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Saxo 1.5d com 325.000kms. Compro? Quanto Vale?

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    Saxo 1.5d com 325.000kms. Compro? Quanto Vale?

    Boa Noite !

    Tenho em vista a aquisição de um citroen saxo 1.5d comercial de 1999.

    A nivel pessoal já tenho uma mercedes E220CDi do ano 2000 e uma peugeot partner 1.8d de 1997. O meu objectivo para este saxo era o de meter a minha mãe a conduzir, pois ela tem a carta há imenso tempo mas não conduz pois não curte muito, e diz que não quer andar nos meus carros .... por isso presumo que se lhe colocar à porta um carro só dela, que se sentirá pressionada a começar a conduzir

    Estive a experimentar o referido carrinho há bocado, e está funcionar bem, apesar de estar parado há alguns meses.
    Detectei apenas pequenas anomalias, tipo a porta do lado do pendura só abre a partir de dentro, tem uma folga no banco do condutor, uma pequena estaladela no para choques ...

    Mas enfim, nada de mais para um carro que está a ser vendido como pechincha, até porque a quilometragem é já deveras elevada (325.000kms). O veiculo era de uma empresa que fechou, e por isso tem tantos kms apesar de só ter 8 anos.

    Tenho a noção de que um motor 1.5Diesel atmosférico com esta kilometragem n deverá aguentar muito mais, mas mesmo que ele aguente mais uns 25.000kms para mim é suficiente, pois dificilmente a minha mãe fará mais do que isso em 3 anos.
    Para além disto, tenho a sensação de que é o tipo de motor que se compra barato nos sucateiros, e que o seu transplante é relativamente simples, certo ?

    Fiquei surpreendido com a agilidade deste saxo 1.5 diesel, e por momentos tive a sensação de que estava num carrito a gasolina. Puxa melhor do que a minha peugeot partner 1.8d !

    A direcção é assistida e está optima (requisito obrigatório para carro para uma senhora), e a caixa de 5 velocidades tambem me parece fixe. Segundo o proprietário, a embraiagem foi mudada há poucos kilometros.

    O proprietário autoriza que eu leve o carro à inspecção antes de fecharmos negócio, desde que eu pague a inspecção, situação com a qual estou de acordo, pois assim fico com uma melhor noção do estado do veiculo que eventualmente comprarei.

    Este saxo estava estacionado já há algum tempo no mesmo local (nota-se até pelo lixo nos vidros), e notei uma pequena pocinha de oleo no chão na zona do motor, o que me parece normal uma vez que ele está uma beka babado.

    Tenho a noção que se comprar este carrito, que terei que gastar uns 500€ numa revisão geral, mudar os oleos todos, juntas, revisão ao sistema de travagem (esta a travar uma beka mal), mas uma vez que está a ser vendido por um preço baixinho, penso que tenho margem de manobra para gastar um pouco em manutenção.

    Antes de vos dizer qual o preço que me estão a pedir, gostaria da vossa opinião sobre quanto valerá um carro com esta idade e kilometragem, e qual o valor máximo que estariam dispostos a dispender.

    Vou aqui meter umas fotos de saxos iguaizinhos que saquei na net:






    #2
    Agilidade? Parece gasolina?

    Deve ter sido dos carros mais lentos que conduzi em toda a minha vida. Um amigo meu tem um 106 1.5D (mesmo motor) e é apelidado de tartaruga asmática...

    Comentário


      #3
      e é apelidado de tartaruga asmática...
      , mas é fiável e económico.

      Comentário


        #4
        Talvez 2000€ dependendo do estado é claro.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por PGT_SW Ver Post
          Talvez 2000€ dependendo do estado é claro.
          Mesma opinião...embora dado o número elevado de km's..talvez até menos que isso..mas se com 8 anos tem esses km's todos de certeza que ainda faz bem mais que 30 000km's..

          Comentário


            #6
            Por incrivel que pareça, esse motor que mal desenvolve costuma ter uma fiabilidade que inveja muitas marcas...

            Para o objectivo deve dar...

            Comentário


              #7
              Quer dizer que, apesar da elevada kilometragem, se o comprar por uns 1500€ não estarei a fazer um mau negócio, certo ?
              Mesmo sabendo de antemão que terei que investir uns 500€ numa revisão geral ...

              E se tiver que daqui a uns meses mudar-lhe o motor ? Fazem a ideia de quanto me poderão pedir por um motor destes num sucateiro ?

              Quanto ao "Deve ter sido dos carros mais lentos que conduzi em toda a minha vida. Um amigo meu tem um 106 1.5D (mesmo motor) e é apelidado de tartaruga asmática...", realmente não tem nada a ver com a minha E220cdi de 143cv, por exemplo, mas para o uso que lhe será dado, tambem não preciso que ele puxe mais. Tenho a certeza que a minha mãe nunca passará dos 80km/h !
              Por exemplo, a minha peugeot partner 1.8d é ainda mais lenta, mas acho-a mais que suficiente para o uso que lhe dou. E até confesso que tenho um gozo enorme em conduzi-la, tanto ou mais do que a classe E ;)

              Voltando ao saxo, estes são os preços a que os andam a vender no abmotor: http://www.abmotor.pt/resultados_aut...recomax=999999
              Editado pela última vez por Abel Tainha; 01 April 2007, 22:49.

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                #8
                os 1500 € eram o que tinha em mente..mais 500€ a ir para os 2000€ acho que é um bom negócio

                Comentário


                  #9
                  Muito bom motor

                  Ja tive um 106 com esse motor, agora é um colega meu que o tem.

                  Ta quase a fazer 300 mil km e até ao momento é so mudar peçcas de desgaste, aquilo é um relojinho.

                  Essa tartaruga asmatica, ta 180Km/h (cola o ponteiro) a descer em recta facilemnte mantem os 160km/h, o promblema ta nas subidas pela falta do turbo mas embalado sobe qualquer cosia na ordem dos 120KM/h.

                  O carro é super economico e fiavel, muitas saudades me deixou.

                  Para finalizar devo dizer que o carrito é mesmo agil, devido ao baixo peso, e sei do que falo, pois penso que o 307 hdi 110cv que tenho agora como comparacam da bem para medir!!

                  Comentário


                    #10
                    1.500€ é um preço excelente. No mínimo acho que valeria uns 2.000€ (também dependendo de certos pormenores...)

                    Tenho um 106 1.5d já com mais de 300.000kms e estou confiante que fará o dobro (o trabalhar parece novo).

                    Como é um motor usado em vários modelos e já com alguns anos não deve ser difícil encontrar um usado em caso de problemas.

                    É uma compra que avançava sem medos.

                    Comentário


                      #11
                      Odiei conduzir esse carro. Era coisa que não comprava.

                      Comentário


                        #12
                        Se tiver sido bem tratado tem obrigação de fazer mais 200 mil km's.

                        Esse carro com esse motor é reconhecido por ser bastante fiável.

                        Por 1500 euros parece-me ser um optimo negócio.

                        Comentário


                          #13
                          Agradeço a vossa opinião, e estou então decidido a avançar para o negócio!

                          Há um detalhe que entretanto reparei e que não deixa de ser curioso, mas sem com isto estar a insinuar o que quer que seja: este saxo que tenciono comprar, bem como os peugeot 106 do mcabral e do hdi_1.6 já têm uns 300.000kms.
                          Quando pesquiso na net, como por exemplo neste link do abmotor http://www.abmotor.pt/resultados_aut...comax=99 9999 , todos têm muito menos quilometragem, sendo raros os casos com 200.000kms sequer, mesmo em veiculos mais antigos que o saxo que tenho em vista.

                          Isto será porquê ? Será que os vendedores se recusam a vender veiculos com quilometragens muito avançadas ?

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por HDi_1.6 Ver Post
                            Ja tive um 106 com esse motor, agora é um colega meu que o tem.

                            Ta quase a fazer 300 mil km e até ao momento é so mudar peçcas de desgaste, aquilo é um relojinho.

                            Essa tartaruga asmatica, ta 180Km/h (cola o ponteiro) a descer em recta facilemnte mantem os 160km/h, o promblema ta nas subidas pela falta do turbo mas embalado sobe qualquer cosia na ordem dos 120KM/h.

                            O carro é super economico e fiavel, muitas saudades me deixou.

                            Para finalizar devo dizer que o carrito é mesmo agil, devido ao baixo peso, e sei do que falo, pois penso que o 307 hdi 110cv que tenho agora como comparacam da bem para medir!!
                            Não há rectas a descer? Nem a subir?

                            Querias dizer que em plano mantem os 160. Sim eu sei. E tb sei que cola nas descidas.

                            Agora o tempo que demora a chjegar lá....

                            Mas de facto é um excelente motor, poupado e fiável.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Abel Tainha Ver Post
                              Agradeço a vossa opinião, e estou então decidido a avançar para o negócio!

                              Há um detalhe que entretanto reparei e que não deixa de ser curioso, mas sem com isto estar a insinuar o que quer que seja: este saxo que tenciono comprar, bem como os peugeot 106 do mcabral e do hdi_1.6 já têm uns 300.000kms.
                              Quando pesquiso na net, como por exemplo neste link do abmotor http://www.abmotor.pt/resultados_aut...comax=99 9999 , todos têm muito menos quilometragem, sendo raros os casos com 200.000kms sequer, mesmo em veiculos mais antigos que o saxo que tenho em vista.

                              Isto será porquê ? Será que os vendedores se recusam a vender veiculos com quilometragens muito avançadas ?
                              Porquê?

                              Por são todos carros de velhinhas viuvas que só vão á missa e á padaria

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Abel Tainha Ver Post
                                Agradeço a vossa opinião, e estou então decidido a avançar para o negócio!

                                Há um detalhe que entretanto reparei e que não deixa de ser curioso, mas sem com isto estar a insinuar o que quer que seja: este saxo que tenciono comprar, bem como os peugeot 106 do mcabral e do hdi_1.6 já têm uns 300.000kms.
                                Quando pesquiso na net, como por exemplo neste link do abmotor http://www.abmotor.pt/resultados_aut...comax=99 9999 , todos têm muito menos quilometragem, sendo raros os casos com 200.000kms sequer, mesmo em veiculos mais antigos que o saxo que tenho em vista.

                                Isto será porquê ? Será que os vendedores se recusam a vender veiculos com quilometragens muito avançadas ?


                                Pois, é normal . Eles compram com esses quilómetros e depois descontam o "IVA" e acrescentam o "IA" deles.
                                Acredito que esse motor faça muito mais que 25mil kms pois devem andar aí muitos que compraram na altura com 160mil e têm actualmente uns 300mil quando no momento de compra afinal já tinha quase 300mil.

                                Faz uma boa revisão nisso e siga!

                                Comentário


                                  #17
                                  É um bocado grave se isso for mesmo assim ... pensava que conta quilometros martelados eram uma coisa do passado ...

                                  Em todo o caso prefiro ter um carro com 325.000kms a saber que são reais, do que ter um que marque 160 ou 170 mil e não saiba quantos tem ao certo, né ?
                                  Editado pela última vez por Abel Tainha; 02 April 2007, 11:58.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Abel Tainha Ver Post
                                    É um bocado grave se isso for mesmo assim ... pensava que conta quilometros martelados eram uma coisa do passado ...

                                    Em todo o caso prefiro ter um carro com 325.000kms a saber que são reais, do que ter um que marque 160 ou 170 mil e não saiba quantos tem ao certo, né ?
                                    Eu sou assim, as quilometragens elevadas não me assuatm...

                                    E se esse motor estiver bem tratado ainda há-de durar muitos kms...

                                    Então se fizer um consumo como o meu (4,3 litros) é a cereja em cima do bolo...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Não dava mais do que 1000€ por esse carro, embora acredite que ainda possa fazer alguns Kms. Depois fazia revisão aí de 400€. Pedia também a um mecânico qq que visse o que o carro precisava.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Se esse motor é mesmo assim tão fiável como o pintam, ainda deve durar muito mais, embora 325 000kms já seja alguma coisa, eu por exemplo, só pelo número de quilómetros já tinha alguma relutância em o comprar.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Um amigo meu vendeu um AX 1.5 D comercial com esse motor e 300.000 km por 800 euros.

                                          Diria que esse não vale mais de 1000 euros, porque já são muitos kms.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Amanhã vou com ele à isnpecção para ver se chumba, e no caso de chumbar vou averiguar quais os problemas.

                                            A minha decisão final está dependente do resultado da inspecção, bem como da opinião e testes que fizerem na rematil (casa cá em santarém, especializada em motores a diesel)

                                            Comentário


                                              #23
                                              Eu sinceramente ñ comprava 1 carro com 325mil kms...
                                              Mas esse ñ pode, nca na vida, valer + q 1500€, e mesmo assim era "na loucura", só se tudo o resto estivesse mesmo impecável!

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por sc13nt1s Ver Post
                                                Eu sinceramente ñ comprava 1 carro com 325mil kms...
                                                Mas esse ñ pode, nca na vida, valer + q 1500€, e mesmo assim era "na loucura", só se tudo o resto estivesse mesmo impecável!
                                                Eu torci o nariz à quilometragem quando comprei a minha peugeot partner com 250.000kms, mas estou satisfeitissimo com ela e penso ainda ali ter carrinha para mais uns três ou quatro anos, o que se se concretizar significa que fica mais do que paga.

                                                Se o motor deste saxo fizer uns 25.000 ou 35.000 kms sem grandes chatices, valerá a pena, pois é essa a quilometragem que estimo que quem andará nele fará em 3 ou 4 anos ... é mesmo só para as voltinhas.

                                                E depois há ainda aquela cena de saber que são 325.000kms verdadeiros ... para mim seria insuportável comprar um carro com uma quilometragem "desconfiável" ...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Abel Tainha Ver Post
                                                  Eu torci o nariz à quilometragem quando comprei a minha peugeot partner com 250.000kms, mas estou satisfeitissimo com ela e penso ainda ali ter carrinha para mais uns três ou quatro anos, o que se se concretizar significa que fica mais do que paga.

                                                  Se o motor deste saxo fizer uns 25.000 ou 35.000 kms sem grandes chatices, valerá a pena, pois é essa a quilometragem que estimo que quem andará nele fará em 3 ou 4 anos ... é mesmo só para as voltinhas.

                                                  E depois há ainda aquela cena de saber que são 325.000kms verdadeiros ... para mim seria insuportável comprar um carro com uma quilometragem "desconfiável" ...
                                                  Mesmo assim, já considerou o dinheiro q vai realmente gastar? Contando a inspecção e prováveis arranjos?
                                                  É muito km mesmo, mas isso é só a minha opinião...
                                                  Em finais de 2004 1 amigo meu comprou 1 carro = a esse, era de 98, ñ sei qtos kms tinha mas ainda lhe custou 3000 ou 4000€... Deu-lhe imensos problemas, vendeu-o 1 ano e meio depois... E ñ valeu qs nda... Carros comerciais usados, é fugir deles, digo eu...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Rodrigo Fernandes Ver Post
                                                    Não dava mais do que 1000€ por esse carro, embora acredite que ainda possa fazer alguns Kms. Depois fazia revisão aí de 400€. Pedia também a um mecânico qq que visse o que o carro precisava.
                                                    Isso era o mesmo que oferecer 5.000€ por um 520d do mesmo ano...

                                                    O carro vale mais...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Vou com ele agora de manhã à inspecção. Desejem-me boa Sorte !
                                                      Pode ser que ele tenha ganho muitos problemas ao longo deste ano que passou, mas a realidade é tenho ali as papeladas dele, e passou na ultima inspecção sem anotações ;)

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Já vim da inspecção ... podia ter sido pior ...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Era escusado

                                                          Essas anomalias tipo 1 eram escusada, bem podia ter revisto isso antes de ir, assim foi pra chumbar de proposito....

                                                          Quanto aos kilometros nao acredito que tenha mais que os 325mil, o motor é bom mas nada de abusos, isso deve ser com toda a certeza os kilometros reais, se fosse para martelar kilometros teria ai 180 mil.

                                                          Boa sorte com isso

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Só prova que a última inspecção não foi lá muito..exaustiva lol.

                                                            De qualquer forma, não me parece nada de muito grave.

                                                            Comentário

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