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Travões não reagem bem, mas evitei o acidente...

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    Travões não reagem bem, mas evitei o acidente...

    Hoje ai tendo um acidente, mas o q mais me intriga é o facto do veiculo em q ia batendo não ter qualquer luz de stop em funcionamento e o meu carro não ter travado bem.

    Foi na cidade e nem ia mto rápido, algo distraído confesso. Uma curva ligeira e logo a seguir uma passadeira, 3 pessoas junto a margem do passeio prontas pra atravessar e um carro parado (Fiesta mk4/5). Demorei a reagir pq o carro em questão não tinha qualquer luz de stop a funcionar e se não fossem as pessoas prontas a atravessar provavelmente nem me aperceberia o suficientemente cedo para evitar o acidente.

    Travagem a fundo a mais ou menos 5 metros do carro q parou devia ir a uns 40 km/h, normalmente penso q o carro travava a tempo, mas hoje ia sempre e não senti o ABS a funcionar (o tremer do pedal). O reflexo fez-me guinar o carro para a esquerda, subi o triângulo q faz com q as faixas de sentido contrário divirjam, o q vale é q era daquelas rasteiras e apercebi-me q nem as pessoas iniciaram a travessia e o condutor Fiesta mk4/5 não se mexeu, pelo q nem me cheguei a imobilizar, meti uma segunda pedi desculpas aos peões e retomei a faixa q devia e fui a minha vida.

    O meu carro, por acaso tb é um Fiesta mk6 de 2002, tem quase 40 mil km e tem ido as revisões anualmente no concessionário Ford. Nos proximos dias vou andar a testar os travões, mas parece-me q algo não está bem.

    Normalmente qdo se mudam os componentes dos travões? Aqui na Madeira é verdade q as exigência do sistema de travagem são superirores.

    Ainda estou abananado.
    Editado pela última vez por smi1e; 08 March 2007, 00:03.

    #2
    Piso molhado ?

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      #3
      Ja me aconteceu algo do genero (o que ia a minha frente estar a travar mas as luzes a nao acenderem). É uma situaçao perigosa em condiçoes normais, quanto mais em travagens de emergencia...

      Comentário


        #4
        Nada como ires para um bocado de estrada onde não passe ninguém, dás uma aceleradela e depois travas a fundo. Se voltar a acontecer então ai sim podes começar a verificar

        - Pneus
        - Óleo dos Travões
        - Pastilhas
        - Discos
        - Sistema ABS

        Comentário


          #5
          Já passei hoje outravez pelo mesmo sitio e devia ir mais rápido do q pensava, mesmo assim o carro não respondeu bem, continuo a achar q a travagem não teve força suficiente para bloquear as rodas e activar o ABS.

          No entanto hoje já tive a experimentar os travões e não noto qualquer falha.

          PS - Os pneus estão bons.

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            #6
            a quanto ias +-? se puderes diz me em sitio for (que eu sou madeirense)

            ás vezes o carro trava mas um gajo fica ca sensação que nao travou!

            já me aconteceu.........



            há quanto tempo mudaste discos e pstilhas , oleo etc?

            Comentário


              #7
              Há uns tempos ía-me espetando.
              Era já de escuro, chovia um pouco, conduzia a 60 km/h numa estrada não iluminada. De repente, e sem qualquer tipo de sinalização prévia, aparece uma barreira a bloquear a estrada e uma tabuleta virada para o lado "desvio".

              Conduzia um Renault Clio 1.2 16V, de janeiro de 2003, de um cliente.

              O que é estranho é que o ABS não funcionou pelo que fiz uma travagem a derrapar de vários metros até ficar pertinho da barreira.
              Este modelo, deste ano, não tem ABS ?

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por PauloFVF Ver Post
                a quanto ias +-? se puderes diz me em sitio for (que eu sou madeirense)

                ás vezes o carro trava mas um gajo fica ca sensação que nao travou!

                já me aconteceu.........



                há quanto tempo mudaste discos e pstilhas , oleo etc?
                Não faço ideia da velociade, ia distraído e nem me lembro qual era a velociade engrenada, mas julgo q era uma 3ª e devia ir entre 40km/h à 60 km/h.

                Foi junto a bomba de gasolina na entrada de S. João, ia a subir na direcção de Sto António e passei por cima do triângulo junto a passadeira. E hoje verifiquei q antes havia um sinal de transito no vertice (por onde passei). O q vale é q era rampado.

                O carro tem ido as revisões, logo tem sido mudado o óleo, as pastilhas e discos nunca foram substituídas.

                Comentário


                  #9
                  Depois de ter apanhado o meu primeiro susto depois de tirar a carta aprendi que o pedal do travão não chora se carregarmos com força

                  O que eu quero dizer é que por vezes não fazemos toda a força que devíamos fazer, e por vezes em situações de emergência quando nos lembramos pode ser tarde demais.

                  Por muita pouca força que possas estar a por no pedal, acredita que consegues sempre por mais um bocado, e isso pode fazer toda a diferença!

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por JPR Ver Post
                    Há uns tempos ía-me espetando.
                    Era já de escuro, chovia um pouco, conduzia a 60 km/h numa estrada não iluminada. De repente, e sem qualquer tipo de sinalização prévia, aparece uma barreira a bloquear a estrada e uma tabuleta virada para o lado "desvio".

                    Conduzia um Renault Clio 1.2 16V, de janeiro de 2003, de um cliente.

                    O que é estranho é que o ABS não funcionou pelo que fiz uma travagem a derrapar de vários metros até ficar pertinho da barreira.
                    Este modelo, deste ano, não tem ABS ?

                    Sim tem porque eu tenho um igual mas de 2001 e tem o abs, as vezes podia ter quimado o fusível do abs...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por smi1e Ver Post
                      Não faço ideia da velociade, ia distraído e nem me lembro qual era a velociade engrenada, mas julgo q era uma 3ª e devia ir entre 40km/h à 60 km/h.

                      Foi junto a bomba de gasolina na entrada de S. João, ia a subir na direcção de Sto António e passei por cima do triângulo junto a passadeira. E hoje verifiquei q antes havia um sinal de transito no vertice (por onde passei). O q vale é q era rampado.

                      O carro tem ido as revisões, logo tem sido mudado o óleo, as pastilhas e discos nunca foram substituídas.

                      mm.....40/60 em 3ª os travões estão a pegar em peso, mas nao seria razão para nao travarem!!!por acaso nao tinhas andado com o travao de mao um bocadito em cima pois nao? o oleo pode ter aquecido

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por joao Ver Post
                        Depois de ter apanhado o meu primeiro susto depois de tirar a carta aprendi que o pedal do travão não chora se carregarmos com força

                        O que eu quero dizer é que por vezes não fazemos toda a força que devíamos fazer, e por vezes em situações de emergência quando nos lembramos pode ser tarde demais.

                        Por muita pouca força que possas estar a por no pedal, acredita que consegues sempre por mais um bocado, e isso pode fazer toda a diferença!

                        Por acaso se há coisa q não gosto do meu carro é a sensibilidade do pedal de travão, tem-se q carregar bem para q trave bem. Mas tem o sistema auxiliar de travagem q em situações de desacelerações extremas, como foi o caso, minora este defeito. Pode ter falhado.

                        Das vezes q conduzi o Renault Modus, carro q não é mto do meu agrado, fiquei impressionado com a sensibilidade do pedal, ao ponto de inicialmente qdo dava umas picas de travão repentinas, devido a pequenos imprevistos, aquilo travava bruscamente. Habituei-me ao meu chasso.

                        Vou passar a fazer mais força.


                        Hoje tive a fazer umas travagens em via rápida e aparentemente tá tudo bem.

                        O AWd já se prontificou a ver o desgaste dos discos.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por PauloFVF Ver Post
                          mm.....40/60 em 3ª os travões estão a pegar em peso, mas nao seria razão para nao travarem!!!por acaso nao tinhas andado com o travao de mao um bocadito em cima pois nao? o oleo pode ter aquecido
                          O travão de mão anda sempre em baixo, senão fica a luz acessa e noto logo. A viagem q tava a fazer era mto curta, qto mto o óleo tava frio.

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