Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Dúvida...sobre a Smart...

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Dúvida...sobre a Smart...

    ...alguem sabe responder às perguntas:


    »onde se fabricam os Smart?

    »já se fabricaram em Portugal, ou algo parecido?


    ...alguem?

    Thanks

    #2
    Originalmente Colocado por carlos andrade Ver Post
    ...alguem sabe responder às perguntas:


    onde se fabricam os Smart?

    »já se fabricaram em Portugal, ou algo parecido?


    ...alguem?

    Thanks
    São fabricados numa fábrica!!!!

    Sorry, mas não resisti!

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por underground Ver Post
      São fabricados numa fábrica!!!!

      Sorry, mas não resisti!
      E por pessoas e máquinas ainda por cima!

      Comentário


        #4
        São fabricados em França na fábrica de "Hambach" (não sei se é este o nome correcto).

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por arquitecto Ver Post
          São fabricados em França na fábrica de "Hambach" (não sei se é este o nome correcto).
          e em Portugal? nunca, certo?

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por carlos andrade Ver Post
            e em Portugal? nunca, certo?

            Em Portugal penso que só foi feito um , o do Arepiado com motor de mota , que grande canhão .

            Abraço Nuno .

            Comentário


              #7
              Acho que em Portugal só se fabricou este "Smart" (Sado 550):







              E esta, hein?!!



              Editado pela última vez por DL; 16 March 2007, 20:46.

              Comentário


                #8
                Os Smart ForTwo e Roadster são feitos em Hambach, na França.
                O ForFour é feito em Born, Holanda (acho eu).

                Comentário


                  #9
                  A única vez que vi um Sado foi no Douro.
                  Tinha a direcção partida e estava muito mal tratado.
                  Sabendo que só foram vendidos 500, hoje acho uma pena aqueles carros terem-se perdido.
                  Aqui fica um texto que fala muito sobre este carro.
                  É bastante interessante.

                  [quote] Made in Portugal… E bem pensado
                  Chauvinismo é um termo que para nós, Portugueses, tem aplicação quando se fala de outros povos. E óbvio que gostamos de dizer bem das nossas coisas. Mas, valha a verdade, temos a franqueza, a virtude (ou o defeito...) delas dizer mal, e alto e a bom som, quando a crítica, ainda que dura, nos parece o melhor modo de retratar qualquer situação concreta. Este intróito, aparentemente descabido, tem a ver com o facto de termos construído um automóvel. Com as limitações próprias de sermos o Pais que somos, naturalmente. Assim, o motor e a caixa de velocidades, entre outras peças, continuam a vir do estrangeiro. A concepção e realização do veículo, essas, porém, foram portuguesas. E portuguesas, também, são a maioria das peças do Sado — éesse o nome do nosso automóvel — que, com mais de 60 por cento de incorporação nacional pode ostentar o rótulo de Made in Portugal.
                  Com o nosso feitio muito especial, olharemos talvez aqueles dois metros e 36 centímetros e meio de automóvel com um sorriso nos lábios e uma interrogação no espírito: — ora, um automóvel...
                  Aqueles que já deram a volta a chave de ignição e rodaram com o Sado têm, contudo, uma opinião muito diferente. É que o carro não sendo uma invenção está, também, longe de ser um brinquedo... uma «botinha com rodas». Não envergonha ninguém. Bem pelo contrario e um automóvel extremamente útil. E oxalá surjam as possibilidades para dele fazer um caso muito sério, além de um carro bem pensado.
                  Perguntar-se-á, provavelmente, porquê considerarmos o Sado como capaz de transformar-se num caso sério. Afinal é um supermini, com capacidade para duas pessoas e espaço para pouco mais do que uma mala de viagem...
                  Bom, antes de mais é preciso deixar bem claro, se porventura subsistirem dúvidas, que o Sado foi desenvolvido para a circulação urbana e suburbana, para aqueles, portanto, que têm de fazer vidade cidade ou movimentar-se nos arredores de qualquer centro. E para quem tenha necessidade de um carro para esse tipo de vida (desde que não precise de transportar consigo mais de uma pessoa), o Sado tem uma resposta onde cabem todos os adjectivos que servem para ilustrar aquela pirâmide descritiva que culmina na eficiência.
                  É que o carro português gasta pouco (faz consumos que oscilarão entre os 4 e os 4,9 litros aos cem), arruma-se praticamente em todo o lado, por mais difícil que seja a hora, e, depois, embora não aparente, tem genica para se libertar das mais variadas situações, uma versatilidade motriz que lhe permite encarar com toda a naturalidade, por exemplo, uma cidade como Lisboa, a tal das sete colinas, das rampas onde muitos automóveis de outra potência «pedem» ao condutor uma atenção especial à caixa de velocidades...
                  Fica, assim, claro que o Sado não é o brinquedo que a sua aparência faz supor. É, mesmo, uma surpresa. E em termos de balanço, o melhor que dele podemos dizer é que parece capaz de tornar-nos chauvinistas! Pelo menos a avaliar pelo espanto que sucede a curiosidade das pessoas que ficam paradas na rua a olha-lo e remirá-lo, dos automobilistas que rodam atrás do Sado para ver do que ele é capaz e que não resistem a parar ao lado do carro português na primeira oportunidade e a fazerem meia-dúzia de perguntas ao condutor…
                  Desta situação resulta, até, um dos defeitos do Sado. Quem com ele circula não tem um minuto de descanso: praticamente toda a gente lhe faz perguntas: na rua, no semáforo vermelho, nas bombas de gasolina.
                  Uma surpresa chamada espaço
                  É tempo, porém, de passar das generalidades ao pormenor. E embora haja um ditado a lembrar que «quem vê caras não vê corações», optaremos por começar pelo aspecto do Sado.
                  Olhando o carro português estaremos, de facto, perante um brinquedo, uma «botinha com rodas», como já dissemos. De qualquer forma, no plano estético, o Sado não desmerece. Dizer que é bonito seria enveredar por caminhos difíceis: aí entra o gosto de cada um. Mas dizer, e abertamente, tratar-se de uma vitória, isso custa nada. Basta abrir a porta e descobrir o espaço que foi possível arranjar no habitáculo. Condutor e passageiro estão relativamente a vontade, é possível estender as pernas, há, enfim, espaço que não deixa de surpreender.
                  E não é tudo. A posição do condutor (naturalmente regulável longitudinalmente, como a do passageiro) é agradável, a colocação do selector de velocidades, do travão de mão e dos próprios pedais afiguram-se quase irrepreensíveis. E dizemos quase porque talvez se lucrasse baixando, um tudo nada, a coluna de direcção, a exemplo do que se podia fazer nos minis.
                  Quanto a instrumentos de bordo e a equipamento, nada do que é basicamente preciso falta. Neste capítulo, o único reparo irá para a distância a que se encontra do volante o selector de luzes, um pouco longe dos dedos quando se trata de fazer «sinal» ao circular de mínimos ligados.
                  Estes «defeitos», a que se podem juntar um ou outro pormenor nos acabamentos, designadamente ao nível das colagens, são, porém, perfeitamente aceitáveis se levarmos em linha de conta que se está no início da produção, e acabam por não ter peso em termos gerais, porque o conjunto do habitáculo até é simpático e agradável à vista, apesar de uma certa austeridade. É preciso, contudo, considerar, sempre, que estamos perante um automóvel do concebido para uma função muito específica, que não tem mais do que o estritamente necessário. Assim se compreende a falta de uma luz de cortesia e de porta-luvas. Uma e outra lacuna podem, no entanto, ser supridas a curto prazo, e sem grandes dificuldades. Alias, é até possível, no futuro, produzir um modelo com todos os requintes, uma versão de luxo, digamos, capaz de satisfazer os mais exigentes. Mas, tem-se de dizê-lo, a que há chega perfeitamente — e, insistimos, não envergonha ninguém: há pior em carros de preço mais elevado.

                  Comentário


                    #10
                    Comodidade e performances
                    Já dissemos que condutor e passageiro do Sado dispunham de espaço generoso no habitáculo. E se isso constitui surpresa não espanta menos o grau de comodidade conseguido. Obviamente, ao viajar no Sado não estaremos num daqueles carros em que nada se sente. Mas a verdade é que «sente-se» muito pouco, principalmente quando nos lembramos de que estamos «dentro» de um automóvel dois metros, trinta e seis centímetros e meio de comprimento.
                    Sobre alcatrão, como é lógico; o carro português rola numa pista. Quando em pisos mais difíceis, como seja o paralelepípedo tão comum no nosso Pais, o Sado pouco mais se queixa do que os outros Nunca o sentimos saltar desastradamente, mesmo quando a velocidade era, aparentemente, exagerada, e sucessivos passageiros mostraram surpresa por isso mesmo, pois é difícil não pensar, antes de entrar no carro, que vai estar-se sujeito a um suplicio...
                    Essa sensação merece, alias, que dela se fale um pouco. Invariavelmente, quem vê o Sado manifesta surpresa pelo tamanho das rodas (jantes de oito polegadas praticamente iguais as que equipam as scooters). «lsso é que me faz impressão», disseram-nos muitas pessoas. Quando lhes perguntávamos porquê diziam-nos que lhes fazia pensar na insegurança, em falta de estabilidade. Quem entra no Sado para viajar como passageiro tem, talvez por isso, tendência para, na primeira curva, se agarrar a tudo quanto é sitio. O curioso, porém, é que isso só acontece na primeira curva. Não é preciso dizer ao passageiro que o carro, afinal, é seguro: ele descobre isso por si!
                    A estabilidade do Sado, o seu comportamento em curva foi dos factores que melhor impressão nos causou: não tanto pelo tamanho das rodas, antes pela altura da carroçaria (no caso quase seis centímetros superior à largura). Como é natural, em curva, o Sado adorna. Provavelmente, isso fará impressão a muita gente, e mais a quem está de fora. Essa tendência, contudo, nunca se nos mostrou preocupante em termos de segurança, ou incómoda por, eventualmente, ser exagerada. Queremos com isto reforçar a ideia de um carro de «comportamento são», ideia para nós tanto mais importante quando é outra a imagem que se faz ao pensar em termos de aerodinâmica.
                    Falta, agora, falar um pouco das capacidades do Sado em termos de motor e «revelar» que se trata de um 550... De facto, o carro português tem mais motor do que as pessoas imaginam. Debita 28 cavalos e o seu grupo propulsor é o mesmo que, no Japão, equipa pequenas carrinhas.
                    Um motor generoso
                    E aquele motor (Daihatsu), bi-cilíndrico, 547 cc, a quatro tempos, se não é uma surpresa é, pelo menos, uma alegria. A facilidade com que «come» rotações não pode deixar de notar-se. A caixa de velocidades «esgota-se» num ápice, e o ponteiro do velocímetro está sempre a subir na escala.
                    Bem, obviamente, isto é a carregar no acelerador? E devagar, como é? Com certeza ninguém vai pretender que um 550 seja um campeão a reprisar, mas também neste caso o Sado não deixará mal quem quer que seja. O motor é ge*neroso e a sua elasticidade considerável. Muitos dirão que continuamos a andar a direito... Pois bem, uma das preocupações foi, exactamente, aproveitar o que Lisboa pode ter de mau para um carro como o Sado. Queremos com isto dizer que procuramos algumas das mais íngremes subidas e, há que dizê-lo, não foi sem surpresa que o vimos, lá no alto, em terceira (Calçada do Poço dos Mouros e Rua Heliodoro Salgado). Mas bom termo de comparação costuma ser rampa da auto-estrada, após o viaduto Duarte Pacheco. Naturalmente, embalamos o Sado e quando lá chegámos acima íamos em prise e o velocímetro marcava 60 Km/h. Curioso foi ter sido preciso levantar ligeiramente o pé do acelerador e constatar que o Sado teve «coração» para aguentar a quarta velocidade...
                    Depois disto e com naturalidade que se aceita ver o carro português a «correr» nas avenidas, ou a fazer ultrapassagens nas auto-estradas. A sua veloci*dade de ponta é da ordem dos 110 Km/h e os primeiros protótipos chegavam até, muito próximo dos 130...
                    E se anda bem, não trava pior; também nesse aspecto o Sado é capaz de uma resposta bem agradável, mesmo tendo só travões de tambor.
                    Se até aqui tudo foram rosas, impõe-se dizer, no entanto, que também sobram dúvidas. Uma delas será conhecer como reagirá o Sado a um acidente. Nos testes realizados foi possível apurar que os cintos de segurança resistiam a uma força de mil quilos (cerca de 13G) sem que houvesse deformação dos pontos de apoio da carroçaria (de poliéster reforçada com fibra de vidro). Este resultado é mais do que animador. Mas, em termos práticos, não houve testes...
                    De qualquer modo, visto sob esse prisma, o Sado não será mais perigoso que outro carro do género que seja fabricado em qualquer local do Mundo! Enfim, em síntese, teremos de considerar que o Sado é um produto de que nos podemos orgulhar. Nada inventamos, é certo, mas o que criamos ninguém envergonharia. É um carro para a cidade, ou para quem tem de, movimentar-se em redor dela; um utilíssimo instrumento de trabalho. Nessa perspectiva o temos de ver e aceitar. E para o que foi imaginado e feito — o Sado responde a 100 por cento. E para os cépticos ainda diremos — por 260 contos até e difícil pedir mais; custa menos do que algumas motos!
                    (in Revista ACP - Set/Out 1982)
                    (sou obrigado a colocar smileis...)

                    Comentário


                      #11
                      Passei a minha infância na faculdade onde mais tarde tirei o meu "sacrificio".
                      Naquela altura, bem diferente de hoje, pcos alunos tinham carro e apenas uma parte tinha motorizada, mas havia uns 2 ou 3 sados q tinham fama de andar bem e dar pa "mexer.
                      N se esqueçam q da van e da pick-up, venderam-se mtas unidades sempre c o 1200 datsun a servir de base.

                      Comentário


                        #12
                        É um carro meio "atarracado"... E agora há um "boom" de venda destes carro usados que acho estranho..

                        Comentário


                          #13
                          isso era o belo "PróZé"

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Messerschmitt Ver Post
                            isso era o belo "PróZé"

                            O Prozé tinha só 3 rodas e motor Zundapp.

                            Comentário

                            AD fim dos posts Desktop

                            Collapse

                            Ad Fim dos Posts Mobile

                            Collapse
                            Working...
                            X