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Lubrificantes e correia distribuição

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    Lubrificantes e correia distribuição

    O lubrificante Shell ULTRA 5W40 ACEA A3/B3/B4, API SL/CF
    também pode ser utilizado em motores a gasóleo uma vez que respeita as especificações DIESEL (ACEA B3/B4 e API CF) ?

    A que quilometragem é sugerida a substituição da correia de distribuição de um Peugeot 206 1.4 HDI de 2003, que neste momento têm 75000 Km, uma vez que no manual não informa quando deverá ser a substituição da mesma ?

    Obrigado
    Luís Miguel Silva

    #2
    Boa noite

    Em relação ao Oleo, o aconselhado para esse veiculo é:

    Clima moderado: 5w/40 Semi sintéctico - Shell Helix diesel Ultra 5w/40
    Clima quente: 10w/40 - Shell Helix Diesel Plus 10w40
    Clima moderado (alternativo): 5w30 sintéctico - Shell Helix Diesel Ultra 5w30.

    Segundo o Autodata a mudança da correia de distribuição será aos 240 000 km.

    Comentário


      #3
      Correia Distribuição

      Boas,
      na semana passada substituí a correia de distribuição do meu 206 1.1. Como já tem 6 anos e meio, o mecânico sugeriu que era melhor trocar já do que um dia ter uma surpresa desagradável, pois as correias mesmo com poucos kms tendem a ficar com o material ressequido e a probabilidade de partirem é mt maior.

      Comprei o material, foi tudo substituído (correia + tensor), mas agora a quente o carro faz um ruído que penso que vem do tensor, como se algo estivesse "perro", nem sei bem explicar...n é chiar, é um som mais abafado como se um rolamento estivesse com falta de lubrificação. E só faz a quente. Será que é do material ser ainda novo e ainda não ter "ido ao sítio", poderá ser algum problema no tensor? O mecãnico na altura disse que era normal do material ser ainda novo, mas já passou uma semana e está na mesma...
      não é que incomode mt, mas como eu sou um gajo que apanha todos os barulhinhos, aquilo já me mete alguma impressão, mas apesar disso o carro anda lindamente, sem qq falha a apontar.

      O que acham que poderá ser? Na volta vou ter que ir melgar o mecânico novamente...

      Cumps

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por m_pereira Ver Post
        Boas,
        na semana passada substituí a correia de distribuição do meu 206 1.1. Como já tem 6 anos e meio, o mecânico sugeriu que era melhor trocar já do que um dia ter uma surpresa desagradável, pois as correias mesmo com poucos kms tendem a ficar com o material ressequido e a probabilidade de partirem é mt maior.

        Comprei o material, foi tudo substituído (correia + tensor), mas agora a quente o carro faz um ruído que penso que vem do tensor, como se algo estivesse "perro", nem sei bem explicar...n é chiar, é um som mais abafado como se um rolamento estivesse com falta de lubrificação. E só faz a quente. Será que é do material ser ainda novo e ainda não ter "ido ao sítio", poderá ser algum problema no tensor? O mecãnico na altura disse que era normal do material ser ainda novo, mas já passou uma semana e está na mesma...
        não é que incomode mt, mas como eu sou um gajo que apanha todos os barulhinhos, aquilo já me mete alguma impressão, mas apesar disso o carro anda lindamente, sem qq falha a apontar.

        O que acham que poderá ser? Na volta vou ter que ir melgar o mecânico novamente...

        Cumps
        O tensor já vem lubrificado e tem de durar muito km até começar a ganhar folga e ficar ruidoso.
        O que passa é que a correia ficou demasiado esticada, e depois de quente a tensão ainda aumenta mais, fazendo esse "assobio".

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por telmauto Ver Post
          O tensor já vem lubrificado e tem de durar muito km até começar a ganhar folga e ficar ruidoso.
          O que passa é que a correia ficou demasiado esticada, e depois de quente a tensão ainda aumenta mais, fazendo esse "assobio".
          Ok, obrigado!
          E já agora, há algum problema em estar assim? será que com o passar dos kms, ela perde alguma tensão?

          Cumps

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por m_pereira Ver Post
            Boas,
            na semana passada substituí a correia de distribuição do meu 206 1.1. Como já tem 6 anos e meio, o mecânico sugeriu que era melhor trocar já do que um dia ter uma surpresa desagradável, pois as correias mesmo com poucos kms tendem a ficar com o material ressequido e a probabilidade de partirem é mt maior.

            Comprei o material, foi tudo substituído (correia + tensor), mas agora a quente o carro faz um ruído que penso que vem do tensor, como se algo estivesse "perro", nem sei bem explicar...n é chiar, é um som mais abafado como se um rolamento estivesse com falta de lubrificação. E só faz a quente. Será que é do material ser ainda novo e ainda não ter "ido ao sítio", poderá ser algum problema no tensor? O mecãnico na altura disse que era normal do material ser ainda novo, mas já passou uma semana e está na mesma...
            não é que incomode mt, mas como eu sou um gajo que apanha todos os barulhinhos, aquilo já me mete alguma impressão, mas apesar disso o carro anda lindamente, sem qq falha a apontar.

            O que acham que poderá ser? Na volta vou ter que ir melgar o mecânico novamente...

            Cumps
            Não devia ser aos 10 anos?

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Filipe Braga Ver Post
              Não devia ser aos 10 anos?
              Preferi não arriscar, e assim fiquei + descansado. A outra podia a qualquer altura, com o desgaste normal partir-se, e ele aconselhou a mudá-la já.
              Cumps

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                #8
                Correia de distribuição

                m_Pereira,

                Tenho um Clio 1.2 16V com 100500 Kms e mudei a minha correia , tensores e as tais bobines... faz uma semana

                Acontece que quando ligo o carro faz um barulho tipo zanca zanca ;) que mete um gajo lixado logo pela manhã e mesmo a quente ouvem-se as correias...
                O mecânco lá diz que é de serem novas e têm de acamar... Noto também que o carro a frio antes de mudar as correias parece que andava sozinho e agora não...

                Mais uma semana e vou chatear o mecânico de certeza, porque 380€ de mudar as correias e o óleo (sem bomba de água) não é brincaeira.

                Agradeço comentários ;(

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Goldeneye Ver Post
                  m_Pereira,

                  Tenho um Clio 1.2 16V com 100500 Kms e mudei a minha correia , tensores e as tais bobines... faz uma semana

                  Acontece que quando ligo o carro faz um barulho tipo zanca zanca ;) que mete um gajo lixado logo pela manhã e mesmo a quente ouvem-se as correias...
                  O mecânco lá diz que é de serem novas e têm de acamar... Noto também que o carro a frio antes de mudar as correias parece que andava sozinho e agora não...

                  Mais uma semana e vou chatear o mecânico de certeza, porque 380€ de mudar as correias e o óleo (sem bomba de água) não é brincaeira.

                  Agradeço comentários ;(
                  Boas Goldeneye,

                  o que mudou a do meu carro disse o mesmo, que agora precisava de uns kms para a correia acamar. Eu confio no trabalho dele, por isso acho que ficou tudo bem montado, e o carro anda perfeitamente bem, só aquele barulhinho quando está quente é que irrita...pois ele nunca fez qq ruído do género.
                  Vamos ver agora com o passar dos kms como fica...entretanto tenho q lhe dar uma estica em AE para o fazer andar em rotações + altas.
                  Pode ser como já disseram aqui, que a correia fique algo esticada ao inicio para depois com o uso ganhar alguma folga...acho que importa é que o motor não esteja em esforço ou se note algum mau trabalhar...
                  Mas se fores ao mecânico, depois dá noticias

                  Cumps

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por m_pereira Ver Post
                    Boas Goldeneye,

                    o que mudou a do meu carro disse o mesmo, que agora precisava de uns kms para a correia acamar. Eu confio no trabalho dele, por isso acho que ficou tudo bem montado, e o carro anda perfeitamente bem, só aquele barulhinho quando está quente é que irrita...pois ele nunca fez qq ruído do género.
                    Vamos ver agora com o passar dos kms como fica...entretanto tenho q lhe dar uma estica em AE para o fazer andar em rotações + altas.
                    Pode ser como já disseram aqui, que a correia fique algo esticada ao inicio para depois com o uso ganhar alguma folga...acho que importa é que o motor não esteja em esforço ou se note algum mau trabalhar...
                    Mas se fores ao mecânico, depois dá noticias

                    Cumps

                    Ainda ontem falei com um mecânico asim como não quer a coisa e ele disse que tava tudo normal e aquele barulhinho desaparecia e era causado pela correia que talvez tenha ficado muito apertada e com o tempo ganhava mais folga Enfim... Vou aguardar e dar umas acelaraelas com o AC no máximo pra rodar aquelas correias todas tensores e...

                    Comentário


                      #11
                      Uma correia de distribuição que fica demasiado esticada não fica de confiança para fazer 240.000 kms, pois a tensão excessiva retira-lhe resistência.
                      A bomba de água, o tensor e o rolamento vão ser submetidos a esforços que podem obrigar a substituição por desgaste prematuro.
                      É verdade que a correia com o tempo vai dilatar ligeiramente, e que em quente a tensão é maior que em frio, mas isso não justifica que se deixe com tensão excessiva. Se a oficina não tem tensiómetro, o mecânico devia ter melhor "olhómetro", pois a sua obrigação era agora desmontar para repor a tensão correcta.
                      Dá muito trabalho...

                      Comentário


                        #12
                        Correia Distribuição

                        Boas,
                        regressei hoje de férias e fiz cerca de 1000 km´s, o que deu para o tal "esticar" da correia. Fiz alguma AE, muita EN, normalmente utilizando o motor entre as 2000 e as 3500 RPM, com algumas inevitáveis reduções de caixa que levavam o motor até +/- 4500 RPM.
                        O carro está com um comportamento mt bom, noto uma melhor resposta em reprises, o carro mt mais solto e o motor bem mais solícito!

                        Notei que o tal barulho de que me queixava já é muito menor, o que vai de acordo com o que se dizia da "rodagem" da correia. No entanto, e como tenho um ouvido mt apurado (o que se torna irritante ) para quaisquer barulhinhos, noto agora um grilarzinho ao ralenti, que se ouve na zona da correia e dos tensores, na direcção da roda da frente direita. Já me ocorreu se haverá algum rolamento com algum problema...é que tenho a certeza que há 1 semana atrás não fazia nada disto, portanto foi do uso e destes km´s...será talvez algum problema com a bomba de água, ou isso está fora de questão?

                        Cumps

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por m_pereira Ver Post
                          Boas,
                          regressei hoje de férias e fiz cerca de 1000 km´s, o que deu para o tal "esticar" da correia. Fiz alguma AE, muita EN, normalmente utilizando o motor entre as 2000 e as 3500 RPM, com algumas inevitáveis reduções de caixa que levavam o motor até +/- 4500 RPM.
                          O carro está com um comportamento mt bom, noto uma melhor resposta em reprises, o carro mt mais solto e o motor bem mais solícito!

                          Notei que o tal barulho de que me queixava já é muito menor, o que vai de acordo com o que se dizia da "rodagem" da correia. No entanto, e como tenho um ouvido mt apurado (o que se torna irritante ) para quaisquer barulhinhos, noto agora um grilarzinho ao ralenti, que se ouve na zona da correia e dos tensores, na direcção da roda da frente direita. Já me ocorreu se haverá algum rolamento com algum problema...é que tenho a certeza que há 1 semana atrás não fazia nada disto, portanto foi do uso e destes km´s...será talvez algum problema com a bomba de água, ou isso está fora de questão?

                          Cumps
                          O tensor foi mudado?
                          É que nesse motor, quando o tensor começa a prender (a correia passa lá "de costas", com a parte lisa), fica a fazer um assobio, um som de alta frequência, que varia com a aceleração. É provocado pelo deslizamento da parte lisa da correia sobre o tensor que não "acompanha" o movimento.
                          Se ainda faz o "ganido" da correia demasiado esticada, acho que deves voltar à oficina, porque de qualquer modo não ficou bem feito o serviço.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por telmauto Ver Post
                            O tensor foi mudado?
                            É que nesse motor, quando o tensor começa a prender (a correia passa lá "de costas", com a parte lisa), fica a fazer um assobio, um som de alta frequência, que varia com a aceleração. É provocado pelo deslizamento da parte lisa da correia sobre o tensor que não "acompanha" o movimento.
                            Se ainda faz o "ganido" da correia demasiado esticada, acho que deves voltar à oficina, porque de qualquer modo não ficou bem feito o serviço.
                            Boas,

                            sim, mudou-se o tensor (SKF) e a correia (Contitech). Ainda há pouco saí com o carro e notei que só em quente se ouve este barulho. O da correia diminuíu como seria de esperar com o acamar, mas este barulho ouve-se À mesma ali na zona da correia e dos respectivos rolamentos, na direcção da roda direita. Parece o som das bombas de água quando estão com problemas (e eu nem sei onde fica a bomba de água no meu). Este sábado vou ter q visitar o mecânico pq não estou para andar assim, então antes de mudar tudo não fazia ruídos e não era agora por ter andado 1000 kms q tal se justificava.

                            De qq forma, mt obrigado pelas dicas!

                            Cumps

                            Comentário


                              #15
                              Boas,

                              fui hoje ao mecânico, que desmontou novamente a correia e esteve a ver o que se passava...e detectámos que o barulho é proveniente da própria correia, isto é, o seu material e a fricção nos restantes componentes é que provoca o ruído quando o carro está quente. Fiquei mais descansado pois está tudo ok, e ainda fiquei com uma correia novamente reapertada
                              O chato é que o barulho (para mim) é irritante, mas que fazer...pode ser que passe com os kms.

                              NO meio disto tudo, como o carro esteve a trabalhar um pouco com a correia fora do sítio e por isso o alternador não estava a carregar a bateria, quando foi para me vir embora, o gajo não queria pegar...e quando pegou, a centralina deve ter-se passado por uns instantes e não conseguia acertar com o ralenti...até que lá lhe passou a má disposição e ficou tudo ok.
                              Destesto quando os carros ganham vontade própria

                              Cumps

                              Comentário


                                #16
                                Boas,

                                Em média quanto tempo se poderá levar a mudar uma correia de distribuição de um peugeot 206 1.1?

                                A pessoa que tem o carro necessita dele para o trabalho e não pode ficar sem ele, mas a correia está a dar as últimas e precisa ser mesmo mudada.

                                Thanks!

                                Comentário

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