôr as baterias a carregar depois de juntar o ácido. Não é necessário, mas pode fazer-se... Andar com o carro um bocado tem o mesmo efeito...

                            Comentário


                              #15
                              OK, tamos sempre a aprender! Na próxima que precisar (espero que seja daqui por muito tempo) já sei como fazer, obrigado cpts

                              Comentário


                                #16
                                Obrigado a todos pela preciosa ajuda.

                                ....mas já está. Decidi pela Autosil de 70 amp.. Por 65 aéreos (já com IVA e instalação) não me pareceu mau.

                                Agora é esperar que tudo corra bem e que tenha sorte. Pelo menos o "pegar" é completamente diferente, bastante mais rapido e "vigoroso".

                                Obrigado a todos mais uma vez
                                CM

                                Comentário


                                  #17
                                  Boa tarde!

                                  Tenho que trocar a bateria (tem 8 anos) de um Mercedes classe A170 CDI, já estive a ler alguns tópicos sobre este assunto e já vi que o melhor é comprar numa casa de peças a bateria, mas agora tenho uma questão, aquilo troca-se bem ou o melhor é ir a uma oficina comprar e eles montam lá ?? Aquilo tem alguma ciência ou nem por isso ?? Já agora aconcelham alguma casa em especial, para comprar ou trocar lá a bateria na zona de Setúbal??

                                  PS: Conheço uma pessoa que percebe de electricidade para o caso de ser necessário.

                                  Cumprimentos

                                  Comentário


                                    #18
                                    Eu comprei uma de 72 amperes para o meu PuntoTD70 no verão passado de uma marca rasca e custou-me 85 euros depois de regatear o preço que era 95 euros com iva. A marca não me recordo. É o preço de viver no alentejo...
                                    Originalmente Colocado por Carlos Mesquita Ver Post
                                    Obrigado a todos pela preciosa ajuda.

                                    ....mas já está. Decidi pela Autosil de 70 amp.. Por 65 aéreos (já com IVA e instalação)não me pareceu mau.

                                    Agora é esperar que tudo corra bem e que tenha sorte. Pelo menos o "pegar" é completamente diferente, bastante mais rapido e "vigoroso".

                                    Obrigado a todos mais uma vez
                                    CM

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                                      #19
                                      Depende dos conhecimentos que tenhas sobre o assunto. Eu já mudei por duas vezes a bateria do meu sem problemas.
                                      Originalmente Colocado por acca Ver Post
                                      Boa tarde!

                                      Tenho que trocar a bateria (tem 8 anos) de um Mercedes classe A170 CDI, já estive a ler alguns tópicos sobre este assunto e já vi que o melhor é comprar numa casa de peças a bateria, mas agora tenho uma questão, aquilo troca-se bem ou o melhor é ir a uma oficina comprar e eles montam lá ?? Aquilo tem alguma ciência ou nem por isso ?? Já agora aconcelham alguma casa em especial, para comprar ou trocar lá a bateria na zona de Setúbal??

                                      PS: Conheço uma pessoa que percebe de electricidade para o caso de ser necessário.

                                      Cumprimentos

                                      Comentário


                                        #20
                                        Já agora e para explicar as medidas das baterias.


                                        Originalmente Colocado por nto Ver Post

                                        As baterias tem duas ordens de "grandeza"/potência e que são:

                                        - Letra "Ah" que equivale à amperagem hora e que é indicada por dois digitos seguido das letras, exemplo: "44 Ah"

                                        - Letras "A" que é a capacidade de arranque e que é indicada por três dígitos seguidos das letras, exemplo "600 A"

                                        O problema é que muitas baterias não trazem a capacidade de arranque indicadas nas mesmas.

                                        Sendo que o mais importante na hora de colocar o carro a trabalhar, será a capacidade de arranque (quanto maior melhor) e não a amperagem hora.

                                        Sendo o teu motor o 1.9SDI, os requisitos mínimos são: 70Ah e 640A (como já tinha referido acima)

                                        Agora acredito é que a tua capacidade de arranque possa estar enfraquecida.

                                        Em todo o caso e na procura de baterias, tenta ver se as mesmas tem as duas ordens de grandeza.

                                        É que poderá ter uma bateria com 74AH e 600A e outra com 70AH e 680A.

                                        A mais adequada e que terá mais potência para colocar o carro a trabalhar, será a de 70Ah e 680A.

                                        in: http://forum.autohoje.com/boxes/9217...post1063831148

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                                          #21
                                          Originalmente Colocado por acca Ver Post
                                          Boa tarde!

                                          Tenho que trocar a bateria (tem 8 anos) de um Mercedes classe A170 CDI, já estive a ler alguns tópicos sobre este assunto e já vi que o melhor é comprar numa casa de peças a bateria, mas agora tenho uma questão, aquilo troca-se bem ou o melhor é ir a uma oficina comprar e eles montam lá ?? Aquilo tem alguma ciência ou nem por isso ?? Já agora aconcelham alguma casa em especial, para comprar ou trocar lá a bateria na zona de Setúbal??

                                          PS: Conheço uma pessoa que percebe de electricidade para o caso de ser necessário.

                                          Cumprimentos

                                          Desde que tenhas as chaves, a troca da bateria não é nenhuma ciência.

                                          Verifica é se tens rádio com código e se sim, trata de ver onde o tens, porque possivelmente, terás de introduzir o código a seguir.

                                          Quanto ao procedimento para retirar bateria do carro, desligar primeiro o cabo negativo e somente o positivo.

                                          Depois na instalação da nova bateria, proceder ao inverso, ou seja, ligar primeiro o cabo positivo e o negativo depois.

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                                            #22
                                            Ao que o nto disse só acrescento uma coisa que normalmente faço pois as electrónicas por vezes pregam umas partidas:

                                            Quando se liga a bateria nova, deixar a chave fora do veiculo ou deixar uma porta aberta pois o carro trancar-se sozinho não é impossível.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                              Ao que o nto disse só acrescento uma coisa que normalmente faço pois as electrónicas por vezes pregam umas partidas:

                                              Quando se liga a bateria nova, deixar a chave fora do veiculo ou deixar uma porta aberta pois o carro trancar-se sozinho não é impossível.

                                              Sim, de facto será conveniente ter esse cuidado.

                                              Por vezes a electrónica lá quer fazer das suas.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por acca Ver Post
                                                Boa tarde!

                                                Tenho que trocar a bateria (tem 8 anos) de um Mercedes classe A170 CDI, já estive a ler alguns tópicos sobre este assunto e já vi que o melhor é comprar numa casa de peças a bateria, mas agora tenho uma questão, aquilo troca-se bem ou o melhor é ir a uma oficina comprar e eles montam lá ?? Aquilo tem alguma ciência ou nem por isso ?? Já agora aconcelham alguma casa em especial, para comprar ou trocar lá a bateria na zona de Setúbal??

                                                PS: Conheço uma pessoa que percebe de electricidade para o caso de ser necessário.

                                                Cumprimentos
                                                Perde uns minutos e telefona para casas a pedir preços. Compensa.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Boa tarde

                                                  Desde já obrigado pelas respostas!

                                                  Pelo que estive a ver, baterias para este carro (12v; 55Ah; 520A) rondam os 100€, pelo que vou ver se encontro alguma oficina que a meta a esse preço (+/-), já que percebo quase nada disso e o carro não pode ficar 3 dias desligado que só pega com os cabos.

                                                  Cumprimentos

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Bem procurado, arranjas por uns 70€. E da Varta, por exemplo.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Zell Ver Post
                                                      Bem procurado, arranjas por uns 70€. E da Varta, por exemplo.
                                                      Boa tarde

                                                      A bateria já foi trocada: 85€ uma Tudor.

                                                      Foi trocada numa oficina, ainda deu trabalho a tirar, acho que estava calcinada (também com 8 anos ali sem manutenção nenhuma), pelo que acho que nem foi muito caro.

                                                      Cumprimentos

                                                      Comentário

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