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Encontro imediato com um BMW 335i

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    Encontro imediato com um BMW 335i

    Hoje ao início da tarde fui dar uma volta com o meu Accord Type-R aqui na zona. Meto-me pelo marginal rumo a Cascais e depois em direcção ao Guincho.

    Mesmo antes das bombas que estão junto a uma das entradas para a Quinta da Marinha, primeiro contacto visual com um Lamborghini Gallardo preto que vinha em sentido contrário. Já vi este carro por diversas vezes (inclusivé já esteve estacionado mesmo ao pé da minha casa) e nunca me canso de olhar para ele. O carro é mesmo baixo! Linhas espectaculares e um barulho de motor inconfundível.

    Depois deste encontro breve, sigo em direcção ao guincho. Vou em toada de passeio até porque estou numa zona de traço contínuo e tenho à minha frente dois automóveis em andamento lento. O que vai atrás resolve ultrapassar assim que o traço passa a descontínuo e eu faço o mesmo, aproveitando para "esticar" um pouco a 3ª do ATR e ultrapassar os dois de uma assentada. Não tendo ninguém à minha frente passo para 4ª e depois 5ª. Aproveito para fazer algumas curvas largas numa toada mais rápida (coisa rara de se poder fazer nesta estrada a um fim-de-semana) mas depois tenho que reduzir o andamento uma vez que apanho um grupo de 5 carros a andar nas calmas.

    Aqui é que começa a razão deste post. O último carro do grupo é um BMW 335i Coupé (o tal dos 2 turbos e mais de 300cv) de matrícula alemã. O carro é muito bonito de traseira (ao contrário dos outros série 3) com uns faróis mais estreitos e compridos e duas ponteiras de escape (uma em cada extremo) a evidenciarem tratar-se de um versão especial. Côr: cinza rato metalizado.

    Ás tantas, o condutor (era um tipo de meia idade, como eu) resolve que está farto de "ir a pisar ovos" e vai de ultrapassar aquele pessoal todo. Pé no acelerador, o BMW sai disparado e com um ronco soberbo ultrapassa de uma assentada os carros que tinha à sua frente. Resolvo segui-lo, até porque me queria certificar que o som que estava a ouvir era mesmo do 335i.

    O carro devia ter caixa automática sequencial, pois a forma como as mudanças entravam não se assemelhava a uma caixa manual. Bom, chegados ao Guincho fiquei na expectativa de ver se ele iria em frente para a Malveira da Serra, o que aconteceu e, assim, pude seguir esta "bomba" por mais uns quilómetros.

    Aliás seriam bem mais quilómetros juntos. Bem, nessa estrada que vai do Guincho para a Malveira da Serra, deu para verificar novamente o poder de aceleração do bicho e sobretudo o som fabuloso que emanava daqueles escapes sempre que o tipo resolvia ultrapassar (e fê-lo por duas vezes e com pouco espaço, embora isso não tivesse constituído qualquer problema dado o poder de ultrapassagem deste BMW). Sempre colado ao BMW, lá segui até ao entrocamento da Malveira da Serra. O meu destino era ir até à Beloura, via estrada da Lagoa Azul. Qual não é o meu espanto, o tipo vira à direita e mais tarde à esquerda e aí fiquei a pensar: queres ver que o tipo vai pela Lagoa Azul?

    Nem mais, um pouco à frente vira à esquerda e entra na estrada que vai dar à Lagoa Azul. Bingo! Pensei logo, vamos lá ver como é que o BMW e o seu condutor se portam aqui nesta estrada sinuosa.

    O início desta estrada é, nos primeiros 100 - 200 metros, em empedrado de muito mau piso. Apanhámos uma Ford Transit que não foi possível ultrapassar até ao primeiro gancho à direita (o pessoal dos cafézinhos de Lisboa sabe do que estou a falar, não é Nightlord?). À saída do gancho o BMW acelera poderosamente e deixa a Ford Transit para trás. Grande power e o 6 cilindros a plenos pulmões por ali acima. Um espectáculo!

    Primeira constatação: O condutor não devia ser alemão (como a matrícula). É que resolveu ultrapassar numa zona com traço contínuo facto que fez com que eu não o pudesse acompanhar. Mantive-me atrás da Ford até lá acima na esperança que depois da curva à esquerda e numa zona onde a estrada tem uma recta não houvesse muito trânsito para que eu pudesse ultrapassar e ir em busca do BMW.

    Tive sorte, não havia muito movimento no sentido contrário e pude ultrapassar. Segunda velocidade engrenada, pé no acelerador e o ATR saíu disparado da traseira da Transit. VTEC aberto a plenos pulmões, sempre a subir de rotação até às 8000 rpm passagem de caixa para 3ª e forte travagem para a uma curva à direita com a estrada já a descer. A partir daqui foi tudo em 2ª e 3ª com o Accord Type-R a mostrar toda a sua capacidade e poder de travagem. Havia perdido algum tempo atrás da Ford Transit e o BMW nem vê-lo. Até que umas 4 ou 5 curvas mais à frente, e depois de uma sequência de curvas e contra-curvas bem apertadas (feitas em 2ª), com o 4 cilindros HONDA a mostrar toda a sua garra, lá avistei o BMW.

    Aproximei-me dele rápidamente. Como é óbvio, embora o condutor do BMW fosse a curtir a sua máquina, não ia no mesmo andamento que o ATR. O conhecimento da estrada é muito importante para se andar depressa mas em segurança. Outro aspecto importante (e raro) foi o facto de não termos apanhado quase ninguém na estrada. Exceptuando a Ford Tarnsit (no ínício) já só apanhámos uma carrinha Lancia Dedra já na parte final junto à Penha Longa.

    Foi um passeio muito fixe, não só pela condução, mas sobretudo pela possibilidade de andar atrás deste fabuloso BMW 335i Coupé. Ah, e aquele ronco... ainda o tenho na minha cabeça!


    NOTA: Se tivesse muito dinheiro era este o BMW que compraria actualmente. Desportivo, 4 lugares, uma mala muito razoável, requinte q.b. e mais de 300cv com tracção traseira. Um excelente compromisso!
    Editado pela última vez por PauloRaposo; 04 March 2007, 16:12. Razão: Correcção ortográfica

    #2
    Paulo por momentos parece que ía no ATR contigo tal a forma

    como descreves as coisas.


    O 335i é um carro que me desperta curiosidade. Como se comportará

    face ao 35d? em termos de consumos e performances?



    Finalmente encontras o sucessor para o ATR ou não .


    1 abraço,

    Cpts e Viagens Seguras.

    Comentário


      #3
      Grande descrição. Mesmo sendo um texto longo, fiquei agarrado e imaginando a cena como estivesse de pendura no Type-R. Texto digno de um best seller (rsrsrsrs).
      Grandes carros, Accord Type-R e BMW 335i.

      Comentário


        #4
        O 335i é sem duvida um carro espectacular.
        Já tive a sorte de andar "à pendura" num e o carro deixa um tipo de boca aberta. Anda que se desunha em qq mudança e a qq velocidade. A caixa é bem porreira e o barulho é lindo.

        Acho que pela primeira vez uma marca abdicou concretamente de sacar o maximo de cavalos e criou um carro, que apesar de ter poucos mais cavalos que a versão "normal", é um mundo de diferença de utilização e performance. Mto bem jogado! Se me saisse o euro milhoes ficava indeciso entre um 335i ou um S4. (ou o novo S5)

        Comentário


          #5
          Boas, Enter Sandman,

          Podes crer!

          Este 335i tem algumas características comums ao ATR.

          Tal como o ATR, dá para levar a família e tem mala suficiente para ir de viagem com os miúdos atrás. E isto sem ter que prescindir da veia desportiva que tanto aprecio.

          Mas é um carro muito caro! Não fossem os preços e há muito que já teria um BMW (embora em termos de manutenção e assistência prefira a HONDA).

          O comportamento deve ser muito bom (como é apanágio dos BMW's) e há mesmo quem considere que o M3 (actual) não vale a diferença para este 335i, atendendo às performances e qualidade de comportamento deste coupé com dois turbos sequenciais.

          Mas, claro, isso é o que já li em algumas revistas estrangeiras. Não me posso manifestar face ao comportamento, pois nunca conduzi um. Agora que aquilo anda bem, disso não tenho dúvidas. Hoje comprovei isso mesmo. E aquele ronco...


          Abraço

          Comentário


            #6
            Bom post Paulo .

            Fez-me recordar aquela voltinha nos Type-R's e o gozo que deu .

            Abraço Nuno .

            Comentário


              #7
              Faço esses troços diariamente.
              Infelizmente não é ao volante de nenhum dos monstros ATR e 335i mencionados na excelente descrição do Paulo Raposo .
              Eu vou ao volante de um "fumarento-dci".


              Basta dizer que ultrapassar entre o Guincho e a Malveira da Serra sem pisar o traço continuo não é para qualquer carro.

              Cumprimentos,

              Comentário


                #8
                Viva Nuno MCCII,

                É verdade. Hoje, sem estar à espera, também me veio à recordação aquela noite em que andámos com os Type-R pelo Pisão e Lagoa Azul.

                Foi uma noite com emoções fortes! Hoje foi mais pelo gozo de ir a ouvir o BMW. Só quando tive que ir em busca do BMW é que teve um cheirinho a "Noites do Pisão e Lagoa Azul", com fortes acelerações e travagens e rotações perto do red-line.

                Enfim, de vez em quando sabe bem "conduzir" em vez de "guiar".


                Abraço

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Paulo Raposo Ver Post
                  Boas, Enter Sandman,

                  Podes crer!

                  Este 335i tem algumas características comums ao ATR.

                  Tal como o ATR, dá para levar a família e tem mala suficiente para ir de viagem com os miúdos atrás. E isto sem ter que prescindir da veia desportiva que tanto aprecio.

                  O comportamento deve ser muito bom (como é apanágio dos BMW's) e há mesmo quem considere que o M3 (actual) não vale a diferença para este 335i, atendendo às performances e qualidade de comportamento deste coupé com dois turbos sequenciais.
                  Sem dúvida, conjuga os dois mundos sem ser "radical" como um M3.


                  Mas é um carro muito caro! Não fossem os preços e há muito que já teria um BMW (embora em termos de manutenção e assistência prefira a HONDA).
                  A BMW paga-se e bem... um carro deste calibre não deve ser pêra doce

                  e deve alcançar o patamar dos 13 mil contos ou 65 mil € - como preferires -

                  sem grandes problemas (opções, leia-se).


                  Mas, claro, isso é o que já li em algumas revistas estrangeiras. Não me posso manifestar face ao comportamento, pois nunca conduzi um. Agora que aquilo anda bem, disso não tenho dúvidas. Hoje comprovei isso mesmo. E aquele ronco...

                  Abraço



                  Cpts e Viagens Seguras.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por fmls Ver Post
                    Faço esses troços diariamente.

                    Basta dizer que ultrapassar entre o Guincho e a Malveira da Serra sem pisar o traço continuo não é para qualquer carro.

                    Cumprimentos,


                    Nem mais! É preciso ter um carro com boa capacidade de aceleração e, mesmo assim, é preciso não apanhar muito movimento no sentido contrário.

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                      #11
                      Originalmente Colocado por The-Prophecy Ver Post
                      O 335i é sem duvida um carro espectacular.
                      Já tive a sorte de andar "à pendura" num e o carro deixa um tipo de boca aberta. Anda que se desunha em qq mudança e a qq velocidade. A caixa é bem porreira e o barulho é lindo.

                      Acho que pela primeira vez uma marca abdicou concretamente de sacar o maximo de cavalos e criou um carro, que apesar de ter poucos mais cavalos que a versão "normal", é um mundo de diferença de utilização e performance. Mto bem jogado! Se me saisse o euro milhoes ficava indeciso entre um 335i ou um S4. (ou o novo S5)

                      Pessoalmente, prefiro o 335i. Porque 300 cv chegam e sobram e porque a manutenção e os consumos (o BMW faz menos 4 litros/100 kms) da S4 serão certamente muito superiores.

                      Mas também é verdade que se te calhasse o euromilhões estes dois aspectos não teriam grande influência sobre a tua decisão.

                      Mas considero este 335i um carro com um bom "value for money". Mesmo em Portugal a relação preço/performance é interessante. Já a S4, devido ao seu fabuloso e grande V8, tem uma relação preço/cv menos vantajosa. Custa bem mais do que o 335i (€94.884 contra €64.250) e só tem mais 38cv (344cv contra 306cv).
                      Editado pela última vez por PauloRaposo; 03 March 2007, 18:26.

                      Comentário


                        #12
                        Paulo deixa-me dizer-te que quando vi a dimensão do teu texto disse pa mim mesmo "caga lá nisso..." Mas já estava a ler...e a ouvir a garganta do VTEC lol


                        O 335i não é um sonho Paulo acredita. Se podes sustentar um ATR diariamente acredita que este tambem podes. A manutenção é outra historia mas depende dos conhecimentos que tenhas. A alemanha poderá ser o teu "american dream" =P

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por AMGfan Ver Post
                          Paulo deixa-me dizer-te que quando vi a dimensão do teu texto disse pa mim mesmo "caga lá nisso..." Mas já estava a ler...e a ouvir a garganta do VTEC lol


                          O 335i não é um sonho Paulo acredita. Se podes sustentar um ATR diariamente acredita que este tambem podes. A manutenção é outra historia mas depende dos conhecimentos que tenhas. A alemanha poderá ser o teu "american dream" =P

                          Boas AMGfan,

                          Para mim é muito dinheiro. Pode ser que um dia tenha um em segunda mão. Agora sustentar um bicho destes, sobretudo ao nível da manutenção, não tem nada a ver com o ATR.

                          Eu sei do que falo. O meu irmão tem um 320i Cabrio (E36) e a assistência do ATR é mais em conta. Muita gente pensa que o ATR, por ser o carro que é, tem uma manutenção cara. Nada mais errado. A manutenção do ATR é semelhante a um vulgar Accord (desde que se faça as devidas revisões programadas) e apenas os gastos em gasolina e pneus são superiores. E eu sempre assisti o meu ATR no concessionário oficial.

                          Só quando a garantia acabou (ao fim de 5 anos, c/ extensão de garantia) - e porque o chefe de oficina de um dos concessionários HONDA de Lisboa abriu um oficina própria (tenho plena confiança nele e é uma das pessoas que conheço que mais entende de HONDAS) com preço de mão-de-obra mais acessível - é que deixei de fazer as revisões no concessionário oficial.

                          Ah, e a qualidade da assistência HONDA não tem nada a ver com a da BMW (que por vezes deixa um tipo à beira de um ataque de nervos). Quem tem um BMW deve tentar arranjar um mecânico de confiança para lhe fazer a manutenção do carro e evitar as concessões oficiais

                          Era o que eu faria se tivesse possibilidades de ter um 335i.
                          Editado pela última vez por PauloRaposo; 03 March 2007, 19:58.

                          Comentário


                            #14
                            Paulo, excelente post.
                            Vai ser uma visão bem rara em portugal o 335i (impede-nos de ouvir o seu impecavel som).
                            Na semana pasada tamém vi um deve ser por causa da apresentação do serie1 em sintra (pessoal da casa-mãe)



                            cumprimentos

                            Comentário


                              #15
                              Tives-te um dia em grande Paulo.
                              Excelente relato o que fizeste sobre o teu encontro com o 335i.

                              Por acaso á pouco tinha um 335d aqui á minha porta. Maquina fantastica.
                              Embora continue a achar que nessa gama de carro eu deveria escolher por outras opcções.

                              Comentário


                                #16
                                Viva Alpiger,

                                Já agora diz lá aqui ao pessoal: quais seriam as tuas opções para um desportivo familiar?


                                Abraço

                                Comentário


                                  #17
                                  Belo post Paulo, é daqueles posts descritivos que esperamos que nao terminem...

                                  mais de 500 cavalos a entoar pela Serra de Sintra.... fabuloso

                                  Comentário


                                    #18
                                    Adorei a descrição..............


                                    e fiquei pasmado com os comentários positivos.........ao invés do " O quê?...andaste a fazer rally na estrada pública?" ........mas como mete um 335i eu compreendo



                                    vê lá se começas a fazer mais relatos desses.........fds, é melhor que os videos do youtube......

                                    é tipo ler o livro e depois ver o filme!filma isso..............depois chegas cá, Descreves, e metes o filme!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Paulo,

                                      excelente relato, grande post. A tua participação neste fórum é escassa mas de excelente qualidade.

                                      Achei graça ao facto de referires que o condutor do BMW era de meia-idade como tu

                                      P.S.: Os turbos do 335i são paralelos os do 335d é que são sequenciais

                                      Comentário


                                        #20
                                        Top Gear Magazine dixit

                                        Paulo não sei se já tiveste oportunidade de ler a revista Top Gear

                                        de Março, pois bem eles dão uma voltinha num 335i, mas é o CC.

                                        Como sou teu amigo trancrevo o que eles afirmam (não vale a pena

                                        gastares gasolina e pneus para comprar a revista ):


                                        The new in-line double-turbocharged motor is the finest straight six on

                                        the planet, bar none. At idle it doen't have even the slightest murmur

                                        of imbalance. The exhaust note is like an electronic hum, not the

                                        noise of six pistons clattering up and down in a bath of oil.

                                        Power arrives in the same smooth, electronically linear way.

                                        With two turbos, you might reasonably expect - even hope

                                        for - a bit of lag and the a spike of power. But there's none

                                        of that here, not even a trace. Stamp on the throttle and you just

                                        get thrown at the horizon to the tune of technology working to perfection.

                                        Tradução: ah e tal, é o melhor 6 cilindros em linha do planeta.

                                        Dois turbos? poderá pensar-se que há turbo lag.

                                        Engane-se, aqui não há disso nem um suspiro nesse sentido.

                                        (pronto, está traduzido )



                                        nota: o CC é mais pesado 200 quilos do que a berlina.

                                        1 abraço,


                                        Cpts e Viagens Seguras.
                                        Editado pela última vez por EnterSandman; 04 March 2007, 13:08. Razão: Correcção ortográfica

                                        Comentário


                                          #21
                                          bem,encontraste-o no teu habitat natural,pena a transit cortar-te o caminho!

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                                            #22
                                            Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                            Paulo,

                                            excelente relato, grande post. A tua participação neste fórum é escassa mas de excelente qualidade.

                                            Achei graça ao facto de referires que o condutor do BMW era de meia-idade como tu

                                            P.S.: Os turbos do 335i são paralelos os do 335d é que são sequenciais


                                            Tens razão, confundi a disposição dos turbos!


                                            Abraço v7

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                                              #23
                                              Originalmente Colocado por carlos pinto Ver Post
                                              bem,encontraste-o no teu habitat natural,pena a transit cortar-te o caminho!

                                              Bem ,a Serra de Sintra não é propriamente o habitat natural do ATR. É mais para um CTR ou ITR (isto falando apenas de HONDAS). Mas o ATR também gosta de lá passar...

                                              A Transit é que deu origem às recordações das noites do Pisão e da Lagoa Azul. É que foi devido a ter ficado atrás dela que o ATR foi obrigado a trabalho extra.

                                              Mas é sempre um prazer fazer aquela estrada numa toada mais "aplicada" ao volante do ATR.


                                              Abraço Carlos

                                              Comentário


                                                #24
                                                Enter Sandaman, obrigado pela transcrição!

                                                Não me espanta nada os elogios que eles fazem ao motor. Há tempos li um teste do 335i Coupé e a tónica foi a mesma. Fabuloso motor, excelente chassis e performances de alto nível.


                                                Abraço

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Paulo Raposo Ver Post
                                                  Enter Sandaman, obrigado pela transcrição!

                                                  Não me espanta nada os elogios que eles fazem ao motor. Há tempos li um teste do 335i Coupé e a tónica foi a mesma. Fabuloso motor, excelente chassis e performances de alto nível.


                                                  Abraço

                                                  De nada .


                                                  Imagino o que virá do departamento M para o série 3.

                                                  Se este brinquedo (335i) tem uma potência próxima do anterior M3,

                                                  presumo que o próximo tragar uns 400 cavalos até para não ficar

                                                  atrás do RS4 (por exemplo).


                                                  Cpts e Viagens Seguras.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Só agora é que reparei que no meu texto original não mencionei que o BMW era um Coupé, embora isso transparecesse quando afirmei que " O carro é muito bonito de traseira (ao contrário dos outros série 3) com uns faróis mais estreitos e compridos ...".

                                                    Já alterei o texto, mas no título não consigo mexer.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Grande Paulo, continuas a fazer jus ao ATR, e a colocar os cavalos no chão quando é preciso e tirar dele o prazer que um carro desse tipo é capaz de proporcionar . É assim mesmo.

                                                      Quanto ao 335i, para além de muito bonito, deve ser uma máquina dos diabos

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Vídeos do 335i na Lagoa Azul

                                                        Originalmente Colocado por Paulo Raposo Ver Post
                                                        Só agora é que reparei que no meu texto original não mencionei que o BMW era um Coupé, embora isso transparecesse quando afirmei que " O carro é muito bonito de traseira (ao contrário dos outros série 3) com uns faróis mais estreitos e compridos ...".

                                                        Já alterei o texto, mas no título não consigo mexer.

                                                        Tinha ficado na dúvida mas quando li essa frase depreendi que

                                                        se tratava do Coupé .



                                                        Bem sei que não me deste autorização para o revelar mas penso que

                                                        é injusto para todos por isso aqui está o vídeo do Paulo que por

                                                        razões desconhecidas até ao momento, resolveu relatar a experiência em Alemão :

                                                        http://www.youtube.com/watch?v=F69F9nT9Hg4


                                                        Outro vídeo desta vez da BMW:

                                                        http://www.youtube.com/watch?v=JRww-...related&search=


                                                        (J/K )


                                                        1 abraço,

                                                        Cpts e Viagens Seguras.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Paulo Raposo Ver Post
                                                          Bem ,a Serra de Sintra não é propriamente o habitat natural do ATR. É mais para um CTR ou ITR (isto falando apenas de HONDAS). Mas o ATR também gosta de lá passar...

                                                          A Transit é que deu origem às recordações das noites do Pisão e da Lagoa Azul. É que foi devido a ter ficado atrás dela que o ATR foi obrigado a trabalho extra.

                                                          Mas é sempre um prazer fazer aquela estrada numa toada mais "aplicada" ao volante do ATR.


                                                          Abraço Carlos
                                                          interpretaste-me mal,quando digo habitat natural,refiro-me a ti e não o teu carro,pois quanto me lembro e foi a sensação que tive,é que conhecias bem a lagoa azul!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Bom post Paulo!

                                                            ainda bem que isso aconteceu para tirares algum carvão do ATR!!

                                                            Comentário

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